Teoria: Há uma ligação Sony/Toshiba/IBM/Apple

Xpirit

Banido
Já há alguns dias que ando a pensar no que poderá estar o Steve Jobs a cozinhar na Apple para nos surpreender.

Sabem qual é a placa gráfica usada em Apples? Nvidia, que anda de amores com a Sony (e com a Intel). O processador usado nos Apples é o *****, produto IBM/Apple/Motorola. Sabem quem vai fornecer memórias Flash à Apple? Toshiba. Humm.. Epá, isto está enrolado. É Sony/IBM/Nvidia/Toshiba/Apple. Os CELL's são primos magros do Power(PC) e com forte cheirinho a Altivec (SSE dos *****).

Bom, isto tudo para dizer que se não me engano vamos ter CELL's em Apples porque o Steve Jobs sempre gostou destas coisas e de integrar *n* chips nas suas máquinas. NeXT, por exemplo.

Ou muito me engano ou vamos ter daqui a 1-2 anos novos Apples à lá NeXT. Ui, que bombas vão ser!!!

Com licença, vou ali fazer uns investimentos.

PS. Análise realizada em colaboração com um conhecido deste fórum!
 
Em futurologia não sou nada bom mas realmente desde que os rumores sobre os CELL começaram a ser mais concistentes que realmente dá que pensar o que irá acontecer.

Tb me chamou à atenção hoje ver que mais uma vez do lado do Linux há cada vez mais distros prontas para *****. Por outro lado a IBM ao se ter libertado da divisão de PCs pode estar a querer concentrar-se apenas em fabricar Chips. A meu ver tem muito trabalho encomendado.

A minha questão é se tudo isto não está intimamente ligado ao software parecendo claramente que a Microsoft está a ser deixada de fora. à umas semanas li um artigo onde dizia que o Linux estava à muito tempo preparado para os 64 bits coisa que a Microsoft não parece estar. O resto é facil de imaginar. Cell na consola de jogos que rivaliza com a da Microsoft. Os cell derivados dos ***** logo apple e IBM. Onde ficam a Intel e a Microsoft?

A apple muito sinceramente não vejo que seja uma concorrente muito forte. Imagino que com os CELL e com o poder económico da SONY esta poderia facilmente ultrapassar a apple.
Mas isto é tudo futurologia. Em Fevereiro quando se levantar mais o veu acerca dos CELL ficará mais facil.
 
Já houve quem especulasse que com estas mudanças todas, a IBM queria comprar a Apple.

http://www.theregister.co.uk/2004/12/06/ibm_apple_speculation/

O unico problema que vejo é a diferença de "culturas" das duas empresas. Um é "branco" o outro é "preto".
Não estou a ver uma apple na posse da IBM a lançar um imac decorado com flores ou um produto como o ipod.

Outro tipo de acordos talvez seja mais facil, mas será que a Sony vai querer ver o CELL em Apples?

Esperar para ver.

Talvez uma peça neste puzzle é um consórcio/site/comunidade acabado de lançar pela IBM e que ninguem deu muita importancia.

http://www.power.org/

In a step sure to spark major innovation in the design of consumer electronics, networking, automotive, and IT systems, 15 companies today announced their intention to form Power.org, an open standards community around chips and systems which use Power Architecture technology.
Power microprocessors are the heartbeat of products ranging from video gaming systems and telematics to supercomputers. As one of the industry's leading high performance customizable microprocessors, it has witnessed tremendous momentum this year.

Coming together to form the Power.org community are AMCC, Bull, Cadence Design Systems, Chartered Semiconductor Manufacturing, Culturecom, IBM, Jabil Circuit, Novell, Red Hat, Sony Corporation, Shanghai Belling, Synopsys, Thales, Tundra Semiconductor and Wistron.

More companies are expected to expand the development community in the weeks ahead to accelerate open standards collaboration for Power and ***** technology leading to a new generation of applications.
 
O Jobs saiu da Apple para fundar a NeXT. E bem provavel que no futuro queira fazer Macs a imagem do computador ideal dele
Quem esta mesmo em alta nisto tudo na minha opiniao e a IBM. Fornece tecnologia para todos.
 
Última edição:
Nemesis11 disse:
Outro tipo de acordos talvez seja mais facil, mas será que a Sony vai querer ver o CELL em Apples?

Porque haveria a Sony de não querer ? Para além disso a Sony é um mero parceiro. Os CELL's são mais um produto IBM, fabricados pela Toshiba e usados pela Sony nas suas consolas. A Sony sempre foi uma empresa que copiou (em alguns casos para melhor) e raramente inovou. Se ela pudesse vender hardware Apple não diria que não. :D
Também é verdade que não sei até que ponto está a Sony metida no desenho da arquitectura CELL.

Já agora, alguém sabe como vão ser ligados os CELL's entre si? Será Hypertransport ou vão recorrer à Rambus para tudo o que seja buses?
 
Entre eles e pelo que vi até agora, penso que vão usar o Redwood da Rambus.

The inter-cell buses are designed by Rambus and should run at 6.4GHz. No mention is made of bus width, but even if the bus is only 16 bits wide that is still 12.8GB/s across each Cell interconnect, which is a reasonable bandwidth.

Não sei é se será mesmo a 6.4 ghz. O Redwood pode funcionar entre 400 mhz e 6.4 Ghz e é "backward compatible" com o Hypertransport.

Também não sei até que ponto a Sony e a Toshiba estão envolvidas, mas o problema deve ser mais a nivel contratual. Não estou a ver a Sony/Toshiba a permitir a venda do Cell a outras empresas por parte da IBM, sem primeiro consulta-los.

Lembro-me de se falar que esta patente da Sony seria para ser usado no CELL.
 
Última edição:
Os chips das Graficas da ATI e NVidia não sao fabricadas nas forjas da IBM ?

Quanto ´Sony e Toshiba ... são especialistas em tecnologia de ponta ... e entrega-las aos consumidores em embalagens bonitinhas ... Se não inventam nada já são outros 500... :D

Tou a ver ali uma PS4 e um portatile toshiba ambos a correr linux ... na sei pk ...

Die Die M$ :die:
 
Pois, de facto é a IBM que fica a ganhar em tudo. E a Toshiba parece-me ficar em 2º lugar. Agora se isto se vai traduzir em valor de mercado, isso já eu deixo a quem percebe para nos aconselhar! :)
 
Back
Topo