Teste aos Computadores e.escola

Dá para instalar o xp sem ter conflitos com o sistema ou o linux?

Boas
o novo gameforce tb da para por o vista ou xp?N ha nenhum conflicto
cumps
SIm. O novo GamForce não é nada mais que o Velho com certas alterações mas que não influênciam em nada a Base do PC.
a muita diferença em termos de desempenho e grafica em jogos entre o gameforce e o asus..se ambos tiverem xp..claro que o gameforce é melhor

Também penso assim...
 
SIm. O novo GamForce não é nada mais que o Velho com certas alterações mas que não influênciam em nada a Base do PC.

What? Não influenciam? lol...

O monitor para além de ser melhor (pode não afectar directamente a performance) tem um processador melhor, que, muito pelo contrário, influência MUITO a base do PC.

Cumps.
 
Outra review ao insys 8761SU. :)


Review ao Insys 8761SU

Design:

O design deste portátil é bastante simples com linhas actuais e apresenta-se com uma caixa preta de boa qualidade.
A qualidade de construção é boa; o teclado é relativamente resistente para teclados de portáteis; a saída de ar situa-se do lado esquerdo do portátil. As saídas/entradas que este portátil tem encontram-se descritas no final da review.
Também é importante realçar o acabamento Black Pearl que torna o GameForce verdadeiramente irresistível.

Processador:

O processador T2390 a 1,86GHz presente na configuração do 8761SU do e-escolas permite obter um desempenho fantástico nas aplicações do dia-a-dia, como seja, Office (Word, Excel, PowerPoint), MSN, antivírus ligado, etc.
Quando estamos a jogar apenas nos jogos mais pesados se nota algumas paragens quando se coloca o jogo em maiores resoluções. Para estas situações temos de reduzir a resolução para o jogo não se engasgar ou podemos também efectuar um upgrade ao processador mas irei falar disto mais tarde.
O processador Intel Core Duo T2390 é um processador de nova geração com duplo núcleo pelo que a velocidade do mesmo embora se possa representar como 2x1,86GHz não se pode efectuar os respectivos cálculos e dizer que o processador corre a 3,72GHz.
Na realidade, existem dois núcleos em que cada qual tem uma velocidade de 1,86GHz. Isto significa, por simplificação, que podemos ter dois (ou mais) programas a correr no portátil sem ter paragens no processamento.
Neste momento já existem programas que fazem uso simultâneo de ambos os núcleos correndo mais rapidamente do que com processadores só com um núcleo.

Gráfica:

A gráfica GeForce 9300M GS é, na realidade, um chip gráfico soldado na motherboard fabricado especificamente para portáteis pois tem um aquecimento diminuto face ao seu desempenho. No entanto, nota-se um aquecimento notável no portátil quando se usa o mesmo durante várias horas ou quando jogamos um jogo mais exigente. Este aquecimento é derivado não só da gráfica mas principalmente devido a esta. Não nos podemos esquecer que uma gráfica de um computador desktop normalmente aquece bastante e possui um dissipador activo ou passivo que dispersa o calor gerado no ar da caixa, ora num portátil o volume de ar existente é bastante mais pequeno o que implica que a ventoinha de extracção do ar do chassis do portátil tenha de estar sempre a funcionar para reduzir a temperatura. Com isto em mente, não devemos utilizar o portátil em cima de superfícies moles (ex. camas ou as nossas pernas) que possam obstruir as entradas e saídas de ar, reduzindo assim a capacidade de extracção de ar e consequentemente aumentando a temperatura do portátil.
Esta gráfica possui a tecnologia Turbo Cache que permite que a gráfica utilize até 1,5GB da memória RAM do sistema em alturas em que o desempenho da gráfica nos jogos assim o exija. Esta função é automática pelo que não é necessário activar nenhuma opção.

Monitor

O monitor de 15,4’’ possui uma resolução máxima de 1280x800, encontrando-se a par com os seus concorrentes. A qualidade do mesmo aliada á sua resolução permite-nos obter uma experiência de visualização extraordinária.
O ecrã tem a dimensão ideal para jogar os nossos jogos favoritos e também para trabalhar com os programas mais usuais com uma boa nitidez de ícones e letras no ambiente de trabalho. Dado que os monitores dos portáteis têm um ecrã de 16:9 devemos escolher resoluções adaptadas a este formato, evitando assim perder qualidade de imagem ao utilizar uma resolução destinada a monitores normais. Tem também a tecnologia Glare Type, tornando assim as cores mais vivas e definindo melhor os contornos. Porém devemos ter em atenção que sob algumas exposições de luz é mais fácil ver o nosso próprio reflexo do que a imagem do ecrã.

Memória

A memória deste portátil é constituída por 2 módulos de 2GB DDR2 667MHz.
Se usarmos como sistema operativo a Caixa Mágica 12 que vem com o portátil, o Windows XP ou o Windows Vista 32bits apenas conseguimos detectar e usar 3GB de memória RAM. Com a actualização do Windows Vista 32bits – Service Pack 1 ou SP1 para os amigos – o Sistema Operativo já reconhece os 4GB embora apenas use os 3GB de memória já reconhecidos antes da actualização. Para tirar total proveito da memória existente, temos de instalar um sistema operativo de 64bits como o Vista de 64bits. Com estes Sistemas Operativos conseguimos não só reconhecer como usar toda a memória existente. Para os amantes do Windows XP, fica ara já a informação que o Windows XP 64bits não é suportado neste portátil em virtude de não existirem drivers para alguns componentes.

Disco

O disco de 250GB é mais que suficiente para instalar vários programas e jogos sem ter a necessidade de apagar instalações anteriores, no entanto como hoje em dia, a maioria dos jogos ocupam mais de 2GB de espaço em disco poderá ser necessário desinstalar um ou outro ao fim de algum tempo. A velocidade de acesso ao disco é bastante rápida uma vez que o disco tem a interface SATA e tem 5400RPM.
Em termos de fiabilidade é bastante fiável não fosse o disco ser um Toshiba, pessoalmente ainda não tive qualquer problema mas também possuo o portátil à relativamente pouco tempo. Embora este disco seja SATA não é possível colocar em RAID dado que o portátil apenas possui um disco, não havendo espaço físico para colocar outro, colocando-os assim em RAID.

Sistemas Operativos

O Sistema Operativo que vem com o GameForce é a Caixa Mágica 12 (Linux) em português que vem com uma interface bastante semelhante ao ambiente Windows que nos permite uma fácil navegação pelo mesmo e nos convida a aventurarmo-nos no mesmo e descobrir as suas vantagens. O Open Office, também incluído no portátil, assemelha-se também muito ao Office da Microsoft e permite abrir os ficheiros do Office (da Microsoft) e convertê-los em Open Office e vice-versa.
Nos insys podemos alterar livremente o Sistema Operativo sem perder a garantia do equipamento. Podemos fazer nós próprios a instalação do novo Sistema Operativo ou solicitar a instalação do mesmo na Inforlândia (fabricante dos Insys). Para utilizadores com menos experiência recomendo que solicitem a instalação por parte do fabricante de forma a evitar os problemas mais recorrentes normalmente derivados à instalação dos drivers pela ordem errada ou erros nos CDs de Windows usados (muitas vezes não originais). A instalação por parte do utilizador é fácil porém obriga a que a instalação dos drivers siga a ordem exacta (indicada no CD que acompanha o portátil).
O portátil é compatível com a maioria dos Sistemas Operativos incluindo distribuições de Linux e Windows. Dentro da gama de Windows temos o Windows XP 32bits, Windows Vista de 32bits e 64 bits.
A versão de 64 bits do Windows XP não é compatível com este modelo dado que não são disponibilizados nem existem drivers de alguns componentes para este Sistema Operativo.

Upgrades

Em termos de upgrades, a Inforlândia (fabricante dos insys) disponibiliza uma boa oferta no seu site. Para aceder aos preços dos upgrades é necessário localizar a password que é enviada juntamente com a documentação do portátil. A retoma do componente anterior é possível nalguns upgrades, no entanto não nos podemos esquecer que é necessário pagar os custos de transporte e a mão-de-obra necessária para efectuar o serviço pelo que o valor dos upgrades não se resume à diferença entre o componente novo e o antigo. De entre os upgrades existentes actualmente, o que fica extraordinariamente em conta é o pedido de instalação de Windows Vista e do Office 2007 Casa e Estudante. Em termos de processador, destaque actualmente para o T5750 que tem uma boa relação preço/performance e o T8300 que permite obter um sistema com elevada performance.

Assistência Técnica

A Assistência Técnica por email é bastante rápida a resolver as situações apresentadas e é realizada por pessoas competentes uma vez que quando enviei uma dúvida sobre a reposição de imagem de fábrica foi-me prontamente esclarecida, com meia dúzia de troca de emails. No entanto, nem tudo é um mar de rosas pois o atendimento telefónico está sempre ocupado e o tirar uma dúvida mais complicada por email pode-se tornar bastante difícil. Quando questionei os técnicos sobre esta questão (por email) fui informado que a linha estava entupida com dúvidas relacionadas com instalações de Windows em GameForces ou questões sobre os agendamentos, questões essas que não são “suportadas” na linha de Assistência Técnica.

Saídas/Entradas do Portátil:

Painel esquerdo:
2x USB 2.0
1x RJ-45
1x VGA
1x Power Line
Saída de Ar

Painel Direito:
1x SPIDF
1x Microfone
1x Auscultadores
1x USB 2.0
1x DVD-RW
1x Kensington Lock

Painel Traseiro:
Não tem saídas ou entradas.

Resumo qualitativo do GameForce 8761SU:

Design 3/5
Processador 3/5
Memória 5/5
Disco 4/5
Monitor 3/5
Gráfica 5/5
Sistemas Operativos 5/5
Upgrades 5/5
Assistência Técnica 4/5

Média: 4.11/5

Resumo Comparativo com os outros modelos e-escolas da altura

1- o pior ; 2 – pior ; 3 – normal ; 4 – melhor ; 5 – o melhor

Design 3/5
Processador 3/5
Memória 5/5
Disco 4/5
Monitor 3/5
Gráfica 5/5
Sistemas Operativos 3/5
Upgrades 5/5
Assistência Técnica 3/5

Média: 3.77/5
Significado: melhor do que o padrão normal.
 
1º - Grande review :P

2º-
No que diz respeito às upgrades do CPU:
Não perco garantia nenhuma não é ? Visto que são eles a fazer o serviço todo...

E, ver se eu li bem :P
Só posso pedir o upgrade depois de ja ter recebido o portatil ? Ou posso pedir mesmo antes de ele vir?

Já andei a ver se dou com o spot onde faço o pedido de upgrade lá na *****, mas nao dou com o spot :(
any1 knows were it is?

Cumps
 
Outra review ao insys 8761SU. :)


Review ao Insys 8761SU

Design:

O design deste portátil é bastante simples com linhas actuais e apresenta-se com uma caixa preta de boa qualidade.
A qualidade de construção é boa; o teclado é relativamente resistente para teclados de portáteis; a saída de ar situa-se do lado esquerdo do portátil. As saídas/entradas que este portátil tem encontram-se descritas no final da review.
Também é importante realçar o acabamento Black Pearl que torna o GameForce verdadeiramente irresistível.

Processador:

O processador T2390 a 1,86GHz presente na configuração do 8761SU do e-escolas permite obter um desempenho fantástico nas aplicações do dia-a-dia, como seja, Office (Word, Excel, PowerPoint), MSN, antivírus ligado, etc.
Quando estamos a jogar apenas nos jogos mais pesados se nota algumas paragens quando se coloca o jogo em maiores resoluções. Para estas situações temos de reduzir a resolução para o jogo não se engasgar ou podemos também efectuar um upgrade ao processador mas irei falar disto mais tarde.
O processador Intel Core Duo T2390 é um processador de nova geração com duplo núcleo pelo que a velocidade do mesmo embora se possa representar como 2x1,86GHz não se pode efectuar os respectivos cálculos e dizer que o processador corre a 3,72GHz.
Na realidade, existem dois núcleos em que cada qual tem uma velocidade de 1,86GHz. Isto significa, por simplificação, que podemos ter dois (ou mais) programas a correr no portátil sem ter paragens no processamento.
Neste momento já existem programas que fazem uso simultâneo de ambos os núcleos correndo mais rapidamente do que com processadores só com um núcleo.

Gráfica:

A gráfica GeForce 9300M GS é, na realidade, um chip gráfico soldado na motherboard fabricado especificamente para portáteis pois tem um aquecimento diminuto face ao seu desempenho. No entanto, nota-se um aquecimento notável no portátil quando se usa o mesmo durante várias horas ou quando jogamos um jogo mais exigente. Este aquecimento é derivado não só da gráfica mas principalmente devido a esta. Não nos podemos esquecer que uma gráfica de um computador desktop normalmente aquece bastante e possui um dissipador activo ou passivo que dispersa o calor gerado no ar da caixa, ora num portátil o volume de ar existente é bastante mais pequeno o que implica que a ventoinha de extracção do ar do chassis do portátil tenha de estar sempre a funcionar para reduzir a temperatura. Com isto em mente, não devemos utilizar o portátil em cima de superfícies moles (ex. camas ou as nossas pernas) que possam obstruir as entradas e saídas de ar, reduzindo assim a capacidade de extracção de ar e consequentemente aumentando a temperatura do portátil.
Esta gráfica possui a tecnologia Turbo Cache que permite que a gráfica utilize até 1,5GB da memória RAM do sistema em alturas em que o desempenho da gráfica nos jogos assim o exija. Esta função é automática pelo que não é necessário activar nenhuma opção.

Monitor

O monitor de 15,4’’ possui uma resolução máxima de 1280x800, encontrando-se a par com os seus concorrentes. A qualidade do mesmo aliada á sua resolução permite-nos obter uma experiência de visualização extraordinária.
O ecrã tem a dimensão ideal para jogar os nossos jogos favoritos e também para trabalhar com os programas mais usuais com uma boa nitidez de ícones e letras no ambiente de trabalho. Dado que os monitores dos portáteis têm um ecrã de 16:9 devemos escolher resoluções adaptadas a este formato, evitando assim perder qualidade de imagem ao utilizar uma resolução destinada a monitores normais. Tem também a tecnologia Glare Type, tornando assim as cores mais vivas e definindo melhor os contornos. Porém devemos ter em atenção que sob algumas exposições de luz é mais fácil ver o nosso próprio reflexo do que a imagem do ecrã.

Memória

A memória deste portátil é constituída por 2 módulos de 2GB DDR2 667MHz.
Se usarmos como sistema operativo a Caixa Mágica 12 que vem com o portátil, o Windows XP ou o Windows Vista 32bits apenas conseguimos detectar e usar 3GB de memória RAM. Com a actualização do Windows Vista 32bits – Service Pack 1 ou SP1 para os amigos – o Sistema Operativo já reconhece os 4GB embora apenas use os 3GB de memória já reconhecidos antes da actualização. Para tirar total proveito da memória existente, temos de instalar um sistema operativo de 64bits como o Vista de 64bits. Com estes Sistemas Operativos conseguimos não só reconhecer como usar toda a memória existente. Para os amantes do Windows XP, fica ara já a informação que o Windows XP 64bits não é suportado neste portátil em virtude de não existirem drivers para alguns componentes.

Disco

O disco de 250GB é mais que suficiente para instalar vários programas e jogos sem ter a necessidade de apagar instalações anteriores, no entanto como hoje em dia, a maioria dos jogos ocupam mais de 2GB de espaço em disco poderá ser necessário desinstalar um ou outro ao fim de algum tempo. A velocidade de acesso ao disco é bastante rápida uma vez que o disco tem a interface SATA e tem 5400RPM.
Em termos de fiabilidade é bastante fiável não fosse o disco ser um Toshiba, pessoalmente ainda não tive qualquer problema mas também possuo o portátil à relativamente pouco tempo. Embora este disco seja SATA não é possível colocar em RAID dado que o portátil apenas possui um disco, não havendo espaço físico para colocar outro, colocando-os assim em RAID.

Sistemas Operativos

O Sistema Operativo que vem com o GameForce é a Caixa Mágica 12 (Linux) em português que vem com uma interface bastante semelhante ao ambiente Windows que nos permite uma fácil navegação pelo mesmo e nos convida a aventurarmo-nos no mesmo e descobrir as suas vantagens. O Open Office, também incluído no portátil, assemelha-se também muito ao Office da Microsoft e permite abrir os ficheiros do Office (da Microsoft) e convertê-los em Open Office e vice-versa.
Nos insys podemos alterar livremente o Sistema Operativo sem perder a garantia do equipamento. Podemos fazer nós próprios a instalação do novo Sistema Operativo ou solicitar a instalação do mesmo na Inforlândia (fabricante dos Insys). Para utilizadores com menos experiência recomendo que solicitem a instalação por parte do fabricante de forma a evitar os problemas mais recorrentes normalmente derivados à instalação dos drivers pela ordem errada ou erros nos CDs de Windows usados (muitas vezes não originais). A instalação por parte do utilizador é fácil porém obriga a que a instalação dos drivers siga a ordem exacta (indicada no CD que acompanha o portátil).
O portátil é compatível com a maioria dos Sistemas Operativos incluindo distribuições de Linux e Windows. Dentro da gama de Windows temos o Windows XP 32bits, Windows Vista de 32bits e 64 bits.
A versão de 64 bits do Windows XP não é compatível com este modelo dado que não são disponibilizados nem existem drivers de alguns componentes para este Sistema Operativo.

Upgrades

Em termos de upgrades, a Inforlândia (fabricante dos insys) disponibiliza uma boa oferta no seu site. Para aceder aos preços dos upgrades é necessário localizar a password que é enviada juntamente com a documentação do portátil. A retoma do componente anterior é possível nalguns upgrades, no entanto não nos podemos esquecer que é necessário pagar os custos de transporte e a mão-de-obra necessária para efectuar o serviço pelo que o valor dos upgrades não se resume à diferença entre o componente novo e o antigo. De entre os upgrades existentes actualmente, o que fica extraordinariamente em conta é o pedido de instalação de Windows Vista e do Office 2007 Casa e Estudante. Em termos de processador, destaque actualmente para o T5750 que tem uma boa relação preço/performance e o T8300 que permite obter um sistema com elevada performance.

Assistência Técnica

A Assistência Técnica por email é bastante rápida a resolver as situações apresentadas e é realizada por pessoas competentes uma vez que quando enviei uma dúvida sobre a reposição de imagem de fábrica foi-me prontamente esclarecida, com meia dúzia de troca de emails. No entanto, nem tudo é um mar de rosas pois o atendimento telefónico está sempre ocupado e o tirar uma dúvida mais complicada por email pode-se tornar bastante difícil. Quando questionei os técnicos sobre esta questão (por email) fui informado que a linha estava entupida com dúvidas relacionadas com instalações de Windows em GameForces ou questões sobre os agendamentos, questões essas que não são “suportadas” na linha de Assistência Técnica.

Saídas/Entradas do Portátil:

Painel esquerdo:
2x USB 2.0
1x RJ-45
1x VGA
1x Power Line
Saída de Ar

Painel Direito:
1x SPIDF
1x Microfone
1x Auscultadores
1x USB 2.0
1x DVD-RW
1x Kensington Lock

Painel Traseiro:
Não tem saídas ou entradas.

Resumo qualitativo do GameForce 8761SU:

Design 3/5
Processador 3/5
Memória 5/5
Disco 4/5
Monitor 3/5
Gráfica 5/5
Sistemas Operativos 5/5
Upgrades 5/5
Assistência Técnica 4/5

Média: 4.11/5

Resumo Comparativo com os outros modelos e-escolas da altura

1- o pior ; 2 – pior ; 3 – normal ; 4 – melhor ; 5 – o melhor

Design 3/5
Processador 3/5
Memória 5/5
Disco 4/5
Monitor 3/5
Gráfica 5/5
Sistemas Operativos 3/5
Upgrades 5/5
Assistência Técnica 3/5

Média: 3.77/5
Significado: melhor do que o padrão normal.
Parabens. Já está no 1º Post.
1º - Grande review :P

2º-
No que diz respeito às upgrades do CPU:
Não perco garantia nenhuma não é ? Visto que são eles a fazer o serviço todo...

E, ver se eu li bem :P
Só posso pedir o upgrade depois de ja ter recebido o portatil ? Ou posso pedir mesmo antes de ele vir?

Já andei a ver se dou com o spot onde faço o pedido de upgrade lá na *****, mas nao dou com o spot :(
any1 knows were it is?

Cumps

1º- Não se perde a garantia.
2º- Sim.
3º- Quando te ligam para pagares, segundo têm dito.
 
Boas,
relativamente a upgrades, o insys 8761SU plo q vi nao tem saida S-VIDEO, é possivel pedir q o portatil venha equipado com ela ou nao? Eu uso mt o computador pra ver filmes e isso dava jeito...
Abraço
 
tenho um problema parecido ccom o stayn

uso o portátil pa ver filmes e ligo o à tv com um cabo scart ou svideo

visto o portátil não ter essas saídas existe algum convertor de vga pa svideo ou scart?
 
tenho um problema parecido ccom o stayn

uso o portátil pa ver filmes e ligo o à tv com um cabo scart ou svideo

visto o portátil não ter essas saídas existe algum convertor de vga pa svideo ou scart?



Sei q ha, mas se puder fazer esse upgrade, escuso d andar com o conversor atras d mim...
 
Boas,
relativamente a upgrades, o insys 8761SU plo q vi nao tem saida S-VIDEO, é possivel pedir q o portatil venha equipado com ela ou nao? Eu uso mt o computador pra ver filmes e isso dava jeito...
Abraço

oi, sabem se vai haver novas actualizações para a e-escola? Para todas as redes.

tenho um problema parecido ccom o stayn

uso o portátil pa ver filmes e ligo o à tv com um cabo scart ou svideo

visto o portátil não ter essas saídas existe algum convertor de vga pa svideo ou scart?

sim eu ainda nao tenho o portatil mas tb queria saber se existe alguma maneira de eu conceguir ver filmes na televisao alguem sabe alguma?

Sei q ha, mas se puder fazer esse upgrade, escuso d andar com o conversor atras d mim...

Pessoal. Este é um tópico para falar de testes e Reviews complexas e não aos portáteis. Para dúvidas gerais: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=163028&page=612 e para duvidas do insys 8761Su http://www.techzonept.com/showthread.php?t=304222&page=130
cumpz
 
Boas,
relativamente a upgrades, o insys 8761SU plo q vi nao tem saida S-VIDEO, é possivel pedir q o portatil venha equipado com ela ou nao? Eu uso mt o computador pra ver filmes e isso dava jeito...
Abraço

Não dá mas como o pauloallex disse e muito bem chega de offtopic. ;)
 
Back
Topo