Tentado a usar linux

ricardocerveira

Power Member
Boas...

Ao fim de tanto tempo ver aqui o forum nesta parte do linux, resolvi experimentar...
Tenho é algumas duvidas...
Já andei a navegar e ja encontrei tuturiais, qual o linux que mais se adequa mais a mim etc...
Mas mesmo assim tenho duvidas.

1- Qual a versão do linux mais user friend, ou seja mais facil de instalar e depois de mexer?
2- Em relação as drives(som, grafica, etc) serão faceis de arranjar para linux?
3- Eu uso o pc essencialmente para navegar na internet, msn, e trabalhar, mas também queria jogar alguns jogos, será que conseguirei jogar a maior parte dos jogos que tenho no windows joga-los no linux?

Cumps
 
isto já foi respondido em mil e uma threads neste forum mas....


1-não existe resposta para esta questão. existem várias distros (ubuntu, fedora, mandriva e simplemepis são apenas exemplos) que se focam no aspecto user friendly;
2-se és novo nisto este ponto é de importância primordial. aconselho-te a verificar na documentação das distros que te interessam se suportam o teu hardware e se a instalação das drivers para esse hardware é indolor ou trabalhosa. tipicamente podes obter esta informação nas wikis e forums de cada distro. em caso de duvidas podes tentar um livecd para testar o suporte out of the box;
3-quanto aos jogos, se para ti jogar no pc é fundamental e preferes jogos que não têm ports para linux vais ter problemas. a alternativa comum (wine) pode ser algo problematica em alguns jogos. tens de pesquisar quais se os titulos que queres jogar são suportados. neste ponto aconselho-te a manter o windows em dual boot para o gaming.



uma ultima nota: a passagem de windows para linux é, no geral, trabalhosa e exige esforço, vontade e paciencia para analisar problemas e pesquisar soluções. se estiveres satisfeito com o windows, se calhar não vale a pena meteres-te em trabalhos. se estiveres curioso e com sede de coisas novas então vai em frente e boa sorte.
 
dual boot ia fazer de qualquer maneira...só queria usar o linux como sistema principal...o windows para pequenas coisas que o linux não faria...vamos ver como corre...bgd pelas respostas ;)

o mais dificil acho k serão arranjar as drives...isso sim acho k vai ser complicado...estou mais inclinado para o ubuntu...vou testa-lo e tentar compreende-lo...como sempre só usei o windows está na altura de testar outro sistema operativo...outra coisa que acho k me vai complicar é a console...vamos la ver...


ja agora alguem que tenha o huawei e220 da kanguru a funcionar no linux?
 
Última edição pelo moderador:
o mais dificil acho k serão arranjar as drives...isso sim acho k vai ser complicado...estou mais inclinado para o ubuntu...vou testa-lo e tentar compreende-lo...como sempre só usei o windows está na altura de testar outro sistema operativo...outra coisa que acho k me vai complicar é a console...vamos la ver...
Drives ? Queres dizer drivers ?? Vais ter uma enorme surpresa.... :lol:

Eu instalei o meu PCLinux OS com os drivers todos instalados a 100%, net a fiuncionar out of the box e com largas dezenas de software instalado tal como o OpenOffice, Gimp, Firefox, Thunderbird, K3B, Ktorrent, Codecs Divx a funcionar 5*, etc... E demorou ... 5 minutos a instalar TUDO isso (OS + Software )!
 
Instala o ubuntu 8.04 ou kubuntu se preferires kde. Depois de estar instalado é so ir procurando guias pra por a funcionar as coisas que queres. O que não falta é informação. Logo que saibas o que procurar é sempre a andar...
 
eu ja ando a recolher o maximo de informação e tuturiais...eu tou inclinado para o ubuntu por ser o mais falado digo eu, e o mais user friendly...tenho que ver o que mais me convem...tou a ver que informação n falta...uma coisa que vi nos videos do youtube em relação ao ubuntu foi o facto de o "menu iniciar",digamos, é em cima...é possivel meter as cenas em baixo um pouco parecido com o windows?
 
Perfeitamente;). É só carregar no botão direito em cima desse menu "iniciar" (como lhe chamas), destrancar a posição e por o dito em baixo. ;)

Cumprimentos.
 
muito obrigado...espero que o unbutu ja traga as drivers com ela...se não la vou eu que andar a procura...lolol...vou andar um dia a ambientar-me e a tratar daquilo,lolol...mas n ha-de ser nada...acho que vou escolher mesmo o ubuntu...o fim de semana vai ser longo a testar tudo...e depois encontrar aplicaçoões para o que uso...lol...espero que o wine me resolva alguns problemas de compatibilidade em alguns programas...pelos videos que tou a ver tou a gostar...espero é de não ter que usar a console muitas vezes...alguem sabe alg site onde possa ver os comandos mais importantes?
 
ja agora alguem que tenha o huawei e220 da kanguru a funcionar no linux?

Era só fazeres "cd .." aqui no fórum... A info que precisas está em sticky: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=286804


Como já tinha dito noutros tópicos, em vez de seguires o tutorial que o _Planax_ te mostrou, podes instalar o Network Manager 0.7 que já suporta essas ligações 3G. Há no fórum um tópico com repositórios para instalar.

Cumprimentos.
 
eu ja ando a recolher o maximo de informação e tuturiais...eu tou inclinado para o ubuntu por ser o mais falado digo eu, e o mais user friendly...tenho que ver o que mais me convem...tou a ver que informação n falta...uma coisa que vi nos videos do youtube em relação ao ubuntu foi o facto de o "menu iniciar",digamos, é em cima...é possivel meter as cenas em baixo um pouco parecido com o windows?
Eu gosto do mint que é baseado em ubuntu, basicamente o que tens em ubuntu tens no mint. A barra é unica e em baixo desde o inicio (à lá windows) e com um menú muito bem organizado, também conta com bons drivers e com muito software e codecs para iniciantes. Eu ando sempre com um cd com linux mint ao pé pois aquilo para ver vídeos, ouvir musica, trabalhar no openoffice, ir à net com os plugins mais comuns já instalados, e isto a funcionar do livecd.
O sistema de actualizações também é mais intuitivo mas eles não recomendam instalar as actualizações de nivel 3,4 e 5 a não ser que seja mesmo necessário.

Para mim é uma boa distribuição pois gosto do ubuntu, o mint é baseado neste mas com uma experiencia out of the box diria que melhor.

http://www.linuxmint.com/

Uma boa maneira de explorares as distribuições para elegeres a que mais te agrada, usa livecd para veres antes de instalares, muitos livecds permitem até instalar software que depois é apagado quando fazes reboot
 
eu ja ando a recolher o maximo de informação e tuturiais...eu tou inclinado para o ubuntu por ser o mais falado digo eu, e o mais user friendly...tenho que ver o que mais me convem...tou a ver que informação n falta...uma coisa que vi nos videos do youtube em relação ao ubuntu foi o facto de o "menu iniciar",digamos, é em cima...é possivel meter as cenas em baixo um pouco parecido com o windows?
O conceito de user friendly não é linear ! Varia de pessoa para pessoa dependendo dos gostos, da habilidade e conhecimentos de cada um.
Apesar do Ubuntu ser uma boa distribuição, não te prendas ao que o fulano A ou B te diz e experimenta várias distros, vais ver que a experiência será enriquecedora. Recolhe opiniões e sê tu a decidir o que é bom para ti.
Linux é liberdade de escolha, por isso, experimenta e escolhe a TUA distribuição, a que mais se adapta a ti e ao teu hardware.
Qualquer distro minimamente conhecida, é bem suportada através dos seus fóruns e wikis, portanto, escolhendo o Mandrake, OpenSuse, Mepis, PCLinuxOS, Mint, Gentoo, Arch etc... não ficarás "desamparado" .

Cumps.
 
Back
Topo