Templates | Impressão

Se a tal senhora te ficou de ligar caso houvesse alguma mal e não o fez, então sim, foi muito má profissional. É como o michael c disse, existem gráficas e pseudo-gráficas.

Como já tinha dito no meu post, nem todas as pessoas têm que saber as regras, e não há nenhum mal em perguntar, o problema é quando as pessoas que deviam saber, não sabem ou ensinam mal.

Já sabes, qualquer coisa, apita.

Cumps,
Cartman
 
Cartman, não tencionava ofender a "classe" das gráficas.:D Sim, infelizmente como deves saber apanha-se de tudo nas gráficas e já levei com algumas, especialmente quando comecei a trabalhar. Fizeram-me sentir burro e nunca me quiseram explicar o que estava a fazer mal. Tive de errar e aprender sozinho pois claro. Mas teria sido mais fácil se me tivessem explicado no imediato. Mas, lá está, as pseudo gráficas têm pessoas menos qualificadas e quando se chega lá o espirito é: "Tu és o artista, tu és o licenciado, se fazes bosta e não sabes tambem não te vou ensinar".:)

Eu sei o que vocês apanham porque entretanto tambem fiz amizade com algumas pessoas ligadas a gráficas e vejo diariamente o que lá se passa e já vi de tudo. Desde revistas com 15 páginas (a paginação tem de funcionar em multiplos de 4), a coisas feitas em corel onde as pessoas de uma imagem com 800x600px, que arranjaram na net, querem fazer um outdoor de 8x3m.:D Sei que não é fácil.

Mas, gostei da tua explicação. Só não percebi uma coisa, a parte do "tem cuidado para teres o cortante afastado do trabalho (pelo menos 1,5mm)". Isso significa que o cortante é maior que o trabalho propriamente dito?

Já agora, já vi muito designer fazer isto desta forma e tambem quero ir por aqui porque considero isto muito mais profissional.:D Mas, diz-me uma coisa. Enquanto arte finalista isto tem alguma utilidade para ti? A questão dos pantones e indicação de cores é importante? No fundo agarras num teste e comparas? Existe alguma técnica/opções para fazer isto automáticamente?:)

Agora que apanhei staff de gráfica disponível, vai ser massacre em perguntas.:D Obrigado desde já.

Cumps,
michael c
 
Última edição:
A questão do trabalho afastado 1,5mm do cortante, é meramente para precaver a possibilidade de o trabalho quando for ao corte, mexer um bocado e depois não aparecer nada cortado.

Quanto á imagem que apresentaste, sim dá um grande jeitão, assim sabemos logo as côres que o trabalho tem. Eu quando pego num trabalho, tenho de o analisar certos aspectos.
- Côres
- Tamanho
- Imagens (se têm qualidade para impressão)
- Textos (editáveis ou não e se trás as fontes)

Se apanhar um trabalho com a apresentação dessa imagem, penso logo "eish este trabalho deve ser do michael c". :D

Para mim os trabalhos em que gosto de trabalhar são os que trazem:
- Ficheiro com texto editável e outro em curvas (ou seja, não vai pedir as fontes).
- Imagens numa pasta ou embebidades no ficheiro
- Pasta com fontes que o trabalho utiliza
- PDF com o trabalho final

Vá mais perguntas. :P

Cumps,
Cartman
 
Última edição:
Thanks.:D Bem, entretanto descobri que o illustrator coloca isso sozinho. Basta colocar as crop marks e depois na saída do pdf escolher all marks.:) Ainda não descobri foi a forma de ele colocar isso mesmo junto às coisitas redondas mas vou explorar mais um bocado que acho que chego lá.:D

Bem, mais perguntas então.:) Falaste em imagens e fontes, mas se tiveres os PDFs precisas mesmo disso tudo? Se o PDF for direitinho (como naquela imagem) não tens apenas de abrir o PDF e preparar para fazer as tais chapas para offset? Ou enviar para digital? Outra questão que tenho. Trabalho com uma gráfica e no outro dia estive lá e eles entretanto compraram uma Xerox daquelas de fazer impressão comercial. Tipo isto. Como tenciono trabalhar bastante com eles, existe alguma diferença na preparação de um trabalho para offset versus digital? Pelo que eu percebi depois de falar com eles aquilo vai na mesma a corte depois de sair da máquina. Portanto acho que tenho na mesma de colocar as crop marks ou pelo menos os 3mm a mais.

Ah, só para complementar. Tu imprimes de onde? Do PDF ou abres o Ficheiro AI e imprimes a partir de lá? Já trabalhei com gráficas que só fazem impressão se lhes levar o ficheiro em corel.:-D Cheguei a ficar desesperado quando levava o PDF e eles me diziam que só com ficheiro corel...isto não é normal pois não?! Porque é que grande parte das gráficas trabalham só com corel? É mais simples?

Tás tramado.:D Obrigado desde já.
 
Última edição:
- Ligar Tarifa 2 - 1€ por pergunta :D

Aquelas miras redondas são para na máquina acertarem as cores, as outras não estou a ver para que servem. Não te preocupes com isso, porque não são essas que vão sair no trabalho, porque depois de fazer o plano, são colocadas outras (pelos menos comigo é assim).

Se me enviares um PDF em alta resolução, com tudo bem feito (incluindo imagens com boa resolução, texto em curvas, com as cores e tamanhos correctos), és um artista espectacular e não me importo de trabalhar contigo. :D
Irei abrir o PDF, para exportar para outro programa e fazer o plano, mas se estiver tudo nos conformes, não haverá problemas.

Eu trabalho pouco com digital, mas acho que basicamente quanto ás miras é exactamente a mesma coisa. Mesmo assim fala com eles para esclareceres melhor. Eles é que têm de ter cuidado ao enviar para lá, porque como é digital, aquilo imprime tudo e se uma pessoa não tem cuidado, até o cortante vai. Daí eu já ter dito, para darem uma côr pantone (não usada no trabalho) ao cortante e darem-lhe mesmo o nome "CORTANTE". Ahhh e não esquecer a opcção "overprint", para que não fique a branco onde está o cortante.

Como já tinha dito no ponto n.2, se o PDF vier em condições imprimo do PDF. Se tiver um CD/DVD com, PDF e ficheiros illustrator em curvas, opto por o Illustrator. Isto porque não sei se o PDF foi só feito para visualização ou mesmo para impressão.

----- Edit -----
Eu não acho que o Corel seja mais fácil, aliás sempre que venha um ficheiro em Corel, é logo convertido para outro programa, porque sinceramente ninguem gosta de trabalho com aquilo. Se calhar, grande parte das gráficas usa o Corel, porque deve ser mais barato que outros programas.

Cumps,
Cartman
 
Última edição:
Depende de como os pdf's são feitos, se fazes um pdf de um trabalho em que as fontes não tivessem sido convertidas em curvas, ao mandares para o rip da máquina de gravação de chapas pode-se dar o problema de não aparecer os textos. No meu caso como tb trabalho na pré-impressão, importo os ficheiros para o illustrator e confimo isso tudo (fontes,imagens,cores) para não acontecer nenhum disabor no trabalho final. Em relção à pergunta da xerox o acabamento feito é igual ao offset pois irá tb á parte de corte, logo tens k deixar as crop marks para segurança. deverás utilizar sempre para esse tipo de trabalho as configuração cmyk (digital com para offset), numca o rgb pois irá acontecer um disvirtuamento da cor final em relação ao teu trabalho, o rgb é so para vizualização de imagens e impressões domesticas. Em relação ao corel, existe gráficas que trabalham com o corel por ser um software de mais facil aprendisagem, mas tambem por conseguir abrir a maioria dos ficheiros de outros programas, mas atenção não é um software muito fiavel pois tem alguns "bugs" a nivel interno. O aconselhável é mesmo o ilustrator.
 
1€ é muito, vais ficar rico assim.:D Quando dizes as miras redondas para acertar cores estás a falar das dos cantos? Ou das outras quatro mais pequenas? Pronto, se um dia te enviar um trabalho vai ser assim para não haver cá coisas.:D

Vá, mais esta e não te chateio mais...por hoje.:) Isto vai ser uma daquelas estúpidas mas pronto, ainda não pude ver como eles fazem isto lá na gráfica. Quando o trabalho vai à guilhotina como é que vocês cortam isto? Isto é, se vocês cortam primeiro num dos lados verticais perdem a guia desse lado para vos orientar no corte horizontal...ou não?!

Obrigado mais uma vez. Espero que não te arrependas de teres dito que te podiam questionar.:D Obrigado também pelas dicas cyber. Realmente essa do RGB para digital era também uma das dúvidas que tinha. Afinal mantém-se em CMYK tal como para offset. Ainda bem que esclareceste isso, obrigado.

Cumps,
michael c
 
Última edição:
Se não me engano. esses quadrados é para verem a % das cores. Eu estou a falar daqueles circulos com uma cruz no meio (estão a meio da página tanto na horizontal, como na vertical) e 2 em cada canto. Uma dessas miras está cá embaixo, ao pé de onde diz Pantone 646C.

Isso da guilhotina é já mais complicado, porque não trabalho com isso. Já vi trabalharem com aquilo e penso que eles cortam de um lado (vendo por as crop marks) e depois encostam á máquina. Depois inserem lá num monitor o tamanho do trabalho (horizontal ou vertical), aquilo ajusta á lamina e depois é "só" cortar.

Pois, lá por ser um trabalho em digital, não quer dizer que possa ir em RGB. Tens de ter cuidado com isso.

Claro que não me arrependo por ter dito que podias fazer perguntas. Está á vontade de perguntares o que quiseres. :)

Cumps,
Cartman
 
Última edição:
Obrigado mais uma vez Cartman.:) Acho que para já é tudo.:D Realmente essas miras de que falas ainda não consegui descobrir para que servem tambem, mas lá devem ter alguma utilidade. De qualquer forma obrigado pelas dicas. Sempre a aprender nesta área.:D

Cumps,
michael c
 
As miras k se referem servem para a máquina fazer o alinhamento (horizontal/vertical)das cortes na impressão, ela vai ''ler'' as miras alinha a chapa de offset ao papel e só depois é k imprime (As offset não imprimem logo as cores todas de uma só vez, o papel passa por os ''corpos'' da máquina em k cada um tem uma cor especifica por isso é k se trabalha com cmyk. Na primeira passagem imprime o ciano depois o magenta/ amarelo e por fim o preto, por isso é k em cada passagem a máquina vai ler as miras para fazer o acerto das cores. As barras a preto serve para a máquina de offset calibrar as densidades de cor a atribuir á impressão. Normalmante são barras de 10 em 10% até 100%.
 
Última edição:
cyber_x essas miras já sabia, mas agora as outras redondas, servem para quê?

Agora é a minha vez de fazer uma pergunta, hehehe.

Vocês trabalham com o InDesign? Se sim, é fácil de mexer com aquilo? É que em todos os anuncios de emprego, 99% das vezes, pedem que uma pessoa saiba mexer nesse programa. As empresas que andam á procura de trabalhadores, pedem sempre que uma pessoa saiba trabalhar numa quantidade enorme de programas de artes gráficas e algumas também querem que tenha-mos conhecimentos Web...

Acho que se anda a pedir muitas qualificações para "nada" e ainda por cima, devem pagar mal...

Cumps,
Cartman
 
Última edição:
cyber x, obrigado pela informação. Também não cheguei a perceber se era das redondas que estavas a falar. De qualquer forma uma vez que as outras guias é que servem para corte não estou mesmo a ver para que sejam as miras redondas. E se servem para algum coisa, como posicionar o trabalho relativamente às guias? Se puderes esclarecer isto eu agradeço.:D

Cartman, mexer em InDesign é relativamente simples, é um programa de paginação que se estiveres habituado a interface da adobe é acessivel. Eu pessoalmente gosto bastante daquilo. De facto, em relação aos anuncios, o que eu vejo é cada vez mais exigência e menores salários. Eu felizmente desde sempre que vou trabalhando em tudo, ou seja, com a Master Collection da Adobe. Trabalhando do design gráfico, à web e ao vídeo/fotografia.

Mas vejo anuncios verdadeiramente fantásticos que pedem Design Gráfico, Webdesign, Video, 3D e programação web...e como salário oferecem um fantástico pack de ajudas de custo a recibo verde.:-D:D O mercado de trabalho nesta área está simplesmente à deriva.:)

Cumps,
michael c
 
Para paginações sempre usei o FreeHand, só agora é que me estou a converter ao inDesign.
Não me parece um programa complicado, a única coisa que me aborrece mesmo é ter de usar 2 porgramas distintos com um objectivo (illustrator + inDesign) e o FreeHand fazia tudo.

Deixo aqui a todos o link para um site muito útil para quem quiser descobrir mais sobre as artes gráficas e em português. LINK

Na secção de downloads tem um pdf que ensina a criar ficheiro post script a partir do inDesign.


cyber_x essas miras já sabia, mas agora as outras redondas, servem para quê?

Agora é a minha vez de fazer uma pergunta, hehehe.

Vocês trabalham com o InDesign? Se sim, é fácil de mexer com aquilo? É que em todos os anuncios de emprego, 99% das vezes, pedem que uma pessoa saiba mexer nesse programa. As empresas que andam á procura de trabalhadores, pedem sempre que uma pessoa saiba trabalhar numa quantidade enorme de programas de artes gráficas e algumas também querem que tenha-mos conhecimentos Web...

Acho que se anda a pedir muitas qualificações para "nada" e ainda por cima, devem pagar mal...

Cumps,
Cartman
 
Back
Topo