1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema Temps altas no PC

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Askyy, 17 de Junho de 2009. (Respostas: 27; Visualizações: 1403)

1. Askyy

Askyy Power Member

Boa tarde.
    Venho mais uma vez vos pedir uma ajuda.

Está a chegar o Verão e o meu pc já se está a ressentir.
    Depois de o PC ficar ligado alguns minutos, este faz um barulho tipo 'shhhhhhh' e a partir daí começa a ficar mais lento. Penso que o barulho vem do cooler do CPU.
    Vou vos dar um exemplo de quando estou a jogar 1.6:
    Antes do dito «barulho» - 100 FPS
    Durante e depois - 20/30 FPS.

Deixo agora as temps registadas pelo SpeedFan:

Será que a quebra de FPS pode ter a ver com as temps?
    É que no Inverno, o PC não faz este barulho.

Última edição: 17 de Junho de 2009
  2. j-m-m-n

j-m-m-n 1st Folding then Sex

eu tab tenho o P4 que dava 70º mas limpei o po e baxou pos 50 tira o cooler e faz uma limpeza do pó

3. Askyy

Askyy Power Member

Sim já fiz isso, mas só baixou para 70º. Ainda ontem à noite, estava a 88º.
    E na minha caixa também só tenho o cooler, não tenho nenhuma mais nenhuma ventoinha.
    De resto, se comprar um cooler de jeito, será que ele baixa para os 50º?

4. MaNuS

MaNuS Power Member

supostamente sim.

mas entretanto para desenrascar podes sempre abrir a caixa de lado e metes uma ventoinha dakelas de sala apontada para o computador.

5. Askyy

Askyy Power Member

Também já tenho aberta a caixa.
    Só me falta a ventoinha.

Mas estas temps podem causar a queda de FPS?

6. oversaturn

oversaturn Power Member

Podem. A essas temperaturas, o processador passa a trabalhar a uma velocidade inferior, para se auto-proteger. Podes ler algo sobre isso aqui, por exemplo.

Já tive o mesmo problema no meu P4 Prescott. Um cooler decente, uma boa ventoinha na caixa e deixei de ter problemas. Além disso, ficou muito mais silencioso... e os meus ouvidos agradecem...

7. Askyy

Askyy Power Member

Muito obrigado pela explicação.
    Não pretendo gastar mais de 40€ no conjunto. Este que me indicaste é bom?

PS: Realmente isto faz um barulho do catano. Mas já são 4/5 anos e uma pessoa habitua-se.

8. oversaturn

oversaturn Power Member

O teu sistema é o do My System? Se sim, o processador é parecido com o meu.
    E esse conjunto foi muito eficaz!

Só para teres uma ideia, cheguei a ter temperaturas superiores a 80ºC no processador a fazer conversão de vídeo.
    Agora não passa dos 47ºC, e consegue fazer a conversão ao dobro da velocidade (pois o CPU não "desacelera" com o calor).

Mais informação acerca dos CPU's da Intel e do calor podes encontrar aqui: Thermal Throttling.

Olha que a ventoinha foi essa de 80mm porque era a que cabia na minha caixa (é apertadita, coitada...).
    Pu-la na traseira da caixa a fazer outtake e resultou lindamente.
    E a minha gráfica tem cooler passivo e tudo... :)

Qual é a tua caixa?
    Tens que ver na furação da caixa que ventoinha podes lá montar. Quanto maior, melhor, pois geralmente as ventoinhas maiores são mais silenciosas e têm um fluxo de ar maior.
    Ah, e se puderes montar uma segunda ventoinha na dianteira da caixa a fazer intake, ainda melhor. Vê se a tua caixa o permite.

9. Askyy

Askyy Power Member

Sim é esse o meu pc.
    Só dá para uma ventoinha e isto não parece ser muito grande, por isso deve ser uma de 80.
    Queria era que isto arrefecesse, para poder jogar e navegar um pouco com ele.
    O da gráfica também acho que é passivo.

PS: o meu cpu é 478.

10. UniMariachi

UniMariachi Power Member

Desliga o VSYnc nas opçoes da placa grafica, também ajuda...pois p4 é uma aquecedor autentico... tenta fazer modding pode ser que ajude:
    Podes experimentar fazer um buraco na placa lateral da board circular do tamanho do cooler e depois ou podes colocar ai uma ventoinha...ou arranjas uma especie de tubo tipo um copo de plastico, pintas e tal...

Ver se percebes a ideia: É imitar isto:

Não deve ajudar muittooooo mas e capaz de melhorar...

A minha nova caixa tem isto e até que não é mau de todo..

Cmpts

11. j-m-m-n

j-m-m-n 1st Folding then Sex

porra o meu paracia que ia levantar voo com a caixa fechada e enfiado neste movel a vetoinha dava os 4.9 e os 5.1 mas agora nao passa dos 3.1 so vai aos 3.4 kuando to a jogar

12. oversaturn

oversaturn Power Member

Para socket 478, tens este cooler. É mais barato, porém não é tão eficiente.
    Mas deve fazer bem o serviço.

13. canano

canano Power Member

14. nunovski

nunovski I'm cool cuz I Fold

Tenho um Freezer 7 Pro no meu P4. Em idle ronda os 55ºC, em load ronda os 65ºC. Se calhar podia ser mais eficiente, mas não fui eu que o instalei, nem tenho paciência para o tirar e repor massa termica. Em relação ao stock cooler no que toca a ruído nem se compara. Não passa das 2.7k rpm aqui, e mesmo assim é so um barulho de fundo.

15. oversaturn

oversaturn Power Member

Desses dois, penso que o Scyte será mais eficaz... tem uma estrutura com heatpipes, que costuma resultar bem. Acho que seria a minha escolha. Mas confesso que nunca os vi a funcionar.

Depende. É um excelente cooler para o preço que custa. Simplesmente o melhor cooler que podes encontrar abaixo dos €25,00 - €30,00. Se duvidas da qualidade deste cooler, vê este comparativo... já tem uns anitos, mas dá para ter uma bela ideia do desempenho do bicho! E testado num QuadCore!

No entanto, apenas aconselharia para o teu sistema se tiveres um orçamento apertado e não fizeres overclock. Caso faças overclock, ou tiveres maior disponibilidade financeira, existem melhores opções.

Como por exemplo o Noctua NH-U12P. Custa cerca de €55,00 mas vale bem a pena. Tens uma análise desse cooler aqui mesmo na Zwame. E este seria o cooler ideal para o teu sistema, na minha opinião.

Mais um... junta-te ao clube! :)

Por aqui, o meu CPU nunca ultrapassa os 47-51ºC em load... Muito bom, se tomarmos em consideração que chegou a andar a 80 e tal graus (com o stock cooler e muito pó à mistura).
    Quanto à massa térmica, usei a que vinha com o cooler... :P

Essas temps não serão perigosas, mas poderiam ser melhores. Se não queres mudar a pasta térmica, tenta melhorar o airflow da caixa, adicionar uma ventoinha na mesma ou simplesmente limpar o pó que porventura tenhas acumulado dentro da caixa... :P

16. canano

canano Power Member

Respondes exactamente à minha questão ;) . Eu não tenciono overclockar (caso overclocke - o que duvido - não passará dos 3.0). Tenho recomendado muito esse Noctua e já comentei essa review.
    Um colega meu tem um e tem um desempenho BRUTAL.

Obrigado :p

17. nitruz

nitruz Power Member

Amigo ja tive o mesmo problema que tu mas eu fui burro tipo limpei o pó tirei o cooler e nao meti massa termica nova depois aquilo so dava breaks no jogo meti massa isto a 1 ano..

As temps ainda agora rodam +/- entre 50 load e a puxar 66º.

O que me aconteceu a pouco tempo foi isto vieram uns dias de calor e tal o p4 tava a 60º e a bord quase a 50º desmontei o pc e montei tudo de novo mas nao retirei o cooler agora a bord roda os 38º isto devido só a uma unica limpesa..

Na minha opiniao acho que é falta de massa termica no cpu.. o socket de origem chega e sobra! basta ter 1 pouco de massa termica...

18. Askyy

Askyy Power Member

oversaturn, então não dá mesmo para colocar um cooler igual ao teu pois não?

19. nitruz

nitruz Power Member

Quando desmontas-te o pc e limpas-te aplicas-te a massa termica que eu falo?

Partilhar esta Página