1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Teste] - HTPC e Alta Definição

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por Fric, 6 de Outubro de 2007. (Respostas: 19; Visualizações: 2154)

1. Fric

Fric Power Member

Viva meus caros,

Como muitos de voces devem saber sou um grande adepto de sistemas mediacenter, principalmente devido à versatilidade que conseguem ter integrando praticamente tudo o q se pode ter numa sala num unico equipamento.

As principais vantagens são as seguintes:

• Integração de todos os equipamentos num unico.
    • Diminuição do consumo electrico.
    • Upgrade para novas features rapido
    • Pouco dispendioso.
    • Qualidade dos outputs ao nível de imagem. Semelhante aos sistemas stand alone mais avançados.
    • Possibilidade de efectuar muitiplas coisas simultaneamente.
    • Totalmente parametrizavel.

Mas como nem tudo é rosas, estes sistemas também têm os seus handicaps. As principais desvantagens são as seguintes:

• Chato de configurar.
    • Chato de manter.
    • Demora algum tempo a ligar.
    • Qualidade dos outputs ao nível de som. Semelhante aos sistemas stand alone medianos.

HISTÓRIA

Ja uso um media center ha bastante tempo, alias, na minha nova casa so existe um computador e encontra-se directamente ligado a um LCD onde faço tudo, alias é deste mesmo q estou a escrever este novo topic e simultaneamente a ver tv numa janela aqui ao lado :P

Actualmente fiz um upgrade do mesmo, de um velhinho p4 a 2.4 para um não ta recente amd 3200+. As principais razões estavam relacionadas com a capacidade para reprodução de alta definição, e aplicação de filtros de imagem. Como a capacidade de processamento do sistema anterior era bastante limitada era complicado desempenhar estas tarefas.

Este topic serve para mostrar o desempenho deste novo sistema mediante certas condições. Variou-se a ram da grafica e a velocidade do cpu para um ambiente de testes muito identico.

SISTEMA

O teste consistia em iniciar o htpc, configurar na bios as definições da etapa do teste, iniciar o windows e dar começar a repdoduzir um filme de alta definição. Foi usado o seguinte sistema:

Hardware
    Código:
    AMD 64 3200+ 2.0Ghz
    ASROCK NF6G-VSTA
    Gráfica Integrada 6150SE
    1Gb DDR400
    Software
    Código:
    Windows XP 32bits SP2
    Forceware 163.71
    Media Player Classic
    Core AVC h264 Decoder
    Video
    Código:
    Video: MPEG4 Video (H264) 1920x1040 23.98fps [English, x264 @ 10230kbps]
    Audio: Dolby AC3 48000Hz 6ch [English, AC3 5.1 @ 640kbps]

MEMÓRIA DA GRÁFICA

O teste consistiu inicialmente em variar a memória da gráfica, pois sempre tive a ideia q este parametro n tivesse influencia na reprodução fosse do q fosse, o que não se veio a confirmar:

1º Teste - CPU @ Default - Grafica @ 16Mb

2º Teste - CPU @ Default - Grafica @ 128Mb

3º Teste - CPU @ Default - Grafica @ 256Mb

Como podem verificar, quanto mais ram têm disponivel na gráfica melhor o desempenho na reprodução, o q contraria o q sempre pensei :P Mas, mesmo com 256mb o filme não ficou fluido, existendo imensas paragens/cortes e desfazamento da imagem com a voz :(

Decidi ter a partir de agora sempre 128mb na gráfica pois as diferenças para 256mb são muito pouco notórias e menos 128mb de ram no sistema ja se nota.

VELOCIDADE DO CPU (OVERCLOCK)

Ora bem, review a um pc, seja ele qual for, nao fica bem neste forum a menos q tenha uma componente de overclock, e este teste não escapou a isso mesmo. Os proximos resultados consistem em aumentar exclusivamente a velocidade do cpu através de overclock e ver o aumento de desempenho.

2º Teste - CPU @ Default - Grafica @ 128Mb

4º Teste - CPU @ 2.2Ghz - Grafica @ 128Mb

5º Teste - CPU @ 2.3Ghz - Grafica @ 128Mb

6º Teste - CPU @ 2.4Ghz - Grafica @ 128Mb

7º Teste - CPU @ 2.45Ghz - Grafica @ 128Mb

8º Teste - CPU @ 2.5Ghz - Grafica @ 128Mb
    Não estava estavel, logo eliminado.

Como podem verificar, e tal como era de esperar, há um aumento bastante significativo com o aumento da capacidade de processamento do cpu, passando a reprodução de totalmente inviável para algo que ja da para ver, embora exporadicamente tenha uns droped frames.

Decidi que a velocidade ideal será de 2.4Ghz, sendo esta que uso a partir de agora.

CONCLUSÃO

O filme q foi usado neste teste é a 1080P, ou seja tem uma resolução bastante elevada 1920*1080. Tem um bitrate tambem elevadissimo, na ordem dos 10mb/s, o que é mesmo mesmo elevado. Fiz ainda alguns testes com filmes a 720p e ai funcionava bem, sem qq tipo de droped frames a partir da velocidade em default.

Mesmo assim, para o filme de teste, noto algumas perdas de frames com o cpu a 2.4ghz, mas é visivel o filme.

Existe um efeito "bola de neve" na reprodução deste tipo de filmes, em que se comeca a existir muitos drop frames cada vez existem mais e cada vez aumenta mais o desfazamento da imagem. Podem ver nos gráficos com velocidades inferiores que o cpu ta quase sempre a 100%, e o efeito visual no filme é estar sempre atrasada a imagem face ao som em nas alturas em que o bitrate é inferior a imagem anda em fast forward para tentar sincronizar com o audio. Mesmo muito desagradavel.

A memória disponivel da gráfica influencia bastante o desempenho na reprodução de filmes.

Estou a ponderar comprar uma grafica com aceleração de reprodução de filmes (hd2400 ou hd2600) para não sobrecarregar tanto o cpu.

Depois de se ver filmes em HD, os dvds parece uma coisa da pre-historia com uma qualidade horrivel!!! :)

E pronto, se tiverem alguma duvida, sugestão, critica basta postar que respondo assim que possivel.

Fiquem bem

2. Romani48

Romani48 Power Member

gostei da review.. mas penso que ganharias mais com uma grafica dedicada.. isto porque graficas integradas usam também o poder de processamento do CPU

uma 2400Pro ai dava te um jeitaço ;)

3. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Boa review, mas deixa uns pontos.

Como tu provaste com este post, gráfica onboard e single core é praticamente insuficiente. Eu mesmo quando tive com um Celeron @ 4 ghz antes de usar o coreAVC, não conseguía ver nem sequer 720p e o filme atrasava em relação ao som!

Tens duas opções para melhorar. Ou arranjar uma HD 2400 pro ou então um A64 X2 :P Acho que devias testar primeiro a 2400 pro, pq até sobra-te mais memoria (já que a grafica onboard come ram!)

Sobre o que falaste em relação a qualidade de som. Bem, com som onboard concordo, mas acho que com uma auzen e umas colunas como deve ser deve ser outra coisa. :D

4. nepice

nepice Power Member

entao com um 3200+ consegues ver 720p sem problemas...mas 1080p ja ta escasso...
    uma duvida, será que com um 3700+ se conseguirá ver 1080p sem problemas??
    o resto do sistema é, 1gb de ram, 9600pro 256mb, e uma hda xplosion...

é que andava naquela que teria mesmo de comprar um x2 para ver 1080p, mas estes sao um bokado mais caro que um "simples" 3700+....mas depois desta review, começo a achar que secalhar um 3700+ consegue o que preciso nao?!?!?

fikem bem [][]

5. Romani48

Romani48 Power Member

eu no meu 3800+ (a 2900Mhz) via HD 5*.. mas tinha uma 7600GT que ajudava..

tu tens uma 9600pro, que é de longe melhor que a 6150 SE (ainda por cima)..

logo penso que se o pc estiver apenas a processar isso sem nenhuma outra tarefa pesada no background... é na boa..

6. Fric

Fric Power Member

Quanto à grafica, será a proxima compra certamente, pelo q tenho visto ajuda imenso!

Quanto ao cpu, pelo q sei o decode de filmes é single process, single thread, logo dois cpu's equivalentes a um 3200+ n te vao ajudar de muito, porque somente um deles é que esta a ser usado.
    Fiz um teste no portatil do meu irmao, um Intel core 2 duo 7200 e um cpu andava perto dos 60% e o outro muito proximo dos 0%, logo nao acredito q um X2 ia ajudar muito no decode dos filmes HDs.

O teu 3700+ funciona a quantos Ghz? Para 1080p tens q o esticar ate aos 2.4Ghz para ficar fluido, se o conseguires acho q n necessitas de comprar mais cpu nenhum.

Pois, essa grafica ja ajuda imenso no decode de filmes, não tanto como as da serie 8XXX mas ja tira alguma carga do CPU, alem de que, 2.9Ghz é bem rapido :P

Mais duvidas ou sugestões e' so apitar malta :P

Fiquem bem

7. Romani48

Romani48 Power Member

mesmo.. essa 7600GT e esse AMD eram do bufo!

o 3800+ está ali arrumado na caixa.. mas a ultima coisa que deu antes de passar para intel, foi 3Ghz com stock cooler.. um AMD a dar 3Ghz com stock cooler é mesmo algo do outro mundo :D

e a 7600GT (XFX XXX version) ainda hoje trabalha em casa do meu primo a 800/925
    fantasticas

por isso sinceramente, uma 2400Pro, que para o que queres chega bem, a descodificar isso e tens um bom media center, que é o destino deste meu 3800+ ;)

8. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Engraçado que quando tinha um X2 3800+ corria melhor os filmes que com um Venice...

O mesmo aqui no meu sistema.

Mesmo que seja single thread, tens 1 core só para o filme, enquanto o outro fica pro resto ;)

9. Fric

Fric Power Member

Caros,

Encomendei hoje uma hd2600XT da gigabyte Passiva.

Depois actualizo o topic ou crio um novo para uma review da placa.

Fiquem bem

10. nepice

nepice Power Member

assim, ta bem, excelente compra...

ja agr, isso tem ligacao hdmi?? ou é dual dvi?? ainda nao percebi pk é que maior parte trazem dual dvi e nao dvi+hdmi...se hj em dia os lcd´s/plasmas, trazem quase todos só ligacoes hdmi...

ja agr, qual é o preco +- dessa xt com cooler passivo?? isso traz adaptador dvi-hdmi ou dvi-vga??

fika bem [][]

Última edição: 17 de Outubro de 2007
  11. Fric

Fric Power Member

Viva,

Tem duas ligações DVI e não tras o adaptador para HDMI. Sinceramente acho q n preciso dele pois por agora ainda ligo por VGA.

O preço foram 99€ comprada aqui

Deve chegar hoje, mas provavelmente so amanha ou depois e' q terei tempo para a testar.

Fiquem bem

12. Mirror_Image

Mirror_Image Banido

Tenho uns filmezinhos em 720p e o meu pczinho safa-se muito bem :)

P4 3000Mhz
    1 Gb OEM
    ATI 9600 PRO
    SB Live! 5.1

Uso o KMPlayer como leitor dos filmes, a imagem e som é realmente impressionante! Tenho a ligação ao plasma com cabo DVI/VGA A utilização do cpu fica uns 55 / 60%, fiquei admirado, nunca pensei que o meu sistema fraquinho conseguisse ler ficheiros com um bitrate tão elevado de forma tão fluída e perfeita.

13. remorema

remorema Power Member

tive um mediacenter muito identico a este:

AMD 64 3200+ 2.0Ghz
    ASROCK NF6G-VSTA
    Gráfica Integrada 6150SE
    1Gb DDR400

A diferença é que o meu tinha um sandiego 3700+

sem qualquer tipo de overclock ao cpu. via 720p na boa.

os 1080p conseguia ver, mas só os de bitrates mais baixas. com bit rates elevadas adeus á sincronização do video com o audio.

ainda cheguei a colocar uma x300se para libertar a ram do sistema, mas as diferenças foram minimas.

Resumindo acabei por vender o sistema pois não era á prova de HD, para ser completamente compativel com h264, Blu-Ray , HD-DVD, etc... necessitava no minimo de um dual core e uma grafica com aceleração de h264.

Actualmente tenho um portatil com um t5600 e uma x1400 que funciona ás mil maravilhas com qq tipo de conteudo HD. h264, vc-1, HDDVD, BLU-RAY, etc....

È só puxar o cabo vga do lcd da sala e ligar ao laptop. :p

14. the_killer

the_killer Power Member

teste porreiro
    tb tenho um media center
    com essa asus com essa grafica onboard
    e 1gb ddr2 e um sempron 3200+

vejo muita coisa a 720p sem qualquer tipo de problema

só uma vez a ver um video tb 720p gravado por uma camara digital hd
    é que senti que o cpu estava nos pincaros

percebi que eram os codecs,
    desde então só tenho usado fddshow

não experimentaste usar outros codecs?

15. Fric

Fric Power Member

Experimentei varios, mas este é o melhor em termos de desempenho/qualidade.

Fica bem

16. Z3D

Z3D Power Member

Desculpem lá, isto pode ser um pouco Off topic mas cá vai:

As graficas teem saidas d-sub/dvi/hdmi.
    Visto que a maioria dos lcds (diria mesmo 99%) tem entrada HDMI e/ou D-SUB, vamos desconsiderar a DVI.
    Destas duas últimas, aplica-se a protecção de conteudo HD (o HDCP, julgo q é isto) aos streams por HDMI, pois por d-sub passa tudo.

Ou seja, para ver "backups" (vcs sabem) de blueray/hd-dvd originalmente protegidos, mais vale ligar o d-sub em vez do hdmi, pois sujeitamo-nos a não ver pêva por causa das protecções, correcto?

Abraços

17. Trouble

Trouble [email protected] Member

Oh não, compraste a gráfica ao nuno amaral ex-nainformática. Medo mto medo.

18. Fric

Fric Power Member

Foi? Hehehe, comprei imensa coisa na nainformatica :) E realmente aquilo tinha preços mta baixos!
    Entao ja sei q daqui a uns mesitos la a loja vai fechar... e la vou ficar agarrado sem garantia :P

Mas a nainformatica/novojogo n era em lisboa? é que esta loja e' no porto... ou estarei a confundir aqui qq coisa?

Ainda n pude testar por hdmi um media center e tenho as mesmas duvidas que tu. Uso Dsub pois e', para mim mais pratico uma vez q por vezes alterno o pc q tenho ligado ao lcd.

Ja agora, se descobrires a resposta a essa questão coloca por aqui a mesma :P

Fiquem bem

19. Trouble

Trouble [email protected] Member

Nainformática era em gaia. Novojogo é outra história :)

20. Fric

Fric Power Member

Epa, o meu laptop tem um cpu desses e nem de perto consegue reproduzir 1080p...

No mm filme q testei aqui arrastava-se completamente...

Essa gráfica acelera o decode hd?

Partilhar esta Página