Templates | Impressão

Rach n' Roll

Power Member
Olá pessoal,

estou mesmo a precisar de ajuda... alguém daqui que costuma mandar trabalhos para a gráfica, como pastas/capas (estilo aquelas que dão nos congressos e seminários), sabe de algum site com templates que se possa fazer download em .eps ou .ai, mas que sejam modelos viáveis... isto porque tenho visto alguns sites com modelos do género que não me parecem muito funcionais...

se alguém souber, partilhe sff :)

Obrigada
 

já tinha visto aí, mas os templates que lá têm não são bem como eu queria para este projecto...mas obrigada, ficam para o futuro;)

Porque não perguntas directamente na gráfica onde vão ser impressas?
Muitas vezes têm a arte final desse tipo de produtos e assim não precisam de fazer um cortante novo.

pois, é uma óptima ideia, vou fazer isso ;)
obrigada também pelos links ;)
 
Para sacos de papel "tipo loja" axo que também é válido 1º escolher a empresa que os vais fazer para ver os materiais e tamanhos disponíveis.

Creio que para apresentar a um cliente nem sequer é necessário um template, pois é bastante simples fazer uma simulação 3D num programa de desenho vectorial ou mesmo no photoshop.

De qualquer forma aqui ficam um templates

link 1

link 2
 
Exacto, é sempre melhor perguntares na gráfica onde vai ser impresso pois por norma têm sempre lá várias opções de cortantes (experiência própria) e assim podes adaptar ao teu projecto fina, até porque poupas alguns €€ em utilizares um cortante ja feito na gráfica, pois pode-se dar a possibilidade do cortante que escolhes-te no projecto a gráfica não o ter e pagares para o fazerem!!
 
Última edição:
bem, já agora, alguém me pode explicar como faço as bleed marks ou sangramento no Illustrator para .pdf para enviar para a gráfica?

é que, eu na dialog box quando salvei para .pdf, na parte de marks and bleeds, seleccionei "all printers marks" e coloquei 5pt nas bleeds, e ainda assim a mulher da gráfica ralhou comigo porque não tinha deixado bleeds... O problema é que eu não estou nada segura nisto de pré impressão, e ela também não me disse como o poderia fazer, e até agora não sei o que fiz de mal :(


help please...:(
 
Bleeds\massa costumo fazer manualmente. Dou mais 3mm ao documento em toda a volta. Desta forma quando ele entra no cortante se existir um pequeno desvio existe a margem de segurança dos 3mm que garante que não fica com rebordos brancos.:) Sei que o illustrator/indesign deve ter opção própria para fazer isto mas eu geralmente faço mesmo à mão e ninguem me tem chateado até ao momento.:D

Portanto, para um documento A4 que tem por defeito 29,7cm x 21cm passa a ter 30,3 x 21,6...são portanto 3mm para cada lado que evitam que o pessoal da gráfica (que por norma se está a lixar para ti e que não te explica nada) ralhe contigo e te chame de incompetente e que te diga que tens um curso superior na área e que na prática não sabes nada disto (como se estes pormenores técnicos fossem a essência da comunicação e design:rolleyes:).

Boa Sorte.

Cumps,
michael c
 
Bleeds\massa costumo fazer manualmente. Dou mais 3mm ao documento em toda a volta. Desta forma quando ele entra no cortante se existir um pequeno desvio existe a margem de segurança dos 3mm que garante que não fica com rebordos brancos.:) Sei que o illustrator/indesign deve ter opção própria para fazer isto mas eu geralmente faço mesmo à mão e ninguem me tem chateado até ao momento.:D

Portanto, para um documento A4 que tem por defeito 29,7cm x 21cm passa a ter 30,3 x 21,6...são portanto 3mm para cada lado que evitam que o pessoal da gráfica (que por norma se está a lixar para ti e que não te explica nada) ralhe contigo e te chame de incompetente e que te diga que tens um curso superior na área e que na prática não sabes nada disto (como se estes pormenores técnicos fossem a essência da comunicação e design:rolleyes:).

Boa Sorte.

Cumps,
michael c


bem, não imaginas como essa tua resposta me deixou mais aliviada.
na verdade vou fazer isso mesmo como dizes, à mão, para evitar mais problemas...

muito obrigada pela resposta ;)
 
Exacto é como eu sempre deixo cerca de 3mm a mais em documentos que tenho impressão até ao fim da folha, torna muito mais seguro em termos de impressão, mas também faço isso manualmente para evitar incompatibilidades de programas!!!
 
O bleed é obrigatório em qualquer trabalho que se envie para uma gráfica. Não há nenhum processo automático para fazer bleed a um documento. É sempre preciso contar com 3 ou 4mm a mais em cada lado. Quanto às marcas de corte não precisas de colocar. Qualquer gráfica tem um arte-finalista que se encarrega de fazer esses ajustes. Também é muito importante ter em atenção as cores (não enviar RGB's).
 
Qualquer gráfica tem um arte-finalista que se encarrega de fazer esses ajustes.

Era bom, mas não é verdade. As BOAS GRÁFICAS têm um arte finalista para esses pormenores. Eu por norma também não coloco mas já tive alguns dissabores.:) Infelizmente há por aí muitas pseudo-gráficas.

Cumps,
michael c
 
Boas

Eu sou uma dessas pessoas que pega no vosso trabalho e o prepara para impressão. Convem sempre colocar o cortante, porque assim já não há duvida de onde vai cortar. Onde trabalho, colocamos o cortante num pantone (assim não vai em nenhuma cor do trabalho) e vai "overprint", para não aparecer o cortante a branco, por não ser impresso. Quando dás um pantone para o cortante, dá-lhe mesmo esse nome para não haver nenhuma dúvida.

Para colocares as Crop Marks "automaticamente", seleciona o trabalho (sem bleed) e vai ao Filter > Create > Crop Marks. Depois, adiciona o bleed, uns 5 mm devem chegar. Tem também cuidado, para teres o trabalho afastado do cortante, no minimo 1,5 mm (isto é o que faço no meu trabalho).

Vê esta imagem.

Começei há pouco tempo e ainda estou a aprender, mas se tiveres mais dúvidas, avisa. Tenta ter calma com a senhora da gráfica, porque eu também me passo da cabeça, quando recebo trabalhos em excel e tenho de os refazer...

michael c depois de ler o teu post fiquei um bocado insultado. Se calhar, tiveste más experiências com essas pseudo-gráficas, porque nem toda a gente se está a lixar para quem faz os trabalhos. O problema é que qualquer "gato pingado" faz trabalhos. Mas por muito bonitos que sejam, vêm quase sempre, com erros básicos. Nem me estou a referir aos que têm o curso de comunicação e design, porque acredito que não ensinem lá as regras de como fazer trabalhos.
Depois o que acontece é que uma revista com o texto supostamente só a preto, vem com as cores todas e depois quem é que tem que arranjar aquilo tudo? Pois é, são os gajos da gráfica.

Também compreendo que nem todos os cursos ensinam todas as regras, porque nem no meu aprendi tudo, mas existem certos erros básicos, que vejo serem repetidos todos os dias.

Cumps,
Cartman
 
Última edição:
Enquanto receberes trabalhos em excel estás com sorte porque é um software que muita gente usa. Pior deve ser qunado recebes algo em Publisher ou outro software manhoso que ninguém usa.
É mito ou o Corel também costuma dar alguns problemas?
 
Corel dá alguns problemas, mais precisamente nos gradientes. Eu exporto os trabalhos para ArtPro e quando vêm de Corel, é quase sempre uma dor de cabeça. Também depende de como é feito o trabalho, se é aldrabado ou não.

Cumps,
Cartman
 
Boas

Eu sou uma dessas pessoas que pega no vosso trabalho e o prepara para impressão. Convem sempre colocar o cortante, porque assim já não há duvida de onde vai cortar. Onde trabalho, colocamos o cortante num pantone (assim não vai em nenhuma cor do trabalho) e vai "overprint", para não aparecer o cortante a branco, por não ser impresso. Quando dás um pantone para o cortante, dá-lhe mesmo esse nome para não haver nenhuma dúvida.

Para colocares as Crop Marks "automaticamente", seleciona o trabalho (sem bleed) e vai ao Filter > Create > Crop Marks. Depois, adiciona o bleed, uns 5 mm devem chegar. Tem também cuidado, para teres o trabalho afastado do cortante, no minimo 1,5 mm (isto é o que faço no meu trabalho).

Vê esta imagem.

Começei há pouco tempo e ainda estou a aprender, mas se tiveres mais dúvidas, avisa. Tenta ter calma com a senhora da gráfica, porque eu também me passo da cabeça, quando recebo trabalhos em excel e tenho de os refazer...


Também compreendo que nem todos os cursos ensinam todas as regras, porque nem no meu aprendi tudo, mas existem certos erros básicos, que vejo serem repetidos todos os dias.

Cumps,
Cartman

Obrigado pelas tuas dicas. Na verdade não me passei com a senhora da gráfica, porque no fundo sabia que eu própria tinha feito algo de mal, só não sabia como o fazer correcto. Cheguei a ir lá pessoalmente, para que alguém da produção me ajudasse, mas ninguém me "soube" dizer. E ela também tinha ficado de me ligar caso houvesse algum problema com o ficheiro, e como não ligou, achei que estava tudo OK. Quando voltei a ligar-lhe (já os convites, neste caso) estavam impressos é que ela me disse isso. Não achei justo, e também achei pouco profissional da parte dela. O que vale é que se nota muito pouco o problema, mas da próxima ja sei... a ver se não repito a asneira.

É porque o meu curso foi mais voltado para a área web, logo a parte gráfica e pré impressão ainda são um admirável mundo novo para mim :rolleyes:


edit: e obrigada pela imagem, de facto achava que as crop marks e o bleed eram a mesma coisa. Foi esse o meu erro...
 
Back
Topo