tenho visto mts perguntas sobre dual core

esteves

Power Member
a minha ideia e a seguinte...
respondam a estas perguntas:
o que e o dual core?
como e contituido ?
vantagens ? ja se aplicam... e para o futuro
(pergunto tambem porque nao sei mt bem loooooooooooool)
:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:
EDIT: e respondam a outras tambem... que se lembrarem
 
Boas,

Core quer dizer núcleo em Inglês

Logo é um processador que tem dois núcleos o que na pratica significa dois processadores num só chip

Sim já se aproveita a tecnologia, no sentido em que funciona às mil maravilhas em especial para multitasking, em que um nucleo corre certas threads e o outro outras

Ou seja podes fazer mais coisas ao mesmo tempo sem sobrecarregar o processador

O unico entrave é que a maioria dos jogos nao tira partido desta divisao de trabalhos

Mas sem dúvida que nao é só o futuro como o presente

Cumps
 
atlante disse:
O unico entrave é que a maioria dos jogos nao tira partido desta divisao de trabalhos

desculpa contradizer mas nao e um entrave, apenas nao ha melhorias relativamente ao single-core ;)

o presente, claro. dai a ser o futuro.. vamos ver. eu pessoalmente nao acho.

cumps
 
Boas esteves
Dual core = dois núcleos ou seja, dois processadores.
Assim, o chip é composto por "dois processadores"...digamos por exemplo um Pentium 930D: Por defeito tem a velocidade de 3.0ghz...estes 3.0Ghz refere-se à frequencia de cada núcleo...ou seja 3.0Ghz+3.0Ghz = 6Ghz!
É claro que isto não se passa bem assim! Não é um processador que funciona a 6Ghz, mas antes 2 que funcionam a 3Ghz...não sei se me estás a entender...:P No fundo, não esperes grandes diferenças a nível de video-jogos (pelo menos até à saida do Unreal 2007) pois não vais conseguir jogar "ao dobro" da velocidade em comparação a um Pentium de "Single core" a 3.0Ghz! :D
Estes novos modelos 9xxD tem a vantagem em relação aos 8XXD como o meu, de que tem 2Mb de cache por núcleo e são fabricados segundo a técnologia de fabrico a 65 nanómetros.
se já se aplicam?! Claro...são processadores normais...fazem o mesmo que os outros! :D Em relação ao futuro...na minha opinião e na de muitos analistas, o futuro passa mesmo pelos Dual-core e futuramente nos Multi-core (vários processadores num só chip).
Quando à sua utilidade...bem, se não fores editor de vídeo, ou trabalhares com audio, animação 3D e pós-produção vídeo...não vais ter grandes ganhos...pelo menos por agora.
Só mesmo alguns programas como o Adobe Prémier, Audition, After Effects e Autodesk Maya é que tiram um real proveito dos Dual-core.
De resto...não notei grande diferença em programas e jogos "normais"...diria que o meu 830D equivale +/- a um Pentium a 3.4Ghz.

[]'s
 
BlueSp33d3r disse:
desculpa contradizer mas nao e um entrave, apenas nao ha melhorias relativamente ao single-core ;)

o presente, claro. dai a ser o futuro.. vamos ver. eu pessoalmente nao acho.

cumps
Percebeste o que quiz dizer.... Ainda nao existem dual cores com velocidade pura a precos reais para fazer frente aos single core nesse dominio

Nao é o futuro no sentido lato, ou seja, nao será dual core mas sim quad core, hexa core e por ai (a médio-prazo)

Mas no campo da futurologia só podemos ter opinioes,

cumps
 
atlante disse:
Percebeste o que quiz dizer.... Ainda nao existem dual cores com velocidade pura a precos reais para fazer frente aos single core nesse dominio

Nao é o futuro no sentido lato, ou seja, nao será dual core mas sim quad core, hexa core e por ai (a médio-prazo)

Mas no campo da futurologia só podemos ter opinioes,

cumps

claro que percebi ;) ele e que podia nao ter percebido. yeap, multi-core parece porreiro mas mesmo assim preferia que trabalhasse tudo a base da optica...
 
atlante disse:
Nao é o futuro no sentido lato, ou seja, nao será dual core mas sim quad core, hexa core e por ai (a médio-prazo)

Tenho visto a informática a evoluir com base nas potências e não nos múltiplos de 2.

2, 4, 8, 16, 32, 64 e não 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16 diria eu :X
 
Quanto ao futuro não sei, mas já vi um portátil asus com dual core e 1GB de ram e aquilo anda nas horas em comparação com um single core!!! Aconselho vivamente!
 
ui.. mas no caso dos processadores, a seguir a um quad core nasce um octocore? quer dizer, temos que ser realistas. só se os puserem uns por cima dos outros lol. até duvido que o quad core tenha um grande sucesso.

dual core é comparavel a uma linha de montagem, mas em paralelo.
tens duas linhas de montagem "independentes". mas para o mesmo programa,nao tens o dobro da performance. numa fábrica, teres duas linhas de montagem para um mesmo artigo é inutil. percebe-se porquê. nos programas é a mesma coisa. o dual core so é rentavel para programas preparados para tal ou para programas a funcionar em paralelo.
 
souto disse:
numa fábrica, teres duas linhas de montagem para um mesmo artigo é inutil. percebe-se porquê. nos programas é a mesma coisa. o dual core so é rentavel para programas preparados para tal ou para programas a funcionar em paralelo.


desculpa? entao se produzes 100 peças de um artigo por dia, quem te compra quer 6000 por mes, nao crias outra linha para duplicar a produçao?!
 
BlueSp33d3r disse:
desculpa? entao se produzes 100 peças de um artigo por dia, quem te compra quer 6000 por mes, nao crias outra linha para duplicar a produçao?!

editado

É óbvio que queres produzir mais para vender mais depressa mas, se só tiveres uma pessoa/máquina para uma linha de montagem, como é que usas as duas linhas de montagem ao mesmo tempo?

Aqui, uma máquina que distribua sei lá eu o quê (nos PC's, dados) pelas duas linhas é metaforicamente equivalente a um programa preparado para usar o potencial dos Dual Core ;)
 
Última edição:
WindWalker disse:
Tenho visto a informática a evoluir com base nas potências e não nos múltiplos de 2.

2, 4, 8, 16, 32, 64 e não 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16 diria eu :X

Sinceramente nao vejo qual a relacao entre binario e numero de núcleos ou processadores

Exemplo a XBOX nao tem 3 IBM Power Processor!!!???

Deixa lá isso...

Edit:

Temos pensar em threads (tarefas), um processador realiza certas tarefas e tem um limite do que pode fazer ao mesmo tempo

Se tens um programa que distribui as tarefas pode duplicar o processamento, ou pode realizar duas tarefas em simultaneo

O desempenho só nao é o dobro porque nao depende em exclusivo da capacidade do processador em executar as tarefas, mas também dos outros componentes de sistema, em especial a memória e o seu bus de comunicacao com o cpu
 
Última edição:
atlante disse:
O desempenho só nao é o dobro porque nao depende em exclusivo da capacidade do processador em executar as tarefas, mas também dos outros componentes de sistema, em especial a memória e o seu bus de comunicacao com o cpu
isso quere dizer que tem maior bus
!!!!nao!!!!
?
isso ja tem a ver com a propria board?? nao com o processador????
 
esteves disse:
isso quere dizer que tem maior bus
!!!!nao!!!!​
?

isso ja tem a ver com a propria board?? nao com o processador????


fazes cada confusao... deves estar a referir-te ao front side bus (htt nos amd)... ha muitos tipos de bus. este bus e o que esta na board e comunica com o cpu e *****. ainda tens buses que comunicam com os restantes componentes do teu pc

ve aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Front_side_bus


e sim, o fsb depende do cpu. a motherboard tem que ser compativel
 
Back
Topo