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TEVO Tornado [LER PRIMEIRAS PUBLICAÇÕES]

Discussão em 'Impressão 3D' iniciada por wizard_master, 3 de Fevereiro de 2018. (Respostas: 174; Visualizações: 6268)

  1. lftg

    lftg Power Member

    Estava a usar pouco, mas agora vai ficar a apanhar pó durante um bom bocado...
    Não faz boot :( Aparece o Splash Screen e Reinicia... sera que foi a board? se foi sera q vale a pena pedir a tevo (e tentar pedir a nova)? ou poderá ser a Fonte de Alimentação? Quando não esta em uso está desligada da tomada. Enquanto esta no boot loop esta a puchar 10w da parede, logo a fonte deve tar boa, não?

    P.S: já agora, se alguém puder imprimir este modelo de test (que era o q ia imprimir) e dizer como fica agradecia... que pelo menos continuo o desenhar...

    https://1drv.ms/u/s!Al81mT5ClkY8lS8SAaVvdN17v_fS
     
    Última edição: 13 de Março de 2018
  2. wizard_master

    wizard_master Power Member

    Fizeste a actualização do firmware?
     
  3. lftg

    lftg Power Member

    Nop. nada.
    Terminei uma print a dias, embalei o filamento e desliguei.
    Quando ia ver se o design que irei usar e viável ou não, puf... quando liguei o ecrã n deu sinal e pareceu ouvir um som dos motores. desliguei e tornei a ligar (botão) e o ecrã já liga, mas faz isso... valera a pena tentar flashar? ou será algo mais complicado?
     
  4. wizard_master

    wizard_master Power Member

    Tinha visto no Facebook um caso parecido, mas a pessoa tinha tentado flashar o firmware, no caso dele foi complicado porque não conseguiu flashar por cabo usb, mas assim não sei, abre já um ticket no gearbest, com um pouco de sorte (na melhores das hipóteses, melhor dizendo), se te enviarem uma board nova, pode ser que seja já a Gen-L, entretanto tenta flashar a última versão estável, a ponto seis, se não me engano, pior não deve ficar, penso eu de que...

    Quanto ao modelo se calhar só vou ter tempo no fim-de-semana...
     
  5. Erbium

    Erbium Power Member

    Aconteceu-me com uma Tevo Tarantula, ao tentar atualizar o firmware... não reiniciava, ficava com 2 linhas de quadrados no lcd e não fazia mais nada.
    Percebi que a board "não aceita" atualização por USB, tive de a programar diretamente por ISP.
    Tenta atualizar o firmware se não conseguires e quiseres posso tentar via ISP como fiz com a minha.
     
  6. jbaiao

    jbaiao Power Member

    Cheira-me que anda por ai um marlin que vos está a dar cabo da memoria da board.......
    Já é a segunda num curto espaço de tempo............

    É por este motivo que prefiro fazer de raiz....
     
  7. Erbium

    Erbium Power Member

    Mas o mesmo marlin consegui (consigo) enviar/atualizar/etc por usb para a board nova que comprei...
    E para a antiga (original) tenho de enviar o hex por ISP.
     
  8. yougurt

    yougurt Power Member

    lol, eu por acaso prefiro ver a coisa de outra forma... temos é uma board que nao é de confiança. Ainda á pouco tempo postei um artigo sobre a cr-10 , de um batch de impressoras, que por terem um condensador errao soldado na placa, nem com pid aquilo afina a temperatura. So trocando o condensador....

    A solucao para mim, é meter uma ramps, e esquecer as placas de origem.
     
  9. wizard_master

    wizard_master Power Member

    Já tenho una gen-L à espera de ser montada :D devo fazê-lo este fim-de-semana, ou durante a semana que vem, espero eu...
     
  10. yougurt

    yougurt Power Member

  11. wizard_master

    wizard_master Power Member

    Recomendam no grupo do Facebook, e além disso não queria grandes alterações, era só para reparar o efeito salmon skin, os smoothers já não funcionam a 100%, daí optar por algo que seria praticamente só trocar, sem a necessidade de soldar drivers, furar/alterar, ou mesmo fazer uma caixa nova.
     
  12. yougurt

    yougurt Power Member

    Ok, obrigado!
    Nesse caso, percebi a logica da tua escolha. Importante é que exista algum lado/alguem onde possas esclarecer duvidas que surjam. Nem que seja no FB ;)
     
  13. wizard_master

    wizard_master Power Member

    @yougurt Já agora, entretanto esqueci de perguntar, alguma sugestão melhor, para a placa? Sem olhar a limitações.
     
  14. yougurt

    yougurt Power Member

    Sem limitações? Hehe essas perguntas tem logo resposta. Com material de qualidade, mas infelizmente com o custo a acompanhar, quase que tenho uma BOM feita na cabeça)

    Uma duet wifi com o panel due!
    Nem pensava 2x! ( será que eu ia ter maozinhas para configurar tudo o que a board permite? )

    https://www.duet3d.com/

    as specs são de sonho e é constantemente actualizada.
    Originalmente produzida por uma familia UK based, Think3dPrinting3D, conta agora também com o desenvolvimento do "pápa" do reprapfirmware, aliás , o firmware que é usado nesta board.
    Tenho muito bons feedbavks do apoio ao cliente deles e a rapidez com que corrigem/implementam funcionalidades.

    Agora o preço é quase quase o custo de uma printer chinesoide.


    No mundo real português, uso a simples ramps com o arduino e os steppers à parte, o que me permite até misturar diferentes steppers. É compacta, testada, universal, bom suporte firmwares , nao dá problemas, baixo custo, etc, etc.

    O meu conselho é apenas , ou trocares certos componentes relacionados com segurança, o que implica andar a soldar coisas na board, ou então comprar a Ramps SB da staticboards.

    Vem de espanha, mas já se encontra em PT na loja do cacem.
    Esta placa custa um pouco mais, mas durmo mais descansado à noite.

    Não sugiro as ramps 1.5 e 1.6 porque ainda nao li o sufiviente sobre as mesmas, mas supostamente sao mais seguras! ...supostamente...

    Quanto ao facto dos 8bits serem fracos... numa delta , nao sei, mas nas cartesianas ou cores, chega e sobra!
    Desde que vi a Voron 2 ( core xyz) a bombar com lcd ligado, 7 nemas ( usa 4 no eixo Z ) atraves de uma expander board, e a imprimir sem espinhas a 90mm/s acho que os velhinhos 8bits ainda têm espaço.

    Contudo , e em paralelo, estou atento ao que o @jbaiao esta a montar em termos de electronicas, heheh!!
    32 bits low cost e com uma funcionalidade adicional, que acho que quando ele apresentar, vamos ficar todos a salivar!!!!!
     
  15. Filipe campos

    Filipe campos Power Member

    Eu tenho uma board radds 1.5 na corexy e uma smart ramps na prusa. São as duas 32 bits e ambas tem 1/128 steppers reais nos X e Y. A radds fica cara, mas a smart ramps é das 32bits mais baratas que se encontra. Ambas usam um arduino due e os steppers sao instalados em separados e podem ser instalado uma serie deles incluido usar diferentes stepps para cada motor.
    Numa prusa uma board 8bit chega perfeitamente, mas para uma corexy ou delta diria para escolher uma 32bit.
    Numa corexy por exemplo eu ja tive problemas de micro pausas com velocidades acima dos 60mm/s, full lcd e usando steppers 1/32 em todos os motores. Board de 8bit não permitem usar steppers reais acima dos 1/32 e tambem é preciso ter cuidado caso se opta por motores de 0.9º em vez dos normais 1.8graus.
    Se € não é um problema para já o topo de gama é uma duet wifi.

    A principal vantagens das placas 32bit em relação as 8bit é permitir usar motores 0.9 e steppers acima dos 1/32 sem preocupação. Mas com o aparecimento destes novos steppers que emulam 1/256 já não sei ao certo se vale a pena...
     
    Última edição: 15 de Março de 2018
  16. wizard_master

    wizard_master Power Member

    Por acaso lá também falaram das duet, mas lá está, também disseram que o preço era puxado, e nem fui ver, agora por acaso fui (120 libras :n1qshok:, a wifi), mas pronto percebo o preço em parte...
    Pelas vossas preferências, reparei que deixaram as mks de fora, tipo completamente :tareon:, é assim tão má?
     
  17. yougurt

    yougurt Power Member

    @wizard_master , no meu caso foi por razoes de segurança fundamentalmente. Mas para ser justo, nunca lhe dei sequer oportunidade. Nem andei de roda das caracteristicas, apesar de saber que a v1.3 tinha alguns problemas que parece terem sido resolvidos na 1.4, porque existe um aspecto que desgosto a partida que tem a ver com estar tudo integrado e as dúvidas qt a certos componentes e sua qualidade.

    Enquanto que com ramps, tenho arduino + ramps + steppers separados, na mks tenho pelo menos o 2 em 1 ( arduino + ramps ) . Se algum componente variar, tenho de trocar tudo. Por outro lado acho mais piada esteticamente ao rectangulo ramps, que ao quadrado mks ( mas isto é mariquice ) . Adho que se coloca melhor numa machine, de form mais discreta.

    Mas principalmente porque com ramps, tenho a SB como escolha, com garantias de bons componentes e assim estou a fugir das electronicas low cost chinesas , ( apesar de saber que actualmente vem quase tudo da. Hina hehe ) que olho sempre com desconfiança ( nunca se sabe o que muda em cada batch... um pode funcionar hiper bem mas o seguinte, porque trocam um transistor já não.... ) como nao me ajeito com soldar os componentes, não mexo nisso. Prefiro comprar feito.

    Por isso, na verdade nao tenho nada em especifico contra a mks, mas mesmo assim prefiro o conjunto que uso actualmente, desde que seja com a ramps SB.
     
  18. wizard_master

    wizard_master Power Member

    @yougurt desculpa só vi agora, este Tapatalk anda a falhar como as notas de quinhentos na minha carteira :( obrigado pela explicação, nesse caso fico um pouco mais descansado ;)
     
  19. wizard_master

    wizard_master Power Member

    @lftg Cá está o teu modelo, tinha um aspeto diferente antes de mostrar as camadas todas, parecia que o cubo do meio estava a flutuar e só aparecia duas das paredes de um ponto de vista, e três de outro, devia ser esse o resultado final? (não ligues muito à base, já tenho que substituir a folha da cama :( já começou a criar bolhas).

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    @jbaiao entretanto voltei a imprimir os cubos, a 150 mm/s e 30 mm/s com fundo e topo a 195ºC/60ºC e o benchy, afinal não foi mesmo à primeira, a roldana que estava a criar o defeito a um centímetro de altura estava no lado oposto, como aliviei a pressão dessa, com velocidades baixas não se notava, mas assim que aumentava a velocidade, lá aparecia, resolvido na mesma, já não se nota no cubo feito a 150 mm/s ;) (desta vez com melhor iluminação).

    30 mm/s:
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    150 mm/s:
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    benchy:
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    Foi feito a 60 mm/s, 195ºC/60ºC, e não escondi o início/final da linha exterior...
     
  20. lftg

    lftg Power Member

    Obrigado pelo plástico. Tentaste encaixar?
     

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