TEVO Tornado [LER PRIMEIRAS PUBLICAÇÕES]

Convém remover a película que a Tevo tornado trás, ou pode-se montar esta por cima?
Como foi dito, o melhor é tirar a folha fornecida com a impressora, acaba sempre por ganhar bolhas, e isso para nivelar a cama mesmo com vidro/espelho, ou alumínio em cima nunca vai ficar nivelado como deve ser, e é escusado, assim que começar a criar bolhas, ou ficar gasto, ou ambos, se não for antes, o melhor mesmo é tirar logo a folha.

31/32 euros pelo câmbio atual, acaba por estar dentro da média dos preços para as dimensões da cama da tornado, o que não quer dizer que é barato, mas...
 
Neste momento precisava era mesmo de qualquer coisa que me filtrasse o ruído todo provocado pela fonte de alimentação da Tevo. O mesmo está a dar-me cabo da ligação powerline que tenho...

Conhecem algo que filtre isso? Será que a UPS filtra esse ruído?
 
Em relação ás peliculas que aderem o filamento quando quentes e descolam automáticamente quando frias, a mamorubot é das mais baratas.
Neste momento estou a testar a mamorubot ($38), a printbite+ ($40), a filaprint ($118) e a flex da trianglelab ($40.39).

Antes usava um vidro com fita de pintor...desde que descobri estas placas, não quero outra coisa.
É incrivel com tão funcionam e para todo o tipo de material. A adesão deixou de ser um problema e descolar a peça é tão simples como empurrar com um dedo (depois de arrefecer).
E não temos mais o problema de usar e limpar colas, lacas, fitas, etc.
Super prático
 
Não percebo nada de electrónica, mas esse ruído será acusado pela alteração de direcção, que origina corrente contrária (stepper motor para driver/board)? Se for isso, os smothers não devem ajudar (pelo que percebi eles rejeitam a corrente gerada pelos motores)?
 
Boas. Já tenho o material para rescucitar a Tornado. Só falta ir buscar a fonte que está em boas condições. Apenas avisou que a Fonte, apesar de anunciar 8A, só é estável até 5A. Quando tiver viva, anuncio... Bom fim de semana :)
 
boas pessoal, a placa de control da minha tornado é uma MKS BASE V1.4 . vale apena comprar os smoothers para ver se minimiza o efeito salmon skin ou troco a placa pela MKS GEN-L?
já li algures que os smoothers nao fazem efeito com a mks base.
 
Nuno,

em relação á board MKS base e aos smoothers, depende de alguns factores...

Em primeiro lugar e mais importante, tens de verificar se os drivers que a placa tráz são os Allegro A4982 ou os HR4982.
Se forem os A4982, então os smoothers irão funcionar perfeitamente.
Caso sejam os HR4982, irá depender pois alguns utilizadores reportaram que ajudaram e outros dizem que não.
Pode sempre comprar os smoothers (board de 8 diodos) e experimentar pois são extremamente baratos. Apenas precisa de 2 (para o eixo X e Y). As boards da trianglelab (TL-smoother plus) são das melhores.
Ou então optar pela solução melhor e mais cara que é trocar a board por uma MKS GEN L e investir nuns drivers TMC.
 
Olá malta,

O meu mais recente video mostra os testes comparativos entre algumas das melhores superficies de impressão.
Mais detalhes podem ver no video:

 
Rui,obrigado pelas dicas. mais logo vou abrir a caixa e ver quais sao os drivers. e tambem obrigado pelo perfil para a ideamaker.
 
Bom.... É pena a suspensão do Rui ( mas não me surpreende - regras zwame ) , mas mais porque assim não tem possibilidade de contraditório com o que aqui vou dizer ( apesar de ter eu colocado por aqui a questao/desafio anteriormente) mas por isso mesmo não me vou alongar muito.

Mas é um pena, porque independentemente da divergencia de opinioes, são users como o rui que ajudam a fazer crescer a area , em PT , apesar do target dele ser internacional.

Não podia era deixar passar em branco o facto de o vidro e laca serem xutados para bingo em menos de 5 segundos. Demasiado peganhento??? Deixa residuos??? O truque é mesmo nao lavar o vidro, sem impacto de qualidade na 1layer. Um toalhita dodot para limpar a base da peça impressa , fica feito. Para além que são microresiduos, mesmo num vidro que nao vê agua à 6meses.

Nem sequer sou ou fui fan da masking tape, mas dizer que o principal problema é retirar a fita da cama ou da peça e recolocar, é no minimo redutor!!!

Se eu fosse um user virgem, com pouca experiencia, ainda me deixava convencer, porque os videos sao, muito, muito bons, Parabens. ( a iluminacao precisa de um upgrade )

sou franco, na minha perspectiva , o problema da review é que o " vencedor" ja estava definido à partida! Teria sempre de ser uma das superficies de impressão " comerciais".

EDIT:
Umas das plates analisadas e que vence o comparativo, "só" custa 118€ !!!

Por esse valor, nao faria mais sentido adquirir , na clever3d, uma cama de aluminio nova, em aluminio acp5080 (é dificil encontar superficie mais plana e com tolerancias mais baixas que este material fine milled ) , já cortada e furada á medida, e revestido a PEI de origem ( para quem goste ) , entregue à porta de casa via ctt? É meter um pad aquecedor em silicone *****, e temos uma das melhores superficies de impressão disponiveis actualmente, sem complicar a coisa.

http://clever3d.de/Permanent-Printing-Plates
 
Última edição:
O vídeo comparativo das superfície de impressão está bem realizado mas muito duvidoso sobre a imparcialidade do tema em questão. So vejo um motivo para estar a aconselhar uma solução de 118€ quando existe outras que fazem o mesmo por muito menos. E num contexto de reprap e tópico de uma prusa low cost este video faz sentido? 118€ num cama para por numa tevo tornado?
 
Boa noite,

Depois de ver os dois comentários acima, creio que necessito de esclarecer muitos pontos aqui.

"É pena a suspensão do Rui ( mas não me surpreende - regras zwame )"
-> A suspensão não foi devido a nenhum dos meus posts mas sim devido ao meu intuito de mudar o user name.

"sou franco, na minha perspectiva , o problema da review é que o " vencedor" ja estava definido à partida! Teria sempre de ser uma das superficies de impressão " comerciais"."

"O vídeo comparativo das superfície de impressão está bem realizado mas muito duvidoso sobre a imparcialidade do tema em questão. So vejo um motivo para estar a aconselhar uma solução de 118€ quando existe outras que fazem o mesmo por muito menos."

-> estes comentários, na minha opinião são despropositados e um pouco insultuosos porque insinuam que o resultado estava comprado.
Bom...não entendo isto porque ninguém me deu peliculas nem ninguém me pagou para fazer este video ou dar este resultado.
E não estou a vender nada a ninguém nem a obrigar ninguem a seja o que for.
Eu paguei por cada uma das peliculas que usei no meu video. Se tivesse tido peliculas de borla se calhar tinha incluido mais peliculas no comparativo.

" E num contexto de reprap e tópico de uma prusa low cost este video faz sentido? 118€ num cama para por numa tevo tornado?"
-> Em primeiro lugar não é de 118euros mas sim 118 dolares...mas pronto...a diferença não é assim tão grande nem é por aí a questão...agora...questionar em usar uma pelicula cara numa impressora de 400euros? Sim, porque não? Eu pago pela qualidade e muitos outros pensam como eu. Ah...e sim...se repararam no video, o principal contra que mencionei nesta pelicula foi exactamente o preço.
Nunca disse que ela era barata, mas cada um tem direito á sua escolha e apenas mencionei qual a que teve melhor performance nos meus testes.
Como referi no video, eu usei fita durante muito tempo e agora que conheço as alternativas melhores prefiro usa-las...sem qualquer dúvida.

Também como refiro no video, estou a dar a minha opinião sobre qual a pelicula que para mim é a melhor...pena não perceberem nem aceitarem as opiniões dos outros...e sim...acho que a filaprint é muito melhor que as PEI, vidro com laca, etc.

E para o user Filipe que falou em impressoras baratas, no meu video mostro dois modelos...um que custou 400euros e outro que custou 1000euros. Não são impressoras fracas pois dão impressões fenomenais.

Também não percebo a insistência do nosso caro Filipe...se acha que a sua solução é melhor, perfeito, continue com ela...é a sua opinião...mas respeite a opinião das outras pessoas pois não somos todos iguais.

Agora o que para mim não faz sentido de todo é eu fazer um video onde iria dizer que entre as peliculas mencionadas, a melhor de todas era o vidro com laca...funciona? Sim...vai funcionando...Para mim é a melhor?...Não, não é.

"Mas é um pena, porque independentemente da divergencia de opinioes, são users como o rui que ajudam a fazer crescer a area , em PT , apesar do target dele ser internacional."

-> Pois...e é por todos os motivos anteriores que não dá vontade de comentar nem partilhar os meus conhecimentos e experiências.
As pessoas podem e devem dar a sua opinião de uma forma construtiva e não tentando denegrir a imagem alheia como foi o caso.

Este deveria ser um forum para partilhar ideias e opiniões e não isto que se passou.
Por esse motivo, este foi o meu último post sobre este assunto.

Cumprimentos
Rui
 
Eu resolvi comprar a mamorubot, que chegou hoje. Estava farto de ter de fazer uma força hercúlea para descolar algumas peças da mesa normal da Tevo.

Ao princípio estava com dificuldade que as impressões aderissem a esta nova mesa, mas depois descobri que basta aquece-la a 70º, esperar um bocado para ela chegar mesmo aos 70º (está por cima da película da Tornado, dado que não a arranquei) e está a portar-se muito bem. A impressão adere bem e depois de arrefecer, sai muito facilmente :001:
 
Eu resolvi comprar a mamorubot, que chegou hoje. Estava farto de ter de fazer uma força hercúlea para descolar algumas peças da mesa normal da Tevo.
Ao princípio estava com dificuldade que as impressões aderissem a esta nova mesa, mas depois descobri que basta aquece-la a 70º, esperar um bocado para ela chegar mesmo aos 70º (está por cima da película da Tornado, dado que não a arranquei) e está a portar-se muito bem. A impressão adere bem e depois de arrefecer, sai muito facilmente
Porreiro, também estava tentado a comprar esta, mas depois de saber que não dá para todo o tipo de filamento, fiquei desiludido :(
Realmente a folha fornecida, em questão de aderência, é muito boa mesmo, pena é que com o tempo não continue na mesma :( mas pronto é o que há.
Entretanto continuo a dizer que se estiveres a pensar em deixar de a usar de vez, o melhor mesmo, é tirar a folha, a partir de uma certa altura vai ser impossível nivelar a cama por causa das bolhas...
 
Logo no inicio do video é descartado a solução vidro com laca de cabelo sem qualquer tipo de justificação, só é indicado que é uma má solução. O problemas (fita-cola pintor, cola, demasiado adesão) apresentados segundos antes não são problemas encontrados quando se usas laca de cabelo. E é muito importante referenciar que o vidro continua a ser uma excelente forma de criar uma superfície completamente nivelada a temperaturas altas, coisa que os produtos apresentados não fornecem. Ainda estou a espera de saber porque motivo é considerado os produtos apresentados superior ao vidro e laca?

Para o caso da tarântula pode se justificar usar um vidro caso a cama não tiver nivelada ou a impressora não tiver auto-level. Caso contrario o melhor é usar uma solução que reduz ao máximo o peso da cama. Para mim a melhor solução é colar uma folha de PEI diretamente na cama quente. No vídeo é indicado que o produto vencedor é o filafarm e se forem ver as suas propriedades facilmente chegei a conclusão que se trata de uma simples folha PEI ou algum derivado. Tem o mesmo aspeto, propriedades mecânicas e performance, ambos soluções demasiado semelhante para serem considerados produtos diferentes... A unica diferença que vejo é que uma folha de PEI (0,3x300x300) custa 9€ ***** e o filafarm do mesmo tamanho fica em 99€.


Nas minhas impressoras tenho folhas PEI instaladas, na prusa a mais de um ano e sem nenhum dano na folha PEI e com a mesma performance do que quando a instalei. Limpo com alcool de x em x tempos e tenho ter algum cuidado com gorduras e dedadas que reduzem a adesão. Ainda uso um truque que consistem a aplicar laca de cabela a folha de pei e imprimir a primeira camada de pla com a cama a 75ºC, depois todo o resto da impressão é feito com a mesa desligada. O problema deste sistema que caso a impressão tiver uma area grande no fim ja tive problemas em conseguir remover a impressão da cama. Mas continua a ser uma grande ventagem poder imprimir coisa com a cama desligada, sobretudo para impressões que duram horas ou dias.

PEI instalado na minha prusa que tem uma cama de 300x200:
xr1rXC3.jpg


PEI transparente instalado na minha corexy que tem uma cama de 300x270:
Rhi9exO.jpg
 
Última edição:
@RuiRaptor ,

"É pena a suspensão do Rui ( mas não me surpreende - regras zwame )"
-> A suspensão não foi devido a nenhum dos meus posts mas sim devido ao meu intuito de mudar o user name.

Rui, tu é que assumiste que o meu comentário era devido aos teus posts. Incorrecto! Vi dois posts seguidos de contas diferentes (ruijc e ruiraptor ) tuas, suspensas simultaneamente.
Ja aqui ando à algum tempo, a moderação nestas coisas falha muito pouco! Esta foi a minha associação.

Regras Zwame,
"Apenas é permitido um registo por pessoa (utilizador). Caso sejam detectados clones de utilizadores já registados os mesmos serão sancionados e eliminados.
A partilha de contas não é permitida, sendo o user responsável por todos os conteúdos colocados no fórum através da sua conta.
A partilha e criação de contas extra (clones) pode levar à exclusão permanente do fórum (aplicável a todas as contas detectadas, sejam "emprestadas" ou não)."

As tantas isto estava ja combinado com a moderação, para alterar o nome, mas como imaginas, não tenho nada a ver com isso.

Tenho é pena que só transcreveste a parte menos importante da minha frase.... e talvez a menos relavante para o assunto. faltou o:

" ( apesar de ter eu colocado por aqui a questao/desafio anteriormente) ",

TEVO Tornado [LER PRIMEIRAS PUBLICAÇÕES]

referia-me a este post, 1 página atrás, ao qual ligaste Zero, apesar de responderes a outras questões posteriormente, se calhar mais importantes na tua perspectiva, , onde sugeri/desafiei a incluir o vidro+ laca no comparativo, por uma serie de razoes, que neste momento ja nem interessam.

Talvez se tivessemos comecado a conversar a partir deste post, a situacao seguisse outro rumo ou um video diferente.

Agora essa oportunidade ficou suspensa, porque viste este forum como uma extensão do teu canal e não como um forum de debate e o erro, quanto a mim, começa aqui.

E digo isto, porque efectivamente a tua participação aqui parece ter aqui um único propósito, promover os teus videos !

"sou franco, na minha perspectiva , o problema da review é que o " vencedor" ja estava definido à partida! Teria sempre de ser uma das superficies de impressão " comerciais"."

Os comentários do @Filipe campos , defende-os ele! O meu, transcrito acima , mantenho-o veemente! Tentarei explicar-me adiante.

-> estes comentários, na minha opinião são despropositados e um pouco insultuosos porque insinuam que o resultado estava comprado.

Da minha parte não é uma insinuação e não tem a ver com estares comprado.

O teu canal não é transversal, dentro da area! Alias, tem uma presença muito grande de determinada marca! E como é natural, terás os teus objectivos que só a ti interessam. Cada um pode reflectir sobre estes aspectos. Eu fiz a minha reflexão e expresso -a aqui!

A ideia que me deixas é que estás a tentar que uma ou mais marcas chinesoides repare em ti, se é que não o conseguiste já, e eu aqui responsabilizo-me pelo que escrevi! E até te dou os parabens por isso!

Acho muito bem ! É um direito teu e ate acho positivo, não sei porque tem de ser sempre os estrangeiros ficar com este "share" comercial!

Contudo, se depois trazes o canal para um forum, decerto saberias que o escrutínio seria diferente, e por parte de alguns de nós , mais exigente!

Se não querias ser chateado, seguias o rumo blog ou somente o canal. Aqui trocam-se experiências e partilham-se (ou tenta-se) best practices, em grupo e surpreende-me que não estivesses à espera disso.

Alias, por alguma razão, não sou muito de canais ou blogs! São demasiado estilo monólogo para o meu gosto, em que só temos uma única perspectiva. Alias , tens imensos seguidores, mas, quantos comentam sem ser troubleshooting? Nao me parece que sejam muitos.

Eu em particular , não achei adequado pôr a minha opinião no teu canal, que aliás já conhecia! esse é o "teu" cantinho e nao o faria.

Mas ao vires ao forum zwame, já é o "nosso" cantinho : meu, teu e de todos os outros, onde ja criei inclusive relações de amizade , e como imaginas, se vejo algo que não concordo, comento!! Tenho tanto direito de o fazer quanto tu de publicares os teus videos ou responder ou não a tópicos, mas até acho que estamos de acordo neste aspecto.

Aqui sinto-me na obrigação de avisar os meus companheiros de forum quando algo me parece menos certo ou enviesado.
E efectivamente, já temos aqui malta ( pelo menos um ) que comprou plates aconselhadas por ti, o que na minha optica é gastar dinheiro menos bem gasto!

Bom...não entendo isto porque ninguém me deu peliculas nem ninguém me pagou para fazer este video ou dar este resultado.
E não estou a vender nada a ninguém nem a obrigar ninguem a seja o que for.
Eu paguei por cada uma das peliculas que usei no meu video. Se tivesse tido peliculas de borla se calhar tinha incluido mais peliculas no comparativo.


Rui, das duas uma, ou és a madre teresa de calcutá dos materiais para impressão ou então tens algo que me falta: €€€€€€€
Mas isto sao aspectos pessoais, o que quero dizer é que nao sou parvo ao ponto de achar que todo este investimento é feito somente em prol da comunidade. Queres mesmo que eu acredite que nao tens objectivos para o teu canal? Acho bem que os tenhas, mais uma vez.

-> Em primeiro lugar não é de 118euros mas sim 118 dolares...mas pronto...a diferença não é assim tão grande nem é por aí a questão...agora...questionar em usar uma pelicula cara numa impressora de 400euros? Sim, porque não? Eu pago pela qualidade e muitos outros pensam como eu. Ah...e sim...se repararam no video, o principal contra que mencionei nesta pelicula foi exactamente o preço.
Nunca disse que ela era barata, mas cada um tem direito á sua escolha e apenas mencionei qual a que teve melhor performance nos meus testes.
Como referi no video, eu usei fita durante muito tempo e agora que conheço as alternativas melhores prefiro usa-las...sem qualquer dúvida.


Bom, 118$vs 118€… tens razao, nao e essa a razao nem valia a pena escrever....
O argumento é a qualidade! Mas é aqui – plates de impressão - que consegues acrescimos significativos de qualidade???? Com este custo?
Se ainda me viesses falar de componentes mecanicos de qualidade...

Também como refiro no video, estou a dar a minha opinião sobre qual a pelicula que para mim é a melhor...pena não perceberem nem aceitarem as opiniões dos outros...e sim...acho que a filaprint é muito melhor que as PEI, vidro com laca, etc.

A questão das opinioes, concordamos ambos novamente! Por isso mesmo fiz questão de expressar a minha, e se não tivesse muita certeza do que estou a dizer, ficava calado!
E reforço, se juntares o custo , a transversalidade para varios filamentos, o não obrigar a reducões drasticas de velocidade para a 1 layer, a extraordinaria adesão a quente em prints muito longas e a facilidade de remoção a frio, nada bate o vidro+laca, nem mesmo o pei!


Também não percebo a insistência do nosso caro Filipe...se acha que a sua solução é melhor, perfeito, continue com ela...é a sua opinião...mas respeite a opinião das outras pessoas pois não somos todos iguais.

Pois, é esse mesmo o problema dos foruns de discussão. As coisas debatem-se , ao contrario dos videos!


Agora o que para mim não faz sentido de todo é eu fazer um video onde iria dizer que entre as peliculas mencionadas, a melhor de todas era o vidro com laca...funciona? Sim...vai funcionando...Para mim é a melhor?...Não, não é.

Como viewer, iria ter mais vontade de me fidelizar ao teu canal, se o video fizesse a demostração de que nao é necessário complicar o que é simples. Ou seja , apesar das propostas comerciais existentes e que se promovem como sendo a 8 maravilha do mundo , estando longe de o ser, que existe uma outra opção, ultra low cost, altamente eficaz, etc, etc, etc.

-> Pois...e é por todos os motivos anteriores que não dá vontade de comentar nem partilhar os meus conhecimentos e experiências.
As pessoas podem e devem dar a sua opinião de uma forma construtiva e não tentando denegrir a imagem alheia como foi o caso.


Elogio o que pretendes fazer. Partilhar! Mas tens pouca tolerancia ao debate. Na boa, é um direito teu. Não procurei denegrir a imagem, mas constatei sobre aquilo que continua a ser uma responsabilidade tua. ( a tua imagem ) . E nesse sentido, repito, a imagem que passas com o canal é que tens algum objectivo com o mesmo e como tal acho que os teus viewers , que conheço aqui da Zwame devem ter isso em consideração, pelo menos no que a este video em particular diz respeito

Este deveria ser um forum para partilhar ideias e opiniões e não isto que se passou.
Por esse motivo, este foi o meu último post sobre este assunto.


Fico com pena com a tua perspectiva. Acho que foi isso mesmo que aconteceu. Varias ideias e pontos de vista, que nao sao coincidentes. Sobre este assunto, percebo que queiras por um ponto final, ambos deixamos ja os nossos pontos de vista, e quem quiser que conclua a partir daqui.

Contudo espero continuar a ver-te por aqui, ate porque ja te vi a dar boas respostas a outros users com duvidas sobre as maquinas tevo.

Cumps cordiais
 
Última edição:
Boas pessoal, existe á venda um kit Z axis para a CR-10 de modo a ficar com dois eixo para o movimento Z. acredito que dois eixos torna o movimento mais estavel e menos desgaste nos roletes.penso que este kit dê para montar na tevo tornado. só nao tenho a certeza se o motor é igual. alguem tem uma opiniao formada sobre este kit?
 
Back
Topo