temperaturas C2D E6600

boas,

tenho um C2D montado numa P5B Deluxe, com um Zalman 9500 AT, mas não consigo temperaturas a baixo dos 42-44º em idle. Em full ronda os 65º a usar o orthos. Isto com o cpu em default. A minha caixa é uma Lian li com 3 ventoinhas silenciosas de 120 mm. Consigo fazer overclocks até 3-3.2 ghz sem problemas porque posso usar o mesmo vcore de origem(1.325) sem qualquer problema, que não sobem muito as temps. Mas mesmo assim, acho que o cpu está com temps bastantes altas e já verifiquei se estava tudo bem montado, e de facto, parece estar. Uso Artic Silver 5 no cpu. Ainda por cima os dias quentes estão a chegar...o que acham que poderá estar a falhar? suspeito que o cpu é que aquece mesmo muito já dele...
 
Última edição:
Comparação

O meu sistema é parecido, por isso deixo aqui as temperaturas.

P5B Deluxe
Core Duo E6600
TermalRight Ultra 120 Extreme

CPU 3510 Mhz Estável ( Verificado com orthos )
FSB 390 Mhz
Vcore 1.446 v
Memória 2 Gb DDR2 Ceon 800MHz CL5 4-4-4-15 ( 1:1 ) 1,9 Volts
3 Fan 120 mm ( Cooler , Caixa Out, Caixa In )

Temperaturas:

Sensor CPU Idle 43º Full 60º ( Orthos ) 63º ( TAT )
Núcleos CPU Idle 53º Full 66º ( TAT )


Atenção: Não ponhas a pasta em excesso.
 
Última edição:
boas,

tenho um C2D montado numa P5B Deluxe, com um Zalman 9500 AT, mas não consigo temperaturas a baixo dos 42-44º em idle. Em full ronda os 65º a usar o orthos. Isto com o cpu em default. A minha caixa é uma Lian li com 3 ventoinhas silenciosas de 120 mm. Consigo fazer overclocks até 3-3.2 ghz sem problemas porque posso usar o mesmo vcore de origem(1.325) sem qualquer problema, que não sobem muito as temps. Mas mesmo assim, acho que o cpu está com temps bastantes altas e já verifiquei se estava tudo bem montado, e de facto, parece estar. Uso Artic Silver 5 no cpu. Ainda por cima os dias quentes estão a chegar...o que acham que poderá estar a falhar? suspeito que o cpu é que aquece mesmo muito já dele...
Limpa toda a pasta térmica e volta a colocar, se possivel usa uma lámina por exemplo para espalhar a pasta térmica.. 65ºC Full já é demais para um C2D!! Aguenta-se mas tá fora dos parametros normais

O meu sistema é parecido, por isso deixo aqui as temperaturas.

P5B Deluxe
Core Duo E6600
TermalRight Ultra 120 Extreme

CPU 3510 Mhz Estável ( Verificado com orthos )
FSB 390 Mhz
Vcore 1.446 v
Memória 2 Gb DDR2 Ceon 800MHz CL5 4-4-4-15 ( 1:1 ) 1,9 Volts
3 Fan 120 mm ( Cooler , Caixa Out, Caixa In )

Temperaturas:

Sensor CPU Idle 43º Full 60º ( Orthos ) 63º ( TAT )
Núcleos CPU Idle 53º Full 66º ( TAT )


Atenção: Não ponhas a pasta em excesso.

Para ti igual, tens as temperaturas full já nos limites! Um C2D nunca deve subir a cima de 60ºC, isso compromete a sua vida.. Porém 70 é o limite maximo..

Tenta reduzir a voltagem.. mantendo estabilidade e para o cooler que tens as temps estão também um pouco elevadas parece me.
 
Tbm olha para a brutalidade de vcore que ele lhe está a dar se lhe tiver calhado um CPU quente ele com aquele vcore ainda o torna mais quente
 
exacto foi o que eu disse..

mas as tantas saiu um E6600 das ultimas "fornadas" que têm sido uma porcaria, pouco OC, ou então precisa de muito vCore...
 
Ok pessoal..

Já tentei menos Vcore, mas fica instável no orthos.
Se baixar para 3420 Mhz as temperaturas baixam pois ai já se aguenta com Vcore 1.4
Com 3420 Mhz fico com 58º no Orthos, em Full.

A correr o Flight Simulator X com 3510 Mhz não passa dos 51º.
Em aplicações mais pesadas também não passa muito além dos 51º 52º.

Mais que 3510 Mhz, mesmo subindo ainda mais o Vcore o Orthos dá sempre o mesmo erro no teste de stress a ram. Igualmente já subi a tensão na Ram para 2 volts, subi um pouco os Timings para 5:5:5:15. Enfim dá sempre o mesmo erro no Orthos. Ai como a temperatura passa dos 60º não insisti muito.
O meu próximo passo é tentar estabilidade com menos Vcore. Tenho de perceber que erro é aquele da Ram.
 
Última edição:
Ok pessoal..

Já tentei menos Vcore, mas fica instável no orthos.
Se baixar para 3420 Mhz as temperaturas baixam pois ai já se aguenta com Vcore 1.4
Com 3420 Mhz fico com 58º no Orthos, em Full.

A correr o Flight Simulator X com 3510 Mhz não passa dos 51º.
Em aplicações mais pesadas também não passa muito além dos 51º 52º.

Mais que 3510 Mhz, mesmo subindo ainda mais o Vcore o Orthos dá sempre o mesmo erro no teste de stress a ram. Igualmente já subi a tensão na Ram para 2 volts, subi um pouco os Timings para 5:5:5:15. Enfim dá sempre o mesmo erro no Orthos. Ai como a temperatura passa dos 60º não insisti muito.
O meu próximo passo é tentar estabilidade com menos Vcore. Tenho de perceber que erro e aquele da Ram.
Tens boa ventilação na caixa?
 
3 fans 120 mm. uma a dar para dentro, outra para fora e a do Coller no mesmo sentido da que pucha para fora. Isto sem contar com a da fonte Hyperion 700 W de 140mm.
Penso que chega.
 
numa situacao identica, apenas mudei de board, e agora como e4300 em default tenho temps em full a rondars 0s 55-60graus, quando na anterior board, o mesmo cpu em default, fazia 35-38graus....
ja verifiquei o cooler umas 3 vezes
 
O C2D comeca a fazer throttling aos 85ºC, se teem temps de idle a 65ºC ainda estao a 20ºC do máximo. Nao e razao para alarme, os C2D sao uma geracao de processadores diferentes, nao e como os ranhosos AMD antigos k a essa temp ja estavam a deitar fumo, habituem-se a temps diferentes, 65ºC em full não é demais!!

60ºC faz a minha 8800 em IDLE, e é a temp NORMAL!!

As referencias k tinham de temps aceitáveis tem de se ajustar ao longo do tempo. Ha hardware k pode trabalhar a temps mais elevadas k outro...
 
O C2D comeca a fazer throttling aos 85ºC, se teem temps de idle a 65ºC ainda estao a 20ºC do máximo. Nao e razao para alarme, os C2D sao uma geracao de processadores diferentes, nao e como os ranhosos AMD antigos k a essa temp ja estavam a deitar fumo, habituem-se a temps diferentes, 65ºC em full não é demais!!

60ºC faz a minha 8800 em IDLE, e é a temp NORMAL!!

As referencias k tinham de temps aceitáveis tem de se ajustar ao longo do tempo. Ha hardware k pode trabalhar a temps mais elevadas k outro...


Então por essa ordem de ideias ele ainda poderia aumentar mais o Oc que tem!!!

Porque que não vez ninguém que ache essa temperatura normal, talvez seja porque essa temperatura não é normal.
 
@Warlord não te esqueças que um CPU a uma maior temperatura aumenta a temperatura do que está à volta, incluindo do ar que circula dentro da caixa.
 
Eu nao estou a dizer k 65ºC e melhor k 50ºC (nao e cm os motores dos carros k por estarem kentinhos funcionam melhor :P ), e claro k e SEMPRE preferivel ter as temps o mais baixo possivel! Apenas estou a tentar passar a ideia k um C2D a 65ºC não significa k o processador esteja no seu limite e k tenham de obrigatoriamente reduzir a temp sob pena de o perderem!

Por alguma razao a Intel aumentou a temp maxima de 70ºC (P4s) para 85ºC...Existem diferencas no hardware que permitem funcionar a temps mais elevadas!

Parece-me k faz todo o sentido recomendar k o processador esteja sempre X graus (ou uma %) ) abaixo da temp maxima recomendada...

Se para processadores cujo máximo era 70ºC, recomenda um máximo de 60ºC (menos 10ºC), para processadores cujo máximo seja 85ºC recomendar um máximo de 75ºC não me parece absurdo.

Agora claro, entre conseguirem ter o processador a 60ºC ou 75ºC, tenham a 60ºC. Se nao conseguem ter a 60ºC, não e o fim do mundo, desde k o sistema esteja estavel, isso e o mais importante.

Alem disso, conhecem alguem k tenha perdido um C2D e menos de 85ºC?
 
As vezes andamos a tentar encontrar o problema no cooler do processador e este poderá estar na caixa, baixo airflow ou mal direccionado...

A pasta tb tem de ser bem colocada, uma camada muito fina espalhada no IHS (base em metal o CPU) e só depois assentar o cooler em cima, há quem coloque uma caganita e depois a aperte com o cooler, não é de todo a melhor hipótese.
Quanto aos C2D não concordo muito com o que foi dito, são processadores com tecnologia de construção muito mais baixa, e com tensões/intensidade de corrente de funcionamento muito mais baixas. Ter um C2D para lá dos 60 e poucos graus já não é nada bom, pode não queimar imediatamente mas depois há aquelas surpresas de o pc ir abaixo muitas vezes, ou andar muito lento..
Cumps:)
 
Back
Topo