1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

temps no vista

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por technon, 18 de Agosto de 2007. (Respostas: 21; Visualizações: 992)

1. technon

technon Power Member

Boas, que programa posso usar para ver as temps correctas de um q6600 numa p5k e com o vista?

cumps

2. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Já que é uma P5K, o ASUS Probe não funciona?

Ou então everest..

Cumps

3. technon

technon Power Member

Funciona mas as temps nao me parecem muito precisas..

vou experimentar o everest.

cumps

4. Romani48

Romani48 Power Member

coretemp 0.95 da?

5. Warlord

Warlord [email protected] Member

everest, coretemp, speedfan

convem correr em modo administrador

6. Ricasete

Ricasete Power Member

Realmente esta história das temps nos quads já me está a irritar. Já li páginas e páginas, mas ainda não há consenso até porque há opiniões contraditórias acerca do tjunction. Uns falam em 85º e outros em 100º.

O problema é que não vou fazer oc à máquina enquanto não tiver a certeza das temps do meu sistema (já passou o tempo de me armar em maluco).

Como uso o Vista Ultimate 64 o core temp 0.95 só dá premindo F8 no arranque e descativando a "obrigação" de usar drivers certificados (julgo que é mais ou menos isso). De qualquer forma para saber as temps no coretemp basta juntar 15º ao speedfan.

Mas mesmo assim não é só na temperatura do cpu que há discrepâncias.
    Ex:

O sistema podem ver no my system. A caixa é uma nox coolbay 25 com uma noiseblocker xl2 a extrair o ar atrás.

Já não sei a quantas ando...

Alguém sabe intrepretar estas temps

7. technon

technon Power Member

Tambem ja vi muitas informaçoes diferentes em relaçao as temps dos quad core..

Disseram-me para fazer a media entre a do speedfan e a do everest mas tambem queria ter a certeza.

Pode ser que saia alguma actualizaçao de bios ou do vista que corrija este problema.

cumps

8. Warlord

A unica coisa k podes ter 100% certeza e kantos graus te falta para atingir a temp de throtling...
    No coretemp activas a opcao: Show Delta to Tjunction temp.

O numero k aparecer nao e a temp do processador mas sim o numero de ºC k ainda falta para o throtling.

Eles calculam Temp=Tjunction-Delta

Mas tal cm dizeste, nao existem certezas se o tjunction e 100 ou 85, dai existirem diferencas de temps entre os programas.
    Se tiveres um delta de 45, tanto te pode surgir:
    Temp (55)=Tjunction(100)-45
    como
    Temp (40)=Tjunction(85)-45

Mas uma coisa e certa, os CPU reportam apenas o Delta e os programas conseguem le-lo, o mais seguro e interpretar o valor do delta por si e eskecer o Tjunction, se tiveres 1 delta grande, optimo, kanto mais perto do zero maior a razao para te preocupares :)

9. Ricasete

Ricasete Power Member

Não sabia disso. Tenho utilizado como referência as temps do everest (mesmas do coretemp e 15º acima de todos os outros). Estive agora a testar com o prime (testa os 4 cores) durante 30 minutos e as temps chegaram aos 79º (no core + alto)!!! Em idle estão a 43.

O quarto está quente (aproximadamente 30º) mas mesmo assim...o cooler é um Big Typhoon VX (não é um tuniq mas é bom) e a pasta é a zalman. O cooler está bem montado e a pasta foi bem aplicada. A mobo nunca passou dos 40º e a caixa tem uma boa refrigeração (2 fans de 120 - uma a extrair e outra a meter ar e ainda uma fan de 250 na lateral).

Os cabos estão arrumados e são poucos (fonte modular e não tenho cabos ide).

Das duas uma: ou está-me a escapar algo ou vou comprar umas febras para grelhar no b3.

Cumps

10. Warlord

O coretemp reporta kantos ºC no Delta?

11. Ricasete

Ricasete Power Member

54º

As temps são em idle. Se em full load aumentar 30º (ex) significa que ainda tenho 24º de manobra?

Thanks pela ajuda Warlord.

12. Warlord

Exacto.
    Claro k kanto mais longe estiveres do 0 melhor, nao te aconselho k em OC deixes chegar perto do 0...

13. Ricasete

Ricasete Power Member

Agora está explicado porque não fez reboot quando chegou aos 80º. Nos B3 o limite são cerca de 73º pelo que tenho lido.

14. Warlord

a temp de reboot e superior a temp de throtling, mesmo k chegues aos 0 ele nao vai fazer reboot...

15. Ricasete

Ricasete Power Member

Não me sinto absolutamente seguro em relação a estas temps. Mesmo sendo um B3 deveriam estar mais baixas. 79º em load é muita fruta...pelo que tenho lido nem com um stock cooler chega a estes valores.

Vou voltar a montar o Big Typhoon...se as temps se mantiverem mais valia os tipos da Intel mandaram umas caipirinhas como bundle..

16. Warlord

mas com esses 79ºC em load kanto aparece no delta?

17. Ricasete

Ricasete Power Member

Depois de voltar a montar o cooler isto ficou mais fresco.

Idle:

Load (Prime 95):

Mesmo assim ainda é demais. O problema está no Big Typhoon VX. Os quatro pinos não encaixam bem (não consigo ouvir o click no último pino) com o cooler montado. Sem ele o sistema funciona indicando que a base do cooler em si é alta demais.

Antes que digam que deveria ter ido para outro (tunic ou extreme) deixem-me explicar a minha escolha.

Sabendo que o orçamento não estica e que os quad são quentinhos optei por uma Nox Coolbay 25 (quem conhece o Big Typhoon sabe que a fan está no topo do cooler) onde a fan lateral "bomba" o ar directamente para a fan do Big. Outo motivo para esta escolha e o facto de esta mobo ter uma "crazycool" atrás para arrefecer o sistema. Se optasse por outro cooler teria que removê-la para colocar a backplate.

No papel parecia uma boa opção mas não contava que o sistema de retenção para os 775 fosse esta m****. Vou ter que arranjar outra solução para montar o bicho.

Já agora o que acham das temps?

18. Warlord

nao me parecem nenhum exagero, em relacao ao encaixe do cooler, isso precisa e de mais força ;)

19. Ricasete

Ricasete Power Member

É o que toda a gente me diz mas acredita que não é. Tenho dois amigos que montam sistemas profissionalmente (em lojas diferentes) e me disseram o mesmo. Depois de levar lá o cooler e a mobo chegaram à mesma conclusão de que eu...

Pensei em duas possibilidades: limar/lapar a base do cooler (pelo menos em 1mm) ou usar tirar os pinos e usar parafusos e porcas por trás da mobo.

20. Warlord

ja tentaste encaixar sem processador? as vezes pode ser um dos pinos k esteja defeituoso..

Partilhar esta Página