Teste aos Computadores e.escola

pauloallex24

I'm cool cuz I Fold
Visto não se terem concretizado os 2 testes esperados ao mesmo tempo, decidi criar este tópico, onde se podem colocar os testes a todos os portáteis do e.escola. Para tal, peço a quem tenha intenção de fazer o teste ao seu portátil, que o tente fazer de um modo semelhante ao Insys GameForce 8761SU. Depois de o ter completo, Coloque-o como resposta a este Tópico e mande-me uma MP para eu o poder adicionar ao 1º Post.

Começando:

Insys GameForce 8761SU

Para começar tenho que referir que este portátil superou as minhas expectativas principalmente em relação à parte dos jogos.


O início foi marcado por um teste intensivo a SO.



Sistemas Operativos
Dos Sistemas Operativos, o que se pode falar é muito pouco. As melhores conclusões podem ser tiradas vendo os Gráficos, mas, fica aqui um pequeno resumo:
Na avaliação aos jogos, o melhor Sistema Operativo foi sem dúvida o Windows XP Profissional x86 SP3, tendo tirado as melhores prestações em todos os testes a jogos (3D Mark 03, 3D Mark 05 e 3D Mark 06). O pior para jogos, é o Windows Vista Home Premium x64 SP1 que tem a pior prestação de todos no 3D Mark 03 e 3D Mark 06 e o 3D Mark 05 está muito próximo da pontuação do pior que foi o Windows Vista Home Premium x86 sem SP1. Mas este Sistema que é o pior para jogos torna-se uma das melhores alternativas para o trabalho geral. Para se chegar a essa conclusão, foi usado o Performance Test 6.1. Os três melhores para esta tarefa são, com 545,3 pontos, o Windows XP x86 SP3, em segundo lugar o Windows Vista Business x64 sem SP1 com 514,2 pontos e o terceiro melhor, Windows Vista Home Premium x64 SP1 com 511,7 pontos.
Nas Operações de Processador foi usado o software Cinebench R10, e, sem dúvida, que os Sistemas Operativos de 64 são os melhores, tendo conseguido a melhor prestação no uso de um núcleo o Windows Vista Home Premium x64 SP1 e no uso dos dois processadores o Windows Vista Ultimate x64 sem SP1. As piores prestações foram para o Windows Vista Ultimate x86 sem SP1 no uso de um único núcleo de processamento e o Windows Vista Ultimate x86 SP1 no uso de dois núcleos de processamento.
Para quem quer jogar no recente Sistema Operativo da Microsoft, o conselho é usar o Windows Vista Ultimate x64 SP1 por ter conseguido as melhores pontuações nos testes a jogos do Windows Vista.

Fica aqui uma tabela e 2 Gráficos, um de barras e outro de linhas:




Jogos

Depois de decidido o melhor Sistema Operativo, resta testar como se comportam os jogos no melhor Sistema Operativo.
No teste realizado aos jogos foram testados os jogos Pro Evolution Soccer 2008, Splinter Cell Pandora Tomorrow, Unreal Tournment III, Counter Strike Source, Race Driver GRID, Just Cause, Assassin’s Creed, Call of Duty 4 – Modern Warfare, Gears of War e Crysis.
O Teste consistiu em encontrar uma relação Resolução/Qualidade dos Gráficos jogável e medir os FPS (Fotogramas Por Segundo). As resoluções usadas foram as de 800x600, 1024x768 e 1280x800. A qualidade dos gráficos foi dividida pelos grupos. Mínimo, Baixo, Médio, Alto, Máximo. A barra 1 pertence ao valor habitual de FPS, a barra 2 ao mínimo de FPS registados e a barra 3 ao máximo de FPS registados.

Pro Evolution Soccer 2008

Resolução: 1280x800
Qualidade: Máximo


Splinter Cell Pandora Tomorrow

Resolução: 1024x768
Qualidade: Máximo


Unreal Tournament III

Resolução: 1024x768
Qualidade: Médio


Counter Strike Source

Resolução: 1024x768
Qualidade: Máximo


Race Driver GRID

Resolução: 1024x768
Qualidade: Baixo


Just Cause

Resolução: 1280x800
Qualidade: Máximo


Assassin’s Creed

Resolução: 1280x800
Qualidade: Baixo
http://img68.imageshack.us/img68/9923/ac1si3.jpg
http://img68.imageshack.us/img68/8902/ac2je2.jpg
http://img68.imageshack.us/img68/5163/ac3nq6.jpg

Call of Duty 4 – Modern Warfare

Resolução: 1024x768
Qualidade: Mínimo


Gears of War

Resolução: 800x600
Qualidade: Médio


Crysis

Resolução: 800x600
Qualidade: Mínimo




Bateria

De bateria foi conseguida uma autonomia de uma hora e 46 minutos com o Windows Media Player sempre a reproduzir música com volume ao máximo, Antivírus AVIRA, Daemon tools, Opera sempre a actualizar o fórum e algumas conversas pelo Windows Live Messenger 8.5.

Temperaturas
Nas mesmas condições em que foi testada a bateria, foi medida também a temperatura que era de 49º de CPU e 35º de temperatura do HD.
A jogar GRID com as configurações usadas no teste neste mesmo jogo, registraram-se as temperaturas de 68º de CPU e 38º de HD.

A minha opinião
É um portátil bem construído e bonito, embora muito simples. O teclado é muito bom. Consegue-se ver muito bem o ecrã fora ou dentro de casa embora que quando se tem muitas luzes atrás de nós se possa a vir a ter algumas dificuldades por não ser antireflexos. A WebCam é suficientemente boa para videoConferência entre amigos e familiares e o microfone tem grande alcance. As 3 entradas USB são mais do que sificientes e o leitor de cartões muito util por conseguir ler os principais formatos do dia-a-dia.




A Review seguinte foi feita pelo user ruisoares a quem deixo um grande obrigado pelo seu contributo.

Review ao Insys 8761SU

Design:

O design deste portátil é bastante simples com linhas actuais e apresenta-se com uma caixa preta de boa qualidade.
A qualidade de construção é boa; o teclado é relativamente resistente para teclados de portáteis; a saída de ar situa-se do lado esquerdo do portátil. As saídas/entradas que este portátil tem encontram-se descritas no final da review.
Também é importante realçar o acabamento Black Pearl que torna o GameForce verdadeiramente irresistível.

Processador:

O processador T2390 a 1,86GHz presente na configuração do 8761SU do e-escolas permite obter um desempenho fantástico nas aplicações do dia-a-dia, como seja, Office (Word, Excel, PowerPoint), MSN, antivírus ligado, etc.
Quando estamos a jogar apenas nos jogos mais pesados se nota algumas paragens quando se coloca o jogo em maiores resoluções. Para estas situações temos de reduzir a resolução para o jogo não se engasgar ou podemos também efectuar um upgrade ao processador mas irei falar disto mais tarde.
O processador Intel Core Duo T2390 é um processador de nova geração com duplo núcleo pelo que a velocidade do mesmo embora se possa representar como 2x1,86GHz não se pode efectuar os respectivos cálculos e dizer que o processador corre a 3,72GHz.
Na realidade, existem dois núcleos em que cada qual tem uma velocidade de 1,86GHz. Isto significa, por simplificação, que podemos ter dois (ou mais) programas a correr no portátil sem ter paragens no processamento.
Neste momento já existem programas que fazem uso simultâneo de ambos os núcleos correndo mais rapidamente do que com processadores só com um núcleo.

Gráfica:

A gráfica GeForce 9300M GS é, na realidade, um chip gráfico soldado na motherboard fabricado especificamente para portáteis pois tem um aquecimento diminuto face ao seu desempenho. No entanto, nota-se um aquecimento notável no portátil quando se usa o mesmo durante várias horas ou quando jogamos um jogo mais exigente. Este aquecimento é derivado não só da gráfica mas principalmente devido a esta. Não nos podemos esquecer que uma gráfica de um computador desktop normalmente aquece bastante e possui um dissipador activo ou passivo que dispersa o calor gerado no ar da caixa, ora num portátil o volume de ar existente é bastante mais pequeno o que implica que a ventoinha de extracção do ar do chassis do portátil tenha de estar sempre a funcionar para reduzir a temperatura. Com isto em mente, não devemos utilizar o portátil em cima de superfícies moles (ex. camas ou as nossas pernas) que possam obstruir as entradas e saídas de ar, reduzindo assim a capacidade de extracção de ar e consequentemente aumentando a temperatura do portátil.
Esta gráfica possui a tecnologia Turbo Cache que permite que a gráfica utilize até 1,5GB da memória RAM do sistema em alturas em que o desempenho da gráfica nos jogos assim o exija. Esta função é automática pelo que não é necessário activar nenhuma opção.

Monitor

O monitor de 15,4’’ possui uma resolução máxima de 1280x800, encontrando-se a par com os seus concorrentes. A qualidade do mesmo aliada á sua resolução permite-nos obter uma experiência de visualização extraordinária.
O ecrã tem a dimensão ideal para jogar os nossos jogos favoritos e também para trabalhar com os programas mais usuais com uma boa nitidez de ícones e letras no ambiente de trabalho. Dado que os monitores dos portáteis têm um ecrã de 16:9 devemos escolher resoluções adaptadas a este formato, evitando assim perder qualidade de imagem ao utilizar uma resolução destinada a monitores normais. Tem também a tecnologia Glare Type, tornando assim as cores mais vivas e definindo melhor os contornos. Porém devemos ter em atenção que sob algumas exposições de luz é mais fácil ver o nosso próprio reflexo do que a imagem do ecrã.

Memória

A memória deste portátil é constituída por 2 módulos de 2GB DDR2 667MHz.
Se usarmos como sistema operativo a Caixa Mágica 12 que vem com o portátil, o Windows XP ou o Windows Vista 32bits apenas conseguimos detectar e usar 3GB de memória RAM. Com a actualização do Windows Vista 32bits – Service Pack 1 ou SP1 para os amigos – o Sistema Operativo já reconhece os 4GB embora apenas use os 3GB de memória já reconhecidos antes da actualização. Para tirar total proveito da memória existente, temos de instalar um sistema operativo de 64bits como o Vista de 64bits. Com estes Sistemas Operativos conseguimos não só reconhecer como usar toda a memória existente. Para os amantes do Windows XP, fica ara já a informação que o Windows XP 64bits não é suportado neste portátil em virtude de não existirem drivers para alguns componentes.

Disco

O disco de 250GB é mais que suficiente para instalar vários programas e jogos sem ter a necessidade de apagar instalações anteriores, no entanto como hoje em dia, a maioria dos jogos ocupam mais de 2GB de espaço em disco poderá ser necessário desinstalar um ou outro ao fim de algum tempo. A velocidade de acesso ao disco é bastante rápida uma vez que o disco tem a interface SATA e tem 5400RPM.
Em termos de fiabilidade é bastante fiável não fosse o disco ser um Toshiba, pessoalmente ainda não tive qualquer problema mas também possuo o portátil à relativamente pouco tempo. Embora este disco seja SATA não é possível colocar em RAID dado que o portátil apenas possui um disco, não havendo espaço físico para colocar outro, colocando-os assim em RAID.

Sistemas Operativos

O Sistema Operativo que vem com o GameForce é a Caixa Mágica 12 (Linux) em português que vem com uma interface bastante semelhante ao ambiente Windows que nos permite uma fácil navegação pelo mesmo e nos convida a aventurarmo-nos no mesmo e descobrir as suas vantagens. O Open Office, também incluído no portátil, assemelha-se também muito ao Office da Microsoft e permite abrir os ficheiros do Office (da Microsoft) e convertê-los em Open Office e vice-versa.
Nos insys podemos alterar livremente o Sistema Operativo sem perder a garantia do equipamento. Podemos fazer nós próprios a instalação do novo Sistema Operativo ou solicitar a instalação do mesmo na Inforlândia (fabricante dos Insys). Para utilizadores com menos experiência recomendo que solicitem a instalação por parte do fabricante de forma a evitar os problemas mais recorrentes normalmente derivados à instalação dos drivers pela ordem errada ou erros nos CDs de Windows usados (muitas vezes não originais). A instalação por parte do utilizador é fácil porém obriga a que a instalação dos drivers siga a ordem exacta (indicada no CD que acompanha o portátil).
O portátil é compatível com a maioria dos Sistemas Operativos incluindo distribuições de Linux e Windows. Dentro da gama de Windows temos o Windows XP 32bits, Windows Vista de 32bits e 64 bits.
A versão de 64 bits do Windows XP não é compatível com este modelo dado que não são disponibilizados nem existem drivers de alguns componentes para este Sistema Operativo.

Upgrades

Em termos de upgrades, a Inforlândia (fabricante dos insys) disponibiliza uma boa oferta no seu site. Para aceder aos preços dos upgrades é necessário localizar a password que é enviada juntamente com a documentação do portátil. A retoma do componente anterior é possível nalguns upgrades, no entanto não nos podemos esquecer que é necessário pagar os custos de transporte e a mão-de-obra necessária para efectuar o serviço pelo que o valor dos upgrades não se resume à diferença entre o componente novo e o antigo. De entre os upgrades existentes actualmente, o que fica extraordinariamente em conta é o pedido de instalação de Windows Vista e do Office 2007 Casa e Estudante. Em termos de processador, destaque actualmente para o T5750 que tem uma boa relação preço/performance e o T8300 que permite obter um sistema com elevada performance.

Assistência Técnica

A Assistência Técnica por email é bastante rápida a resolver as situações apresentadas e é realizada por pessoas competentes uma vez que quando enviei uma dúvida sobre a reposição de imagem de fábrica foi-me prontamente esclarecida, com meia dúzia de troca de emails. No entanto, nem tudo é um mar de rosas pois o atendimento telefónico está sempre ocupado e o tirar uma dúvida mais complicada por email pode-se tornar bastante difícil. Quando questionei os técnicos sobre esta questão (por email) fui informado que a linha estava entupida com dúvidas relacionadas com instalações de Windows em GameForces ou questões sobre os agendamentos, questões essas que não são “suportadas” na linha de Assistência Técnica.

Saídas/Entradas do Portátil:

Painel esquerdo:
2x USB 2.0
1x RJ-45
1x VGA
1x Power Line
Saída de Ar

Painel Direito:
1x SPIDF
1x Microfone
1x Auscultadores
1x USB 2.0
1x DVD-RW
1x Kensington Lock

Painel Traseiro:
Não tem saídas ou entradas.

Resumo qualitativo do GameForce 8761SU:

Design 3/5
Processador 3/5
Memória 5/5
Disco 4/5
Monitor 3/5
Gráfica 5/5
Sistemas Operativos 5/5
Upgrades 5/5
Assistência Técnica 4/5

Média: 4.11/5

Resumo Comparativo com os outros modelos e-escolas da altura

1- o pior ; 2 – pior ; 3 – normal ; 4 – melhor ; 5 – o melhor

Design 3/5
Processador 3/5
Memória 5/5
Disco 4/5
Monitor 3/5
Gráfica 5/5
Sistemas Operativos 3/5
Upgrades 5/5
Assistência Técnica 3/5

Média: 3.77/5
Significado: melhor do que o padrão normal.

Esta Video-Review foi feita pelo User Dk69pt Ao qual agradeço imenso a sua colaboração.
Links para os videos no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=re7tSUiFFJo
http://www.youtube.com/watch?v=CxIspPbB5Cc
 
Última edição:
És o maior !! Grande teste !! já estava ansioso para o ver e nunca pensei que fica-se tão bom !!

Parabéns pelo bom trabalho !:009::009::009::009:
 
Boas!

O teste já está finalizado e está bacano. Acho que devias apenas acrescentar a cada jogo umas 2 ou 3 linhas descritivas a dizer se o jogo corre fluidamente, onde tem mais breaks, se gostaste da qualidade dos graficos... ficava bastante bom ;)

Parabens
 
Amazing job

Parabens pelo teste Pauloallex. Esta muito bom mesmo.
Ja agora, o xp sp2 também se portou muito bem obtendo resultados muito proximos do sp3 e em alguns testes ultrapassando-o. E houve users que disseram que consegui correr o cod4 com a resulução maxima e tudo no maximo com fps parecidos com os do teste, mas que para isso tinham de desactivar as sombras e o AA.

Cumps
 
Boa noite,

Antes de mais parabéns pelo teu excelente trabalho. Deixaste-me ainda com mais vontade de mandar vir este portátil. Mas infelizmente já todos da minha turma tiveram o código, mas 3 de nós, sendo eu um deles, ainda não recebemos porque está dado como emitido para outro sitio, e agora está a ser grande filme para voltar a ser emitido para o sitio certo, porque na verdade ele não foi emitido para lado nenhum. Resumindo... tive azar =P
Mas o que interessa aqui é o teu teste =D Então aconselhas a usar o windows XP 32bits certo? Vou dar maior uso é com programas, Pack adobe CS3 principalmente. Achas que se safa bem com estes programas?
Em relação aos jogos, sou viciado em PES, e infelizmente só tenho a ps2 (já não é mau de todo =P) e o PES2008 é examente igual ao anterior, nada igual ao que saiu para as outras consolas e PC. O jogo no máximo corre bem? Fluido? Os loadings são rápidos? Desculpa estar a fazer estas perguntas, mas é que já pus o PES2008 no meu fraquito desktop onde tinha que estar tudo no minimo e aquilo pareciam desenhos a correr dum lado para o outro e a jogabilidade ficava estupidamente irreal, onde cada remate é um golo. (Nunca tinha visto um jogo a ficar assim por causa da redução dos gráficos, mas a verdade é que o PES2008 no minimo dos minimos é completamente INjogavel), não sei se alguém já passou por isto =P
É mesmo este o unico jogo que me interessa mais, por isso gostava de saber a tua opinião pessoal, para além dos testes, frames, entre outros.

Obrigado pelo teu tempo para nos dares todas estas informações.

Abraço [[]]
 
Boa noite,

Antes de mais parabéns pelo teu excelente trabalho. Deixaste-me ainda com mais vontade de mandar vir este portátil. Mas infelizmente já todos da minha turma tiveram o código, mas 3 de nós, sendo eu um deles, ainda não recebemos porque está dado como emitido para outro sitio, e agora está a ser grande filme para voltar a ser emitido para o sitio certo, porque na verdade ele não foi emitido para lado nenhum. Resumindo... tive azar =P
Mas o que interessa aqui é o teu teste =D Então aconselhas a usar o windows XP 32bits certo? Vou dar maior uso é com programas, Pack adobe CS3 principalmente. Achas que se safa bem com estes programas?
Em relação aos jogos, sou viciado em PES, e infelizmente só tenho a ps2 (já não é mau de todo =P) e o PES2008 é examente igual ao anterior, nada igual ao que saiu para as outras consolas e PC. O jogo no máximo corre bem? Fluido? Os loadings são rápidos? Desculpa estar a fazer estas perguntas, mas é que já pus o PES2008 no meu fraquito desktop onde tinha que estar tudo no minimo e aquilo pareciam desenhos a correr dum lado para o outro e a jogabilidade ficava estupidamente irreal, onde cada remate é um golo. (Nunca tinha visto um jogo a ficar assim por causa da redução dos gráficos, mas a verdade é que o PES2008 no minimo dos minimos é completamente INjogavel), não sei se alguém já passou por isto =P
É mesmo este o unico jogo que me interessa mais, por isso gostava de saber a tua opinião pessoal, para além dos testes, frames, entre outros.

Obrigado pelo teu tempo para nos dares todas estas informações.

Abraço [[]]

O PES 2008 juga-se bem no mássimo mas de vês em quando dá um break estupido. Isto foi só para o teste. A jugares com ele no médio, joga-se extremamente bem e os gráficos são pouco piores. O que piora mais é as bancadas/estádio.
 
O PES 2008 juga-se bem no mássimo mas de vês em quando dá um break estupido. Isto foi só para o teste. A jugares com ele no médio, joga-se extremamente bem e os gráficos são pouco piores. O que piora mais é as bancadas/estádio.

Obrigado pela resposta, sim no médio já chega =) No mínimo é que não vale mesmo a pena.

Obrigado.
 
Back
Topo