1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Testar website em diferentes dispositivos

Discussão em 'Web Development' iniciada por Majin Vegeta, 26 de Junho de 2012. (Respostas: 13; Visualizações: 1421)

1. Majin Vegeta

Majin Vegeta Power Member

Boa tarde,
    estou a desenvolver um website mas precisava que ele ficasse otimizado para ipads, iphones, etc

Estive a procurar e poucos emuladores encontrei, mesmo o ipadpeek não me está a fazer as alterações devidas do css.

Alguém conhece algum site que já tenha utilizado para testar este tipo de situações que me possa recomendar?

Cumps

2. ImAnAlcoholic

ImAnAlcoholic Power Member

Por muito que custe... o ideal é arranjares um Mac com xcode para testares no simulador de iPhone, ou então num dispositivo a sério.
    A grande maioria dos emuladores online acabam somente a reduzir o tamanho de ecra para parecer um iphone.

3. ftav

ftav Power Member

4. esaramago123

esaramago123 Power Member

O que existe nos computadores (no Windows, pelo menos) são simuladores.
    Normalmente a única coisa que fazem é criar uma imagem ou criar uma div do tamanho do telemóvel para parecer que o é. Pouco mais que isso fazem.
    Eu utilizava esses sistemas porque não tinha outra forma de o fazer, mas entretanto comprei um smartphone e aí sim, podes ter bem a noção de como funciona.
    Algumas coisas que tinha feito através dos simuladores verifiquei depois que tinham erros.

5. Nuninz

Nuninz Power Member

aconselho a utilizar algo como http://twitter.github.com/bootstrap/ . Assim podemos optimizar o nosso site para diferentes ecrãs com diferente resoluções. Outo opção é o inDesign da Adobe. Julgo que ambas se baseiam em fluid-grid layout, seria interessante pesquisar por este termo também. Quanto a testar acho provável que o inDesign dê para o fazer mas não tenho a certeza

6. ImAnAlcoholic

ImAnAlcoholic Power Member

wtf? usar um software the print/book design para gazer um website?

Isso e como pregar pregos com uma almofada!

7. mags

mags Power Member

pois...ainda nao vi as novidades do cs6...mas daqui a pouco o premier também faz html (se já nao faz...ahahahha)
    o que vi, é que o indesign faz tipo ebooks que se adaptam.

mesmo o bootstrap tem o seu publico alvo...diria mais para aplicações web (gestores, etc)...digo eu, mas nisto só vi a usar uma vez.

isso de adaptar o site aos varios suportes chama-se Responsive Design, e para quem faz html+css pode muito bem fazer isso a nivel de css. convém é ter tudo bem pensado quando se desenha o layout etc.

e sim, o ideal é ter o xcode ou o equipamento

edit:
    alias, para testar Responsive Design basta diminuir a janela do browser. o que se faz em css é ele reconhecer largura diferente para mexer as coisas.
    diminuir a janela em largura e manter a vertical alta = mobile "em pé"
    diminuir largura e altura = mobile "deitado"
    é tudo uma questão de encontrar as larguras a olho ao diminuir o browser
    isto claro numa perspectiva de teste, nada invalida ter de testar mesmo no dispositivo.

Última edição: 27 de Junho de 2012
  8. MadOnion

MadOnion Folding Member

Tenta o Browser Stack http://www.browserstack.com/
    Uso este em desenvolvimento, mas para testar dispositivos moveis, mais vale te-los ... na mao.

Cumps.

9. Majin Vegeta

Obrigado a todos pelas sugestões. O redimensionamento do browser parece-me o método mais simples e prático, mas vou dar uma olhadela também pelos outros que vocês aqui sugeriram :P

Cumps

10. tonebiclas

tonebiclas Power Member

para iphone já disseram em cima, para android usa o android virtual device. crias meia dúzia de configurações ( low dpi, mid dpi, high dpi, etc. )

abraço ;)

11. hdd.pt

hdd.pt Power Member

Exacto se o design for responsivo irá adaptar-se ao tamanho da janela do browser.

12. esaramago123

Para quem ainda não conhece, pouco tempo antes deste tópico ser discutido, a Opera criou um emulador (e não simulador) que é praticamente como usar um smartphone.
    Eu comparei este browser com o Opera para Android e não encontro grandes diferenças no resultado final.
    Dá para escolher o dispositivo, ficando logo com a resolução correta.

Só ficamos com a noção de como fica no Opera Mobile, que não é dos navegadores mais usados, mas já é uma excelente ajuda.

http://www.opera.com/developer/tools/mobile

13. Majin Vegeta

Tenho estado a usar o Responsinator, ainda não coloquei foi o site online para testar se realmente as coisas estão corretas, mas tenho um bom feeling :P

14. esaramago123

Lá está, o Responsinator é o mesmo que reduzires a janela do navegador.
    Podes vir a ter "surpresas".

Partilhar esta Página