1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Temperaturas do Disco

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por igordafonseca, 13 de Julho de 2006. (Respostas: 13; Visualizações: 906)

1. igordafonseca

igordafonseca Power Member

Olá
    Eis a questão.
    Tenho uma Asus A7n8x-e Delux e recentemente instalei um Samsung Sata de 80 GB (HD080HJ)
    Tentei verificar as temp do disco mas em nenhum programa que usei, Speedfan, Everest, MBM etc o consegui.
    Um deles deu-me a mensagem de que o disco não tinha sensor de temp.
    Agora é que é, a questão. È de facto verdade que estes discos nao tem sensor e nao dao para ver as temps, ou há algo que tenho errado no pc ou na bios a nivel de configuraçao?
    Não sei se ajuda mas no campo SMART do everest não aparece nada.
    Agradeço a ajuda.

2. Antonio Raimund

Antonio Raimund Power Member

3. igordafonseca

Obrigado pelas dicas.
    O active SMART não detecta a temp e na verdade diz muito pouco sobre o disco. O HDDlife PRO dá-me temps na ordem dos 255 graus, valor obviamente errado.
    Não só é estranho estes valores como a incapacidade dos programas em obter info acerca do disco. Suspeito que podera esta avariado, apesar de não ter até ao momento quqluer problema exceptuando esta situação.
    Agradecia mais sugestões.

4. «R34P3R»

«R34P3R» [email protected] Member

Boas

Tenta cm o Sensors view...

cumpzZz

5. igordafonseca

De facto nao aparece temp nenhumas relacionadas com o disco. È provavel que existe um sensor, creio que é algo comum nos discos, mas tudo indica qu esteja avariado.
    Vou ver se na bios algo esta errado, ate porque nao tenho campo par ecolher sata apenas SCSI.

6. santosnm

santosnm Power Member

7. vcore

vcore Power Member

presumo que na BIOS tens o SMART activado.....

8. igordafonseca

Não sei:o.
    Não vejo na bios qualquer opção de referente ao SMART.

9. vcore

vcore Power Member

Procura bem porque de certeza que lá está, nem que seja num sub-menu da BIOS, podes tambem procurar no manual da board.....

10. igordafonseca

Sou um pouco noob neste campo, mas segundo a Samsung o disco suporta SMART. Na bios de facto não encontro nada relacionado com essa função.
    Sera possivel que o SMART esteja desactivado? Algum problema a nivel das drivers SATA?
    Obrigado

Edit: O update aos controladores sata não surtiu efeito.

Última edição: 14 de Julho de 2006
  11. igordafonseca

Problema resolvido. Bastou mudar na bios a opção de boot de HD0 para SCSI e já tenho info do SMART. Eu disse que era noob :)
    Obrigado pelas dica;)
    Cumrpimentos

12. eu instalei o active smart e gostava de saber perceber +/- os valores que aparecem la para saber se o meu disco esta em bom estado ou nao.

cumps

13. grandenaboverde

grandenaboverde O Senhor dos Bolinhos

esse não conheço mas aconselho o speedfan que para além das mais variadas temperaturas (incluindo do disco) dá também informação de fitness/perfomance de cada disco em forma de gráfico.

14. ya esse programa ja conheço mas eu queria o activer smart para ver a "saude" do disco.

Partilhar esta Página