MMO Temtem (Crema)

[{Dark_Wizard}]

Power Member
Ainda não vi nenhum tópico sobre o jogo.

header.jpg


https://crema.gg/games/temtem/

Temtem é um pokemon-like para PC e consolas, com a especificidade de ser vendido como um MMO.

O jogo entrou em Early Access ontem, e conta com 87 Temtems, bem como uma boa parte da história.

Tem tido os problemas normais de um MMO, agravados por se tratar de uma pequena empresa, e não de um gigante do mercado.

Está disponível na Steam e Humble Store e é um B2P (Buy to Play)

Até agora a experiência tem sido agradável da minha parte e estou a gostar do jogo. Tem algumas especificidades comparado com o pokemon. As batalhas são sempre 2vs2, é possível jogar em Co-Op com um amigo, e existe mais algumas diferenças, mas na generalidade segue exatamente o mesmo trilho que os jogos da Pokemon Company.

1.jpg
 
Por agora também estou a gostar e trouxe-me a nostalgia que tive quando experimentei pela primeira vez um jogo do Pokémon.

Tem muito potencial e se a equipa se dedicar estará aqui uma mina certamente.

Onde viste que só estavam disponíveis 87 temtems? Na alpha haviam bem mais.
 
Se gostem de pokemon, para ja e uma carbon copy do jogo, e digo isso de maneira positiva. Estou a gostar embora a falta de servidores podes levar a uma espera interminavel.
 
Comprei hoje por 25€, joguei um pouco, não tive mais tempo, parece estar muito bom, não tive queue nenhuma para entrar, gosto bastante da art style. Para EA está bastante bom
 
Depois de umas 6 horas a jogar infelizmente não será para mim.

A direção artística e demasiada simplista para o meu gosto, o gameplay e muito repetitivo e lento com animações as vezes inutilmente longas . As gameplay loops são poucas e demasiado simples e repetitivas para me manter interessado no jogo. Essas limitam-se a Apanhar temtem, combater temtem, Reprodução de temtem, caminhar.... caminhar... e caminhar mais para muitas vezes simplesmente andar de um lado do mapa para o outro simplesmente para, como é de costume nos jogos hoje em dias, apanhar e entregar fetch quests com 5 minutos de caminhadas entre os dois NPCs.

Vamos falar do aspecto MMO do jogo. Temos jogadores a andar de uma lado para o outro mas as interações limitam-se a a mandar emotes e pedir challenges para PVP ( que não tem absolutamente nenhum impacto no jogo ). Ou seja realmente muito limitado e nada que o pokeMMO nao tenha feito sinceramente.

Vamos manter as coisas no seu contexto, eu simplesmente já não consigo gostar deste tipo de jogos. Portanto não estou a dizer que o jogo e mau, mas sim que não faz o meu estilo. Os ultimos jogos pokemon que acabei eram red green blue yellow.... pois ja la vao uns quantos anos. Claramente existe pessoas que gostam deste tipo de jogo. Mas se como eu os últimos jogos Pokémon que jogaram eram na Gameboy e tem aquele bichinho de voltar em pegar num jogo do gênero como o TEMTEM, com a ideia que a experiência seria a mesma que antigamente, preparem-se a andar sem fim, entregar quest de um lado do outro do mundo com combates que nao irao querer pelo meio e combater em repetição com o único intuito de subir o nivel dos vossos TemTem, para conseguir derrotar o dojo e assim seguir para o próximo dojo reutilizando as mesmas gameplay loops ad noseum durante horas e horas de combates longos e aborrecidos. Pode ser que gostam e com toda as vossa razoes, eu infelizmente tive que desistir. Uma vez que reparei que a cenoura estava agarrada a uma corda pendurada a minha frente, era-me impossivel ignorar aquilo.

Contudo tenho de ser também totalmente honesto, a culpa é inteiramente minha, pois os trailers e afins nunca tinham intenção de apresentar algo mais do que o jogo realmente esta a oferecer. É um jogo muito honesto com a sua comunidade e simplesmente conseguiu apanhar nas suas redes ( sem querer ) um jogador como eu que enganou-se a si proprio e idealizou uma experiencia nostalgica que simplesmente é o que sempre pretendeu ser, mas que na minha cabeça era muito mais fun somehow.

Portanto não posso dar uma review negativa ao jogo, até porque para já ofereceu exatamente o que era suposto oferecer, e está muito bem apresentado neste aspecto. Para uma Early access, os fans de Pokemon tem finalmente aqui um versão bem boa para PC, e só posso lhes desejar boa continuação com o jogo deles.
 
Sofro do mesmo problema que tu, e é por aí que realmente não vou pegar no jogo. Mas pelo que vi, tem potencial para deixar muitos fãs do estilo de colecção/combate de monstros bem contentes. Para quem gosta de Pokemon, e quer algo no PC, tem todo o potencial. A minha opinião é baseada nos vídeos e streams que tenho visto.

Mas para mim nem é só pelo andar por aí, que isso nunca me chateou. É mesmo o combate. Para mim já é demasiado simples/limitado. Sei que eles tentaram resolver alguns dos problemas de base do combate de Pokemon (estratégias de one shot demasiado poderosas). Mas ainda assim, é um estilo de combate que cada vez tem menos apelo porque não sinto que as opções estratégicas do mesmo sejam interessantes.

Outros jogos que têm este estilo de combate por turnos ainda conseguem manter-me o interesse por outras formas. Os Golden Sun são um excelente exemplo de algo que ainda me prende a atenção, com o sistema de Djins, sempre acho mais interessante em personalização. E acaba a valer por outras razões também. Final Fantasy seria pela mistura de variedade de moves, gestão de recursos (mana, etc) e primariamente pelo foco em história, que acaba a disfarçar o combate. Mas se há um que tinha um sistema deste género, por turnos, que me prendeu bastante a atenção pela forma como o fez... Foi o Grandia 2.

Para quem não conhece, o sistema de decisão de movimentos é como nos RPG's clásicos (e no TemTem, claro), mas o combate é activo, e acontece num mapa 3D (a comparação que vi, foi com FF6). Isto implica que podem haver novas formas de apresentar habilidades, items, etc. Exemplos:
No segundo 20, podem ver o uso de uma granada, ela tem uma área de efeito. Se usada no adversário certo, conseguem um efeito maior, se usarem mal, acabam a não aproveitar a área.
  • Os ataques melee requerem que os personagens se aproximem, e têm um tempo limite para isto. Se não se conseguirem aproximar, o ataque falha. Isto permite que com a estratégia certa, consigam colocar outros personagens no caminho, e fazer denial a ataques.
  • É possível ser atacado antes, e isso pode quebrar um ataque, o que é uma estratégia altamente viável para evitar levar dano.
O sistema é mais complexo até, e eu adoraria ver um sistema deste género num jogo como o TemTem. Talvez não no próprio, pois sei que eles estão a focar especificamente a comunidade Pokemon, mas um jogo deste género poderia retirar algo extra de um combate mais aberto e complexo.
 
Testei , joguei e deixei , um rng base enorme a criar um grid medonho para ter algo "bom" e mesmo a dar o grid doente pode nao correr bem e ficar com 0 ...

O jogo está cheio de bots e o jogo é uma copia quase total do pokemon red/blue ...
 
Testei , joguei e deixei , um rng base enorme a criar um grid medonho para ter algo "bom" e mesmo a dar o grid doente pode nao correr bem e ficar com 0 ...

O jogo está cheio de bots e o jogo é uma copia quase total do pokemon red/blue ...
Podes explicar melhor? Concordo que o jogo é uma copia de pokemon(não que isso seja mau até porque fizeram melhor) mas porquê especificar o red/blue?
Acho o jogo bem melhor que o o Pokemon Sword/Shield.

Já terminei a história disponível nesta fase, tenho 45horas de jogo.
Bem mais difícil e desafiante que pokemon. A única coisa que consigo apontar de menos bom ao jogo é em optimização, mas para um jogo em fase beta aceitasse.
Explica a parte que dizes "dar o grid doente pode não correr bem e ficar com 0"
 
A cena do breeding mode , testa e depois dizme.... Nao acho o jogo nada acima do pokemon , tem a vertente online ok mas continuo a achar uma copia mal feita do Pokemon.

É a minha opinião , testem e depois vejam mas acho 20 euros mto mal empregues.
 
Acho que é uma questão de gosto. Já parei de jogar com 6 Tems perfeitos. Espero pelo novo update. Acho que foi um erro lançarem o jogo com apenas três ilhas, cansou um bocado.

Dito isto, a minha opinião é contrária. Acho que está bastante bem feito, sobretudo ao nível da aventura. Tem dificuldade QB, está interessante, os Temtems estão bem desenhados e acho sinceramente que a equipa que produz o jogo ouve a comunidade. Por exemplo, prefiro este jogo a quase todos os Pokemon que saíram após o Black/White.
 
Joguei um bocado isto e foi uma autêntica desilusão. Acho o jogo tão despido. Por exemplo em termos de mapa o ORAS da 20 a 0. Na minha opinião claro
 
Joguei um bocado isto e foi uma autêntica desilusão. Acho o jogo tão despido. Por exemplo em termos de mapa o ORAS da 20 a 0. Na minha opinião claro

Vi uns videos reviews do jogo, e falavam muito bem do jogo, mas também falaram bem dos designs e fui ver e quase não gostei de nenhum, nesse aspecto pokemon está muito à frente. Dava jeito mais projectos destes terem sucesso, tanto a nivel de vendas como qualidade, para ver se a GF/Nintendo abrem os olhos.
 
Back
Topo