1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Temperaturas malucas (Watercooling)!!!!

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por redswap, 1 de Abril de 2006. (Respostas: 97; Visualizações: 5098)

1. redswap

redswap Suspenso

Tenho este problema desde que montei o meu novo PC.
    O PC é composto pelos seguinte componentes

-CPU Opteron [email protected] (1.475v)
    -Board DFI SLI-DR (Bios 7.04)
    -Grafica XFX 6800GT (está em default)
    -2X 160GB Western Digital (Raid0) Atenção - Não tenho watercooling nos discos
    -Fonte LC Giant 550W

Para refrigerar este sistema tenho os seguintes componentes

Bloco CPU - Swiftec 600

Bloco Gráfica - AQUACOMPUTER AQUAGRAFX 6800GT/ULTRA REV2
    http://www.*****.net/imagens/Produtos/aquagraFX6800.gif

Bloco Chipset - MIPS FREEZER DFI LANPARTY NF4
    http://www.*****.net/imagens/Produtos/mips-dfi.gif

Bomba - Alphacool AP700 12v

Radiador - AQUACOMPUTER AIRPLEX EVO 360
    http://www.*****.net/imagens/Produtos/aquacomputer_airplex3.gif

Radiador - BLACK ICE EXTREME II 2x120

Utilizo Tubo 10/8

A pasta colocada é a artic silver 5, e foi aplicada consoante a informação que está no site oficial.

O sistema está montado da seguinte forma:

Bomba-reservatório-evo360-blackice II-bloco cpu-chipset-grafica-bomba

Tenho 3 fans Revoltec 120mm no evo 360 a 12v e 2 fans de 120mm no black ice tb a 12v.

O problema nisto tudo é que as temperaturas em idle estão entre os 30/33º e em full vão para os 50/53º e de realçar que actualmente o tempo ainda está fresco, mas quando chegar ao verão elas vão aumentar de certeza.....as temperaturas estão a ser lidas através do MBM. As minhas dúvidas são as seguintes:

-Será que o MBM está a ler as temperaturas de forma incorrecta, ou talvez não seja de fiar a informação que tenho da board
    -Será que o sistema está mal montado, eu já revi tudo e parece-me que está bem
    -Será que os componentes que tenho não são os mais indicados

Agradecia ajuda, porque pelos resultados que estou a ter mais valia não ter gasto o dinheiro que gastei, era preferivel utilizar aircooling e ter invistido noutro hardware....

Desde já obrigado.

2. steelballzz

steelballzz Folding Member

boas
    eu tive um problema semelhante com uma sli-d.......acabou por ser dos sensores....marcavam 10ºc a mais

3. Cabalo

Cabalo Power Member

yup, tenho o mesmo problema com a minha sli-dr. o que se passa é que os sensores de facto acusam entre 10 a 12º a mais, e já deves ter reparado que por exemplo mal corras uma aplicação exigente, em um segundo a temperatura dispara logo 20º a mais, o que dá pra topar logo que algo se passa com os sensores. é um problema identificado e conhecido, que deves relativizar.
    Podes ficar descansado quanto a isso que as temperaturas estão bem baixas.

4. redswap

redswap Suspenso

Só faltou dizer isso mesmo, assim que coloco o cpu a 100% as temperaturas disparam para 20º acima da temperatura em Idle....tirei agora memso uns ss para o comprovar...bastaram 3minutos para ter os resultados que tenho em Full.

Em IDLE:

Em FULL:

Sendo assim fico mais descansado.....já agora outra questão...será que se mudar a bomba e o bloco para o cpu, terei alguma melhoria na temperatura.....a bomba em si parece que não tem força, o jacto de àgua que tenho no aquatude é minimo mesmo.

5. gatohumano

gatohumano I'm cool cuz I Fold

tu tens 3 blocos nisso,um deles pode ser restritivo,talvez o da grafica,experimenta ligar so o do cpu e testa.um radiador de 2x120 pode ser pouco para isso td.
    .

Última edição: 1 de Abril de 2006
  6. kanguru

kanguru [email protected] Member

ele tem 2 radiadores. Uma de 3x120 e outro de 2x120. :P Mas concordo que deve ser erro dos sensores, mas podes sempre por lá a mão a ver se te parece assim tão quente. Tb devias dizer quanto tinhas com aircooling e que aircooling tinhas, pq pode ser o cpu que aqueça muito mesmo.

7. redswap

redswap Suspenso

Não te sei dizer isso....já que montei logo o sistema com o watercooling....

8. Malcom115

Malcom115 [email protected] Member

Se estas a ver as temperaturas com os sensores da board, esquece. Podes ignorar por completo porque nunca vais ter ideia da temp real. A porcaria de um sensor de temperatura digital custa 10/12 euros e é a unica maneira de realmente saberes o que estas a fazer.
    Exemplo:
    Neste momento o Speedfan diz-me que o cpu esta a 44C. O termometro termopar com o sensor colocado junto ao core do processador diz-me 35,1C. Em qual é que achas que acredito?
    Já da para teres uma ideia do que se passa? As pessoas tem de comecar a capacitar-se que os sensores das boards são praticamente DECORATIVOS. Só um termometro é capaz de dizer o que realmente se passa, e normalmente a historia é muito diferente do que a contada pela motherboard.

9. St0ned

St0ned Banido

Olha q esse Opteron aquece q nem um doido :P Falo por experiência própria pois ele era meu :D
    Eu tenho um bom sistema de watercooling ( 2x nexxxos 360; 1x nexxxos 120; Reservatório cuplex 0,5 L; Laing; Nexxxos XP; tubo D&D ), e tinha cm esse bichinho 28ºC em Idle e 35ºC em full cm vCore defaul @ 3Ghz... Agr tenho um dual-core ( mto me arrependo d ter vendido essa pequena maravilha do overclock que fez a água quase 3,4Ghz SS ) que tá a 2x 2,7Ghz @ 1,6v e q faz 29ºC em Idle e 36ºC em full 8-) só por aqui axo q já dá para comparar... em Idle cm vCore default tenho 22ºC....

Soloçoes para isso... olha desculpa mas n faço a mínima ideia....

10. Dudekrazy

Dudekrazy Power Member

Eu diria outra situação :) tenho um Venice 3000+ @2700MHZ 1.55 logo a debitar mais watts de calor e uma 7600GT EVGA CO ainda com overclock tudo a WC e as minhas temperaturas em full não passam do cpu de 35ºc apenas com um Radiador BIX Extreme II 240 , e no inicio tinha um problema semelhante e era de ar no circuito. As vezes não ves ar nos tubos nem nos blocos mas o radiador tem ar e ai as temperaturas aumenta o que te aconselho e ´sangrares´bem o radiador se precisares de ajuda eu explico te adiciona me ao msn ;)

[email protected]

11. mascarilha

mascarilha I folded Myself

eu axo k nao deve ser erro nenhum dos sensores , eu tenho uma Bomba s1000 station (1000L/H ) com jacto de 2metros e so tenho 2 blocos (CPU e VGA) e um radiador evo 240 e o meu opty [email protected] -- 1.40v esta a 29c/30c idle , logo como tens mais voltagem k eu esses 30c idle devem estar a ler bem, agora os 50c em Full e mto eskesito , o meu a correr o superpi por exemplo nao passa dos 35c/36c .

Tb axo a tua bomba mto frakinha para 2 radiadores e 3 blocos

EDIT:fui testar e mesmo hoje k esta um calor eskesito tenho 30c idle e 35c a correr super pi:

Temp idle/Opty [email protected]

Temp Full//opty [email protected]

cumps

Última edição: 4 de Abril de 2006
  12. redswap

redswap Suspenso

Bem, voltei a testar hoje e como o mascarilha disse realmente está mais quente....e claro a temperatura já subiu mais, e isto praticamente em 20s....é que dispara logo.....
    Dudekrazy, se não for muita maçada agradecia que colocasses aqui como "sangrar" um radiador, afinal acaba tb por ajudar outras pessoas com o mesmo problema......
    Eu sinceramente desconfio do sensor da board, mas tb acho que a bomba é muito fraca para este sistema.....

13. NoOsPhErE

NoOsPhErE To fold or to FOLD?

Redswap, baixa a voltagem do *****! Não deve ser preciso tanta V nele!

14. Dudekrazy

Dudekrazy Power Member

Então e assim para sangrares o teu sistema terás que fazer da seguinte forma:

Se tiveres um deposito com a bomba a trabalhar abres a tampa e voltas a fechar tenta 'sacudir a caixa' e voltas a fazer isso novametne algumas vezes , atenção o 'sacudir' se tiveres todos os componentes e uns safanões com cuidado como e obvio , existe por vezes malta que mete os radiadores em posições maradas ke dificultam a saida de ar e acontece isso. Se o radiador tiver ar faz aumentar a temperatura do sistema e se tiveres um leitor de temperatura da agua irás ver isso mesmo.

So para compararem eu percebo pouco de carros mas quando andava a apreender as cenas do WC tive boas comparaçoes se um circuito de agua de um carro tiver ar o carro aquece e queima a junta da cabeça e exactamente a mesma coisa neste caso nao queima mas aquece o sistema no global ;)

15. mascarilha

mascarilha I folded Myself

epa tb so agora e k reparei k tens 1.7v no ***** 8o 8o o meu ta a 1.47v

16. TerraMex

TerraMex Power Member

er, tens, bomba -> reservatório ? (digamos que não é muito correcto, perdes pressão de saida da bomba) ,
    manda lá uma imagem disso.

17. kanguru

kanguru [email protected] Member

ainda nao percebi essas teorias da ordem dos componentes. Sendo um circuito fechado... a pressão é sempre a mesma... ou será que tive termodinâmica pa nada?

18. redswap

redswap Suspenso

Ok...baixei a voltagem do chipset para a default, 1.5v, mas as temps mantêm-se na mesma....a minha grande dúvida é se comprar uma laing poderá ajudar, é que não queria tar a gastar dinheiro numa bomba e não resolver nada.....

19. TerraMex

TerraMex Power Member

a pressão não é sempre a mesma. o caudal é. o caudal é constante num circuito fechado.

Podes é argumentar que a pressão média é constante.
    A pressão varia de acordo com a restrição do componente, nisto tens variações de pressão localizadas. dou-te um exemplo dos blocos com jactos (que "funceminam" bem) , devido a uma restrição grande localizada -> variação em pressão. No entanto, o caudal do circuito é constante.
    Assim, tens variações de pressão differentes, cada componente, e nisto podes ver nas reviews, e nas specs dos fabricantes. Não me vou esticar.

Anyway, penso, que, no caso de pores um depósito à frente da bomba, perdes alguma pressão devido ao depósito funcionar como câmara de expansão. Noto que, penso. Porque nestes tamanhos reduzidos (não estamos a falar de tanques industriais) pode nem fazer a diferença.

E é mecânica de fluídos. E também tive termodiâmica :beerchug:.

PS: o que lês, por exemplo, quer em specs quer em reviews e etc, é a perda de pressão total do circuito em relação à máxima dada pela bomba (ou variável dada pelo caudal), e as perdas locais (blocos, rad, conectores, etc).

PPS: como diz um ex prof meu, "estão-me a seguir?" :D

PPPS: é por isso que prefiro por logo o bloco do CPU à saída da bomba, à quem ponha o radiador para manter temps baixas na água à entrada do bloco, mas isso agora é mais ao gosto que outra coisa.

20. St0ned

St0ned Banido

Partilhar esta Página