Temperaturas 2900XT com HR-03 R600

José Alberto

Power Member
De há uns dias para cá, após instalar os drivers 8.2 a imagem começou a ter alguns artifacts nos jogos mais pesados (tinha os clocks 3D a 790/870) e depois aparecia um erro provocado, segundo o Vista, pelo driver. Notar que tenho esses clocks (que não sei se são excessivos, foram uns que encontrei na net) há vários meses.

Decidi colocar os valores de fábrica, 743/828. Corri um jogo (TM Nations) e, aparentemente, os artefactos deixaram de aparecer, mas a temperatura parece um bocado alta:

atitempcz2.jpg


Em idle (neste momento quando escrevo este post) as temperaturas são de 49º.

O que acham?

Como é que com um cooler desses (HR-03 R600) tenho estes problemas e na net vejo pessoas com clocks muito mais altos com stock cooler e sem mexer nas voltagens? o que estarei a fazer mal?
 
Última edição pelo moderador:
cooler mal montado, massa termica mal aplicada

o cooler está em passivo?

essa grafica supostamente é quentinha, mas nao sei que valores de temperatura sao normais
 
O cooler tem uma Noiseblocker de 92 mm. A placa teve um comportamento bastante bom durante semanas mas, de repente, ficou assim.

A MoBo tem vários conectores para alimentação das FANs do sistema. A FAN do processador está conectada na CPU FAN. Há alguma regra sobre o local onde devem ser ligadas as FANs traceira da caixa (uma de 120mm para tirar ar quente) e a tal de 92mm para arrefecer a placa gráfica? Devia ter apontado quem está ligado no SYSFAN e quem no outro conector.
 
Última edição pelo moderador:
O cooler tem uma Noiseblocker de 92 mm. A placa teve um comportamento bastante bom durante semanas mas, de repente, ficou assim.

será que o cooler foi bem apertado na montagem?
ele ainda é pesado, podia ter-se soltado (mesmo que nao seja visivel), e nao estar a fazer contacto como devia
já verificaste se a ventoinha da grafica trabalha como devia?

em relaçao aos conectores de ventoinhas da board eles estao normalmente situados para ficarem mais a jeito do local onde se quer ligar determinada fan
eu ligo como me dá mais jeito
 
Última edição:
será que o cooler foi bem apertado na montagem?
ele ainda é pesado, podia ter-se soltado (mesmo que nao seja visivel), e nao estar a fazer contacto como devia
já verificaste se a ventoinha da grafica trabalha como devia?

Vou esperar uns dias porque o famoso conector 6--->8 pins deve estar a chegar, depois dou novidades... mas a ventoinha trabalha porque é audível quando está a trabalhar a altas rotações.

Obrigado!

Há pouco abri a caixa. Reparei que a energia da ventoinha estava no PWR FAN, sendo que agora está num SYS FAN disponível. Será que vai ter mais energia (mais rotações da ventoinha)? de resto, tudo normal.
 
Última edição pelo moderador:
Há pouco abre a caixa. Reparei que a energia da ventoinha estava no PWR FAN, sendo que agora está num SYS FAN disponível. Será que vai ter mais energia (mais rotações da ventoinha)? de resto, tudo normal.

depende do que tenhas configurado na bios
normalmente há campos para controlar as rpms dessas ventoinhas que o conector tem nomes "proprios"

dá uma vista de olhos na tua bios para confirmar, mas penso que seja o Q-Fan

eu tenho isso desligado porque todas as minhas ventoinhas estao ligadas a controladores
 
Q-Fan é de Asus :p

A mais recente versão do BIOS para a minha MoBo, a F11, só deixa controlar a FAN do processador. Ao menos posso ver as rotações...

Há mais pessoas com os mesmo problema:

http://forums.amd.com/game/messageview.cfm?catid=260&threadid=92659&enterthread=y

Eu ao ver esse erro e as temperaturas associei logo ao overclock, mas como disse logo no inicio, antes não tinha esse problema que pelos vistos está a ser provocado pelos drivers mais recentes.
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo