• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes Tenho 3080+5800x3d, Quero MB+Rams+SSD+Caixa

bRinKo

Power Member
=============================================
Inicio do Questionário
=============================================


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

Na ordem dos 800€, mais 100, menos 100 conforme seja adequado!

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

A forma que arranjei de vender o meu antigo 3600, foi vender como PC completo a um colega, deste modo vou manter os elementos principais CPU+GPU+PSU, e colocar todos os outros elementos novos, MB+RAMS+SSD+Caixa+Monitor

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming - Essencialmente só jogo um jogo que é o PUBG, até hoje joguei sempre em 1080, mas quero agora passar a um monitor 2k.

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
Normalmento vou actualizando componentes a cada 2/3 anos.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
5800x3d + 3080 + 850w + CPU cooler
MB Msi b450 A Pro Max
Gskill Ripjaws ddr4 3200 mhz 2x8gb
Disco SSD Kingston A2000 500GB M.2 NVMe 2280
Caixa Atx Phanteks Eclipse P 300 com janela
Monitor Asus VG279q ips 27 fhd 16/9 144hz -- freesync 1ms

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
O 5800x3d supostamente é bloqueado, na 3080 não senti a necessidade de fazer, mas não é fora de ideia.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>
A Caixa Atx Phanteks Eclipse P 300 com janela, acabou por ser à justa para a 3080 e o airflow não é o melhor, devia ter ido mesmo para a P400....
Há muitos anos que gosto das Lian Li, e neste momento já têm um preço mais acessível, então tenho esta como principal ideia;
Lian Li Lancool 215 ARGB Vidro Temperado Black - Cerca de 100€ em PT


b. Processador (Intel ou AMD)
> Já tenho 5800x3d

c. Motherboard (chipset, formato)
> Estou a vender uma b450, e tenho como o mais adequado passar a uma B550, creio que a x570 não me irá trazer muito mais valias pela diferença de preço. O que aqui creio que tenho de ter em atenção é o coolings de vrms, e depois como plus pode ser qualidade de som, e vi uma Gigabyte que a Lan melhorava a performance para jogos.... o que a ser verdade até pode ser bem interessante!

Motherboard MSI PRO B550M-P GEN3 - 110€ - Só tem 2 slot DDR
Motherboard MSI B550 GAMING GEN3 - 130€ - Só tem 2 slot DDR
Motherboard ATX Gigabyte B550 Gaming X V2 - 160€ - A tal com Gigalan adequada para gaming.
Motherboard ATX MSI MPG B550 Gaming Plus - 190€ - O meu irmão tem esta e diz que é muito boa mas valerá a diferença?

Estou aberto a outras sugestões!


d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> Aqui é dos pontos onde tenho mais dúvidas, e que tenho procurado mais informação recentemente, pelo que entendo deste processador, não é necessário haver muita especificação nas Rams que o infinit fabric "resolve", tenho a dúvida das 2 Rams ou 4 Rams, por norma nunca passo a utilização de 13gb de Ram.... Devo ir mesmo para 32gb para future proof? 2x16 ou 4x8? Ou fico-me mesmo pelos 16gb em 2x8? O importante é ser CL 16 certo? Como identificar se são B-die e confirmar que são dual rank?

Team Group Kit 32GB (2 x 16GB) DDR4 3200MHz Delta Preto RGB CL16 - 120€ - São mais 50€ que os 16gb e são 3200 cl16 também!

Aguardo sugestões.

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
> Tenho uma MSI 3080

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> Tinha um M2 de 500GB, acho que é oportunidade para subir para 1Tb que dá sempre jeito.

Disco SSD Samsung 980 1TB M.2 NVMe - 80€ - Fico bem servido, ou consegue-se melhor por pouca diferença?

f. Drives (Nenhuma, DVD, BluRay)
> Nenhuma

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Já tenho corsair 850w modular

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?

Apenas Monitor, quero passar a jogar em 2k, pelo que li do topico dos monitores, o mais certo será o:

Monitor LG 27" UltraGear 27GP850-B NanoIPS QHD 165Hz G-Sync Compatible - 360€ - O Preço já subiu, posso por outro em hipótese, 27", 2k, 144hz ou mais...


9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?
Nada

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Já tenho

11) Contexto, comentários adicionais.
O Foco da build é apenas jogar bem um jogo (PUBG), e para o resto servirá, não me importo de gastar mais um pouco para ter uma coisa melhor. No essencial nem precisava de upgrads, mas é uma questão de oportunidade e melhorar um bocado a máquina.

Antecipadamente grato pelos comentários!
 
Podes manter as RAMS e board. Basta dares update de BIOS e está pronta a receber o 5800x3d, não faz sentido nenhum dares upgrade de board...as vrms dessa são suficientes para o 5800x3d desde que não te metas com overclocks(algo que de qualquer modo não vale a pena fazeres com esse cpu).

RAM também 16GB é suficiente para os jogos que jogas não vejo razão de upgrade ou de adicionar mais RAM se não precisas. Podes tentar puxar um pouco mais pelas RAMs que tens.

Caixa vê a nova lian li lancool 216 que tem airflow muito bom.

SSD esse que mencionas tá a bom preço. Monitor também está bem o que escolheste.

Já tens cooler cpu?
 
Eu tenho a máquina a correr com o 5800x3d sem problemas, vendi foi o bundle completo e agora tenho mesmo de comprar o material.

Cooler tenho o Master Hyper 212 Evo V2, já encontrei a caixa a preço acessível, vai ser essa!
Nas Rams, mantendo os 16gb, devo ir para 3600 ou 3200 com CL16 será suficiente? Como escolher umas B-die?

No SSD, o Western Digital 1TB SSD SN850X M.2 2280 Black 3D NAND NVMe por 115€ seria melhor?
 
Para mobo, sugiro a ASUS ROG STRIX B550-F GAMING, pois está um preço muito interessante quando comparado com a MSI MPG B550 Gaming Plus.

A RAM podes manter. Não vais notar quase nada em termos de performance se comprares a ram de 3600Mhz.

Esse SSD da WD é um abuso. Não vais conseguir tirar partido das velocidades anunciadas para esse disco pelo fabricante.
Tens a Kioxia ou mesmo esse da Samsung, que servem perfeitamente.

Tens ainda estes SSD's Nvme da Patriot na amazon.es que estão com preços muito interessantes:

-1TB --> 65€
-2TB --> 140€
 
Back
Topo