1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Termoestatos bimetálicos de temperatura fixa

Discussão em 'Electrónica' iniciada por PsySc0rpi0n, 17 de Janeiro de 2020. (Respostas: 27; Visualizações: 944)

1. carlitos

carlitos Power Member

A NTC é em cima onde liga dois fios branco/verde.
    Primeiro testa os componentes antes de comprar porque é fácil de fazer.

2. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Tenho trocado algumas mensagens com o user @carlitos que as vou transcrever para aqui.

3. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Bom, parece que tem lá um buraco mas nem está a ser usado.

Sim, a referência do meu ferro está na lista cá em baixo. Seb tefal calor moulinex DG9860F023

Então acho que vou mandar vir o conjunto resistência + termostato + termosfusível e vou também mandar vir o termostato de 200ºC que referiste para tentar reparar a que cá tenho. E se conseguir, fico com uma suplente just in case.
    Eu acho que neste caso não devo precisar do suporte de aplicação para o termostato porque devi conseguir aproveitar o que tenho do velho.

4. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

@carlitos recebi hoje as coisas lá da tal loja.
    Enconmendei o conjunto da resistência + termostato + termofusível e ainda um termostato e a anilha para o aplicar.
    Para tristeza minha, falta um que me parece ser uma junta na resistência da caldeira. Pelo menos a que cá tinha no ferro, tem uma espécia de película que presumo que será para melhorar a área de contacto entre a resistência e a base da caldeira. Esta resistência que mandei vir, não tem essa película.

Onde vou agora buscar uma coisa dessas?

5. carlitos

carlitos Power Member

A essa placa dão o nome de grafite, mas não sei que material é usado na construção.
    Ao retirar a resistencia velha, essa junta não ficou colada á caldeira sem soltar algum bocado? Desse modo dava para aproveitar.
    Foi pena não me lembrar disso, o preço até é baixo, na mesma casa procura por "grafite" ou referencia "cs-00090990".

6. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Eishh, então mas agora são mais 6€ de portes... Fonix...

Sim, ela está presa à resistência. E está intacta. Mas a ideia era reparar a velha com o termostato que mandei vir e ficar com este conjunto novo de substituição, just in case.

7. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

@carlitos, arrisquei e arranquei com jeito a junta da resistência velha e meti na nova. Experimentei o ferro e parece-me estar a funcionar. Pelo menos fez vapor nos 2 botões de fazer vapor que o ferro tem. Aqueceu rápido e talzzz.

Mas não obstante o facto de ter funcionado, quero ver se consigo pôr o outro conjunto que tenho, funcional para caso seja necessário, ter um aqui à mão.

Agora, por incrível que pareça, há uma parte das peças do ferro que não consigo descobrir a posição em que estava e não consigo fechar o ferro. lol.
    Só tirei fotos às ligações dos fios mas há ali uma parte que não estou a conseguir pôr na posição certa. Os fios também tenho receio de não estarem na posição certa e tenho receio de estarem em contacto com a caldeira e poderem derreter o isolamento e provocar algum curto-circuito. Espero que naão mas estou com este receio.

8. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Bom, já montei o ferro. Parece estar a funcionar. Como é normal, sobrou-me um parafuso lá de dentro, que devia ser de segurar algum plástico e faltam-me 2 parafusos cá de fora de fechar a tampa do fundo. Vou ver se os arranjo por aqui algures.

E não sei como vou fazer com a junta da outra resistência. Queria pôr isto funcional.