Tempos de arranque

RFPA

Power Member
Estava aqui a pensar que tenho uma máquina a demorar 2minutos a arrancar e a pensar "será que existe mais alguém nesta situação"? :P

Por isso, sugiro que se faça algo semelhante aos 0-100 km/h. Para isso deve-se cronometrar o tempo desde que se liga o computador no botão até que o desktop fique operacional e o disco deixe de ler.

Sugiro mencionar qual o processador que se utiliza, a memória e a velocidade, o disco e velocidade, e o OS e versão. Se houver mais alguma sugestão, ela será bem vinda.

--Pc antigo:

k7 500Mhz
256mb de ram pc133
samsung 13.7Gb (presumo que seja 5400rpm..)
Xubuntu 7.10 com todos os updates realizados

Tempo fantástico, incluindo digitar username e pass, 2min e 2 segundos.:cool:

Acho que iremos obter dados interessantes. :)

--No meu laptop Toshiba

Core2 Duo T5300 1.73Mhz
2GB ddr2 667Mhz
120Gb 5400rpm
Ubuntu 7.10 com Gnome com todos os updates

Tendo em conta que o ecrã da Toshiba fica pendurado durante cerca de 10seg, consegui o tempo de 1m23s, incluindo a digitação de utilizador e pass.

--Outro desktop aqui de casa

Amd 2000+
512mb ram (não sei qual a velocidade)
80Gb 7200rpm
Ubuntu com Gnome com todos os updates (tem dual boot com Windows xp)

1m27s, incluindo escolha de OS e digitação de username e pass.
 
Última edição:
P4 3.06Ghz
1GB RAM
Samsung 40GB 4200rpm
ArchLinux Voodoo
Gnome

Tempo até ao desktop (com login automático) -- 26 segundos.

Ps: como passei para os Mac (Macbook) este pc está a fazer de servidor.
 
Boas! O meu demorou 1min e 18 segundos desde que liguei o laptop até ficar funcional. Ia-me atrapalhando todo para não perder tempo a pôr o username e a pass... :p

Portátil - ASUS A6VA


Processador: Intel Pentium M 740 - 1.733MHz
Memória Ram: 1024MB DDR2 - 533MHz
Disco Rígido : 80GB - Não sei a velocidade

OS: Ubuntu 7.10
 
P3 650MHZ A 868mhz
384MB sdram PC133 CAS2
IBM IDE 40GB 7200rpm
Xubuntu hardy heron alpha
Xfce
Ja agora o disco esta todo encriptado(n~ao sei se ´e importante ou n~ao)

Tempo desde o inicio do boot do kernel ate aparecer o ecran de login 26S(com kernel compilado e optimizado)(sem kernel compilado demora prai 50S ou proximo):
EDIT:consegui baixar de 37s para 28s e de 28 para 26.
 
Última edição:
A informação do Hardware está no "My System"
Debian 4.1 AMD64 c/ kernel dos repos - ou seja, com a tralha toda.
Um ou outro serviço desligado.
Fluxbox + Xorg.

37 segundos até conseguir abrir o menu do fluxbox e tendo a carregar para alem do fluxbox, o conky e o xfce4-terminal. Tenho SS a comprovar :D
O meu objectivo é conseguir 25 segundos (se possivel, 20) depois de andar a escarafunchar isto ao máximo. Ainda não tive disponibilidade mental para isto.
 
ruimoura, excelente resultado! 26s é muito bom! Primeiro lugar!

Quantum_Kira, o resultado com o teu portátil é melhor do que aquele que consegui no meu, apesar do teu processador não ser core2duo e ter 1gb de ram..Interessante.

esquiso em 2º lugar com o Fluxbox. :)

<-- My System

Ubuntu 7.10

40seg até ao login;
1m05seg até estar tudo carregado.

Esse tempo é no portátil, não é? É um bom tempo! Melhor do que aquele que consegui no meu..
 
Última edição pelo moderador:
Aqui, com um intel core 2 duo T7500, 2*1Gb ram DDRII 667Mhz, disco de 5400rpm + Ubuntu 7.10, com o compiz a funcionar, demorou 70 segundos até ficar completamente operacional
:wink:
 
ruimoura, excelente resultado! 26s é muito bom! Primeiro lugar!

Como não está a servir de desktop mas de servidor tenho montes de coisas desligadas, mas o Arch por si só é muito rápido :) ... Se meter sem X (modo de texto) entra (contando com o tempo para inserir username e pass) em 11 segundos :)
 
epah o meu, nem demora assim tanto como eh q voces andam a ter esses valores elevados ? o meu Pentium 4 3.00 Ghz, com 1 GB de RAM DDR400, demora cerca de 25 segundos em gnome e é pq desde que tenho o meu monitor 19" Wide ficou mais lento a carregar... em windows faz 30 segundos tambem, é é pq tenho o menu do boot OS para windows e linux... ;)

a MB eh tao rapida que quando ligo o PC a imagem quando aparece no monitor (que eh quase isntantaneo) ja passou o POST e ja so aparece para escolher o SO...para entrar na bios tenho q ter um dedo no botao de ligar do pc e ao mesmo tempo tar constantemente a fazer DELETE senao perco logo a "janela" loool

tenho q experimentar no portatil mas ainda n cosnegui instala lo
 
Lol esta medição é muito surrealista, várias distribuições diferentes, cada um carrega o seu tipo de pacotes, uns podem ter serviços que outros não, uns podem ter bases de dados a inicializar outros não, uns podem ter apache outros nao e por ai adiante....
 
Saudades do meu debian ...

O meu ubuntu (instalei para experimentar umas coisas) demora 1:00 a arrancar tudo.

Asus m3n
Centrino 1.6
1gb de ram

Mais duas semanas e volto ao "meu" debian.
 
Lol esta medição é muito surrealista, várias distribuições diferentes, cada um carrega o seu tipo de pacotes, uns podem ter serviços que outros não, uns podem ter bases de dados a inicializar outros não, uns podem ter apache outros nao e por ai adiante....


lol mas tu pensas que isto é o TopGear? lol Obviamente que é difícil obter conclusões firmes mas dá para ter uma ideia..Já consegui perceber que há coisas estranhas aqui...lol O meu portátil fica nos últimos lugares..:o
 
lol mas tu pensas que isto é o TopGear? lol Obviamente que é difícil obter conclusões firmes mas dá para ter uma ideia..Já consegui perceber que há coisas estranhas aqui...lol O meu portátil fica nos últimos lugares..:o

Pá, no meu, quando tinha Ubuntu 7.10, o tempo (com login automático) até ao desktop era de cerca de 50 segundos, e com o Fedora 8 cerca de 70 segundos, por isso o teu não está assim tão mau, dependendo das coisas que tens a carregar no início ... De qq modo no teu tempo do laptop acho que alguma coisa deve estar a atrasar o processo, porque é bem mais potente que o meu e demora bem mais (meio minuto).
 
Porque estão a contar desde que se carrega no botão para ligar até estar tudo carregado?

Não era melhor desde que o bootloader começa a arrancar o linux até aparecer o ecrã de login?
 
não não penso que seja o TOP GEAR, apenas não é o método correcto de medir velocidades.

Primeiro não se deve medir a partir do momento em que se carrega no botão, a parte do POST do BIOS não deve entrar na medição por vários motivos.

Segundo se eu tiver Apache, MySQL, postGreSQL, NTP, SSH, e outras mais aplicações a arrancar, posso ter um Core 2 Dua a 10GHZ que vai demorar mais tempo a arrancar que um outro jovem qualquer que tenha o mesmo sistema operativo mas só com o XFCE instalado...capiche

Existe outras maneiras um "Pouco" mais fiáveis de se medir :) apenas os meus 2 cêntimos
 
Back
Topo