Teste de velocidade mais fiável?

Status
Fechado a novas mensagens.

fockewul

Membro
Depois de muitos anos com ADSL da Meo mudei para a fibra da Vodafone (100 Mbps). Tanto num ISP como no outro sempre utilizei o Speedmeter da FCCN (http://speedmeter.fccn.pt/) para medir a velocidade pois dá um relatório bastante completo.

Quando instalaram a fibra testei a velocidade de download com o Speedmeter e embora durante o teste tivesse picos de 108 Mbps, a velocidade variava muito chegando a cair para os 60 Mbps. O rapazes que cá vieram fazer a instalação testaram no Speedtest (http://www.speedtest.net/) e a velocidade de download era estável e sempre acima dos 100 Mbps (105-108). A velocidade de upload era estável em ambos os sites e com valores semelhantes. Disseram-me que eram obrigados a usar o Speedtest e que nem conheciam o Speedmeter (já na Meo a conversa era a mesma).

Desde então fiz o teste de velocidade várias vezes nos dois sites, sempre com os mesmos resultados: pings iguais, velocidades de upload estáveis e semelhantes, mesmos picos de velocidade de download mas a velocidade de download bem mais instável no Speedmeter.

Hoje descobri mais um, o Net.mede (https://www.netmede.pt/). Testei e deu resultados semelhantes ao Speedtest. Tal como este último, é bastante menos completo que o Speedmeter da FCCN.

Agora estou na dúvida: qual será a verdadeira estabilidade da minha ligação à net? A dada pelo Speedtest ou pelos outros dois? Alguém me sabe esclarecer? Alguém tem uma situação semelhante à minha?
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo