Temps malucas

pimpware

Power Member
Boas

O meu sistema:

q6600 sem OC
P5b-vm


Eu sei que as temps lidas nunca são fiáveis mas isto é demais, tenho o CPU entre os 20 e os 30º e de repente oiço as ventoinhas a arrancar e lá está ele a marcar 85º, tanto no probe como no speedfan, faço reboot vou ver à bios e está tudo normal a 20 - 30º.


Cumps
 
Boas

O meu sistema:

q6600 sem OC
P5b-vm


Eu sei que as temps lidas nunca são fiáveis mas isto é demais, tenho o CPU entre os 20 e os 30º e de repente oiço as ventoinhas a arrancar e lá está ele a marcar 85º, tanto no probe como no speedfan, faço reboot vou ver à bios e está tudo normal a 20 - 30º.


Cumps

Boas

Talvez seja um erro de leitura, mas sempre podes fazer o teste do dedo.

Quando as fans aumentarem a velocidade metes o dedo na parte metálica do dissipador do cpu e vês se está realmente quente, se a temperatura for suportável então é erro de leitura as temperaturas que os programas marcam.

Boa sorte....
 
Em principio a a temp que marca na bios é a mais fiável (ou então não) e essa está baixa, aliás o teste do dedo diz que está fresco LOL

Antes de activar a opção PECI marcava sempre 30 - 40º depois de activada marca entre os 15 - 30º, no entanto quando o pc "acorda" do suspend mode as temps ficam como se o PECI estivesse desligado ...


Dantes nunca ligava às temps, agora com este pc acho que estou a fica paranoico 8|
 
Boas!

Usas o dissipador que vem com o processador? Se for esse o caso, a leitura das temperaturas está errada está, mas é a leitura que te diz 15 - 30 ºC! O Q6600 é um processador bem quente (mesmo os G0) :)

Cumps
 
Com o coretemp neste momento tenho:


core0 : 42
core1 : 42
core2 : 38
core3 : 44

Usei o TAT para puxar pelo cpu mas aquilo só dá para 2 cores, em 100% o core0 fica nos 66º e o core1 a 63º
 
usa o orthos para puxar pelas temps....sendo assim as temps estao normais...
cumps.


Mas existe algum desses progs que puxe pelos 4 cores ?

Meti o orthos e também só puxa pelos 2 primeiros, estive só 10 minutos e mais uma vez as temps não passaram dos 66º bos 2 primeiros cores, nos outros 2 estava a 55º

cumps
 
Teoricamente isso deveria dar mas já meti 5 x orthos e insiste em só correr 2 cores, o cpu usage está sempre a 50%




Edit


Tou dah mesmo, não me lembrava daquela cena do processor affinity
 
Última edição:
Ok

assim numa de rapidinha corri o orthos durante 25 minutos e as temps eram estas:

core0 : 72º
core1 : 72º
core2 : 69
core3 : 70


O que acham destas temps ?

Já agora acredito que até possam melhorar pois ainda tenho de rever o air flow da minha caixa pois há uma zona no topo que cria uma "bolha" de ar quente, nada que uma fan no topo não resolva, só ainda n tive tempo.
 

Essas temperaturas para um Q6600 com stock cooler??

Não me parece, essas são as temperaturas normais dos E6xxx e não dos Q6xxx, visto que os Q6xxx aquecem muito mais visto terem mais dois cores.

Mas como nunca se pode comparar as temperaturas dos processador com 100% de certezas, porque até dois processadores do mesmo modelo, nas mesmas condições e com o mesmo cooler podem ter temperaturas diferentes.

Essas temperaturas em idle estão um pouco altas, mas desde que em load fique abaixo dos 55ºc não à problema nenhum.
 
Última edição:
usa o occt que puxa pelos 4 cores...
esse cooler parece-me fracote. se não usares massa termica de jeito sempre são mais uns graus que tens que gramar...
 
Back
Topo