Tenho um portatil com 5 anos, vale a pena mudar?

Mika.Gra

Power Member
A nível de performance irei notar algo de significativo? É que tenho a impressao que por exemplo os processadores continuam a ser os mesmos a nivel do numero de nucleos e da frequencia..

Actualmente tenho um HP DV6-6190 com ecrã 15,6" 720p, um i7 2th gen de 4 nucleos (2,0-2,8 Ghz), 8Gb de ram a 1333 mhz, HDD de 500Gb 7200 rpm.. na altura custou-me à volta de 850€... utilizado todos os dias e nunca deu um problema.. ah e roda com windows 10 64 bit...

Com o dobro do orçamente de há 5 anos atras estou a pensar comprar um ultrabook de 14", nomeadamente o Lenovo C930, com um i5 8th gen, ecra 1080p e 8gb de ram a mais ou menos 2000 mhz (vale a pena ter 16 gb em vez de 8?) e claro um SSD...

A minha duvida é, será que se nota realmente diferença a nivel da fluidez, rapidez, etc?
 
claro que serve, mas nesse caso nunca ninguem mudaria de pc visto que até o meu que era de gama média continua fluido nas tarefas do dia a dia.. mas é claro que pode sempre ser mais fluido e mais rapido.. e será que se nota uma real diferença em comparaçao com os portateis de hoje em dia para as tarefas do dia a dia?
 
Se te serve de exemplo.
Eu tenho um dv6-6185 que tem o i5.
Meti um ssd 850 evo de 250gb quando saíram e tenho 8gb RAM. Na maioria das tarefas está rápido q.b. Leva cerca de 20s a arrancar o Windows 10(que está instalado desde o dia que saiu).

Corro máquinas virtuais neste PC e utilizo o portátil para trabalhar (e trabalho na área da informática, portanto meto lhe tralha para cima a torto e a direito).

Para um portátil comprado em 2011 por 599€ foi bastante bom, mas. Neste momento ando a ver se compro um i7 2820qm ou 2860qm para lhe meter e 2 sodim de 8gb para totalizar 16gb

Com ssd e i7 e 16gb tenho portátil para bastante mais tempo.

No teu caso, eu colocava um ssd (de 500gb) e 8gb de RAM
 
Se for para tarefas basicas como pesquisar, office, etc...um ssd chega para dar boost na performance. Deves estar a notar lentidao devido ao w10 estar num hdd, caso seja isso, ve no gestor de tarefas se nao tens o disco a 100% de uso.
 
pelo uso que dás a entender que dás, que é apenas o básico, o portátil está para as curvas, como é natural onde se nota a falta de desempenho é derivado ao HDD, ai basta fazeres um pequeno investimento num SSD e trocar pelo HDD e vais ver um aumento considerável no desempenho, e é usar o pc até haver necessidade de ter de comprar outro que satisfaça as necessidades...
 
claro que serve, mas nesse caso nunca ninguem mudaria de pc visto que até o meu que era de gama média continua fluido nas tarefas do dia a dia..

Achas que a quebra de vendas de pcs caiu porquê? Para tarefas normais de escritório e web qualquer pc dos últimos anos anos de gama média serve.
Isso com um SSD em cima fica impecável.
 
Back
Topo