Problema Temps altas no PC

Askyy

Power Member
Boa tarde.
Venho mais uma vez vos pedir uma ajuda.

Está a chegar o Verão e o meu pc já se está a ressentir.
Depois de o PC ficar ligado alguns minutos, este faz um barulho tipo 'shhhhhhh' e a partir daí começa a ficar mais lento. Penso que o barulho vem do cooler do CPU.
Vou vos dar um exemplo de quando estou a jogar 1.6:
Antes do dito «barulho» - 100 FPS
Durante e depois - 20/30 FPS.

Deixo agora as temps registadas pelo SpeedFan:





Será que a quebra de FPS pode ter a ver com as temps?
É que no Inverno, o PC não faz este barulho.
 
Última edição:
eu tab tenho o P4 que dava 70º mas limpei o po e baxou pos 50 tira o cooler e faz uma limpeza do pó

Sim já fiz isso, mas só baixou para 70º. Ainda ontem à noite, estava a 88º.
E na minha caixa também só tenho o cooler, não tenho nenhuma mais nenhuma ventoinha.
De resto, se comprar um cooler de jeito, será que ele baixa para os 50º?
 
supostamente sim.

mas entretanto para desenrascar podes sempre abrir a caixa de lado e metes uma ventoinha dakelas de sala apontada para o computador.
 
Também já tenho aberta a caixa.
Só me falta a ventoinha.

Mas estas temps podem causar a queda de FPS?

Podem. A essas temperaturas, o processador passa a trabalhar a uma velocidade inferior, para se auto-proteger. Podes ler algo sobre isso aqui, por exemplo.

Já tive o mesmo problema no meu P4 Prescott. Um cooler decente, uma boa ventoinha na caixa e deixei de ter problemas. Além disso, ficou muito mais silencioso... e os meus ouvidos agradecem...
 
Podem. A essas temperaturas, o processador passa a trabalhar a uma velocidade inferior, para se auto-proteger. Podes ler algo sobre isso aqui, por exemplo.

Já tive o mesmo problema no meu P4 Prescott. Um cooler decente, uma boa ventoinha na caixa e deixei de ter problemas. Além disso, ficou muito mais silencioso... e os meus ouvidos agradecem...

Muito obrigado pela explicação.
Não pretendo gastar mais de 40€ no conjunto. Este que me indicaste é bom?

PS: Realmente isto faz um barulho do catano. Mas já são 4/5 anos e uma pessoa habitua-se.
 
O teu sistema é o do My System? Se sim, o processador é parecido com o meu.
E esse conjunto foi muito eficaz!

Só para teres uma ideia, cheguei a ter temperaturas superiores a 80ºC no processador a fazer conversão de vídeo.
Agora não passa dos 47ºC, e consegue fazer a conversão ao dobro da velocidade (pois o CPU não "desacelera" com o calor).

Mais informação acerca dos CPU's da Intel e do calor podes encontrar aqui: Thermal Throttling.

Olha que a ventoinha foi essa de 80mm porque era a que cabia na minha caixa (é apertadita, coitada...).
Pu-la na traseira da caixa a fazer outtake e resultou lindamente.
E a minha gráfica tem cooler passivo e tudo... :)

Qual é a tua caixa?
Tens que ver na furação da caixa que ventoinha podes lá montar. Quanto maior, melhor, pois geralmente as ventoinhas maiores são mais silenciosas e têm um fluxo de ar maior.
Ah, e se puderes montar uma segunda ventoinha na dianteira da caixa a fazer intake, ainda melhor. Vê se a tua caixa o permite.
 
Última edição:
Sim é esse o meu pc.
Só dá para uma ventoinha e isto não parece ser muito grande, por isso deve ser uma de 80.
Queria era que isto arrefecesse, para poder jogar e navegar um pouco com ele.
O da gráfica também acho que é passivo.

PS: o meu cpu é 478.
 
Desliga o VSYnc nas opçoes da placa grafica, também ajuda...pois p4 é uma aquecedor autentico... tenta fazer modding pode ser que ajude:
Podes experimentar fazer um buraco na placa lateral da board circular do tamanho do cooler e depois ou podes colocar ai uma ventoinha...ou arranjas uma especie de tubo tipo um copo de plastico, pintas e tal...

Ver se percebes a ideia: É imitar isto:

airduct.png

airduct1.png


Não deve ajudar muittooooo mas e capaz de melhorar...

A minha nova caixa tem isto e até que não é mau de todo..

Cmpts
 
PS: Realmente isto faz um barulho do catano. Mas já são 4/5 anos e uma pessoa habitua-se.

porra o meu paracia que ia levantar voo com a caixa fechada e enfiado neste movel a vetoinha dava os 4.9 e os 5.1 mas agora nao passa dos 3.1 so vai aos 3.4 kuando to a jogar
 
Sim é esse o meu pc.
Só dá para uma ventoinha e isto não parece ser muito grande, por isso deve ser uma de 80.
Queria era que isto arrefecesse, para poder jogar e navegar um pouco com ele.
O da gráfica também acho que é passivo.

PS: o meu cpu é 478.

Para socket 478, tens este cooler. É mais barato, porém não é tão eficiente.
Mas deve fazer bem o serviço.
 
e estes que acham: http://www.*****.pt/#?p=ProdDetailRef&ProdRef=SCKTN-3000
http://www.*****.pt/#?p=ProdDetailRef&ProdRef=CNPS7000C-CU
 
Última edição:
e estes que acham: http://www.*****.pt/#?p=ProdDetailRef&ProdRef=SCKTN-3000
http://www.*****.pt/#?p=ProdDetailRef&ProdRef=CNPS7000C-CU


Ele bom aspecto tem, agora nunca o vi em acção...

@oversaturn
Esse Artic Cooling Freezer 7 Pro, é bom? Aconselharias para o meu sistema?
 
Tenho um Freezer 7 Pro no meu P4. Em idle ronda os 55ºC, em load ronda os 65ºC. Se calhar podia ser mais eficiente, mas não fui eu que o instalei, nem tenho paciência para o tirar e repor massa termica. Em relação ao stock cooler no que toca a ruído nem se compara. Não passa das 2.7k rpm aqui, e mesmo assim é so um barulho de fundo.
 
e estes que acham: http://www.*****.pt/#?p=ProdDetailRef&ProdRef=SCKTN-3000
http://www.*****.pt/#?p=ProdDetailRef&ProdRef=CNPS7000C-CU

Desses dois, penso que o Scyte será mais eficaz... tem uma estrutura com heatpipes, que costuma resultar bem. Acho que seria a minha escolha. Mas confesso que nunca os vi a funcionar.

...

Esse Artic Cooling Freezer 7 Pro, é bom? Aconselharias para o meu sistema?

Depende. É um excelente cooler para o preço que custa. Simplesmente o melhor cooler que podes encontrar abaixo dos €25,00 - €30,00. Se duvidas da qualidade deste cooler, vê este comparativo... já tem uns anitos, mas dá para ter uma bela ideia do desempenho do bicho! E testado num QuadCore!

No entanto, apenas aconselharia para o teu sistema se tiveres um orçamento apertado e não fizeres overclock. Caso faças overclock, ou tiveres maior disponibilidade financeira, existem melhores opções.

Como por exemplo o Noctua NH-U12P. Custa cerca de €55,00 mas vale bem a pena. Tens uma análise desse cooler aqui mesmo na Zwame. E este seria o cooler ideal para o teu sistema, na minha opinião.

Tenho um Freezer 7 Pro no meu P4. Em idle ronda os 55ºC, em load ronda os 65ºC. Se calhar podia ser mais eficiente, mas não fui eu que o instalei, nem tenho paciência para o tirar e repor massa termica. Em relação ao stock cooler no que toca a ruído nem se compara. Não passa das 2.7k rpm aqui, e mesmo assim é so um barulho de fundo.

Mais um... junta-te ao clube! :)

Por aqui, o meu CPU nunca ultrapassa os 47-51ºC em load... Muito bom, se tomarmos em consideração que chegou a andar a 80 e tal graus (com o stock cooler e muito pó à mistura).
Quanto à massa térmica, usei a que vinha com o cooler... :P

Essas temps não serão perigosas, mas poderiam ser melhores. Se não queres mudar a pasta térmica, tenta melhorar o airflow da caixa, adicionar uma ventoinha na mesma ou simplesmente limpar o pó que porventura tenhas acumulado dentro da caixa... :P
 
Última edição:
Depende. É um excelente cooler para o preço que custa. Simplesmente o melhor cooler que podes encontrar abaixo dos €25,00 - €30,00. Se duvidas da qualidade deste cooler, vê este comparativo... já tem uns anitos, mas dá para ter uma bela ideia do desempenho do bicho! E testado num QuadCore!

No entanto, apenas aconselharia para o teu sistema se tiveres um orçamento apertado e não fizeres overclock. Caso faças overclock, ou tiveres maior disponibilidade financeira, existem melhores opções.

Como por exemplo o Noctua NH-U12P. Custa cerca de €55,00 mas vale bem a pena. Tens uma análise desse cooler aqui mesmo na Zwame. E este seria o cooler ideal para o teu sistema, na minha opinião.

Respondes exactamente à minha questão ;) . Eu não tenciono overclockar (caso overclocke - o que duvido - não passará dos 3.0). Tenho recomendado muito esse Noctua e já comentei essa review.
Um colega meu tem um e tem um desempenho BRUTAL.

Obrigado :p
 
Amigo ja tive o mesmo problema que tu mas eu fui burro tipo limpei o pó tirei o cooler e nao meti massa termica nova depois aquilo so dava breaks no jogo meti massa isto a 1 ano..

As temps ainda agora rodam +/- entre 50 load e a puxar 66º.

O que me aconteceu a pouco tempo foi isto vieram uns dias de calor e tal o p4 tava a 60º e a bord quase a 50º desmontei o pc e montei tudo de novo mas nao retirei o cooler agora a bord roda os 38º isto devido só a uma unica limpesa..

Na minha opiniao acho que é falta de massa termica no cpu.. o socket de origem chega e sobra! basta ter 1 pouco de massa termica...
 
Última edição:
Back
Topo