1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Temporizador para termoacumulador

Discussão em 'Electrónica' iniciada por FilipeAmadeuO, 28 de Setembro de 2008. (Respostas: 19; Visualizações: 7430)

1. FilipeAmadeuO

FilipeAmadeuO Power Member

Caros colegas

Em casa uso um vulgo termoacumulador para aquecer a água de banhos e antigamente tinha-o sempre ligado. A questão é que isso me custava cerca de 20€/mês em electricidade.

Agora tenho ligado directamente ao quadro eléctrico e apenas o ligo cerca de 1 hora antes de tomar banho. Mas o problema é que por vezes esqueço-me em o desligar.

Sendo assim pretendia um temporizador com duas possibilidades:
    - Sistema que desligue automaticamente ao fim de X minutos após a ligação manual
    - Programar para ligar e desligar a X horas de forma automática

Alguém sabe onde consigo arranjar um tenporizador deste tipo ?

Obrigado pela ajuda

2. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

isso dá para ligar à tomada certo? se der podes usar uma coisa deste género:

é um temporizador. escolhes a hora a que queres que ligue e desligue e os dias da semana que queres. pelo menos os que eu tenho são assim. em minha casa eles servem para ligar/desligar os aquecedores, que como acumulam o calor (pedras vulcanicas) nao precisam de estar o dia todo ligados :)

Cumps

3. FilipeAmadeuO

Era uma coisa desse tipo que queria, mas precisava de um que desse para activar á distância (tipo relé) e que desse para definir tipo ligar durante 60min e depois desligava sozinho.

4. norim_13

essa de ligar à distância n percebi... exemplifica pf. quanto a ligar 60min fazes assim:

imagina que tomas banho todos os dias às 21h. chegas ao temporizador programas para ligar todos os dias às 20h e desligar às 21.10h por exemplo. assim só gastas energia durante 1.10h por dia. e até dá para criar um programa difrente para vários dias da semana.
    podes criar um diferente para cada dia. um para a semana e outro para fim-de-semana, etc.

mais alguma duvida, apita :)

Cumps

5. FilipeAmadeuO

Eu percebo a tua ideia. Mas dessa forma os programas estão sempre definidos.

Mas imagina que num feriado quero tomar banho de manha. Queria ter a possibilidade de ligar o temporizador durante 1 hora e depois o mesmo desligar.
    O ideal era o temporizador além de programas para definir, também permitir temporizar manualmente.

6. norim_13

já percebi mais ou menos...

solução: os temporizadores que eu tenho tb dão para funcionar em manual. tem lá um botão: "on/off" que liga/desliga a corrente. depois de ligares e desligares nao te podes é esquecer de colocar em auto novamente

Cumps ;)

7. FilipeAmadeuO

Pois... Mas eu queria é que tivesse botão de On temporizado. Tipo 60 minutos....

8. norim_13

és mesmo esquisito! (just kiding :)) isso já é mais complicado. já nao te sei responder.

Cumps

9. GoDNesS

GoDNesS Power Member

ou atao tentas com aquelas tomadas via rádio ligas e desligas á distancia de um click :D

10. norim_13

mas isso nao fazia o que ele queria...

11. CAVACASS

CAVACASS What is folding?

algo deste género satisfazia-te não era???:

12. norim_13

acho que esse é igual ao que apresentei só que é analogico.

Cumps

13. pr0p

pr0p Power Member

Este tipo de equipamento tb permite ver o consumo em watts?

14. digital_jesus

digital_jesus I fold therefore I AM

Boas. PÕe despertador ou lembrete no teu telemóvel e tá resolvida a coisa.Se não te lembrares de por o alarme no telemvel,´põe alarme no do teu amigo para ele te lembrar :)

15. norim_13

os que eu tenho não dao para fazer isso ;)

Cumps

16. PDI

PDI Power Member

Existem uns reles de atraso a desoperação que depois de ligado e desligado permanece activo durante um tempo pré determinado e depois desliga-se.
    Só para saberem que também a com atraso a operação que só activa após x tempo depois de ligado.

17. FilipeAmadeuO

Sabes onde posso arranjar informação sobre isso ?

18. PDI

PDI Power Member

qualquer casa especializada em material eléctrico e de preferência industrial.

19. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Para o que pretendes, existem programadores mecânicos e digitais/2. E ainda tens as tomadas inteligentes (por bluetooth/wifi). tudo depende do orçamento.
    Sabes a potência do termoacumulador?

20. PDI

PDI Power Member

Eu sei que esta imagem é antiga, mas o tópico também.

Partilhar esta Página