Temporizador para cilindro

insyspower

Power Member
Boas Pessoal,
Estou a Gastar muita energia com o cilindro que tem 80 Litros e 1500 Watt (Tipo B 220V, Videira dos antigos)(tarifa simples).
Tem estado ligado 24h/dia, demora mais de 1 hora a aquecer a agua, proponho que seja ligado 1h30 antes de acordar portanto ás 7:30 acho que está bom, depois desliga ás 9:30, que temporizadores recomendam algo barato 20€ (ou menos) que desligue e ligue o cilindro ás horas indicadas?, se mostrar temperaturas ou vier com extras melhor ainda, mas é opcional.
Também precisava de um temporizador para aquecedor de toalhas (não sei se 1 temporizador serve para ambos ou se preciso de dois temporizadores).
 
O temporizador não te vai ajudar muito se não tens bihorario.

O cilindei se for bom (bem isolado) perde muito pouco, e pouco ou nada liga a resistência quando está "parado".

Se tens perdas gastas mais ao ligar porque vai estar a 100% devido a baixa temperatura.

Vê o estado da resistência, especialmente se nunca a mudaste.
Vê também se tens uma válvula thermostatica a saída do cilindro.
 
Vai ajudar sim, porque passa de 24h ligado para 2h por dia, acho que é diferença drástica, vai se notar muito na fatura.
Não me parece que seja um cilinbro bem isolado até porque é antigo.
Gasto mais ao ligar mas só está ligado durante 2h ao invés de 24h sem ser necessário, eu não uso agua quente para mais nada.
O Contactor thermostatico está a 40º, a resistencia só vejo a ponta e parece bem, mas como é antiga pode ter ferrugem/sujidade.
Válvula thermostatica não sei se tenho até porque não conheço isso.

 
Encontrei o WIRE TPLINK WIFI SMART PLUG P100 a 12€.
Também precisava de um temporizador para aquecedor de toalhas (não sei se 1 temporizador serve para ambos ou se preciso de dois temporizadores).
P100 tem corrente máxima 10A, não sei se é suficiente para o cilindro 1500W + aquecedor de toalhas 100W (podem ligar e desligar ao mesmo tempo).
De acordo com os cálculos dá 7A portanto acho que deve chegar, acho pouco o aquecedor de toalhas ter só 100W, pensava que tinha 1000W.
Também não sei qual é a Amperagem do Termoacumulador.
 
Última edição:
Com a água gelada demorou quase 2h a aquecer a água, acho que consumiu 3KWh (ou 1500W por hora). Ou seja foram 50 centimos só em 2h. O consumo tirei do contador.
 
esse modelo é de cobre com isolamento de lã de rocha(+-1cm) e ja deve de ter alguma humidade no isolamento....
caso melhores o isolamento do cilindro vais notar uma diferença bem maior do que a colocar relogio.... (minha opinião)
o meu cilindro é vulcano 120L 2000W 8,8A (Medido com pinça) e a grande diferença é que tem 5cm de isolamento em poliuretano
como já aqui foi dito o aquecimento do cilindro vai ser sempre para compensar (X) de graus em falta
quantos mais(X) tiver de compensar de seguida menos eficiente vai ser...

o cilndro não me choca nada nos consumos de 24H sob 24...
Agora a placa e o fogão que tambem tenho electricos ai sim há diferença...
e se ai juntar um aquecedor....
a EDP chama-lhe um FIGO!!
:bounce:
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo