Temperaturas Altas no Portatil e sem €?

um colega meu tb tava com o mesmo problema...
abriu o portatil e.... carrada de cotao! gostava de ter tirado uma foto! akilo era uma carrada mesmo! nem sei como o pc trabalhava!

cumps
 
Se tiveres varias ventoinhas aí por casa, depois de um teste vês a mais silenciosa.
Se pesquisares um pouco vais compreender que podes ter várias velocidades na ventoinha bastando para isso mudar a voltagem a qual a ligas( ex: fio amarelo+preto= 12V; Amarelo+vermelho=7V; Vermelho+preto=5V).

Podes, também, facilmente ter 2 Velocidades! Arranjas um Switch e já está! Ficas com voltagem para Performance e para Silencio.

Cumps
 
Se tiveres varias ventoinhas aí por casa, depois de um teste vês a mais silenciosa.
Se pesquisares um pouco vais compreender que podes ter várias velocidades na ventoinha bastando para isso mudar a voltagem a qual a ligas( ex: fio amarelo+preto= 12V; Amarelo+vermelho=7V; Vermelho+preto=5V).

Podes, também, facilmente ter 2 Velocidades! Arranjas um Switch e já está! Ficas com voltagem para Performance e para Silencio.

Cumps
por acaso o assunto era em portateis... n tens fixas molex....
mas isto tb ja tava falado....so que alguem teve a ideia de falar na manutençao do cooler e teve razao!

cumps
 
Podes ligar ao usb...
Com uma fan de processador consegues fazer...eu fiz uma em tempos:
2.jpg

Características da ligação usb:
usb.gif

Inside a USB cable:
There are two wires for power -- +5 volts (red) and ground (brown) --
and a twisted pair (yellow and blue) of wires to carry the data. The cable is also shielded.




e os fios da ventoinha ligam-se a que fios do usb??? deve ser ao vermelho e ao castanho certo? porque os outros são para transporte de dados logo não tem interesse certo? e pode-se ligar por exemplo duas ventoinhas a um cabo???
 
e os fios da ventoinha ligam-se a que fios do usb??? deve ser ao vermelho e ao castanho certo? porque os outros são para transporte de dados logo não tem interesse certo? e pode-se ligar por exemplo duas ventoinhas a um cabo???

sim é isso.. podes ligar duas... mas vais ter menos rendimento,, pois deve dividir 2.5v para cada.. e não vai andar quase nada.. e não sei se origina queima-las.. mas penso que não..
 
e os fios da ventoinha ligam-se a que fios do usb??? deve ser ao vermelho e ao castanho certo? porque os outros são para transporte de dados logo não tem interesse certo? e pode-se ligar por exemplo duas ventoinhas a um cabo???
podes ligar duas fans mas nao te garanto k trabalhem....
se trabalharem trabalham igual senao aparece uma mesagem no windows a dizer k ha um problema numa porta usb...

cumps
 
podes ligar duas fans mas nao te garanto k trabalhem....
se trabalharem trabalham igual senao aparece uma mesagem no windows a dizer k ha um problema numa porta usb...

cumps

tive agora a fazer a experiência com duas fans que tinha praki perdidas, e tanto funcionam as duas ao mesmo tempo, como só uma, mas são piquininas (dum pIII). agora a minha questão é: tou a pensar fazer uma base para o portatil em "acrilico???" e meter por baixo dessa base uma ventoinha com leds. em principio a energia do cabo usb chegará certo? e a base em acrilico não aqueçerá muito?
 
g_card

Bem sei k não existem fixas molex no portátil. Se o intuito é só um MOD para portátil com a energia fornecida por uma usb, então meti água no post. Thk's pela advertência.

Se no mod tb quiserem colocar algo mais arrojado podem arranjar uma fonte mini-atx e colocar várias velocidades. Depois colocam-se problemas de mobilidade/volume/peso acrescido mas parto do pressuposto que o construtor tem isso presente!


Fiz no paint :joker:
Se eu encarar a fonte mini atx como um carregador de portátil.... e a base com as ventoinhas necessárias nos locais correctos, isto é importante, pensem k cada modelo tem uma disposição de entradas e saídas de ar, por isso é aconselhável a concepção da base refrigeradora estar de acordo com isso, não fica muito descabido.

Eu tenho um projecto para uma base k idealizei já algum tempo, com luz, refrigeração, um USB port replicator, e um disco rigido por USB incluido também. Claro k vai consumir energia e vai ser grande.... e pesado! tenho um toshiba P109 17'' por isso sei no k me vou meter!

cumps.
 
Última edição:
Desculpem o testamento, mas não dava doutra forma.....

Bem, eu já tive o mesmo problema, né.. Quem tem um laptop que nunca teve?!?! :)

Resolvi com o verdadeiro truque das tampas de garrafa de água atrás... de facto baixou as temp(CPU) de 70ºC para cerca de 60º/61º...

Há uma cena importante.. o cooler das graficas, nem sempre tem ventoinha, costumam ser passivos e estão perto do CPU, o que fazer?!? Nada que um underclockzito não resolvesse.. No meu caso baixei de 356/345 --> 325/325...

No entanto esperei sempre cautelosamente para que acaba-se a garantia do bicho...

Bem chegado o dia seguinte ao termino da dita cuja, toca a abrir o PC...
Santa Mesericordia!!! Tanto cotao!!! Toca a limpar tudo bem limpinho, etc..
E mais removi duas redezitas que estavam coladas nas entravas, que para mim só estrovavam ali, por fim, desmontar todos os coolers e limpar a pasta termica antiga, e colocar uma novinha!!

Bem neste momento tenho 40ºC no CPU em idle e 52ºC em full...
Mantendo a grafica em underclock claro...

No entanto com sou um gajo maluco ainda vou fazer uma base para refrigerar mais...
Pois as memorias tb precisam e sempre dá uma ajudita na grafica e talvez disco :)

Tive para comprar uma Zalman 1000, mas... 40€?? acho que faço melhor por menos dinheiro, penso eu... :-D

Já tenho o projecto, vou ver o orçamento :lol:, e depois confirmo se é preferivel comprar ou fazer...

Abraço, Cumps
 
Última edição:
ja vi um colega meu com uma ventoinha de pé (das de casa) dirigida para um Pc (caixa aberta)

tudo porke uma das ventoinhas já não sei se da bord do Cpu ou da gráfica se passou

Tinha akilo 24h por dia (mesmo kuando não estava no pc)

e esteve assim até arranjar akilo

Foi uma comedia tirou uma foto e meteu no avatar do messenger por uns tempos

lol

:lol:

on topic

Boa ideia

cumpz
 
um colega meu tem um Toshiba Satelite k tb aquece k é uma coisa doida....
agora na verao vai abaixo muitas vezes por causa dixo

isso das ventoinhas domesticas fazia eu ao meu pentium 3 kuando tava ligado aos meses....
cumps

e que tal limpar o cooler?, já tive um Satellite A30 (P4M) que ia abaixo por sobreaquecimento e a causa era lixo no cooler
 
Back
Topo