Temperaturas elevadas em ubuntu 12.10

r_magano

Power Member
Boas.
Aos experientes, eu acho ter temperaturas elevadas no portatil com ubuntu. A versão é a 12.10 e apenas instalei extras o lm-sensors e o java.

root@ubuntu:/home/ricardo# sensors
acpitz-virtual-0
Adapter: Virtual device
temp1: +79.0°C (crit = +99.0°C)
temp2: +29.8°C (crit = +99.0°C)

coretemp-isa-0000
Adapter: ISA adapter
Physical id 0: +90.0°C (high = +86.0°C, crit = +100.0°C)
Core 0: +90.0°C (high = +86.0°C, crit = +100.0°C)
Core 1: +88.0°C (high = +86.0°C, crit = +100.0°C)

Isto no Windows anda na casa dos 50º, mas em linux é um aquecedor que derrete a bateria num instante.
O portatil é um samsung 300v3a s03pt, i5 segunda geração, intel hd 3000 e a nvidia que não me interessa instalar gt 520m.
Procurei que o linux ja tem a driver optimizada, mas pró meu duvido.
Que poderei fazer? A bios dele está atualizada, a fan trabalha a fundo, E sim é só no linux.
 
No meu HP 6190 acontecia algo semelhante porque em Ubuntu tinha sempre as duas gráficas a funcionar, além de aquecer muito mais que em Windows a bateria acabava num instante. Eu segui os passos deste link na parte de como ter apenas a gráfica da intel ativa e funcionou bem, não sei se o processo para o teu computador não é semelhante.
 
Já experimentei o bumblebee e o l-m sensores. Mas não vejo resultados, ao instalar um programa dispara para os 90º. Mas só tenho uma gráfica ativa, o processador é a principal causa.
Na intel tem um ficheiro para colocar numa pasta /etc/firmware , mas não tenho essa pasta
 
pelo que pesquisei seria devido à gráfica. Mas não entendo o processador estar sempre mais alto e com grande diferença.

Portanto fui instalar a nvidia pelo bumblebee que promete temperaturas inferior.

sudo add-apt-repository ppa:bumblebee/stable

sudo apt-get update

sudo apt-get install bumblebee bumblebee-nvidia

Ao instalar um programa já não atinge tanto os 90º.
Enquanto escrevia aqui as temperaturas foram:

root@ubuntu:/home/ricardo# sensors
acpitz-virtual-0
Adapter: Virtual device
temp1: +55.0°C (crit = +99.0°C)
temp2: +29.8°C (crit = +99.0°C)

coretemp-isa-0000
Adapter: ISA adapter
Physical id 0: +54.0°C (high = +86.0°C, crit = +100.0°C)
Core 0: +54.0°C (high = +86.0°C, crit = +100.0°C)
Core 1: +52.0°C (high = +86.0°C, crit = +100.0°C)

Como estão as vossas temperaturas?
 
O sobreaquecimento deve ter acontecido sempre no GPU (possivelmente nvidia) e propagava-se ao CPU porque eventualmente as GPU's e os CPU's dividem o mesmo pipe de cooling (comum em portateis gama baixa/media). É mesmo raro encontrar um portatil abaixo dos 1000/1500 €'s que tenha pipes de cooling dedicados para o GPU's e CPU's. Portanto esta deve ser eventualmente a explicação para a temperatura alta no CPU.

Relativamente às graficas, o sobreaquecimento aconteceu porque os governadores deveriam estar a jardar e rodar a placa sempre ao maximo (acontece-me ainda hoje com os drivers open source com a ATI); daí a importancia dos drivers proprietários. Claro que podes resolver isto sem drivers proprietários e forçar um downclock na placa (que os governadores deveriam fazer por eles mesmos em circunstancia normal). Se for preciso eu digo-te como se faz, mas o bumblebee deveria resolver-te isso.

Fica uma nota, em situações analogas começa por ver sempre o que nao é Intel, porque raramente vais encontrar problemas com placas Intel, podem ser menos potentes que as nvidia/ati, mas sao as unicas que teem suporte out of the box em condições; isto acontece porque é a propria Intel que faz os drivers open source (nao existem drivers proprietários, apenas uma biblioteca extra para decoding de video por hardware com simbolos proprietários e sobre DRM). Os drivers open source da ATI e Nvidia (nouveau e gallium) sao genéricos nao sao especializados para configuraçoes como a tua ou como a minha (ATI) e nesse caso podem surgir problemas destes.

Dou-te um teste simples... se desactivares o bumblebee voltas a ter sobreaquecimento (isto possivelmente porque estas com Unity/Compiz); mas se trocares por um window manager que nao seja composite (ex: fluxbox ou pekwm), vai ver que nao vais verificar o sobreaquecimento. No entanto mal metas um DE ou WM que seja composite a placa fica sempre à frequencia maxima o que provoca o sobre-aquecimento (nao escala).
 
É possível desactivar a Nvidia para não ter aquecimentos extras? Eu não a tinha instalado, portanto pensei não ter problemas com ela. Agora consigo ter um aumento de autonomia. Mas claro, se existir mais solução melhor,

downclock já fiz no computador da minha irmã (em Windows) para não ter que comprar outro e se manter ligado sem desligar, visto que a gráfica não estava boa.
Como posso fazer para baixar os clocks da gráfica aqui no ubuntu?
 
Para processador usando o cpufrequtils

cpufreq-info
sudo cpufreq-set -u 2.0Ghz

Questão de gráfica que poderei fazer?

Parece que os dois em conjunto resolveram o problema.. 47, 54, por vezes na casa dos 60°C.. Se apertar com ele dispara mas não para os 90°C. E nem o acho mais lento para aquilo que faço em linux!
 
Última edição:
Já tentaste ver o que poderá estar a comer recursos?

Quanto a ser a gráfica aquecer o CPU, ok aquece, mas para ter o CPU a 80ºc, a gráfica teria uns 100ºc.

Eu neste momento tenho os drivers proprietários da Nvidia, no inicio o gestor forçava o uso do step máximo das definições (máxima velocidade para GPU e memórias, aquecendo mais), tive que diminuir manualmente.

Eu sou adepto de gerir alguns recursos manualmente, como do CPU e GPU, perante a experiencia, sei quando preciso mais potência e menos, já os gestores ... raramente.

Tenta gerir os recursos manualmente, pode ser que assim consigas melhor resultados.

Para mim, maior parte do tempo é suficiente CPU 1.2 Ghz e gráfica no mínimo. O meu CPU é i3 330 e gráfica GF 330M. Na gráfica ao forçar o minimo, notei um ligeiro arrastamento ao mover as janelas, mas nada de especial, dá perfeitamente.
 
Tenho um samsung np530 com um problema semelhante mas em menor escala.
Talvez por a placa gráfica ser da intel. (HD 3000),

As temperaturas no linux são sempre mais elevadas que no Windows, no meu caso tenho sempre mais 10 graus.
Atualmente estou a utilizar o Mint 14 e não tenho controlado as temperaturas autonomia mas entre o 12.04 e o 12.10 fiquei com a impressão que no primeiro a máquina roda melhor.

A bateria infelizmente também é bem melhor em Win8. Sempre que quero mais autonomia passo para gnome 2 para prolongar um pouco a vida.

Cumprimentos
 
É possível desactivar a Nvidia para não ter aquecimentos extras? Eu não a tinha instalado, portanto pensei não ter problemas com ela. Agora consigo ter um aumento de autonomia. Mas claro, se existir mais solução melhor,

A questão do desactivar é algo que tens que por ao teu fabricante; Não é surpresa para ninguém neste forum que há duas coisas que abomino, Asus e Ubuntu!. Tentanto construir algo de util que te possa ajudar, aqui vai:

1. Vais ter sempre temperaturas diferentes em Linux; O teu computador tem um selo que diz que 'certificado para Windows', isto na prática traduz-se a um molho de drivers personalizados, assim como outros componentes como o firmware. Em Linux nao tens estas optimizações, porque as mesmas foram feitas para o kernel e infra-estrutura do Windows. Os dados que apresentas sao perfeitamente normais para um CPU. Eu só consideraria anormal acima dos 75/80º. Mesmo estes valores que considero altos, sao seguros. Qualquer CPU tem um valor (90º ?) ao qual começa a fazer downclock, e um fail-safe ao qual o mesmo desliga o sistema. Portanto, vamos deixar a paranoia :). Quando comprares novo hardware, antes de o comprares certifica-te que é hardware com boa performance termica, a unica forma de o saberes é arranjares um conjunto de stress tests para CPU e GPU e experimentares. A maior parte das lojas deixa-te fazer isso se levares um USB stick com os mesmos. Nao esperes que modelos de gama/linha media/baixa tenham a performance termica e o nivel de dissipação de modelos especializados para alto desempenho.

2. O que tú procuras é 'POWER PROFILES' (placa grafica); Isto varia consoante a configuração de software e hardware, se fosse ATI dizia-te directamente como o fazeres, com a nvidia (nouveau ou proprietário) nao faço a minima ideia (o processo é o mesmo mas a localização dos ficheiros é diferente e os valores podem ser diferentes, tens que procurar para o teu caso). O bumblebee é suposto fazer isto, portanto o teu problema deveria já estar resolvido. Se nao gostas dos 55º para a proxima compras hardware um pouco melhor. Podes baixar esse valor com tweaks à fan, por exemplo po-la a rodar mais cedo, ou aumentar a rotação da mesma, mas isto traduz-se em mais ruido, etc (requer conhecimentos avançados de arquitectura e como é algo que pode ser letal para a tua máquina, nao recomendo).

Agora abres o google, e procuras por 'PLACA MODELO "LINUX POWER PROFILES"' e fazes um pouco de investigação; vez o que pessoal recomenda, o que fazem e tentas duplicar para o teu sistema. Isto normalmente envolve correr um serviço extra no boot ou num mecanismo tipo rc.local or boot.rc... Eu acho que é overkill para 55º, mas é contigo.

NOTA: embora utilizes ubuntu, este tipo de informação é muito frequente nos forums e wiki's do Arch e Gentoo (comunidades onde encontras bastante know-how a baixo nivel).
 
Última edição:
Back
Topo