TEVO Tornado [LER PRIMEIRAS PUBLICAÇÕES]

Há um novo perfil Cura, que permite impressões entre 2/3 e 1/2 do tempo "normal" sem perca de detalhe (do feedback já dado por quem experimentou)...

Por aqui, mais uma semana e devo ter a board e drivers ;) vou rezar para que a Fonte esteja boa...
 
@lftg entretanto conseguiste perceber porque é que a impressão se soltava da cama? Se for pelo mesmo motivo que eu, que entretanto tirei a folha, e passei a imprimir no vidro, comecei a ter esse problema, e descobri que era a ventoinha que arrefece o cold end, bastou-me meter um pedaço de plástico a tapar a parte inferior do mesmo e voilá, problema resolvido.

EDIT
Tamanho: 45 mm por 15 mm
iT498he.jpg

jxxnN3K.jpg

q3UCgnu.jpg
 
Última edição:
Eu podia ter falado mais cedo, certo? ;) Por acaso já andava à procura do melhor modelo, desde que encomendei a impressora, e do filamento também, dois "obrigados" :D o meu único problema é mesmo trocar a ventoinha :(
Bom vídeo, obrigado mais uma vez pela partilha.
 
Olá Wizard_master,

Para trocar a ventoinha tem mesmo de cortar o fio e soldar a nova...ou...como eu fiz, soldar um conector para poder trocar sempre que precisar sem ter de voltar a soldar/dessoldar.
 
Pois é esse precisamente o meu problema, soldar :D a ver se ganho coragem um dia destes e faço essa alteração, é que das poucas vezes que tentei soldar alguma coisa, não correu da melhor maneira :( por enquanto ando a adiar...
 
Recebi hoje de manhã um sms da DHL sobre a entrega da minha Tevo Tornado com o seguinte conteúdo:

"O seu envio Sun Logistik Service GmbH será entregue no dia 12/04/2018. Siga...."

Estas transportadoras estão cada dia melhores...já conseguem viajar no tempo e tudo :lol::lol:

Entretanto, já tenho 1kg filamento PLA da BQ encomendado, que vou usar para imprimir o suporte para os filamentos. Algum conselho para a primeira impressão? Vale mesmo a pena estar a colocar uma mesa de vidro?
 
Recebi hoje de manhã um sms da DHL sobre a entrega da minha Tevo Tornado com o seguinte conteúdo:
"O seu envio Sun Logistik Service GmbH será entregue no dia 12/04/2018. Siga...."
Estas transportadoras estão cada dia melhores...já conseguem viajar no tempo e tudo
:rrotflm:Muito bom, já agora é mesmo da DHL, é que a SEUR andava a fazer "maroscas" com as entregas, dizia que "tinha tentado entregar" logo no dia seguinte (ao dia da receção por eles), mas não tinha conseguido porque ninguém atendeu, isto para ficarem "bem na fotografia" com o cliente que enviava, já que a entrega era para ser no dia seguinte, mas como não conseguiam faziam isto, só se a DHL aprendeu a fazer isto...?!?
Entretanto, já tenho 1kg filamento PLA da BQ encomendado, que vou usar para imprimir o suporte para os filamentos. Algum conselho para a primeira impressão?
Faz o que está na segunda publicação, calibra bem a máquina primeiro, e depois faz umas quantas impressões de teste, para ver se ficou bem calibrado, isto para não estragar filamento, caso não esteja, ou seja, não aconselho a tentar imprimir logo algo grande e demorado.
Vale mesmo a pena estar a colocar uma mesa de vidro?
Eu pessoalmente, fiquei muito contente com a folha que traz de fábrica já na cama, adere muito bem (pelo menos o PLA), pena é que passado algum tempo comece a criar bolhas por causa da cola (nada a fazer, mesmo com temperaturas baixas na cama, mais tarde ou mais cedo isso acontece), no entanto depois de tirar a folha, a cama que traz em vidro também é muito boa, não uso mais nada, nem cola, nem laca, nem fita, apenas esperança :rrotflm: e até agora cinco estrelas, o único senão vai ser o fluxo de ar da ventoinha que arrefece o cold end, deve ser redirecionado, para mim começou a ser um problema quando tirei a folha, tapei a parte inferior como disse mais atrás, resolveu (mais ou menos, afinal), e acabei por tapar a parte inferior toda (desta vez o lado que fica virado para baixo), no entanto se conseguires imprimir o fanduct recomendado pelo ruiraptor, será o melhor.
 
Olá Sem2006,

Bem vindo ao clube :)

Em relação á tornado, aconselho a ver o meu canal para seguires alguns conselhos que deves fazer.
Aqui tens alguns exemplos:

https://youtu.be/fiS3RKAHpXA



Verifica se a board que tens é a MKS GEN L ou a MKS BASE.

https://youtu.be/78fonMoXRuA

Em relação á pelicula original eu não a uso. Pode agarrar bem o PLA mas a maior parte das vezes é dificil de descolar.
E usando o raspador/espátula vai acabar por riscar a pelicula e fica feia com o uso.
Há soluções muito melhores.
Eu uso vidro (temperado de 4mm que custa 10euros). Nele podes usar fita de pintor.
Melhor ainda é usar uma pelicula própria que quando quente agarra o filamento e quando arrefece descola a peça automaticamente.
Há várias como a printbite+ (já testei mas não durou muito), a filaprint (é a que uso agora e é a melhor do mercado) e recentemente a Mamorubot (recebi agora uma e irei fazer um review brevemente) que é mais economica e pode ser colocada sem colar na mesa.

Como primeiras impressões, qualquer coisa simples e rápida serve, embora aconselho a fazer testes de afinação e calibração primeiro, até mesmo para afinar o slicer.

Cumprimentos
Rui
 
@ruijc, @wizard_master , tenho de me meter convosco quanto à adesão das prints à mesa.

É que da minha experiencia não existe nada melhor que o simples vidro + laca, e fico surpreendido com a dificuldade que muita malta tem em usar isto, que na minha perpectiva não tem substituto, pelo baixo custo, a adesão á mesa que é total e a qualidade visual da layer de adesão, que fica lisinha, quase espelho!

@ruijc, dá uma nova oportunidade a isto ;) , quem sabe até pode dar um video no teu canal sobre o tema!

Fita cola pintor é para esquecer, quanto a mim! Para alem de deixar uma textura horrivel na base da impresão, o que lhe acontece em impressões mais longas e maiores é que a fita tem tendencia a querer descolar da mesa, nas zonas onde a peça quer "levantar".

As peliculas, admito, nunca testei, mas pricipalmente porque o metodo vidro+laca funciona tao bem. Mas vejo duas desvantagens: custo mais elevado e ter de esperar que a base arrefeça .

PEI e etc, a ideia que tenho é que por vezes funciona bem demais quanto a adesao para alem do aspecto do arrefecer entre prints.

Existem outras hipoteses, sem duvida. O @jbaiao mostrou-me a pouco tempo uma solucao com bases magneticas e aquelas peliculas tipo "printbite" em que usando dois "kits" tambem dava para trocar o toca a imprimir, sem perder tempo.

A serio, dêm 30 minutos a isto, para testar desta forma, que estou convencido que nao se vão arrepender.

Vidro + Laca guide:

A laca, o mais barato possivel. Uso éContinente extra forte ( tem de ser a extra forte ) , o @jbaiao prefere mylabel, igualmente baratucha! Duram uma eternidade , mesmo a imprimir muito!

Começando com um vidro virgem. Os que uso nem sequer sao temperados. Tenho dois para cada printer. Imprimo principalmente com PLA e PETG com a cama entre os 60/70 na hephestos e 65/75 na voron. Ou seja , dêem 5/10 graus de tolerancia para cima ou baixo, nas vossas impressoras, por serem camas diferentes.

1) 3 ou 4 demaos valentes de laca no vidro virgem. Nao se inibam de nesta primeira vez usar boas camadas. Deixem secar entre camadas. Queremos que o liquido da laca evapore e só fique a pelicula de cola. O vidro aos poucos vai ficando mais baço e as camadas tornam-se quase visiveis.

2) repitam mais uma ou duas vezes, mas desta feita com um ciclo de aquecimento. Levar o vidro aos 60/70, sacar para fora, aplicar a laca, meter na mesa ainda quente para evaporar , e repetir.

3) está feito! A partir de agora, é só aplicar uma sprayzada ligeira antes de ir imprimir, mas facam-no antes de todas as impressoes. ( sempre com o vidro longe da impressora ! Nao metam laca directamente na cama, que os varoes agarram os residuos!!! )

O vidro nao deve ser lavado entre prints! Acreditem. O meu não vê agua à meses. É ir aplicando novas camadas de laca sempre que necessário. tem zero impacto na qualidade visual da camada base e so me limito a passar com uma toalhita dodot no fim, na base da peca impressa para tirar qq residuo da laca!

Desde que a distancia da nozzle à cama esteja bem afinadinha, não vao ter nunca problemas.

A adesao é tao boa que é raro usar rafts, mesmo em peças tipo cilindro oco , com paredes finas.

Abc e deixo o desafio. Num tirinho preparam os vidros e nunca mais vao ter chatisses!


Edit: ja tenho publicado por aqui esta pic , que sempre me serviu de referencia para as temeraturas, apesar de ser para abs. Percebe-se bem os efeitos que diferentes temps têm na adesão. Mais uma vez, nao vejo necessidade nenhuma de ir para lacas especializadas! Neste caso, o barato é bom e nao sai caro.

image
 
Última edição:
@yougurt mas eu agora só imprimo no vidro sem nada, e adere bem :wah: limpo com a lâmina de barbear entre impressões, e funciona 5 estrelas :D no final tenho que deixar arrefecer um pouco porque senão não consigo tirar a impressão sem deformar e tudo, tal é a aderência :D

@sem2006 os drivers disso são allegro certo? Se sim acho que era nessa placa que os smoothers já não funcionavam tão bem como nas primeiras, para eliminar o efeito skin salmon é preciso mesmo trocar de placa :(
 
@wizard_master , tem muito a ver com a duracao das impressoes!
Um benchy nem precisa de cama quente para aderir por exemplo à fita de pintor, ou se calhar, no teu caso, ao vidro virgem, mas mais cedo ou mais tarde acho que vais ter dificuldades.

Tambem se pode sempre "achatar" a primeira layer no vidro e pela descricao parece me que o estejas a fazer, Mas o resultado é o maldito elefant foot!

Por exemplo, as hephestos eram vendidas sem cama quente, mas mal a malta ia para projectos um pouco mais complexos e com mais horas de impressao, sentiam-lhe a falta.
 
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