textbox com multiplas linhas em visual basic 6.0

vais as propriedades da textbox e em multiline ou algo parecido pões a true, eu vi no 2005, por isso no vb6 deve ser parecido.

podes ir a prop da textbox scroolbar e pora true, para caso a quantidade de texto fique maior que o tamanho da caixa de texto , ele poe uma barrita de scrool, para poderes passar o texto escrito para baixo e para cima ou (esquerda direitas) vertical ou horizontal.

na propriedade maxlenght , escolhes o numero de caracteres maximo que se pode por na caixa de texto..

dpois pode mexer tambem em propriedades do tipo maximum size ou minimum size, caso existam (ou algo parecido), para pores um tamando de caixa maior que o normal,

width - comprimento
height - largura

nesta ultima dica brincas com este tipoi de propriedades

é que eu estou a ver em vb 2005 pois o 6 ja não tenho instalado, e cmo a alguns tempos que não le toco, fui ao 2005 pois é mais avançado , mas a coisas que são mais ou menos parecidas.


espero que ajude
 
Última edição:
Yup. No VB6 também é assim.
Brinca com as propriedades MultiLine, ScrollBars. Não te esqueças que se não tiveres Scrollbar horizontal ele faz Word Wrap ;)
 
multiplas linhas numa textbox em vb6

Boas a todos!!!:)

Arranjei aqui uma maneira engraçada de controlar as linhas de uma textbox, para isso só é necessário criar a textbox e, neste caso chamei-lhe text3, atribuir-lhe na propriedade multiline o valor verdadeiro ('True').
Depois no código na sub-rotina change do text3

Private Sub Text3_Change()
Static last_num_lines As Integer
Dim txt As String
Dim pos As Integer
Dim num_lines As Integer

num_lines = 2
txt = Text3.Text
pos = InStr(txt, vbCrLf)
Do While pos > 0
num_lines = num_lines + 1
pos = InStr(pos + 1, txt, vbCrLf)
Loop

If last_num_lines < num_lines Then
Text3.Height = ScaleY(1.175 * num_lines * Text3.Font.Size, vbPoints, ScaleMode)
last_num_lines = num_lines
End If

Do While pos < 0
num_lines = num_lines - 1
pos = InStr(pos - 1, txt, vbCrLf)
Loop

If last_num_lines > num_lines Then
Text3.Height = ScaleY(1.175 * num_lines * Text3.Font.Size, vbPoints, ScaleMode)
last_num_lines = num_lines
End If
End Sub


Será necessário invocar no form_load o Text3_Change para ao iniciar a caixa se adapte ao texto que contém ou não, essa é a funcionalidade deste código ;)
Espero que sirva de ajuda a alguém este post!!

Cumps a tds :D
 
Parece que os desenterranços estão a moda! Este tópico já tinha uns bons 2 meses...

Epah, custa alguma coisa escrever [code] e [/code] à volta do código, e fazer algum indent? É um pesadelo estar sempre a ler coisas assim >_<


Esse código serve para fazer com que o tamanho da textbox se ajuste ao tamanho do texto nela contido, certo? O que é que isso tem a ver com o que o autor do tópico pediu? :x
Já agora, não testei esse código, mas pergunto-me como se irá comportar se lá colares um texto enorme. Aliás, experimenta colar lá o teu post :P
 
Back
Topo