tendo ADSL e modem Router, é perciso Firewall de Software?

targeting

Power Member
tendo um modem router para aceder ao ADSL , é perciso ou necessário ter firewall de software?

Segundo tenho lido estes routers , tem firewall por hardware. Tendo uma de software tipo zonealarm, valerá a pena? Ou é desperdicio de recursos de hardware do PC tar a meter uma de software?

Haverá beneficios de ter as duas? Assim como ter 2 antivirus? (ter 2 antivirus é mau).Muito mau.PC lento e soh crahses e afins....

Agradeçia postas de pescada sobre o assunto.
Obrigado
 
é pa é sempre recomendado ter.. mas normalmente ja tens firewall de software.. o do windows..
eu sempre usei esse do windows e nnca tive problemas.. ja usei umas semanas essa zone alarm, e tmb a Sygate Personal Firewall mas preferi tirar..
 
A melhor atitude em termos de segurança será a de ter SEMPRE uma boa firewall dedicada por software, independentemente de teres um router já com firewall por hardware. Não se sobrepõem, complementam-se. Eu tenho um Router ADSL com firewall e tenho também uma firewall por software instalada no PC e nunca tive qualquer espécie de problema ou conflito.

Outra coisa, usar só a firewall do Windows é como pôr uma cortina de tule a tentar tapar o sol. Tapa 2% da luz mas deixa entrar 98% da restante. Não controla spyware, adware, spam, não monitoriza o software nem os anexos perigosos e é fácilmente ultrapassavel. Isto está longamente demonstrado por inúmeros testes feitos à firewall do Windows desde que ela apareceu com o XP.

Quanto aos antivirus é óbvio que só se deve utilizar um de cada vez. Isso não é como comprimidos para as dores de cabeça que se tomarmos a dose a dobrar fica tudo melhor.

:)
 
Última edição:
Eu pessoalmente acho dispensável, mas conheço muito boa gente que usa.
Tudo depende do cuidado que tenhas com os sites que visitas e com o software que descarregas/instalas.
 
Tudo depende do cuidado que tenhas com os sites que visitas e com o software que descarregas/instalas.


exactamente

regra geral os problemas de segurança começam entre a cadeira e o teclado

eu não uso FW por software desde que tenho router

conservo sempre backups razoavelmente actualizados das coisas que me fazem falta e já não me lembro da ultima vez que apanhei um virus nem nunca fui hackeado
 
exactamente

regra geral os problemas de segurança começam entre a cadeira e o teclado

eu não uso FW por software desde que tenho router

conservo sempre backups razoavelmente actualizados das coisas que me fazem falta e já não me lembro da ultima vez que apanhei um virus nem nunca fui hackeado

nem eu uso.. e tmb nnca tive nada de virus nem spywares.. faco limpezas de vez em kndo, spywares, ficheiros temporarios e desnecessarios, defragmentacao.. etc.. e nnca deu problemas.. e com um bom antivirus...

resumindo: n compensa mto ter FW a mais a n ser k visites sites duvidosos...
 
é obra sem antivirus, firewall e apanas ad-aware de 3 em 3 meses , e nao ter problemas nem tao pouco formatar a 3 anos ou tens uma sorte muito para la de fenomenal ou tens o pc coberto de caixas de antibióticos.

Mas voltando ao tópico, eu pessoalmente acho um bom antivirus fundamental, tal como uma firewall, eu uso kaspersky internet security 7.0 e ad-aware com estes dois nunca tive problemas.
Ja agora o meu pc e um pentium 3 1000 256mb ram 133 nada de ddr's, grafica 32mb integrada,som integrada tambeme disco maxtor 20gb windows xp home sp1, net cabovisao 2mb, eu sei ja devia tar no múseu, mas se consigo ter antivirus com um pc assim e a nivel de desenpenho na net e rasoavel não vejo porque se queixam tanto, não sei qual o teu pc mas deve aguentar na boa com jogos on-line e anti virus e tb mais, dede que tenhas boa cobertura de banda
 
pois convem sempre pelo menos ter antivirus.. lol mas pensando melhor ele ate nem pode ter antivirus e tar bom.. tipo usando apenas a net para mail.. e sites "basicos" limpos.. mas mesmo assim..
eu tmb ja andei sem antivirus um ano kndo ainda usava o Windows Me e fazia limpezas de mes a mes.. e nnca apanhei assim gandes coisas.. mas formatei duas vezes nesse ano..
sem antivirus é como andar despido a xuva e sem guardachuva
 
Não não tou a dizer que aconselho a não usarem anti-vírus, mas:

só há 3 maneiras de apanhar vírus:

1 - Exploits de vulnerabilidades de rede do windows (tratado com a firewall do router)
2 - Virus por mail a explorar exploits do Outlook (uso o thunderbird)
3 - Abrir/fazer download de ficheiros com vírus (basta ter o mínimo cuidado com o que o que se anda a fazer)

Se desconfiar que apanhei alguma coisita, é só dar uma olhadela de rotina aos processos a correr, et voilá.

Pode ser que um dia corra mal e eu tenha de... errr... formatar o PC?
 
Back
Topo