1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Temps Elevadas

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por releaser, 25 de Agosto de 2007. (Respostas: 42; Visualizações: 2186)

1. releaser

releaser Power Member

Gostaria que os entendidos me dissessem o q se passa com as temps do meu PC.

Usando programas como o everest ou speedfan, as temps do processador andam sp a rondar os 60º em idle e em full chegam aos 70º, mas usando outro software (PC Wizard), do grupo CPU-Z, as temps apresentadas são de 35º em idle e 43º em full, goatsria de saber em qual dos softs devo confiar, ou sequer se devo confiar em algum deles.

Board: Gigabyte GA-7VT600
    CPU: Athlon XP 2600+

[​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]

A board tem 3 sensores mas nunca sei qual deles é de quê.

Alguém me pode ajudar?

Última edição: 25 de Agosto de 2007
  2. Romani48

Romani48 Power Member

Temp1 CPU
    Temp2 NB (Northbridge)
    AUX/Temp3 Nada, nenhum sensor instalado

HD1 Disco rigido

Antes de mais, dá uma limpadela no teu cooler.. podes precisar de mudar a pasta térmica caso nunca o tenhas feito ;)
    depois se não melhorar parte para um cooler aftermarket

3. ASUS_SUPPORTER

ASUS_SUPPORTER [email protected] Member

Eu acho que a temp 3 é da gráfica e o cpu está com uma boa temp. (41ºC)

4. releaser

releaser Power Member

Mas se eu usar o Everest a temp indicada como sendo a do cpu é a de 69º, será q é o Everest q está a ler a temp do sensor errado?

Já limpei o dissipador, talvez necessite de mudar a pasta termica, mas ainda assim, o cooler já n é o de origem, comprei um Coolermaster indicado AMD 3200+ (n sei qual é o modelo agora), e isto só tem acontecido nas ultimas semanas, até agora as temps(lidas com o speedfan ou everest) andavam nos 50-55º, só depois deste aumento é q decidi arranjar outros softs para comparar as temps.

Última edição: 27 de Agosto de 2007
  5. Romani48

Romani48 Power Member

como vejo que tens uma board ASUS usa o AI Probe, se não vai a bios ;)

6. CLPDJ

CLPDJ Power Member

atenção que eu tenho uma mobo asus... mais precizamente uma P5w64-ws Pro. e mesmo no asus probe a leitura nao e a mais correcta... para quem te mcore2duo pode fazer a leitura com o coretemp (que vai buscar a tempratura mesmo ao nuclio) e para stressar o cpu em termos de tempraturas podem usar o intel thermal analysis tool (nunca vi nada que aquessese tanto o cpu, nem um dual orthos)

deixo os links:

TAT(intel thermal analysis tool) - http://www.techpowerup.com/downloads/392/mirrors.php
    Coretemp - http://www.thecoolest.zerobrains.com/CoreTemp/

um abraço

BTW (offtopic) : romani e a minha bios pa? :D quero por uma bios 45nm ready na minha mobo, mas quero algo estavel :D ;) um abraço e portate bem

7. Mordorr

Mordorr Power Member

P.S.- Tens esse FSB todo mal.

Deve ser 200 x ?( multiplicador a tua escolha se desbloqueado ).

Cumps,

8. Cold_Burn

Cold_Burn Power Member

Completamente errado.

Houve Tbred de 2600+ a 133mhz e 166mhz. 200mhz só a partir de um dos modelos de 3000+

9. ASUS_SUPPORTER

ASUS_SUPPORTER [email protected] Member

O Pc Wizard 2007 troca a temperatura da motherboard pela do processador.

10. Romani48

Romani48 Power Member

o problema é que ele não tem C2D :D e o Probe dá porreiro nos AMD ;)

Bios? :D tenho de ver isso eheh

11. releaser

releaser Power Member

A board n é asus, é gigabyte.

12. rav3n

rav3n Power Member

faz o teste do dedo ou usa um sensor de temperatura colado na base do dissipador
    acredito q os 69ºC possam ser do cpu, e com o processador a essa temperatura o dissipador estará ligeiramente mais fresco, mas mesmo assim sente-se bem

13. sparrow

sparrow Power Member

quando mudaste o cooler limpaste e meteste nova pasta térmica?

14. releaser

releaser Power Member

Já fiz o teste do dedo, e consigo perfeitamente manter o dedo no dissipador, sinto a temperatura, mas nd q n se consiga aguentar, é perfeitamente suportavel.Agora n faço ideia se mesmo sendo os 69º do cpu, se é suportvael ou n. N tenho ideia de qual a temperatura q se consegue suportar ao toque.

15. releaser

releaser Power Member

Sim, limpei e mudei a pasta térmica qd mudei de dissipador.

16. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

O meu athlon xp-m 2600+ está em full nos 45º. Tenho um sp97 com uma tornado nos 5V.

Se meter a mão no cooler está mesmo muito quente.

abraço

17. rav3n

rav3n Power Member

se isso é suportavel entao nao são ~70ºC, é menos

18. releaser

releaser Power Member

O que me preocupa mmo é que na board dá a temp do CPU como sendo essa de 69º, ou seja o sensor da board no setup qd se inicia o pc indica a temp do cpu como sendo essa, o q me leva a crer q estará correcta.

Digam-me outra coisa, é possivel que o contacto entre o dissipador e o core n esteja a ser efectuado de forma correcta?

Ainda mais uma coisa, notei que o core do cpu é espelhado, n sei se é o core em si, se alguma coisa que lá tem em cima, e um dos cantos desse material espelhado está quebrado, terá alguma influência no desempenho do dissipador ou do proprio cpu?

E já agora, coloquei um termometro dos q se usam para medir a febre, no dissipador, e estava acima dos 45º(é a temp a q o termometro se desliga), qual é em média a diferença de temps entre o core e o dissipador, uma vez q o dissipador serve exactamente para dissipar a temp, a temp do core deve ser superior à do dissipador, o q tornará a temp do dissipador suportavel ao toque, ou n?

Quero resolver este problema, mas n quero tomar decisões de comprar material sem ter a certeza q irá resolver.

Vou tirar uma foto do core do cpu com o tal cantinho quebrado para os entendidos poderem emitir uma opinião mais concreta e avalizada, depois coloca-a aqui.

19. releaser

releaser Power Member

Eu n posso instalar esse coller pq a minha board n tem os furos para poder fixá-lo, tem q ser directamente no socket

20. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Sim, é possivel que o contacto entre o core e o dissipador não esteja a fazer o seu devido efeito, pelo que se observa temperaturas altas.

Desmonta o cooler. Limpa toda a pasta térmica com papel de cozinha e alcool. Depois mete uma camada muito fininha de AS5 e coloca tudo de novo.

A diferença de temperatura entre o dissipador e o core deve rondar os 10º...dependendo do material do cooler. Quanto maior for a velocidade de transferencia de calor menor é a diferença de temperatura, entre o core e o dissipador.

abraço

Partilhar esta Página