1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Temperaturas em Linux

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por nmcaz, 6 de Junho de 2012. (Respostas: 14; Visualizações: 1420)

1. nmcaz

nmcaz Power Member

Boas pessoal!

Instalei recentemente Linux Mint 13 no meu portátil principal, em dual boot com Windows 7. Depois da instalação notei que o portátil aquecia mais em linux que em windows, pelo que instalei os drivers proprietários da ATI e reduziu imediatamente as temperaturas do cpu. A minha dúvida prende-se com as temperaturas dos discos - tenho 2 seagate ATA ST09500325AS de 500Gb cada, e notei que estão mais quentes quando corro linux:

CPU: 42 ºc- 60ºc
    HD1 (so's windows e linux): 45 - 53ºc
    HD2 (Dados): 38ºc - 42ºc

Li alguns artigos que estimam a utilização óptima dos discos entre 40 e 50ºc, e que estabelecem como limite os 60ºc como limiar de segurança. Mas também encontrei alguns artigos e fórums onde se indicavam temperaturas médias de 30-35º, por isso decidi pedir a vossa opinião. Estas temperaturas são normais ou devo preocupar-me? Será que estas temperaturas podem levar a uma degradação mais rápida dos discos?

Desde já obrigado pelas respostas!

Um abraço,
    nmcaz

Última edição: 6 de Junho de 2012
  2. Aparicio

Aparicio /dev/mod
    Staff Member

Não sei se aparece em todos, mas nos meus aparece a temperatura mínima e máxima no smartctl.

Código:
    $ smartctl -A /dev/sda
    ...
    194 Temperature_Celsius     0x0002   064   058   000    Old_age   Always       -       30 (Min/Max 16/42)
    ...

3. Lagafe

Lagafe Power Member

Confesso que é um assunto que também me interessa.
    Acabei de instalar o Ubuntu num samsung u530 e acho que aquece bastante mais.

4. limoeirodobom

limoeirodobom Banido

O meu há 4 aninhos sempre a dar fresquinho. Debian pra sempre :) :p ehehehe

5. Lagafe

Lagafe Power Member

Não instalas nenhuma aplicação específica ou drivers específicos do fabricante?

Eu sei que o Debian é bastante estável mas na minha perspetiva, o meu caminho para já deve passar pelo Ubuntu.

6. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Última edição: 12 de Julho de 2012
  7. Lagafe

Lagafe Power Member

Obrigado.
    Não há nenhuma gui para o hdparm?

8. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Não.
    Para manteres as configurações, tens o ficheiro /etc/hdparm.conf.

9. Ketheriel

Ketheriel Power Member

s/instalar/infectar

10. Lagafe

Lagafe Power Member

Suponho que há um toque irónico no teu comentário mas confesso que não cheguei lá...

11. cktiger

cktiger Power Member

Para ele só RedHat/Fedora é que é bom ...

12. Lagafe

Lagafe Power Member

Ok.
    Um dia vou experimentar Fedora, contudo para já fico-me pela distribuição mais popular.

13. Lagafe

Lagafe Power Member

Instalei o Jupiter.
    Com meia dúzia de janelas abertas, a temperatura oscila entres os 65º e os 70ºC!!!

14. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Instala o cpufrequtils o laptop mode tools e o powertop. Este ultimo, arranca com o "sudo powertop" e os parâmetros que estiver a bad passa a good. Vê também no powertop se o processador está a escalar para menos velocidade e desliga parte do processador quando está em idle (p-states e c-states).

Mas, pelo menos eu, nunca consegui ter o mesmo power management do Windows 7 e parece que o 8 ainda está melhor ( a única coisa boa do 8 :D ).

70º tenho eu em idle e 93 em full load, mas é um chasso velho.

P.s. - Não faço ideia o que seja o Jupiter.

15. INDRO

INDRO Power Member

É um aplicativo desenvolvido pelo fundador do fuduntu que é feito para se usar nos portateis para um melhor consumo de bateria entre outras coisas :)

Muito bom por acaso...

Partilhar esta Página