Temperaturas 12700 Freezer 34 duo

eskivel

Power Member
Olá.
Montei ontem um cooler freezer 34 duo num intel 12700
a Temperatura em idle situa-se nos 35c e em no cinebench fica rapidamente entre os 87c e 90c.
É normal esta temperatura tão alta com este cooler? Ou poderá estar alguma coisa mal montada?

Obrigado
 
eskivel

Pelo que estive a ver esse cooler não é a melhor opção para esse CPU, mesmo com duas fans montadas deixa a desejar quando puxas pelo cpu, boas temperaturas pelo que vi um AIO cooler era a melhor opção.
 
eskivel

Pelo que estive a ver esse cooler não é a melhor opção para esse CPU, mesmo com duas fans montadas deixa a desejar quando puxas pelo cpu, boas temperaturas pelo que vi um AIO cooler era a melhor opção.
Obrigado. Os valores seriam outros. No entanto só queria saber se é normal atingir estas temps em stress test a puxar pela máquina. Os parafusos do kit lga1700 não vinham ótimos. Só queria ter a certeza que está tudo bem montado e é normal
 
eskivel

Não é normal essas temperaturas, isso é muito, devias ter menos 15\20ºC portanto pelo que dizes o cooler não está devidamente montado, ainda assim aconselho a procurar outro cooler pois com esse não te vais safar quando tiveres a puxar pela maquina.
 
O esporst duo é bom até 120W mais ou menos, ao mesmo nível que um nh 15 por exemplo nesse tipo de carga.

Mas mais que isso e ele começa a ficar para trás, para arrefecer um tdp de 180 watts fica uma tarefa difícil para ele se estás a puxar perto disso no cinebench, o que é bem provável.

Para referência, eu com o meu chego quase aos 75c em cinebench, a consumir 110 watts, claro que temp do ambiente, airflow vao ser diferentes mas já ficas com uma ideia.

Ou seja, se estas a puxar por volta de 180 watts ou mais as temps sao normais. Secalhar um bocado exageradas, mas nao devem ficar muito longe do que é esperado.
 
eskivel

Não é normal essas temperaturas, isso é muito, devias ter menos 15\20ºC portanto pelo que dizes o cooler não está devidamente montado, ainda assim aconselho a procurar outro cooler pois com esse não te vais safar quando tiveres a puxar pela maquina.
Ter menos 15/20c em stress no cinebech a puxar a 4.9ghz? Parece me exagerado.

Com o magcore liquid as temos atingem os 78 no cinebench
 
Última edição:
Mas tens o kit retencao da artic? para LGA 1700 ou estar a usar o que vem com o cooler numa board Asus que tem duas furacoes?

Eu tenho um Freezer 34 CO (com duas fans 120mm) e em full load fica na casa dos 60ªC o 12600 a 1.1v ... Nesse caso devias tar nos altos 70s ou ou 80 e poucos.
 
eskivel

Não é exagerado com um sistema de arrefecimento bem feito, ou seja, uma caixa com um bom air flow e um AIO cooler 360 ou um sistema water cooling mais hardcore.

O resultado do teste que estás a ver no cinebench é apenas com o AIO sem caixa, dai ser 78 em idle para um processador destes não é nada de extraordinário, mas consegue-se melhor, pois há relatos de pessoal com esse cpu a temps de 60+- em idle.

tu não deves ter isso bem, pois as temps que tens estão mais próximas do stock cooler.
 
Mas tens o kit retencao da artic? para LGA 1700 ou estar a usar o que vem com o cooler numa board Asus que tem duas furacoes?

Eu tenho um Freezer 34 CO (com duas fans 120mm) e em full load fica na casa dos 60ªC o 12600 a 1.1v ... Nesse caso devias tar nos altos 70s ou ou 80 e poucos.

A voltagem não nos diz nada.
Tens que dizer quantos watts o cpu está a puxar em full load para chegar a esses 60C.
O 12700 pode puxar mais de 180 watts, tu estás a usar um cpu de 65 tdp, que deve chegar aos 100 em alguns casos mas não mais que isso.
E que tipo de load? É que 100% no prime é diferente que 100% no cinebench...

EDIT:

Como já tinha dito, a temperatura é completamente normal, se a load for para de 180 watts, que é muito provável:

185w heat load:
WzrSL8z.png


No timestamp:


O artic duo é um excelente cooler mas acima de certos watt loads não aguenta, era bom que conseguisse arrefecer quase 200 watts por metade do preco do nh 15 ou um bom AIO....
Nao há milagres por 40€. É um optimo cooler até mais ou menos 130 watts, acima disso fica sem pedalada.

E não é preciso ir muito longe para verificar que isso é verdade:

https://forum.zwame.pt/threads/be-quiet-silent-loop-2-240-mm-analise.1071282/#post-17457162

Uma review no próprio fórum, e um 5800x consume menos que um 12700... Nesta review o duo estava a chegar quase aos 90c.

Em conclusão, a temp é completamente normal, isto partindo do princípio que ele esta a usar o tdp do cpu todo, ou seja, acima de 180 watts. Aliás, depois de ver a review do youtube e revisitar esta review do forum, a temp até está em parâmetros considerados bons.
 
Última edição:
Estas temps entre 87 a 90 são são cinebench em.multicore

A minha case é uma fsp cmt110. Tem apenas um fan a mandar ar para fora. Basta tirar a tampa e a temp em idle baixa cerca de 5c, passando para 30/31. Com a caixa fechada está nos 34/35 em idle. Com o cooler a 13%
Eu diria que deve estar a puxar no limite. Mas se houver alguma forma de ver a quantos watts esta a puxar digam me.
A unica coisa que mudei foi config do cooler na bios. Tinha lá stock cooler (65tdp) e mudei para air tower (255tdp).
Pus tb as memórias em xmp.
Eu montei o kit 1700. Mas esse kit veio com stock antigo quando não era suposto vir. Nem sequer está na caixa lga1700 kit included. Puseram lá para dentro. A caixa estava mexida inclusive nem faltava uma caixinha de cartão que costuma estar no unbozing para o kit poder caber. A mimha dúvida seria se os parafusos que montei seriam os correctos. Eu acho que sim
 
Última edição:
Usa o hwinfo.
Grátis e de fácil instalação. Quando abrires o programa abre só os sensores (vai-te perguntar).

Reporta o valor sobre CPU package power e CPU PPT:
ZjmLEXs.png

Vê isso quando estiveres a fazer o teste do cinebench.

Se estiveres a puxar por volta de 180 watts, essa temp é normal. Que é o mais certo, ele tem um tdp de 180 watts naturalmente, se nao me engano ainda consume mais que isso se o deixares.
 
A minha case é uma fsp cmt110. Tem apenas um fan a mandar ar para fora.
Experimenta colocar essa ventoinha na frontal da caixa. Depois podes considerar adicionar uma no topo.
De resto, diria que as temperaturas são normais, mas a fim de perceber se há mau contacto, podes sempre pressionar um pouco o cooler (para aumentar o contacto com o IHS do processador) durante o teste e ver se melhora.
 
Tal como outros já aqui disseram, eu também acho essas temperaturas normais para um intel i7-12700 + Artic Freezer 34 eSports DUO.
Esse cooler tem uma óptima relação qualidade/preço mas para CPUs com TDPs mais baixos. 180W é muito para esse cooler.

Com o meu Ryzen 7 5800x, que consome bem, e esse mesmo cooler, tinha as mesmas temperaturas que tu em CinebenchR23, numa caixa bem arejada, be quiet! Pure Base 500DX.

Primeiro faz o que recomendaram, confirma se a montagem está bem feita e altera a configuração das ventoinhas.
Mas atenção que Cinebench não são condições normais de utilização. Dependendo da utilização que dás ao CPU pode ser mais do que adequado e o mais certo é estares dentro de temperaturas perfeitamente "normais" e seguras.
É ir monitorizando com o software que te indicaram.

Se queres mesmo melhores temperaturas, então o melhor é começares a pensar noutro cooler.
 
Olá obrigado a todos pelas Respostas. Estas temperaturas chegam e sobram se estiver tudo ok. Apenas utilizo premiere.
A minha dúvida era se eram normais, porque este cooler deu-me tanto trabalho a montar que fiquei com medo que tivesse alguma coisa mal montada. Aliás o cooler parece-me que está bem montado. Podia era haver a situação dos parafusos não serem os correctos pois aquilo veio uma salganhada e só depois percebi que não tinham todos a mesma altura. Em principio deverá estar tudo ok, mas não sei. A última coisa que quero fazer é desmontar isto tudo e voltar a montar se estiver tudo ok.
A caixa é claramente pouco arejada e só tem uma unica fan de extração.

Fiz agora um cinebench completo multi core.
Tive uma média de temperaturas de 84c, tendo chegado uma vez aos 93c. Nunca fez throttle. A média foi do TDP foi de 180w durante os 10 minutos tendo chegado aos 181w. Pontuação de 21633. Ligeiramente acima das reviews que vi por ai até com outros coolers melhores- 3 segundos depois do teste acabar a temperatura já estava nos 38c e a fan a 13% de velocidade.
Em idle continua a cerca de 35c a 13% a ventoinha. No entanto se acelerar a 75% baixa para os 28c e
 
Última edição:
Olá obrigado a todos pelas Respostas. Estas temperaturas chegam e sobram se estiver tudo ok. Apenas utilizo premiere.
A minha dúvida era se eram normais, porque este cooler deu-me tanto trabalho a montar que fiquei com medo que tivesse alguma coisa mal montada. Aliás o cooler parece-me que está bem montado. Podia era haver a situação dos parafusos não serem os correctos pois aquilo veio uma salganhada e só depois percebi que não tinham todos a mesma altura. Em principio deverá estar tudo ok, mas não sei. A última coisa que quero fazer é desmontar isto tudo e voltar a montar se estiver tudo ok.
A caixa é claramente pouco arejada e só tem uma unica fan de extração.

Fiz agora um cinebench completo multi core.
Tive uma média de temperaturas de 84c, tendo chegado uma vez aos 93c. Nunca fez throttle. A média foi do TDP foi de 180w durante os 10 minutos tendo chegado aos 181w. Pontuação de 21633. 3 segundos depois do teste acabar a temperatura já estava nos 38c e a fan a 13% de velocidade.
Em idle continua a cerca de 35c a 13% a ventoinha. No entanto se acelerar a 75% baixa para os 28c e

A arctic inclui mount para lga 1700?? Ou estás a usar a mount para lga 1200 numa board asus que tem os buracos para ambos?

LGA 1700 é mais baixo que lga 1200, se usares a mount para 1200 não vais ter pressão suficiente, logo mais temperatura.
 
A arctic inclui mount para lga 1700?? Ou estás a usar a mount para lga 1200 numa board asus que tem os buracos para ambos?

LGA 1700 é mais baixo que lga 1200, se usares a mount para 1200 não vais ter pressão suficiente, logo mais temperatura.

O artic que eu encomendei era stock antigo. Não vinha com o logo a dizer "kit lga 1700" na caixa. No entanto vinha todo remexido, e sem a caixa de cartão lá dentro habitual, porque precisaram de espaço e puseram lá o KIT lga 1700! O probelma é que nessa kit faltavam 4 parafusos pequenos. que depois vinham na caixa normal. A minha duvida residia aí. o mount é do lga 1700 sem dúvida
 
LGA 1700 é mais baixo que lga 1200, se usares a mount para 1200 não vais ter pressão suficiente, logo mais temperatura.

O meu modelo trazia o kit para o LGA 1700, até tinha um autocolante a indicar isso na caixa. Os 34 duo já trazem todos o kit.

Fiz agora um cinebench completo multi core.
Tive uma média de temperaturas de 84c, tendo chegado uma vez aos 93c. Nunca fez throttle. A média foi do TDP foi de 180w durante os 10 minutos tendo chegado aos 181w. Pontuação de 21633. Ligeiramente acima das reviews que vi por ai até com outros coolers melhores- 3 segundos depois do teste acabar a temperatura já estava nos 38c e a fan a 13% de velocidade.
Em idle continua a cerca de 35c a 13% a ventoinha. No entanto se acelerar a 75% baixa para os 28c e

Essas temps sao completamente normais. E não me preocupava muito, cinebench é uma load que quase nunca vais fazer em uso real.
 
O meu modelo trazia o kit para o LGA 1700, até tinha um autocolante a indicar isso na caixa. Os 34 duo já trazem todos o kit.



Essas temps sao completamente normais. E não me preocupava muito, cinebench é uma load que quase nunca vais fazer em uso real.
O meu não tinha na caixa. Mas la dentro vinha o kit lga identifcado numa saqueta, posto por quem vendeu (amazon). Simplesmente faltavam os 4 parafusos que se metem por tras da board. Fui buscar esses ao kit normal
Obrigado pelas respostas
 
O meu não tinha na caixa. Mas la dentro vinha o kit lga identifcado numa saqueta, posto por quem vendeu (amazon). Simplesmente faltavam os 4 parafusos que se metem por tras da board. Fui buscar esses ao kit normal
Obrigado pelas respostas

Ou seja estás a usar os standoffs ou em português, espaçadores, do LGA 1200 certo? Isso é um problema porque supostamente a altura é diferente e a pressão não vai ser a ideal. Aliás a pressão vai ser menor porque a altura Z nos LGA 1200 é cerca de 7.312mm a 8.249mm. E no LGA 1700 a altura Z é de 6.529mm a 7.532mm

Portanto parte da performance que estás a experienciar vem da falta de pressão entre a cold plate do cooler e a IHS do cpu, troca os espaçadores para os adequados e verifica de novo.
 
Ele disse que esta a debitar mais de 180 watts, tendo isso em consideração a temp até é melhor que o esperado.

Eu não entendo a vossa confusão. É surreal...
 
Back
Topo