Termoacumulador (cilindro)

fansro

Power Member
boas pessoal. Possuo um cilindro de 50lt da marca junkers. Não sei o modelo ao certo mas deve ser dos mais baratos(tem 4anos). Nesta altura do ano pago sempre mais ou menos o dobro do que customo pagar no verão. Mas somos 3 em casa 2 adultos e 1 bebé. Medi os últimos 5 dias o consumo só do cilindro e estou com 1 média de consumo de 5/6kw. Justifica trocar por outro cilindro que seja mais económico que recupere o dinheiro rápido? Ou será tudo mais ou menos igual e enquanto este funcionar não valerá apena trocar?
 
Não tens grandes diferenças na eficiência, um mais fraco simplesmente aquece menos/demora mais.
Tens uma válvula térmica (esqueci o nome)? Isso ajuda muito a poupar a água quente.
 
Vou seguir este tópico porque tou na mesma situação. Sendo que cá em casa somos 4.

O gasto do cilindro é, quase sempre, metade da fatura mensal em eletricidade!

Dá em média mensalmente 200kw para um cilindro de 80L.

Não sei que solução encontrar. Ter a desligar de madrugada não fez nenhuma diferença.

O cilindro está num sítio frio da casa (cozinha), sem nada em volta, será que fazendo um armário, até revestido em alguma coisa, iria ajudar alguma coisa termicamente?
 
Na minha opinião, 3 coisas:
- Ter termostato para regular a temperatura. Eu por exemplo no meu tenho +- a 50 graus;
- Usar uma tomada inteligente e programar as horas em que é previsível utilizar a água quente. Para isso é estudar o comportamento de aquecimento e arrefecimento durante todo o dia;
- Se possível ter um bom isolamento do termo acumulador/cilindro e o sítio ser o menos frio possível para não ter tantas perdas térmicas.
 
Não tens grandes diferenças na eficiência, um mais fraco simplesmente aquece menos/demora mais.
Tens uma válvula térmica (esqueci o nome)? Isso ajuda muito a poupar a água quente.
Válvula termica?não sei nem o que é.

Ainda não fiz 100% o teste mas acho que ter ligado 2 ou3 horas por dia que o consumo é mais ou menos o mesmo de estar sempre ligado.
 
Válvula termica?não sei nem o que é.

Ainda não fiz 100% o teste mas acho que ter ligado 2 ou3 horas por dia que o consumo é mais ou menos o mesmo de estar sempre ligado.

uma valvula que mistura a agua para a temperatura que queres logo a saida do cilindro, assim nao tens de "arrefecer" a agua nas torneiras e afins e não despercicas tanto calor do cilindro.

Exemplo https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Canalizacao/Acessorios-aquecimento-agua/WPR_REF_13801823

acaba por ser mais importante uma boa manutenção do cilindro e isolamento das tubagens do que andares a programar, assumindo que pelo menos toma-se 1 banho por dia, pouco ou nada a sua programacao ajuda se nao tiveres bihorario.
 
Na minha opinião, 3 coisas:
- Ter termostato para regular a temperatura. Eu por exemplo no meu tenho +- a 50 graus;
- Usar uma tomada inteligente e programar as horas em que é previsível utilizar a água quente. Para isso é estudar o comportamento de aquecimento e arrefecimento durante todo o dia;
- Se possível ter um bom isolamento do termo acumulador/cilindro e o sítio ser o menos frio possível para não ter tantas perdas térmicas.

No meu caso, regulei o termostato para menos de metade (estava no máximo) e, nos dias de "análise", não vi diferença em nada (na APP, pelos consumos registados).

A única coisa que não sei o que fazer e se de facto faz diferença, é acerca do local ser frio e o cilindro estar "exposto"


Essa válvula, não sei bem o seu funcionamento. Nem conhecia...
 
A temperatura do cilindro nunca deve ser menos que 55C por causa da legionella. Nao brinquem.

De resto nao há muito a fazer, que nao seja usar um esquentador a gas natural, ou um termoacumulador com bomba de calor.
 
A legionella prolifera-se entre os 30 e os 45 graus. Aos 50 graus mantidos durante 2horas as bactérias morrem. Claro que quanto mais elevada for a temperatura, melhor:


@Miked possivelmente será das perdas térmicas que aumentará o arrefecimento mais rápido, fazendo ligar a resistencia mais vezes ao dia.
 
A legionella prolifera-se entre os 30 e os 45 graus. Aos 50 graus mantidos durante 2horas as bactérias morrem. Claro que quanto mais elevada for a temperatura, melhor:


@Miked possivelmente será das perdas térmicas que aumentará o arrefecimento mais rápido, fazendo ligar a resistencia mais vezes ao dia.
A legionella nao existe só dentro do cilindro, é necessário que a temperatura seja de pelo menos 55C até à torneira.

Logo valvulas termostaticas logo à saida do cilindro sao um erro tambem.
 
Vou deixar aqui o consumo do meu cilindro de 100l, somos duas pessoas, não acho que os consumos sejam muito elevados. Eu tenho programado que se desligue às 21h e que se ligue às 09:00h.
Também não tenho nada à volta do cilindro, está nu.

 
Podes não desligar ele um dia para ver o consumo?

Ps eu imagino o resultado já foi o meu emprego tratar da eficiência energética em larga escala e controlar AQS, é mais para o resto da malta.
 
Vou deixar aqui o consumo do meu cilindro de 100l, somos duas pessoas, não acho que os consumos sejam muito elevados. Eu tenho programado que se desligue às 21h e que se ligue às 09:00h.
Também não tenho nada à volta do cilindro, está nu.


Esses consumos para mim seriam óptimos.

Eu mesmo com o cilindro desligado pela noite (tinha 23h-7am) não consigo nem de perto.

24h leva-me 7kw... O cilindro é dos mais baratos e genéricos que existem (marca Delta), claro que a classe energética não é a melhor (deve ser E/F)

Bomba de calor não me é viável pelo espaço...

Já pensei em painéis solares (kit qualquer barato) só pra alimentar o cilindro.
Exposição solar não faltava mas a casa é arrendada...


@rjSampaio posso dar o meu exemplo porque fiz essa experiência uns dias.

Efetivamente o consumo era igual, não fazia diferença nenhuma desligar de noite, por isso é que já não tenho o schedule.
Fica sempre ligado.
 
Esses consumos para mim seriam óptimos.

Eu mesmo com o cilindro desligado pela noite (tinha 23h-7am) não consigo nem de perto.

24h leva-me 7kw... O cilindro é dos mais baratos e genéricos que existem (marca Delta), claro que a classe energética não é a melhor (deve ser E/F)

Bomba de calor não me é viável pelo espaço...

Já pensei em painéis solares (kit qualquer barato) só pra alimentar o cilindro.
Exposição solar não faltava mas a casa é arrendada...


@rjSampaio posso dar o meu exemplo porque fiz essa experiência uns dias.

Efetivamente o consumo era igual, não fazia diferença nenhuma desligar de noite, por isso é que já não tenho o schedule.
Fica sempre ligado.

O meu é um Teka de classe energética B.
E tenho nos 50°c.

Também quero ver se meto painéis solares, até porque a cozinha está toda eléctrica. Mas só para o ano quando acabar as obras na sala.
 
Mas o que determina a classe energetica é so o revestimento do cilindro que o faz mais eficiente ou nao?
Ouvi dizer que agora á uns "smart" que analisam mais ou menos o nosso perfil e que sao mais eficientes.
È que eu com 1 bebe em casa a cada passo temos de dar banho ou a meio da noite ou demanha ou assim.
 
Bem, vou aproveitar aqui o tópico...

Temos cá em casa (apartamento) um esquentador que está a dar as últimas (até os botões de plástico de controlo já se desfizeram, agora para regular tenho de usar um alicate! :facepalm: )

Temos o esquentador na cozinha, e tenho nesse local espaço para colocar um Ariston Velis de 100L... Embora sejamos 5, raramente tomamos banho todos ao mesmo tempo, e meto chicote na malta toda para gastarem pouca água. (e para aproveitar a água que se gasta enquanto o esquentador demora a aquecer, enchemos baldes!)

Serão os 100L suficientes?
O Ariston Velis é uma boa opção? Ou há melhores com este formato compacto?
Ou será melhor comprar antes um bom esquentador?
O espaço para o instalar tem 51cm de largura, por 30 de profundidade e tenho 1.6m desde a bancada até ao tecto.

Haverá outra opção (que caiba neste local) mais eficiente? Em última instância, caso seja mesmo muito melhor, tipo da noite para o dia, poderia considerar retirar a porta e modificar o armário de forma a instalar algo mais profundo - isto se o aparelho tiver bom aspecto para poder ficar à vista na cozinha - por exemplo uma bomba de calor Nuos Eva A+ 110L ? (mas o custo de aquisição é mais do dobro, para não falar no custo de instalação e modificação do armário, e na questão visual menos agradável).
 
Última edição:
Back
Topo