Termoestatos bimetálicos de temperatura fixa

Tenho trocado algumas mensagens com o user @carlitos que as vou transcrever para aqui.

Olá,
Primeiro preciso identificar se o termostato é normalmente aberto ou fechado.
Pela foto parece-me ser uma caldeira Rowenta/Calor, mas indica marca e modelo.

Cumps

Boas. Sim é uma caldeira de um ferro da Rowenta. Mas precisamente é um Rowenta DG8960.

O termostato não tem marca nem modelo, penso eu. Só tem mesmo aquela referência que coloquei no post. C4-024-200 010 1310W.
A foto que postei não é o meu ferro, mas é 80% ou 90% igual. A posição das peças, as próprias peças e etc, são iguais.

Como consigo saber se é um termoastato 'normalmente aberto' ou 'normalmente fechado'?

Boas. Quando se tem todas as informações do fabricante pela referencia do componente chega-se lá, senão, somente com uns testes. Com essa referencia não consigo chegar lá.

Esse termostato deve ser "normalmente fechado" porque estava em curto antes de receber o calor do ferro, e não deve ter aberto, possivelmente, por ter recebido calor por breves segundos. Devem ser necessarios uns tres minutos


Pois, não sei.
Eu ainda estive bastantes segundos com o ferro encostado na base do termostato... Não foram 3 minutos nas deve ter sido perto de 1 minuto. Mas posso tentar mais tempo.

E que testes é necessário para perceber que termostato é?


Pois, não sei.
Eu ainda estive bastantes segundos com o ferro encostado na base do termostato... Não foram 3 minutos nas deve ter sido perto de 1 minuto. Mas posso tentar mais tempo.

E que testes é necessário para perceber que termostato é?


Se tens uma central de soldadura a ar quente também podes usar para aquecer o termostato e penso ser mais rápido.
Ligas um multímetro na escala mais baixa de resistências, se a resistência for próxima de zero é "normalmente fechado", mas pode estar avariado e o seguinte passo é testar com calor.
Aqueces a base metálica do termostato com uma temperatura superior aos 200ºC, por exemplo uns 250º, e aguardas uns 2 a 5 minutos. Nesse tempo deves ouvir um click e o multímetro deve dar resistência infinita.
Se acontece como descrito, termostato está bom e é "normalmente fechado".
Se acontece o oposto do descrito, termostato está bom e é "normalmente aberto".
Se não muda o valor da resistência, termostato está avariado.


A estação de soldar que tenh não é ar quente. É uma Ersa i-Con Pico. É um ferro de soldar normal mas com controlo de temperatura.

Eu fiz o que disseste. E acho que já tinha dito o resultado. A resistência esteve sempre perto de 0 Ohm, ou seja, em curto. Pelo que dizes, então é 'normalmente fechado'.

Mas vou fazer de novo o teste e aguentar mais tempo o ferro de soldar na base do termostato.


Bom, estive 6 minutos com o ferro sempre nos 250ºC (variou até 247ºC mas recuperou sempre muito rápido) e a resistência esteve sempre a baixo de 0.30 ohm!


Este ferro, aquece até aos 320ºC (temperatura a que o uso normalmente, em 9 seg). Não sei se uma de ar quente consegue ser mais rápida. A vantagem que poderá ter é em termos de superfície de contacto que não se coloca, enquanto que com a ponta do ferro, posso ter sempre oscilações e o termostato perder temperatura! Mas mesmo assim, acho que o ferro fez o que era suposto.

O mais fácil acho que está feito. Falta só mesmo arranjar o termostato.



Seis minutos deve chegar bem para o teste, e neste caso o termostato está mesmo avariado. Como saiu algum vapor de água no primeiro teste é quase certo ter entrado humidade no termostato que enferrujou o interior e bloqueou os contactos.
Esse termostato ao abrir vai fazer funcionar a bomba de água para encher a caldeira, como o termostato não acionou a bomba de água a caldeira ficou seca e a resistência aqueceu demais e queimou o termofusivel.
Toma atenção ás fugas de água, exemplo, ver por baixo da resistência a caldeira com uma pequena fissura.

Na Pigmento tens varias opções, é procurar pelo modelo da caldeira e tens as varias peças.
Se queres resolver rápido tens o conjunto completo, resistência+termostato+termofusivel, código CS00098531.
Somente termostato sem teres muitas dores de cabeça a fixar, 190ºC, ref. 812512. Devido a 10ºC a menos vai meter mais vezes agua, mas penso não afetar a saída de vapor, só testando.
Se queres os 200ºC, termostato ref. 812513, mola fixação ref. 812302 ou 812303. Neste caso tens de ter cuidado ao colocar os terminais na posição certa senão quebra na dobra. A mola de fixar ref. 812303 é mais fácil colocar pelo lado dos terminais e antes de os dobrar.

Atenção, não sou empregado ou associado á casa, faço lá as compras para as minhas reparações porque encontro preço aceitável e disponibilidade de todo o material.



Boas.

Eu não disse que era vapor que tinha visto a sair do termostato quando fiz o teste com o ferro de soldar. Disse que tinha visto um líquido qualquer a burbolhar. Esse líquido tinha um aspecto amarelado. Mas foi uma coisa mínima. Mal se via.

Estou com algumas dúvidas quanto as termos que temos usado.

Deixa-me tentar esclarecer algumas coisas:
Resistência - é aquele elemento metálico de forma circular que está aparafusado à caldeira, certo?

Não percebi o que disseste aqui:



Vi as sugestões que me deste pelas referências dos produtos na loja. Não sei como é que eu me farto de pesquisar pela net e não encontrei os termostatos nem o tal elemento circular metálico nem nada à venda. Aliás, encontrar até encontrei, mas foi no e-b.a-y. e tudo para cima e 30€ + portes.
Mas faço outra questão:
Ali o elemento completo já com o termostato e termofusível custa 9€. Porquê tanta diferença? Não vou colocar em perigo a nossa segurança (cá de casa) ao comprar uma coisa tão barata relativamente ao que tenho visto?

Ah, e outra coisa:
Como chegaste ao elemento circular metálico lá na loja? As marcas que mostam no site para esse elemento não inclui a Rowenta. Como sei que é mesmo apropriado? Para além disso, vejo uma diferença:
https://i.ibb.co/G5gvPLZ/resistencia.png

Nessa imagem marquei uma zona a vermelho onde se vê uma pequena área quadrada que no caso do elemento do meu ferro tem um buraco para um parafuso e na imagem da loja pigmento não tem esse buraco nessa área quadrada. Eu agora não em recordo de cabeça se ali tem algum parafuso. Mas se tiver, esse elemento não dá para o meu caso. Penso eu!
 
Olá, sim, podes transcrever.
O termostato quando aquecido não pode sair nada de dentro dele, neste caso saiu de cor amarela indicia ferrugem no interior, logo entrou humidade para o interior, daí o dizer para verificar fugas, principalmente entre a resistência e a cuba da caldeira porque o calcário faz com que nesse local apareça fissuras. E sim, a resistência é essa forma circular onde está o termostato e termofusivel aparafusados.
Para encontrares, neste caso, bastava colocares o modelo DG8960 no campo de busca. É que Rowenta, Calor, Tefal, Krups, Seb e Moulinex neste momento são todas do mesmo "patrão".
O preço não é somente os 9€, acresce o IVA e os portes. As diferenças de preço não tem nada a ver com segurança.
No local que indicas a diferença deve ser para aparafusar alguma blindagem para não estragar os plásticos do equipamento, só ver se está a ser usado na tua. Na descrição do produto verifica se as letras seguintes a DG8960 consta na lista.

Bom, parece que tem lá um buraco mas nem está a ser usado.

Sim, a referência do meu ferro está na lista cá em baixo. Seb tefal calor moulinex DG9860F023

Então acho que vou mandar vir o conjunto resistência + termostato + termosfusível e vou também mandar vir o termostato de 200ºC que referiste para tentar reparar a que cá tenho. E se conseguir, fico com uma suplente just in case.
Eu acho que neste caso não devo precisar do suporte de aplicação para o termostato porque devi conseguir aproveitar o que tenho do velho.
 
@carlitos recebi hoje as coisas lá da tal loja.
Enconmendei o conjunto da resistência + termostato + termofusível e ainda um termostato e a anilha para o aplicar.
Para tristeza minha, falta um que me parece ser uma junta na resistência da caldeira. Pelo menos a que cá tinha no ferro, tem uma espécia de película que presumo que será para melhorar a área de contacto entre a resistência e a base da caldeira. Esta resistência que mandei vir, não tem essa película.

Onde vou agora buscar uma coisa dessas?
 
A essa placa dão o nome de grafite, mas não sei que material é usado na construção.
Ao retirar a resistencia velha, essa junta não ficou colada á caldeira sem soltar algum bocado? Desse modo dava para aproveitar.
Foi pena não me lembrar disso, o preço até é baixo, na mesma casa procura por "grafite" ou referencia "cs-00090990".
 
A essa placa dão o nome de grafite, mas não sei que material é usado na construção.
Ao retirar a resistencia velha, essa junta não ficou colada á caldeira sem soltar algum bocado? Desse modo dava para aproveitar.
Foi pena não me lembrar disso, o preço até é baixo, na mesma casa procura por "grafite" ou referencia "cs-00090990".

Eishh, então mas agora são mais 6€ de portes... Fonix...

Sim, ela está presa à resistência. E está intacta. Mas a ideia era reparar a velha com o termostato que mandei vir e ficar com este conjunto novo de substituição, just in case.
 
@carlitos, arrisquei e arranquei com jeito a junta da resistência velha e meti na nova. Experimentei o ferro e parece-me estar a funcionar. Pelo menos fez vapor nos 2 botões de fazer vapor que o ferro tem. Aqueceu rápido e talzzz.

Mas não obstante o facto de ter funcionado, quero ver se consigo pôr o outro conjunto que tenho, funcional para caso seja necessário, ter um aqui à mão.

Agora, por incrível que pareça, há uma parte das peças do ferro que não consigo descobrir a posição em que estava e não consigo fechar o ferro. lol.
Só tirei fotos às ligações dos fios mas há ali uma parte que não estou a conseguir pôr na posição certa. Os fios também tenho receio de não estarem na posição certa e tenho receio de estarem em contacto com a caldeira e poderem derreter o isolamento e provocar algum curto-circuito. Espero que naão mas estou com este receio.
 
Bom, já montei o ferro. Parece estar a funcionar. Como é normal, sobrou-me um parafuso lá de dentro, que devia ser de segurar algum plástico e faltam-me 2 parafusos cá de fora de fechar a tampa do fundo. Vou ver se os arranjo por aqui algures.

E não sei como vou fazer com a junta da outra resistência. Queria pôr isto funcional.
 
Back
Topo