1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

terminal ssh

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por RuiBranco, 29 de Janeiro de 2009. (Respostas: 7; Visualizações: 647)

1. RuiBranco

RuiBranco Folding Member

Olá,
    Pessoal venho aqui pedir uns conselhos, estava a pensar em limitar de certa forma o acesso a alguns comandos, ou melhor deixar apenas executar alguns comandos no terminal remotamente.
    O que pensei foi quando o utilizador entra via ssh eu poderia correr um script no .bash_profile, script esse um gestor de conteúdos limitando com um trap certas teclas . È fiável este metodo fazer trancar o utilizador no Gestor(script)? Existe maneiras de passar esta barreira ?

Cumps, Rui

2. Underground909

Underground909 Power Member

Não me parece um método muito fiável. O correcto (penso eu) seria definir determinados grupos de utilizadores, e limitar o acesso aos ficheiros/comandos por meio das permissões. Sem hacks.

Última edição pelo moderador: 8 de Fevereiro de 2009
  3. RuiBranco

RuiBranco Folding Member

Pois seria o mais indicado essa maneira, mas como isto nao é uma coisa publica é apenas para alguns utilizadores. Fiz um script e limitei ctrl + c e obriguei a ficarem no gestor,pois não arranjo maneira de sair do script e passar para a linha de comandos, a nao ser fazer close ao putty e fazer o login de novo.

Última edição pelo moderador: 8 de Fevereiro de 2009
  4. Underground909

Eu do que escreveste não consegui perceber bem exactamente o que pretendes mas... será que alterar o valor da login shell do utilizador de /bin/bash para essa aplicação, não fará algo parecido ao que queres?

5. RuiBranco

RuiBranco Folding Member

Sim é mesma coisa, mas o que quero mesmo saber se existe maneira passar para a linha comandos, pois eu com este metodo quero evitar de o utilizador usar o terminal com linha de comandos. Eu ja estive a testar e não consigo de forma alguma dai pergunto se será fiavel .

6. Underground909

Pois, pode haver sempre alguma vulnerabilidade... por isso se calhar é melhor restringir o que esse utilizador pode fazer, através de permissões.

7. RuiBranco

RuiBranco Folding Member

Vou arriscar. obrigado pela informação.
    Cumps

8. PrOdG

PrOdG Power Member

Não tinha reparado ainda neste tópico.

Dá uma olhada ao sudo. Ao contrário do que os "gurus" do Ubuntu pregam, é exactamente para este tipo de situações que o sudo foi criado.

Partilhar esta Página