tens GPS ? dá-lhe uso a fazer Geocaching :D

Aceito hipoteses para esta enigma...

Coordenada Norte:
FPHJIHD

Coordenada Oeste:
PJPBLF


Os números que já sei:
38º 45._4_
8º 58._ _ 3

Isto assumindo que uma letra traduz um número só. Obtive estas letras através de alfabeto maçonico.
 
Aceito hipoteses para esta enigma...

Coordenada Norte:
FPHJIHD

Coordenada Oeste:
PJPBLF


Os números que já sei:
38º 45._4_
8º 58._ _ 3

Isto assumindo que uma letra traduz um número só. Obtive estas letras através de alfabeto maçonico.

Odeio enigmas... Vejo-me sempre à rasca para tentar decifrar o dito, além disso há enigmas que o só quem o fez é que sabe a sua lógica, isto é, se tiver lógica lol.

Mas pergunto, foste tu que descobriste os números que aí estão? Se sim porque não consegues usar a mesma lógica para os outros?
 
Odeio enigmas... Vejo-me sempre à rasca para tentar decifrar o dito, além disso há enigmas que o só quem o fez é que sabe a sua lógica, isto é, se tiver lógica lol.

Mas pergunto, foste tu que descobriste os números que aí estão? Se sim porque não consegues usar a mesma lógica para os outros?

"Descobri" pela coordenada original e a repetição de letras.
Acabei por conseguir a coordenada final por tentativa erro de onde podia dar as coordenadas mas continuo a tentar entender qual a lógica assente naquelas letras para que se traduza em números...

Também não sou bom nisto, tento resolve-los mas há alguns que não têm uma lógica de A + B = C por exemplo como dizes...
 
Para quem gosta de números:

Hoje, estimam-se (fonte: geocaching.com) que hajam cerca de 39380 caches que estejam em jogo em Portugal.

Comparando a evolução nos últimos anos (caches totais):
pd4vyYf.jpg



Gostaria de escrutinar mais estes números mas não encontro ferramentas para o fazer. Apenas posso dizer que a % de caches arquivadas por ano aumenta, neste momento calculo em 34,4%, quando há dois anos era segundo um fórum de 25%.


E porque falamos em loucura de números, cá vai uma cache com um nome sugestivo (P.S: Nunca a fiz!)
https://www.geocaching.com/geocache/GC2DNH1_os-geocachers-devem-estar-loucos
 
Essa cache é em Paredes de Coura :P

Já estive aí ao lado sem me lembrar que havia uma cache nesse sítio. Contudo parece-me que para alcançar o container é preciso material de escalada ;)
 
Uma boa fonte de dados é o forum geopt.org e o IAAN deles. muito porreiro.

Acaba por ser normal haver cada vez mais caches arquivadas. Da mesma forma que há gente a entrar, há gente a sair que "levam com eles as suas caches".

Por exemplo, eu coloquei uma cache onde já houvera outras duas que foram arquivadas.

Basicamente acaba sempre por depender da quantidade de pessoas que saem e que entram.
 
Uma boa fonte de dados é o forum geopt.org e o IAAN deles. muito porreiro.

Acaba por ser normal haver cada vez mais caches arquivadas. Da mesma forma que há gente a entrar, há gente a sair que "levam com eles as suas caches".

Por exemplo, eu coloquei uma cache onde já houvera outras duas que foram arquivadas.

Basicamente acaba sempre por depender da quantidade de pessoas que saem e que entram.

O IAAN actualmente passa mais tempo sem funcionar do que a funcionar.

Pelo que dizes acreditas que estão a sair mais pesos "pesados" do que malta que fica fidigna ao jogo?

Na minha zona, verdade seja dita, isto resume-se a três owners.
Outra coisa que constato, é que os participantes cada vez mais são de extremos, ou são daqueles que devoram caches ou então fazem muito esporadicamente.

E isto traz, na minha perspectiva alguns inconvenientes:

a) Qual a motivação para eu ser owner? Afinal de contas, são muitos a ir às caches e poucos que se dedicam a colocar no terreno.

b) As muitas caches que há, são verdadeiros depósitos, que já sabemos que vão durar 6 meses ou 1 ano, ou então ficam para a comunidade manter (obviamente sou contra). Com isto chego ao ponto c.

c) Qualidade. É claro que não existem quase 40000 spots verdadeiramenre interessantes para se ver no nosso rectângulo (ou se há estão muito bem escondidos eheh). Depois até é giro fazer um trail de caminhada mas a cache #1 ou a cache #20 não me acrescentaram nada, principalmente quando seguem a regra dos 161m.

d) Futuro. Por exemplo a eminente saída do "biggest owner" até pode ser uma bênção mas o certo é que quando alguns nomes sonantes sairem não há propriamente nada neste momento que indique que quem está a entrar (e os que cá estão) estejam minimamente interessados em se dedicar à causa.
Grande parte dos novatos que colocam caches, ou lhes caiem logo em cima só porque sim ou, quando com razão, maribam-se para o que lhes dizem e às vezes saiem coisas muito deprimentes.

Com estes pontos todos o que quero dizer é que, se houvesse forma de avaliar, quantas caches em média cada owner têm?

O ideal era cada um por a sua pedrinha e não começar a construir verdadeiros impérios.
Ontem arquivei a minha primeira cache por não me ser viável mantê-la e se calhar por ser a primeira custou. Mas o certo é que já começo a ter caches a mais, mas quando penso em diminuir arranjo sempre um motivo qualquer para não o querer fazer. Aliás já vou colocar mais uma que, pelo lugar, era obrigatório :p
Basicamente agora defini a regra, para colocar uma, tenho de arquivar uma também :p
 
Vou falar apenas da minha ainda curta experiência no que toca ao Geocaching.

Acho que há tendência para alguns dinossauros saírem. Acho que faz parte... As pessoas mudam de vida, de hobbies, surgem problemas, falta de tempo, e acabam sempre por sair alguns dos mais "importantes".

Agora acho que também há a tendência, caso arquivem as suas caches, de quem entrar voltar a colocar caches nesses locais vagos. Eu sou exemplo disso, a minha única cache é num local onde foram arquivadas 2. Podem é não ser cuidadas como eram por esses grandes users. Há sempre aquelas pessoas que colocam a cache sem saber muito bem como ou porquê e que depois não cuidam delas. Isso é das coisas que mais me chateia, é ir a uma cache e ela não existir, ela estar toda lixada e notar-se que o owner ou saiu do jogo ou simplesmente se está a marimbar para aquilo. Acaba por ser tempo perdido.

Na terrinha onde eu morava, as caches são praticamente todas do mesmo user. O que irá acontecer quando ele sair?! Provavelmente alguém tomará cuidado das suas caches, ou mais cedo ou mais tarde, algum cheocacher da zona irá colocar uma aqui, outra ali, e outro fará o mesmo, acabando por "dividir" o trabalho. Isto é o que eu espero que aconteça. Pode ser que ninguém se interesse e que acabem a caches na zona. Mas acho isso díficil de acontecer, a não ser em zonas menos populosas.

Eu discordo um bocado quando dizes que aqueles percursos com caches de 180m em 180m não servem para nada... Eu gosto de os fazer, gosto de andar na natureza, gosto de passar por locais que nunca passei. Fiz 2 assim e gostei bastante. É quase juntar o útil ao agradável. Mas percebo que para quem já tem 1000 caches feitas, este tipo de caches não atrai nada.

Em relação a mim, como owner, as motivações passam pelo seguinte:
  1. Dar a conhecer o local. Para mim esta é a mais importante, não quer dizer que também o tenha que ser para os outros, mas como já disse, eu gosto de natureza, gosto de conhecer coisas, e locais fantásticos, diferentes, desconhecidos são sempre bem vindos.
  2. Os logs. Oh pá... é uma satisfação do caraças ler logs bem feitos e ver pessoas que foram ao local que indicaste, encontraram a cache e ainda passaram bons momentos, que gostaram da vista ou outra coisa qualquer. Odeio logs que nada dizem, pessoas que nem fazem um esforço para escrever algo... Percebo que o mesmo seja complicado em certas situações (quando se faz muitas de uma vez só) mas eu já fiz 20 logs diferentes num dia. Óbvio que tem sempre a parte introdutória igual, mas dedico sempre uma parte para a cache em questão. Se achei difícil, bonita, feia, se foi rápido ou lento, etc... Depois de colocar a cache, é isto que dá ou não vontade de colocar mais. Infelizmente acho que esta parte tem vindo a piorar.
  3. Container em si. Containers bonitos, diferentes são sempre um plus. Infelizmente a minha cache tem um container de treta, apesar de estar bem escondida na envolvente e muito dificilmente alguém sem ser geocacher a encontrará. Penso em um dia mudar o container para algo mais trabalhoso, mas eu não tenho grande jeito para isso, e já sei que se o fizer o dito irá desaparecer...
Eu gostaria de meter mais caches, conheço um local interessante, mas ao mesmo tempo bastante complexo, por isso ainda não o fiz e provavelmente não o farei.

Posto isto, concordo contigo quando dizes que se deve ter a sua cache e não um império. Deve-se ter aquelas que se consegue manter em condições. Agora também não acho que devas arquivar uma só porque vais colocar outra. Pode ser que venha um user novo e coloque onde estava a tua (isso era o ideal) seria como um desmame progressivo, mas também pode acontecer que não apareça.

Quanto os novos... Num hobbie tens de tudo, tens quem se dedique de corpo e alma e tens quem cague nisso e só faça maravilha. Eu falo de experiência própria vinda de outro hobbie, e infelizmente não podes pedir que toda a gente se dedique de corpo e alma. Tens que pedir que cumpra as regras (neste caso). Mas lá está, os velhotes têm é que ser pedagógicos, e não lixar a cabeça aos novos. Orientar e não bater, educar!!!


Resumindo:

Os logs são importantes para "xuxu" para quem colocou a cache;
Os novos têm que ser educados sem levarem na cabeça;
Vamos ter sempre cagadas, não há como evitar;
Era bom para quem tem impérios, fazer um desmame progressivo da sua zona antes de abandonar completamente;

No futuro, acho que o número de caches vai diminuir e vai acabar por haver uma seleção das boas caches (seja por ser um local top ou um container fantástico).
 
@matavelhos
Concordo em praticamente tudo. Só há dois pontos que gostaria de focar.

O primeiro é clarificar que não é que ache desinteressantes os PTs mas sim a forma como se colocam caches. Ou seja, se colocar caches ao longo de um PT em pontos com o mínimo de interesse acho muito bem, o que estava a falar é quando se colocam o maior numero de caches possíveis naquele percurso (os tais 161m da praxe).

Um ponto muito interessante que focaste foi a qualidade dos logs e isso é o que às vezes me desmotiva. Os novatos ainda dou um desconto, afinal também o fui. Quanto aos outros que usam ferramentas que fazem scripts, para mim vale igual ou menos que um OPC...

Passo a explicar:

-"As caches foram encontradas com mais ou menos dificuldade"

"Esta cache estava no sítio indicado"

"Obrigado ao nome_do_owner por esta cache"


Para mim um log virtual para ter valor têm de ser escrito por mim. E, tirando as más caches, há sempre algo para dizer. Pelo menos eu consigo.
 
@viperbruno

Logs automáticos... Apanhei imensos à conta do Mega que houve em Agosto. Eu até percebo, as pessoas foram ao evento e tentaram fazer o maior número de caches possíveis em 2 ou 3 dias, mas acaba por ser "chato ler" aquilo. Ainda por cima há povo a fazer logs passado 2 meses, obviamente que assim não vão dizer nada de jeito. Depois pedem desculpa como se isso valesse de muito...

Confesso que isso me desmotiva obviamente, mas ao que parece é uma demanda que já tem alguns anos. A quantidade de caracteres nos logs tem vindo a diminuir, e acho que isso se deve mais à competição criada dentro do jogo do que à entrada de novos jogadores.

Agora o povo quer é ter xxxxx caches, não importa como, o que importa é fazer para poder dizer que chegou às 10mil e ser o maior do bairro. Isso e os impérios como tu bem lhe chamaste. Faz-me um bocado de confusão isso. Para mim o geocaching é um hobbie e como hobbie que é, não é para competir nem para gastar centenas de € a fazê-lo. Vou jogando consoante posso e me dá jeito. Tento sempre fazer caches quando vou para um sítio que nunca estive por exemplo, mas nunca vou a esse sítio para fazer geocaching.

Sinceramente gostava de fazer mais algumas caches, principalmente na zona onde vivo, mas não tendo companhia torna-se chato e mais complicado disfarçar e essas tretas todas. Este verão por exemplo, não fiz nada de jeito. Tenho quase um ano de geocaching e nem 100 caches tenho. Mas sempre que faço escrevo sempre algo sobre a cache e o local. Obviamente quem está todas as semanas a fazer centenas de caches não vai conseguir fazer nada de jeito. Era bom que as pessoas optassem pela qualidade e não quantidade. Acho que o jogo tinha mais a ganhar.


Em relação aos percursos, concordo com o que disseste agora!!
 
@viperbruno

Logs automáticos... Apanhei imensos à conta do Mega que houve em Agosto. Eu até percebo, as pessoas foram ao evento e tentaram fazer o maior número de caches possíveis em 2 ou 3 dias, mas acaba por ser "chato ler" aquilo. Ainda por cima há povo a fazer logs passado 2 meses, obviamente que assim não vão dizer nada de jeito. Depois pedem desculpa como se isso valesse de muito...

Confesso que isso me desmotiva obviamente, mas ao que parece é uma demanda que já tem alguns anos. A quantidade de caracteres nos logs tem vindo a diminuir, e acho que isso se deve mais à competição criada dentro do jogo do que à entrada de novos jogadores.

Agora o povo quer é ter xxxxx caches, não importa como, o que importa é fazer para poder dizer que chegou às 10mil e ser o maior do bairro. Isso e os impérios como tu bem lhe chamaste. Faz-me um bocado de confusão isso. Para mim o geocaching é um hobbie e como hobbie que é, não é para competir nem para gastar centenas de € a fazê-lo. Vou jogando consoante posso e me dá jeito. Tento sempre fazer caches quando vou para um sítio que nunca estive por exemplo, mas nunca vou a esse sítio para fazer geocaching.

Sinceramente gostava de fazer mais algumas caches, principalmente na zona onde vivo, mas não tendo companhia torna-se chato e mais complicado disfarçar e essas tretas todas. Este verão por exemplo, não fiz nada de jeito. Tenho quase um ano de geocaching e nem 100 caches tenho. Mas sempre que faço escrevo sempre algo sobre a cache e o local. Obviamente quem está todas as semanas a fazer centenas de caches não vai conseguir fazer nada de jeito. Era bom que as pessoas optassem pela qualidade e não quantidade. Acho que o jogo tinha mais a ganhar.


Em relação aos percursos, concordo com o que disseste agora!!

Se fosses de Braga era só dizeres que normalmente também costumo ir à caça sozinho e assim sempre tinha companhia :P
 
Se fosses de Braga era só dizeres que normalmente também costumo ir à caça sozinho e assim sempre tinha companhia :P

Sou de braga sim senhora!!! e tenho passado boa seca aos fins de semana (depois das 16h estou praticamente sempre sem fazer nenhum até às 20h30).

Podia-mos marcar qualquer coisa. Juntava-se o útil ao agradável e batia-se umas fotos.
 
Sou de braga sim senhora!!! e tenho passado boa seca aos fins de semana (depois das 16h estou praticamente sempre sem fazer nenhum até às 20h30).

Podia-mos marcar qualquer coisa. Juntava-se o útil ao agradável e batia-se umas fotos.

Eu aos fins de semana nos próximos tempos não vou andar por Braga. Mas durante a semana é só combinar ao fim da tarde ou depois de jantar e por mim não há problema :)
 
Este é o espírito malta, também há grupos no Facebook das várias regiões do país que promovem este contacto.

Também costumo dizer, se vierem a Lisboa dêem um toque que vos faço um tour de bom agrado.
 
Com comentários deste até dá gosto andar a colocar caches :D

A caixinha apareceu rapidamente e de boa saúde. Bem conseguida...

Uma cache de referencia na cidade de Bracara Augusta.
Grande vénia ao Owner
Acerto de coordenadas com hipoteses de varios niveis.
Dica simpatica
Container com saude de ferro

Esta cache deu muita dor de cabeça pois não estava a querer aparecer. Nós percebemos o "trocadilho" mas não a estávamos a ver. Só após uns bons minutos é que apareceu.
Containner já conhecido mas original. Leva favorito.
 
Back
Topo