Temperaturas dos cores de um Q6600 bastante espaçadas...

ZIGS

Power Member
Isto será normal? Ando aqui a fazer umas experiências de OC. Estou a correr o orthos e noto as seguintes temperaturas dos nucleos:

Nucleo1=71
Nucleo2=69
Nucleo3=60
Nucleo4=58

Eu sei que é normal não correrem todos à mesma temp, mas estas diferenças não são exageradas? E porque é que a temperatura do processador (53º) é tão baixa em relação aos nucleos?
 
A temperatura do processador é medida no "shim"(acho que é assim que se escreve...onde se aplica a massa), e a dos cores é medida em cada core, os cores aquecem mais que o shim...
É qq coisa assim, mas espera por uma explicação melhor.
De qualquer forma isso tá alto...
Cumps
 
Isto será normal? Ando aqui a fazer umas experiências de OC. Estou a correr o orthos e noto as seguintes temperaturas dos nucleos:

Nucleo1=71
Nucleo2=69
Nucleo3=60
Nucleo4=58

Eu sei que é normal não correrem todos à mesma temp, mas estas diferenças não são exageradas? E porque é que a temperatura do processador (53º) é tão baixa em relação aos nucleos?
O orthos só puxa por 2 cores, tens que correr 2 ao mesmo tempo e de duas instalações, ou sakas o prime95 novo
 
lol, acabei de reparar nisso, instalei o novo Prime95 e já puxa pelos 4. Agora estou a achar é que me tocou um Q6600 "marado", isto não OC nada de jeito... Está a 2700Mhz e as temps dos 4 cores (tenho o Prime95 ligado) andam nos 70º O_O. Eu apliquei a pasta térmica seguindo as instruções do site da Artic Cooling para Quad Cores, mas já me disseram que essas instruções são indicadas para poupar pasta. Acham que é esse o problema? Talvez se eu voltar a aplicar a pasta mas desta vez aplicar uma camada fina mas que cubra toda a área do heatspreader... Para cooling tenho 4 120mm fans (2 intake, 2 outtake) e um Tuniq Tower no máximo
 
lol, acabei de reparar nisso, instalei o novo Prime95 e já puxa pelos 4. Agora estou a achar é que me tocou um Q6600 "marado", isto não OC nada de jeito... Está a 2700Mhz e as temps dos 4 cores (tenho o Prime95 ligado) andam nos 70º O_O. Eu apliquei a pasta térmica seguindo as instruções do site da Artic Cooling para Quad Cores, mas já me disseram que essas instruções são indicadas para poupar pasta. Acham que é esse o problema? Talvez se eu voltar a aplicar a pasta mas desta vez aplicar uma camada fina mas que cubra toda a área do heatspreader... Para cooling tenho 4 120mm fans (2 intake, 2 outtake) e um Tuniq Tower no máximo
Isso é um B2 ou um G0? alem do mais boards para OC são as P35...


:lol:, faltava-me o vocabulário...deve ser do calor :002:
lol
 
É um B3 e a board é 680i, mas mesmo assim devia de dar 3000 na boa. Está a 2700 com temps malucas! Algo não está certo
 
Tenho o mesmo problema. Mandei um mail à Intel sobre isso e disseram-me isto:

Dear Luis,

Thank you for contacting Intel(R) Technical Support.

I understand that you are concerned about the fact that the temperature of each
core is about 20 degrees Celsius above the CPU temperature for the Intel(R)
Core(TM) 2 Quad Processor Q6600.

The behavior that you are describing is completely normal, actually you do not
need to pay attention to the temperature of each core, you only need to pay
attention to the CPU temperature, and since you mention that the temperature for
the CPU is between 40/50 degrees Celsius this is a normal temperature for this
processor.

The maximum operating temperature of the Intel(R) Core(TM) 2 Quad Processor
Q6600 is 62.2 degrees Celsius. As long as the processor is operating under this
temperature it is operating within specifications. We recommend setting any
thermal alarms about three (3) degrees below the maximum recommended temperature
for the processor. We do not have a normal operating temperature for the
processor as this temperature will vary depending on the chassis and other
hardware installed on the system as well as the actual load the software is
placing on the processor.
 
É um B3 e a board é 680i, mas mesmo assim devia de dar 3000 na boa. Está a 2700 com temps malucas! Algo não está certo

boas, o estar a x de frequencia não tem muito a ver com a temperatura, o ter x de vcore é que sim tem a ver com as temps, a mim cheira-me que estás a dar-lhe fsb com o vcore em auto...
Cumps
 
boas, então é por isso....1,28 na bios, isso no windows vai dar aí 1,20, em stress vai dar para aí 1,17...é poucaxinho vcore..., tens de dar mais palha nisso, considera a hipotese de mudares de cooler para poderes dar mais vcore porque aí é que a temp vai subir, entre 1.35 e 1.40 para o dia-a-dia a ar é o ideal, tudo depende das temperaturas e se a diferença de mhz estáveis de 1.35 para 1.40 justifica a diferença de temps....

Que cooler tens?
Tens a frequencia pci-express a 100?
Tens o bus de pci a 33,33mhz?

Cumps
 
O cooler que tenho é um Tuniq Tower. 1.28 de vcore é mas é demais, conheço um gajo que tem o Q6600 dele (B3) a 3000Mhz com 1.26 e não passa dos 50º em load (ele também tem um Tuniq). A frequência PCI-E está a 100. Não sei porque é que ele está com temps tão altas, só se for mesmo da maneira como pus a pasta térmica. Se calhar se tivesse posto uma camada fina a cobrir o heatspreader todo tinha melhores resultados...
 
eu faço sempre assim, uma camada fina e depois uma gotinha pequena ao centro...
Outra coisa, não confundir vcore da bios com vcore no cpu-z e afins, é que esses 1,26 que dizes que ele tem é precisamente o vcore com que ele fica em load(orthos) se meteres 1,35 na bios.
Cumps
 
eu faço sempre assim, uma camada fina e depois uma gotinha pequena ao centro...
Outra coisa, não confundir vcore da bios com vcore no cpu-z e afins, é que esses 1,26 que dizes que ele tem é precisamente o vcore com que ele fica em load(orthos) se meteres 1,35 na bios.
Cumps

LOL, ele assim já aquece pra ******* se lhe aumentar o vcore então frita :D . Mas agora a sério, se calhar vou mas é voltar a aplicar pasta e aproveito e faço lapping ao CPU. Aliás, eu até era pra fazer logo de início, mas a preguiça... >_>
 
LOL, ele assim já aquece pra ******* se lhe aumentar o vcore então frita :D .
Mas já tentaste? é que há cpu´s que mesmo com um ligeiro aumento de vcore não sobem a temp....depende do cooler claro, no meu 1,35v ou 1,4v tenho as mesmas temps....logo tinha de me calhar uma board com wall aos 525fsb :lol:

33+/- idle
47+/- full

:)
 
pois mas tens dual core né??
estes quads aquecem mais ...

como eu disse ".....depende do cooler.....", com o mesmo cpu e board já testei 3 coolers(4 com o stock), nenhum me baixava a temp abaixo dos 40º em idle(45º com o stock), apenas o que tenho agora....

continuo sem saber....já lhe deste mais vcore para experimentar?
 
Back
Topo