1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Tentado a usar linux

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por ricardocerveira, 18 de Setembro de 2008. (Respostas: 14; Visualizações: 819)

  1. ricardocerveira

    ricardocerveira Power Member

    Boas...

    Ao fim de tanto tempo ver aqui o forum nesta parte do linux, resolvi experimentar...
    Tenho é algumas duvidas...
    Já andei a navegar e ja encontrei tuturiais, qual o linux que mais se adequa mais a mim etc...
    Mas mesmo assim tenho duvidas.

    1- Qual a versão do linux mais user friend, ou seja mais facil de instalar e depois de mexer?
    2- Em relação as drives(som, grafica, etc) serão faceis de arranjar para linux?
    3- Eu uso o pc essencialmente para navegar na internet, msn, e trabalhar, mas também queria jogar alguns jogos, será que conseguirei jogar a maior parte dos jogos que tenho no windows joga-los no linux?

    Cumps
     
  2. lothar_m

    lothar_m Power Member

    isto já foi respondido em mil e uma threads neste forum mas....


    1-não existe resposta para esta questão. existem várias distros (ubuntu, fedora, mandriva e simplemepis são apenas exemplos) que se focam no aspecto user friendly;
    2-se és novo nisto este ponto é de importância primordial. aconselho-te a verificar na documentação das distros que te interessam se suportam o teu hardware e se a instalação das drivers para esse hardware é indolor ou trabalhosa. tipicamente podes obter esta informação nas wikis e forums de cada distro. em caso de duvidas podes tentar um livecd para testar o suporte out of the box;
    3-quanto aos jogos, se para ti jogar no pc é fundamental e preferes jogos que não têm ports para linux vais ter problemas. a alternativa comum (wine) pode ser algo problematica em alguns jogos. tens de pesquisar quais se os titulos que queres jogar são suportados. neste ponto aconselho-te a manter o windows em dual boot para o gaming.



    uma ultima nota: a passagem de windows para linux é, no geral, trabalhosa e exige esforço, vontade e paciencia para analisar problemas e pesquisar soluções. se estiveres satisfeito com o windows, se calhar não vale a pena meteres-te em trabalhos. se estiveres curioso e com sede de coisas novas então vai em frente e boa sorte.
     
  3. ricardocerveira

    ricardocerveira Power Member

    dual boot ia fazer de qualquer maneira...só queria usar o linux como sistema principal...o windows para pequenas coisas que o linux não faria...vamos ver como corre...bgd pelas respostas ;)

    o mais dificil acho k serão arranjar as drives...isso sim acho k vai ser complicado...estou mais inclinado para o ubuntu...vou testa-lo e tentar compreende-lo...como sempre só usei o windows está na altura de testar outro sistema operativo...outra coisa que acho k me vai complicar é a console...vamos la ver...


    ja agora alguem que tenha o huawei e220 da kanguru a funcionar no linux?
     
    Última edição pelo moderador: 20 de Setembro de 2008
  4. John Silva

    John Silva Power Member

    Drives ? Queres dizer drivers ?? Vais ter uma enorme surpresa.... :lol:

    Eu instalei o meu PCLinux OS com os drivers todos instalados a 100%, net a fiuncionar out of the box e com largas dezenas de software instalado tal como o OpenOffice, Gimp, Firefox, Thunderbird, K3B, Ktorrent, Codecs Divx a funcionar 5*, etc... E demorou ... 5 minutos a instalar TUDO isso (OS + Software )!
     
  5. Crepito

    Crepito Power Member

    Instala o ubuntu 8.04 ou kubuntu se preferires kde. Depois de estar instalado é so ir procurando guias pra por a funcionar as coisas que queres. O que não falta é informação. Logo que saibas o que procurar é sempre a andar...
     
  6. ricardocerveira

    ricardocerveira Power Member

    eu ja ando a recolher o maximo de informação e tuturiais...eu tou inclinado para o ubuntu por ser o mais falado digo eu, e o mais user friendly...tenho que ver o que mais me convem...tou a ver que informação n falta...uma coisa que vi nos videos do youtube em relação ao ubuntu foi o facto de o "menu iniciar",digamos, é em cima...é possivel meter as cenas em baixo um pouco parecido com o windows?
     
  7. LCTN

    LCTN Power Member

    Perfeitamente;). É só carregar no botão direito em cima desse menu "iniciar" (como lhe chamas), destrancar a posição e por o dito em baixo. ;)

    Cumprimentos.
     
  8. ricardocerveira

    ricardocerveira Power Member

    muito obrigado...espero que o unbutu ja traga as drivers com ela...se não la vou eu que andar a procura...lolol...vou andar um dia a ambientar-me e a tratar daquilo,lolol...mas n ha-de ser nada...acho que vou escolher mesmo o ubuntu...o fim de semana vai ser longo a testar tudo...e depois encontrar aplicaçoões para o que uso...lol...espero que o wine me resolva alguns problemas de compatibilidade em alguns programas...pelos videos que tou a ver tou a gostar...espero é de não ter que usar a console muitas vezes...alguem sabe alg site onde possa ver os comandos mais importantes?
     
  9. _Planax_

    _Planax_ 1st Folding then Sex

  10. LCTN

    LCTN Power Member


    Como já tinha dito noutros tópicos, em vez de seguires o tutorial que o _Planax_ te mostrou, podes instalar o Network Manager 0.7 que já suporta essas ligações 3G. Há no fórum um tópico com repositórios para instalar.

    Cumprimentos.
     
  11. ricardocerveira

    ricardocerveira Power Member

    muito obrigado...vai ser mt util...assim ja fico com net ;)
     
  12. lothar_m

    lothar_m Power Member

    eu tenho o huawei e220 a funcionar no hardy heron e pelo que tenho lido nao sou o unico.
     
  13. volcanlx

    volcanlx Power Member

    Eu gosto do mint que é baseado em ubuntu, basicamente o que tens em ubuntu tens no mint. A barra é unica e em baixo desde o inicio (à lá windows) e com um menú muito bem organizado, também conta com bons drivers e com muito software e codecs para iniciantes. Eu ando sempre com um cd com linux mint ao pé pois aquilo para ver vídeos, ouvir musica, trabalhar no openoffice, ir à net com os plugins mais comuns já instalados, e isto a funcionar do livecd.
    O sistema de actualizações também é mais intuitivo mas eles não recomendam instalar as actualizações de nivel 3,4 e 5 a não ser que seja mesmo necessário.

    Para mim é uma boa distribuição pois gosto do ubuntu, o mint é baseado neste mas com uma experiencia out of the box diria que melhor.

    http://www.linuxmint.com/

    Uma boa maneira de explorares as distribuições para elegeres a que mais te agrada, usa livecd para veres antes de instalares, muitos livecds permitem até instalar software que depois é apagado quando fazes reboot
     
  14. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

  15. John Silva

    John Silva Power Member

    O conceito de user friendly não é linear ! Varia de pessoa para pessoa dependendo dos gostos, da habilidade e conhecimentos de cada um.
    Apesar do Ubuntu ser uma boa distribuição, não te prendas ao que o fulano A ou B te diz e experimenta várias distros, vais ver que a experiência será enriquecedora. Recolhe opiniões e sê tu a decidir o que é bom para ti.
    Linux é liberdade de escolha, por isso, experimenta e escolhe a TUA distribuição, a que mais se adapta a ti e ao teu hardware.
    Qualquer distro minimamente conhecida, é bem suportada através dos seus fóruns e wikis, portanto, escolhendo o Mandrake, OpenSuse, Mepis, PCLinuxOS, Mint, Gentoo, Arch etc... não ficarás "desamparado" .

    Cumps.
     

Partilhar esta Página