1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Temperaturas portateis

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por jota-ce, 4 de Junho de 2007. (Respostas: 28; Visualizações: 4422)

1. jota-ce

jota-ce Power Member

boas. Abri este topico para saber como andam por aí as temperaturas dos vossos portateis, visto que o calor chegou e parece para ficar.
    Tenho um asus F3JP e agora tendo o CPU em "Quiet Office" a temperatura por volta dos 50º nao aumentando mais por causa da limitação do CPU. Agora se puser nos outros modos de energia "High Performance" e assim ja sobe acima de 55º

Gostava que me dissessem como andam as vossas maquinas.
    obrigado

2. Transmontano

Transmontano I folded Myself

Toshiba A100-215

Core Duo T2500

Em idle: Processador 38/40º, Disco 32/33º
    Em Full: Processador 60/62º, Disco 39/40º

Última edição: 4 de Junho de 2007
  3. nickie

nickie Power Member

Convém dizerem qual o processador, senão estamos a informação nã é comparável.
    A8Js, T7200.
    Default, sem Power4gear instalado:
    idle: 43/44
    full: 65/70
    Com o NHC instalado em undervolt e com fan rpm a 2400:
    idle: 46/48: aumento de temperatura devido à redução das rpm da fan. Com a fan em default (3200) tenho uns 42/43
    full: 60/65 :)

4. balute

balute Power Member

Asus S96J
    CPU - T7200
    Disco - Seagate 100gb 7200rpm

CPU em idle - 50/55ºC
    Disco em idle - 40/47ºC (vai aumentando)

Temps máximas do CPU obtidas com o "stability test" do Everest:
    sem undervolt - 91ºC
    com undervolt - 78ºC

Temp máxima do disco durante a desfragmentação - 51ºC

Btw, o meu cpu deve ter vindo com defeito... ou então o dissipador... porque comparado com outros S96J's, com o mesmo CPU, está demasiado quente

5. josapaster

josapaster Power Member

entao o meu s96 tb deve ter vindo com o mesmo defeito...esta entre os 49-53 em idle...o disco e q n passa dos 40 mesmo a fazer o antivirus completo e a ouvir musica ao mesmo tempo...

6. nickie

nickie Power Member

Já agora os vossos S96j têm a ventoinha sempre ligada? A que rotação? é que isso tem influência...

Última edição: 4 de Junho de 2007
  7. balute

balute Power Member

Não existe nenhum ACPI para controlar a rotação da ventoinha no s96j...

@josapaster: faz o teste do everest, só aí é que sabes a que temperatura é que o cpu chega

8. ricreis

ricreis Power Member

Pessoalmente eu prefiro o Notebook Hardware Control.

No meu F3Ja (T7200, disco 120GB 5400 RPMs) e enquanto estou só a ver umas coisas na net, em Super Performance, tenho Temp. do CPU a 51º C e disco a 37º C.

(Se calhar convém explicar que estou numa sala um bocado quente, pelo que o CPU está um pouco mais quente que o habitual).

9. jota-ce

jota-ce Power Member

boas. dizes que usas o nhc mas ja ouvi a dizer por aí que se pode alterar a frequencia do cpu assim como a rpm das ventoinhas.. sera isto possivel?
    obrigado

10. nickie

nickie Power Member

Alterar a frequência do processador até o windows faz. Se tiveres o modo de energia em laptop ele altera a frequência conforme as necessidades. O que o NHC permite fazer é undervolt (reduzir a voltagem usada pelo processador, o que reduz o calor produzido) e também controlar a rotação da ventoinha. Também usa a frequência dinâmica, mas isso é básico. Claro que alterando rotação da ventoinha (normalmente diminuindo para fazer menos barulho) vais ter um aumento de temperatura do CPU. Para teres o NHC a funcionar na totalidade é preciso ter uma ACPI (que no caso do meu A8Js já existe), caso contrário julgo que apenas podes fazer undervolt (e mesmo assim não sei). Podes começar por ver se já existe uma ACPI para o teu portátil aqui. Por vezes em fórums consegues encontrar acpi que não estão no site que indiquei (uma primeira acpi que usei encontrei aqui).

Última edição: 5 de Junho de 2007
  11. Transmontano

Transmontano I folded Myself

Algum utilizador de Toshiba tem ACPI a funcionar no NHC?

12. nickie

nickie Power Member

Pelo que consegui perceber no forum do NHC, devido à forma como a Toshiba tem implementada a ACPI torna-se complexo preparar uma ACPI compatível com o NHC. Outros programas que tb já vi pessoas a comentar que são bastante bons são o Speedfan e o RMClock. Nunca consegui a meter a funcionar no meu computador (tb nunca tive paciência para os configurar e uma vez que o NHC faz todo, não quero perder tempo). É uma questão de testares.

13. Mr.Andersen[PT]

Mr.Andersen[PT] Power Member

Bem, ha aqui algo de errado, o meu pc é bastante mais fresquinho...

F3JP com T7200 e uma daquelas bases em aluminio com ventoinhas (akasa) e em High performance

Com as ventoinhas da base desligadas:
    net: 32º
    jogar AA: 52º

Se ligar as ventoinhas baixa +- 2º a jogar AA

se tirar a tampa inferior do prttl e ligar as ventoinhas da base (só faço isto qd jogo mt tempo):
    net: 31º
    jogar AA: 42º

Última edição: 5 de Junho de 2007
  14. nickie

nickie Power Member

Um pequeno update:
    Enviei o meu A8Js para RMA no UK (simplesmente fantástico: foi numa 5ª e na 3ª já o tinha de volta!), devido a um barulho que fazia na ventoinha. Não era sempre, mas de vez em quando lá a aparecia e por isso decidi accionar a garantia (tb queria experimentar a garantia internacional!). O relatório não diz o que fizeram (apenas diz "Thermal MOD?!", podiam ser mais explícitos). Como ainda estou em testes, não tenho o NHC ligado, nem o Power4Gear. Só mesmo o NBProbe. Em idle (com o foobar +Outlook+Excel+Acrobat8+Explorer+Firefox a correrem), no modo laptop do windows (que julgo faz undervolt para 0.95, que é o mínimo dos T7200), tenho agora uma temperatura de cerca de 40-41º (às vezes vai para 39), enquanto que dantes tinha uns 42-44.
    EDIT: Corri dois CPU Burn-in para carregar os dois cores e a temperatura estabilizou nos 65º. Nada mau sem undervolt. Com undervolt deve baixar um bocado.

Última edição: 6 de Junho de 2007
  15. Rallyus

Rallyus Power Member

Pois,

HP dv9082eu T5400, numa sala bastante quente:

Idle 30º (deve ser a temperatura ambiente da sala :'()

Full 52º

Ontem à noite esteve uma temperatura anormalmente alta (Algarve...) e quando estava a jogar Age Of Empires III vi por momentos a temperatura fazer um pike de 62º e ouvi pela primeira vez a ventoinha a FUNDO. De seguida baixou logo para os 57... 55... e estabilizou novamente nos 52 do costume (do costume esta semana pelo menos...).

Temperatura dos discos o NHC diz não disponivel... como faço?

16. FastBoy

FastBoy Power Member

Wizard of War, tens toda a razão, o everest é muito mais fiavel que qualquer outro programa para ver as temperaturas, pelo menos a partida.

Com o Speed Fan, em Full ao fim de longas horas tinha 55º no CPU e 51º no disco.
    Com o teste do everest, o CPU chegou ao fim de 5min a um patamar onde se manteve durante cerca de 15min, alternando entre 80º e 81º. O disco estava a 51º

17. darth vader

darth vader Power Member

lg s1 p331-p

a full com o test drive unlimited

anda a 68º o cpu

normalmente anda por volta dos 54º

18. nickie

nickie Power Member

Update, com NHC a fazer undervolt:
    idle: 42º-44º ventoinha a 2600rpm (vs as default 3200). Com undervolt, mas neste caso não tem grande impacto pq o undervolt é igual à gestão de energia do Windows. Com a ventoinha em default (3200rpm) tinha 39º-40º.
    Full: 60 estável com ventoinha a 3700rpm , após 30mins com o CPU burn-in a puxar pelos 2 cores e com undervolt estável (foi uma maneira de testar o undervolt!).
    Disco: 40-45, mas depende do uso.

19. Neptune

Neptune 1st Folding then Sex

Alguém consegue obter os valores no NBProbe da Asus?

Aquilo aqui só faz uma avaliação qualitativa.

20. nickie

nickie Power Member

Tenho o NBProbe 3.0.0010 instalado e ele dá-me as temperaturas do processador, disco e rpm da ventoinha

Partilhar esta Página