Dúvida Temperaturas, trocar caixa?

TheViktor

Power Member
Boa tarde. Ando com ideia de trocar a caixa para uma Fractal Design Meshify 2 Compact. Consigo melhor temperaturas com a meshify 2 compact em relação á nzxt h510 (caixa que possuo neste momento)?

O meu sistema é:
AMD Ryzen 7 3700X
Noctua NH-U12S Chromax Black
Asus Rog Strix B550-E Gaming
G.Skill Trident Z Neo 32GB(4*8GB)DDR4-3600MHzCL16
AMD Radeon RX6800 (referência)
WD Black SN750 1TB
Samsung 860 evo 1tb *2
Seasonic Prime 650W 80+ Gold FM

Com cerca de 40 minutos de jogo são estas as Temperaturas.
 
Pelas fotos que vi a Fractal parece ter mais air flow e tem mais possibilidades de acrescentares refrigeração.

Olhando para as tuas temperaturas, estão dentro do normal...

Agora não sei se o custo/beneficio que terás com essa outra caixa será dentro das tuas espectativa, se calhar terás de optar por um sistema WC AIO para baixares as temperaturas ainda mais.
 
Eu diria para ajustares a ventoinha do teu gpu. Usa o MSI Afterburner. Certamente consegues baixar a temperatura máxima da placa.
 
Então para já, o melhor é ficar quieto. Vou ver isso de ajustar as ventoinhas do gpu, para ver se baixa um pouco.
Obrigado pela ajuda.
 
Essas NZXT são péssimas no que diz respeito a fluxo de ar e portanto na capacidade de arrefecimento em geral, comparando com alternativas de outras marcas. Desculpa dizer-te mas nem percebo como eles conseguem continuar a vender caixas com estas caraterísticas.

Dito isso, concordo, não faz sentido trocar de caixa só por isso. A custo de mais ruído, é aumentar a velocidade das ventoinhas para compensar o problema. As temperaturas registadas não são assim tão más.
 
Essas NZXT são péssimas no que diz respeito a fluxo de ar e portanto na capacidade de arrefecimento em geral, comparando com alternativas de outras marcas. Desculpa dizer-te mas nem percebo como eles conseguem continuar a vender caixas com estas caraterísticas.

Dito isso, concordo, não faz sentido trocar de caixa só por isso. A custo de mais ruído, é aumentar a velocidade das ventoinhas para compensar o problema. As temperaturas registadas não são assim tão más.

Mas se trocar para a meshify 2 compact noto diferença? O ruído não vai fazer diferença, as ventoinhas são todas noctuas e só perto dos 70% a 80% é que começa a incomodar um pouco. Testei sem vidro lateral e o ruído é quase a mesma coisa.
Esqueci de referir que no sistema tenho 1 traseira 120 e 1 superior 140 a tirar. Na frente tenho 2x 140 a puxar ( sim, sei que pouca diferença faz, mesmo antes de comprar ). Com as da frente ganhei cerca de -2º em load.
 
Não sei responder, só testando.

Se o barulho não te incomoda e se consegues temperaturas aceitáveis aumentando a velocidade das ventoinhas eu não trocava de caixa por isso.
 
Sinceramente essas temperaturas parecem boas...

De qualquer forma podes experimentar jogar sem a tampa lateral e ai já dá para teres ideia se a caixa está a prejudicar o airflow
 
Experimenta correr testes de stress no cpu e/ou gpu para teres noção das reais temperaturas nas piores situações.
Podes usar o OCCT
 
Por vezes o problema nem está no painel lateral, mas sim no frontal, que bloqueia a passagem de ar por completo, a menos que seja ventoinhas de pressao, para minimizar o problema, mas mesmo assim o melhor é sempre o frontal para criar um tunel de ar.
No meu caso especifico, se mantiver o painel na frente, é igual ter ou nao ter tampa lateral, porque as ventoinhas (sao de fluxo, comprei erradamente pois a frente da caixa é fechada) criam como uma baixa pressao/vortex, que o ar enrola e acaba por reverter o fluxo.
 
se a caixa for má abres o painel lateral e ves logo diferença, ja que não seja porque o ar quente fica preso dentro da caixa e assim consegue sair...

no caso dele notasse especialmente na temperatura do hotspot do GPU que passa de 94 para 87....sinal de que com a tampa o ar quente não deve estar a conseguir sair da zona da placa gráfica
 
@TheViktor Se são essas são para airflow, e com uma parede fechada na frente, vais ter o mesmo problema que eu, o ar faz um remoinho e nao circula, já que não tem capacidade de entrada na frontal, dai ter dito a minha situação (tenho uma corsair R88, com frente selada, e ventoinhas de air flow).

O problema é que este tipo de caixas, são autenticos aquarios.. e logo tudo sofre com isso. Penso que nesse caso, o melhor tipo de ventoinhas sejam as de pressão, para obrigar a existir circulação de ar. Dai ter dito para tirares o painel da frente, para libertares e deixares respirar, e se baixar, sabes logo que é problemas de restrição frontal (95% de certezas já).

Posto isto, e mantendo essas ventoinhas, que são muito boas, aconselhava a comprar uma caixa com frente em rede (Não necessitas de nada XPTO), e onde as possas colocar. Tens por exemplo a Corsair 4000d airflow, a lian li lanclool mesh, a phanteks P360A ou P400A , ou as fractal(são mais caras).
Destas todas, num orçamento de 80€ consegues safar-te e aproveitas as fans que são muito boas, e vais logo notar diferencas ;)
 
14:36
No teste da Gamer Nexus o CPU tem -13ºC com a Fractal Design Meshify 2 Compact vs NZXT H510 Elite.

Se calhar também consegues fazer um undervolt na 6800 e assim diminuir a temperatura.


 
eu tenho o mesmo processador com o stock cooler e fiz um teste hoje e deu 80ºC, tenho uma caixa da bitfenix com 2 ventoinhas na frente e outra atras para exaust para jogar ar mas ela nao assim muito air flow ponho o processador na energia para 99% ele reduz para 3,49ghz fica nos 50 e 60ºc mas se puzer normal nos 100% vai pos 80ºc alguém pode recomendar uma caixa boa com airflow e um cooler buget que aguente bem o r7 3700x para 100% de uso no maximo nos 50ºc ou até 60ºC? vi que os coolers hyper 212 da cooler master, artic frizer 34 duo sao bons? queria testes que sejam convincentes, pois o stock cooler vibra bues nesta caixa que tenho altualmente.
 
No primeiro post tenho lá temperaturas com Noctua NH-U12S Chromax Black. Atenção que as temperaturas são numa caixa com mau airflow.
 
Back
Topo