Temperaturas 12700 Freezer 34 duo

61YQncjo-tL._SL1200_.jpg


Faltavam-te os cinzentos, não os pretos, certo?
 
Faltavam-te os cinzentos, não os pretos, certo?

Sim pelo que ele acabou de descrever são os cinzentos e nesse caso acho que não faz diferença. Parecem ser uma espécie de rosca para a backplate que vai por trás da motherboard, devem ser universais e não deve fazer diferença, mas alguém que me corrija se estiver errado.

Certo. Aquilo n foi muito fácil entrar porque um dos parafusos não estava 100% direito. Mas depois de entrar penso que ficou tudo ok, até com os apertos.

Eu deixei tudo como estava na bios. Mudei apenas cooler para air cooler e liguei o xmp das memórias.
No Windows tenho em balanced.
Segundo o hwinfo o meu cpu anda ali a consumir nas tarefas normais e em idle 10/15w. Só mesmo ali a puxar no cinebench é que vai para os 180W
Neste momento apenas aumentei as fans de 13% para 20% de minimo aos 30c e a temperatura estabilizou ali entre os 30 e 33c em idle.

Com um undervolt és capaz de conseguir baixar esses 180w dependendo da qualidade do silicio, requer é um pouco de paciência e tempo para testar e validar a estabilidade do sistema. Este cooler a 120w por exemplo deve ficar abaixo dos 60ºC, não deves conseguir tanto com um undervolt, mas vais ver diferenças de temperatura se baixares nem que seja uns 20w.
 
Sim pelo que ele acabou de descrever são os cinzentos e nesse caso acho que não faz diferença. Parecem ser uma espécie de rosca para a backplate que vai por trás da motherboard, devem ser universais e não deve fazer diferença, mas alguém que me corrija se estiver errado.



Com um undervolt és capaz de conseguir baixar esses 180w dependendo da qualidade do silicio, requer é um pouco de paciência e tempo para testar e validar a estabilidade do sistema. Este cooler a 120w por exemplo deve ficar abaixo dos 60ºC, não deves conseguir tanto com um undervolt, mas vais ver diferenças de temperatura se baixares nem que seja uns 20w.
Na verdade. Mas isto nem no premiere passa dos 50w. Só mesmo no cinebench é que fica nos 180w. Praticamente não usa cpu. Não percebo bem porquê
 
Isso é normal, cada workload vai utilizar o teu CPU de forma diferente, o cinebench é particularmente muito puxado em termos de carga termica porque usa os cores a 100% o que traduz o consumo do tdp total do chip.
Workloads como o premiere não chegam nem perto disso.

E quanto ao tópico do cooler e das temps, conseguiram determinar com muita dificuldade e confusão que estava tudo bem, 2 paginas depois de eu ter dito que as temps são completamente normais e do próprio OP ter dito que estava bem montado. :clap: Demorou-se duas paginas a discutir uma coisa que com bom senso chegava-se lá, ou melhor ainda, bastava ler o tópico. Espero sinceramente que essa confusao tenha ficado por terra finalmente.
 
Isso é normal, cada workload vai utilizar o teu CPU de forma diferente, o cinebench é particularmente muito puxado em termos de carga termica porque usa os cores a 100% o que traduz o consumo do tdp total do chip.
Workloads como o premiere não chegam nem perto disso.

E quanto ao tópico do cooler e das temps, conseguiram determinar com muita dificuldade e confusão que estava tudo bem, 2 paginas depois de eu ter dito que as temps são completamente normais e do próprio OP ter dito que estava bem montado. :clap: Demorou-se duas paginas a discutir uma coisa que com bom senso chegava-se lá, ou melhor ainda, bastava ler o tópico. Espero sinceramente que essa confusao tenha ficado por terra finalmente.

Claro que sim e obrigado.
Mas foi aproveitado e foram-se tirando outros dúvidas que também é sempre positivo!
 
Se não houvesse pessoal a refutar o que está errado andavas tu potencialmente a tirar e a por o cooler do sítio a pensar que estavas a fazer algo errado, assim fica tudo muito bem esclarecido.

Como já sugeriram, o que podes fazer é fazer undervolt mas tem atenção à estabilidade posteriormente. Isso vai-te descer temps consideravelmente.
Se usas o PC para trabalho em que precisas 100% de estabilidade testa o undervolt em software como prime95 e linpack primeiro.
 
Na verdade. Mas isto nem no premiere passa dos 50w. Só mesmo no cinebench é que fica nos 180w. Praticamente não usa cpu. Não percebo bem porquê

O Premiere já utiliza aceleração da renderização de forma hibrida, parte do processamento é distribuido pelo gpu (embora a maioria seja feita no cpu), e além disso tens um cpu intel com gráfica integrada o que também ajuda (se usares encoding em h.264 ou h.265).

O cinebench é que só usa cpu, por isso é que também é usado nas reviews de cpus, porque tirando benchmarking, não é um workload que reflita a grande maioria do uso do mundo real.
 
Num 12700k, pelo que tenho lido, e pelo que uso da para dar offset de - 0.07v na curva de voltagem a partir do ponto 7.

Agora no 12700 não sei se tens acesso à curva de voltagem.

Tenho temperaturas mais baixas mas com um AIO de 280 pois o CPU está com OC.

Porém, no cinebench r23 atinjo um pico de 87 graus (com um perfil de ventoinhas silencioso).

No meu uso normal com uma base de dados sempre a correr em background e com ferramentas de desenvolvimento de software e mesmo a jogar o CPU não passa dos 50 graus.

Não estou preocupado.
Se com o Verão vir valores preocupantes ajusto o que tiver de ajustar.

Estes cpus são frescos e gastam pouco em tarefas "normais" mas quando são levados ao limite gastam muito e são quentes.

Se conseguires e para descargo de consciência podes definir um novo limite de temperatura, em vez de 100 (stock settings) pões por exemplo 90 graus (o meu limite).

Se fosse a ti usufruía do equipamento e só me preocupava caso visses temperaturas constantemente altas.
 
Última edição:
Back
Topo