Temps Elevadas

releaser

Power Member
Gostaria que os entendidos me dissessem o q se passa com as temps do meu PC.

Usando programas como o everest ou speedfan, as temps do processador andam sp a rondar os 60º em idle e em full chegam aos 70º, mas usando outro software (PC Wizard), do grupo CPU-Z, as temps apresentadas são de 35º em idle e 43º em full, goatsria de saber em qual dos softs devo confiar, ou sequer se devo confiar em algum deles.

Board: Gigabyte GA-7VT600
CPU: Athlon XP 2600+

cpuzprocah9.jpg
cpuzboardpb8.jpg
speedfanci7.jpg
pcwizardhq2.jpg


A board tem 3 sensores mas nunca sei qual deles é de quê.

Alguém me pode ajudar?
 
Última edição:
Temp1 CPU
Temp2 NB (Northbridge)
AUX/Temp3 Nada, nenhum sensor instalado

HD1 Disco rigido

Antes de mais, dá uma limpadela no teu cooler.. podes precisar de mudar a pasta térmica caso nunca o tenhas feito ;)
depois se não melhorar parte para um cooler aftermarket
 
Mas se eu usar o Everest a temp indicada como sendo a do cpu é a de 69º, será q é o Everest q está a ler a temp do sensor errado?

Já limpei o dissipador, talvez necessite de mudar a pasta termica, mas ainda assim, o cooler já n é o de origem, comprei um Coolermaster indicado AMD 3200+ (n sei qual é o modelo agora), e isto só tem acontecido nas ultimas semanas, até agora as temps(lidas com o speedfan ou everest) andavam nos 50-55º, só depois deste aumento é q decidi arranjar outros softs para comparar as temps.

everestam2.jpg
 
Última edição:
atenção que eu tenho uma mobo asus... mais precizamente uma P5w64-ws Pro. e mesmo no asus probe a leitura nao e a mais correcta... para quem te mcore2duo pode fazer a leitura com o coretemp (que vai buscar a tempratura mesmo ao nuclio) e para stressar o cpu em termos de tempraturas podem usar o intel thermal analysis tool (nunca vi nada que aquessese tanto o cpu, nem um dual orthos)


deixo os links:

TAT(intel thermal analysis tool) - http://www.techpowerup.com/downloads/392/mirrors.php
Coretemp - http://www.thecoolest.zerobrains.com/CoreTemp/

um abraço


BTW (offtopic) : romani e a minha bios pa? :D quero por uma bios 45nm ready na minha mobo, mas quero algo estavel :D ;) um abraço e portate bem
 
atenção que eu tenho uma mobo asus... mais precizamente uma P5w64-ws Pro. e mesmo no asus probe a leitura nao e a mais correcta... para quem te mcore2duo pode fazer a leitura com o coretemp (que vai buscar a tempratura mesmo ao nuclio) e para stressar o cpu em termos de tempraturas podem usar o intel thermal analysis tool (nunca vi nada que aquessese tanto o cpu, nem um dual orthos)


deixo os links:

TAT(intel thermal analysis tool) - http://www.techpowerup.com/downloads/392/mirrors.php
Coretemp - http://www.thecoolest.zerobrains.com/CoreTemp/

um abraço


BTW (offtopic) : romani e a minha bios pa? :D quero por uma bios 45nm ready na minha mobo, mas quero algo estavel :D ;) um abraço e portate bem

o problema é que ele não tem C2D :D e o Probe dá porreiro nos AMD ;)

Bios? :D tenho de ver isso eheh
 
faz o teste do dedo ou usa um sensor de temperatura colado na base do dissipador
acredito q os 69ºC possam ser do cpu, e com o processador a essa temperatura o dissipador estará ligeiramente mais fresco, mas mesmo assim sente-se bem
 
faz o teste do dedo ou usa um sensor de temperatura colado na base do dissipador
acredito q os 69ºC possam ser do cpu, e com o processador a essa temperatura o dissipador estará ligeiramente mais fresco, mas mesmo assim sente-se bem

Já fiz o teste do dedo, e consigo perfeitamente manter o dedo no dissipador, sinto a temperatura, mas nd q n se consiga aguentar, é perfeitamente suportavel.Agora n faço ideia se mesmo sendo os 69º do cpu, se é suportvael ou n. N tenho ideia de qual a temperatura q se consegue suportar ao toque.
 
O que me preocupa mmo é que na board dá a temp do CPU como sendo essa de 69º, ou seja o sensor da board no setup qd se inicia o pc indica a temp do cpu como sendo essa, o q me leva a crer q estará correcta.

Digam-me outra coisa, é possivel que o contacto entre o dissipador e o core n esteja a ser efectuado de forma correcta?

Ainda mais uma coisa, notei que o core do cpu é espelhado, n sei se é o core em si, se alguma coisa que lá tem em cima, e um dos cantos desse material espelhado está quebrado, terá alguma influência no desempenho do dissipador ou do proprio cpu?

E já agora, coloquei um termometro dos q se usam para medir a febre, no dissipador, e estava acima dos 45º(é a temp a q o termometro se desliga), qual é em média a diferença de temps entre o core e o dissipador, uma vez q o dissipador serve exactamente para dissipar a temp, a temp do core deve ser superior à do dissipador, o q tornará a temp do dissipador suportavel ao toque, ou n?

Quero resolver este problema, mas n quero tomar decisões de comprar material sem ter a certeza q irá resolver.

Vou tirar uma foto do core do cpu com o tal cantinho quebrado para os entendidos poderem emitir uma opinião mais concreta e avalizada, depois coloca-a aqui.
 
Sim, é possivel que o contacto entre o core e o dissipador não esteja a fazer o seu devido efeito, pelo que se observa temperaturas altas.

Desmonta o cooler. Limpa toda a pasta térmica com papel de cozinha e alcool. Depois mete uma camada muito fininha de AS5 e coloca tudo de novo.

A diferença de temperatura entre o dissipador e o core deve rondar os 10º...dependendo do material do cooler. Quanto maior for a velocidade de transferencia de calor menor é a diferença de temperatura, entre o core e o dissipador.

abraço
 
Back
Topo