Olá Eis a questão. Tenho uma Asus A7n8x-e Delux e recentemente instalei um Samsung Sata de 80 GB (HD080HJ) Tentei verificar as temp do disco mas em nenhum programa que usei, Speedfan, Everest, MBM etc o consegui. Um deles deu-me a mensagem de que o disco não tinha sensor de temp. Agora é que é, a questão. È de facto verdade que estes discos nao tem sensor e nao dao para ver as temps, ou há algo que tenho errado no pc ou na bios a nivel de configuraçao? Não sei se ajuda mas no campo SMART do everest não aparece nada. Agradeço a ajuda.
Boas. Tenta com um destes dois: Active Smart http://www.ariolic.com/download/activesmart.exe ou HDDLIFE http://www.hddlife.com/HDDlifePro.exe Estes sao progromas especificos de analise das specs dos discos e leitura de temps.. Se eles nao derem a info da tempertura, mas disserem que esta tudo bem, então é porque o disco nao tem mesmo sensor de temperatura. Espero ter ajudado.
Obrigado pelas dicas. O active SMART não detecta a temp e na verdade diz muito pouco sobre o disco. O HDDlife PRO dá-me temps na ordem dos 255 graus, valor obviamente errado. Não só é estranho estes valores como a incapacidade dos programas em obter info acerca do disco. Suspeito que podera esta avariado, apesar de não ter até ao momento quqluer problema exceptuando esta situação. Agradecia mais sugestões.
De facto nao aparece temp nenhumas relacionadas com o disco. È provavel que existe um sensor, creio que é algo comum nos discos, mas tudo indica qu esteja avariado. Vou ver se na bios algo esta errado, ate porque nao tenho campo par ecolher sata apenas SCSI.
Bom dia,exprimenta o SpeedFan. Dá-te Temperaturas da Cpu e Disco. http://www.almico.com/sfdownload.php abraço.
Procura bem porque de certeza que lá está, nem que seja num sub-menu da BIOS, podes tambem procurar no manual da board.....
Sou um pouco noob neste campo, mas segundo a Samsung o disco suporta SMART. Na bios de facto não encontro nada relacionado com essa função. Sera possivel que o SMART esteja desactivado? Algum problema a nivel das drivers SATA? Obrigado Edit: O update aos controladores sata não surtiu efeito.
Problema resolvido. Bastou mudar na bios a opção de boot de HD0 para SCSI e já tenho info do SMART. Eu disse que era noob Obrigado pelas dica Cumrpimentos
eu instalei o active smart e gostava de saber perceber +/- os valores que aparecem la para saber se o meu disco esta em bom estado ou nao. cumps
esse não conheço mas aconselho o speedfan que para além das mais variadas temperaturas (incluindo do disco) dá também informação de fitness/perfomance de cada disco em forma de gráfico.