Temperatures!!

Oceanus

Power Member
Boas!! :)

Pessoal, uma simples pergunta.... ou ñ!

1) Comprei ontem 2 disco Samsung de 250gb cada (sata). E queria saber qual a temperatura normal deles.
um dos discos está com 32º e o outro com 39º (isto segundo as indicações do everest), o disco principal o k está a 32º esta a ser arrefecido com este cooler Aki , dai a diferença de 7º. estas temperaturas são normais?? este cooler é bom?? uma x que eu estava a pensar em comprar outro para o outro disco.

2) Os disco estão ligados normalmente, não estão em raid. e porque haveriam de estar?? o pc fica mais estavel?? os discos ficam mais rapidos?? aquecem mais??

Tx a todos!!
 
Eu penso que essa temp de 32ºC está perfeitamente normal, já que tens um cooler desse disco. Eu no entanto tenho 3 fans de 80mm apontadas aos meus discos e eles não passam dos 34ºC :)

Quanto ao raid não faço a minima ideia :zzz: mas eu penso que o teu sistema irá ficar mais rápido se for com raid-0, visto que são 2 discos a ler....mas se aquecem mais ou não...
 
Última edição:
As temperaturas dos discos estão bastante boas.
Para quem não é sensivel ao barulho, esse cooler é uma boa opção.

Basicamente, o RAID 0 aumenta o desempenho dos discos, RAID 1 aumenta a probabilidade de não perder os dados, e RAID 5 que é o meio termo destes 2.

Tem toda a logica aquecerem mais um bocado quando estão em raid. Coisa de 2/3º
 
pee2002 disse:
Basicamente, o RAID 0 aumenta o desempenho dos discos, RAID 1 aumenta a probabilidade de não perder os dados, e RAID 5 que é o meio termo destes 2.

Tenho uma DFI NF4 Ultra-d..... Alguem me sabe/pode ajudar k passos seguir para meter ambos os disco em raid, dando preferência ao raid 1!!
 
Eldor disse:
Tenho uma DFI NF4 Ultra-d..... Alguem me sabe/pode ajudar k passos seguir para meter ambos os disco em raid, dando preferência ao raid 1!!

Antes de te pores em aventuras...acho que perdes os dados TODOS dos discos quando os puseres em RAID...Existem conectores específicos na MBoard para o RAID...

Portanto antes do RAID se calhar precisas de um backup de dados.
 
Só uma coisa a nível do raid, capacidades (considerando os teus discos de 250):
raid0 tens um aumento considerável do desempenho do sistema, mas se perderes um disco os dados vão todos à vida - capacidade total 500GB
raid1 tens uma cópia em cada disco do conteúdo, mas não tens aumento de desempenho (até poderá baixar um pouco) - capacidade total 250GB

raid5 - com 2 discos não podes fazer, tens de ter pelo menos 3 discos... ´mas é uma mistura dos dois anteriores, performace aliada a "segurança"
 
ec99031 disse:
Só uma coisa a nível do raid, capacidades (considerando os teus discos de 250):
raid0 tens um aumento considerável do desempenho do sistema, mas se perderes um disco os dados vão todos à vida - capacidade total 500GB
raid1 tens uma cópia em cada disco do conteúdo, mas não tens aumento de desempenho (até poderá baixar um pouco) - capacidade total 250GB

raid5 - com 2 discos não podes fazer, tens de ter pelo menos 3 discos... ´mas é uma mistura dos dois anteriores, performace aliada a "segurança"


entÃo acho k o melhor é mesmo ñ mexer em nada.... lols! ja perdi 2 discos de 160gb (Ambos IDE)... e sinceramente ñ me apetece mesmo nada que isto volte a acontecer... Ontem perdi o disco k me restava de 160gb e onde estava uma "colecção" de mp3 que tinha vindo a contruir ao longo de 7 anos +/-....
 
Eldor disse:
entÃo acho k o melhor é mesmo ñ mexer em nada.... lols! ja perdi 2 discos de 160gb (Ambos IDE)... e sinceramente ñ me apetece mesmo nada que isto volte a acontecer... Ontem perdi o disco k me restava de 160gb e onde estava uma "colecção" de mp3 que tinha vindo a contruir ao longo de 7 anos +/-....

Atenção eu não disse que os discos se estragavam quando ficam em RAID, apenas que são "reformatados" para trabalhar nesse modo...
 
atençao: quando os discos estao em raid 1, ha um aumento de performance na leitura de ficheiros (tal como em raid 0). so que um dos discos está a fazer mirroring.

cumprimentos.
 
ja agora aproveito o post para por as minhas temperaturas


ide western digital 160gb ronda os 30/37 ( disco principal )

sata seagate barracuda 160 gb ronda os 35/40 (disco slave)


é normal? so tenho uma fan na parte de tras da caixa nao tenho nada lateral

ja agora os discos costumao queimar a que temperatura?

ja agora o processador (agora nestes dias de calor ) ronda os 47 em aplicaçoes normais e 54 ou 55 a jogar


obrigado.
 
Back
Topo