Temperaturas Athlon 64 X2 5400+

CuttyShark

Power Member
Boas! Adquiri recentemente este processador e tenho algumas dúvidas em relação às temperaturas que tenho e quais os limites razoáveis, para que me possa aventurar num OC.
Nestes dias as temperaturas no Everest são:

Idle»» Core1= 39/40ºC; Core2=39/40ºC; Processador=45ºC

Load»» Core1= 48/49ºC; Core2= 48/49ºC; Processador=53ºC

Devo ter mais atenção às temperaturas dos núcleos ou à temperatura do processador?
Estas temperaturas são obtidas com o Zalman 7500 AlCu + AC MX-2, à velocidade de stock.
Temperatura ambiente cerca de 28ºC (sim a casa aquece muito no Verão).

Cumps

Edit:
Resolvi colocar novamente a pasta térmica, desta vez colocando apenas um pouco no centro e fixando o cooler. Antes tinha espalhado uma camada fina, mas este segundo método além de mais simples, melhorou um pouco os resultados.
Agora tenho:

Idle»» Core1= 37/38ºC; Core2= 34/35ºC; Processador=43ºC

Load»» Core1= 44/46ºC; Core2= 44/46ºC; Processador=49ºC (Após correr o ortos durante 2h)

Devo ficar contente com estas temperaturas ou devo tentar melhorá-las? É dificil encontrar tópicos sobre temperaturas de AMD's X2, por isso é que tou a colocar estas questões, caso alguém que possua um me possa esclarecer melhor.

Obrigado
 
Última edição:
Sinceramente acho que é o Zalman que não dá conta do recado. No site da AMD há X2 5400+ 90nm e X2 5400+ 65nm, e TDPs a condizer (89 e 65W :P). Se tens a versão 90nm, ainda menos me admiro ;)
 
Tenho a versão de 65nm, achas que estão muito elevadas? Sinceramente esperava um pouco menos mas também a temperatura ambiente não é a melhor, hoje de tarde o ar à entrada da caixa rondava os 30ºC.
E qual a temperatura que devo tomar como referência? No meu entender deveria ser a dos cores, mas como tou a ter diferenças de cerca de 5 graus, fico com um bocado de receio.
Obrigado
 
Deve prestar atenção a temp do processador, porque dentro do processador que importa, o case dele aquela chapa de metal dentro dele tem um sensor que mede a temp do processador:x2:
 
Em que te baseias para dizer isso? Pelo que sei cada core tem um sensor e são essas temperaturas que obtenho tanto no Everest como no Coretemp. A temperatura que o Everest atribui ao CPU penso que seja medida por um sensor na motherboard. Existem muitas opiniões contraditórias, mas como o Coretemp parece ser o programa que mais consenso reune e visto o mesmo apenas ler as temperaturas dos Cores, acho que vou mesmo tomar apenas atenção às mesmas.
 
Back
Topo