Temperaturas Com tuniq tower e CM690

XanoN-

Power Member
Boas! tenho alguns duvidas à cerca das temperaturas que a minha P5Q PRO tem apresentado.
Tenho a referida motherboard, um Q6600 G0 com o cooler Tuniq Tower 120 numa caixa Coolermaster cm690. A disposição das ventoinhas na caixa é a seguinte, tenho 3 ventoinhas XL2 a retirar o ar quente da caixa(1 atrás, 2 em cima) outra ventoinha XL2 fazer intake na parte lateral, e mais outras 3 a fazer intake (por baixo, e 2 pela frente) todas as fans são de 120mm e a fan da tuniq tower está no maximo tal como todas as fans do sistema. A fan da gráfica está a 65 porcento de forma a não influencia a temperatura do processador.

Nas ultimas bios que lancaram para esta motherboard a temperatura apresentava se relativamente elevada(tal como nos outros programas de leitura, core temp onde apresenta 44 graus em idle..e cerca de 67 em full, real temp a mesma coisa só que menos 5 graus)
Na ultima bios 1104 da minha motherboard as temperaturas apresentadas na bios e consequentemente no PC PROBE e no AI SUITE desceram consideravelmente, neste momento tenho o processador a 24 graus em idle e chegam aos 50 em load segundo estes programas, e a 38/39 segundo o real temp, e a temperatura ambiente situa -se nos 20 graus.
As temperaturas do pc probe e da bios a primeira vista parecerem não ser muito fiáveis, mas custa me a querer que em idle com este cooling todo o meu processador ande nos 38/39 graus(real temp) alem disso ao por o dedo na parte de cobre do processador noto que não está quente o suficiente para chegar a essa temperatura..mesmo em load em que supostamente chega aos 65/67 não se torna o suficiente para eu não conseguir ter o dedo na parte de cobre(está quente..mas por exemplo nao se compara a temperatura de uma 4870 com a fan em default..que e cerca de 70 graus e queima mesmo)
Por isso venho pedir a vossa opinião sobre o que será que estará mais correcto na leitura das temperaturas.
Tal como pode ser visto no my system o processador está overclockado, com vcore a 1.3700.

Obrigado;)
 
Última edição:
1 - Não te fies no real temp para 65nm

2 - Certifica-te que apenas tens uma fina camada de massa térmica no processador, não vás ter massa a mais e e o excesso actue como um isolante

3 - Mete a fan lateral em out-take em vez de intake.

4 - Usa a BIOS que te mantenha isso mais fresco.
 
Sim tem uma camada fina, hmm a ventoinha lateral está mais abaixo(tem 2 sítios para por mas visto que tenho a tuniq tower não da para por mais a cima, por isso a fan está a mandar ar para cima da grafica, mesmo assim achas que é melhor mudar para outake?)

http://www.coolermaster.com/support/faq-2.php?fid=2448

basicamente as fans estão como ai está descrito.

Sim, um amigo meu de outro fórum fez alguns testes e teve melhor resultados com a fan lateral nessa posição em out-take.
 
Boas, ja fiz o que sugeriste me, não notei melhoras em relação a fan em intake, alias o GPU aquece mais 3 graus, o processador anda na mesma temperatura anterior..de notar que o ar que sai pela fan e ar frio..e não quente..
 
o ar se sair entre 30~40ºC nunca te vai parecer quente

se sair a >45~50ºC já sentes, mas é sinal que o interior da caixa está estupidamente quente
 
Hmm..não sabia, no entanto estou me a basear também na temperatura do gpu..com a fan em intake fica a 43, em outtake..chega aos 47..
Basicamente não me devo fiar no real temp, então deverei me fiar no PC PROBE e nas temperaturas apresentadas na bios ou no core temp em que aparecem as temperaturas bastante mais elevadas?
 
Hmm..não sabia, no entanto estou me a basear também na temperatura do gpu..com a fan em intake fica a 43, em outtake..chega aos 47..
Basicamente não me devo fiar no real temp, então deverei me fiar no PC PROBE e nas temperaturas apresentadas na bios ou no core temp em que aparecem as temperaturas bastante mais elevadas?

Na bios é normal que apareçam temperaturas mais elevadas, a eficiência do software básico é muito reduzida, o que provoca funcionamento excessivo do CPU.

pah, se no teu caso a fan a fazer intake reduz as temperaturas, deixa-a ficar assim... só experimentando por nós próprios sabemos qual a melhor solução para o nosso rig.

eu, para temperaturas de cpus a 65nm, usava o speedfan, penso que será a mesma coisa que o PC probe...
 
Penso que não me expliquei bem, na bios (que apresenta a mesma temperatura que no PC PROBE) a temperatura é de cerca de 28/29 graus, no windows é de cerca de 24/27c enquanto que no core temp a temperatura em idle ronda os 44c.

Temperaturas em Load:

temperaturasfl1.jpg
 
Última edição:
hmm ok, é que sinceramente não parece que o processador está a 60 graus..pondo a mao na parte de baixo de cobre do cooler, a cerca de 60 e poucos graus a parte de cobre por baixo ja deveria ser demasiado quente para ter la os dedos algum tempo certo? e que consigo ter la os dedos na boa..
 
Última edição:
hmm ok, é que sinceramente não parece que o processador está a 60 graus..pondo a mao na parte de baixo de cobre do cooler, a cerca de 60 e poucos graus a parte de cobre por baixo ja deveria ser demasiado quente para ter la os dedos algum tempo certo? e que consigo ter la os dedos na boa..

por acaso também notei a diferença no meu sistema de watercooling entre ter um p4 90nm a 60ºc e ter um e6420 65nm a 60ºc. punha a mao no rad quando tinha o p4 e ele tava quente, punha a mao quando tinha o e6420 e a temp tava normal... deve ser devido ao die-size dos CPUs
 
Boas muito cinceramente não axo que as temp que tens sejas elevadas para a configuração que tens. Eu tenho um q9450 e andas nessas temps mais ou menos por isso n te preocupes muito. Isto é a minha opiniao, nao sou nhum pro, so te tou a falar da experiencia que eu tnh. Chumps bom oc
 
Back
Topo