Texto smudge em monitor externo...

michael c

Power Member
Boas

Adquiri recentemente um macbook branco 4.1. Tem um processador 2.4 e uma gráfica não dedicada. Liguei-lhe um monitor Samsung 215TW por um adaptador apple mini-dvi to vga. Acontece que o texto em browser e nas aplicações em geral fica mesmo muito soft e nada crisp.:( Cansa imenso a leitura do que quer que seja e eu andei a ver e encontrei umas opções nas "Preferências do Sistema" relativas à apresentação e suavização do texto mas não adianta nada.

Posto isto, desconfio que possa ser de uma de duas coisas:

Do adaptador não ser DVI...ou então na pior das hipóteses da placa gráfica.:(

Será que alguem me podia tirar a dúvida? É que se for do adaptador DVI é de fácil resolução, compro um. Se for da placa gráfica já é mais problemático. O monitor externo tem resolução 1680x1050.

Obrigado desde já.

Cumps,
michael c
 
Pergunta um bocado parva, mas estás a usar o monitor externo na resolução correcta? Isto é, nas prefeências dos monitores aparece lá o teu externo com a resolução a 1680x1050?
 
Foi uma das coisas que me ocorreu...mas sim, realmente estou na resolução nativa a nível de monitor externo.

Obrigado de qualquer forma pela tentativa.:p
 
Boas,

Também tenho esse problema quando ligo o macbook ao meu monitor por VGA.
Penso que seja mesmo problema da ligação VGA, já não deve suportar estas resoluções... Já com o meu PC "normal" por VGA não era muito famoso, mudei para DVI e ficou 5*.

Mais logo ligo o mac e vejo se tá lá alguma opção da qual não me lembro, agora não tenho tempo, mas aponto o problema para a ligação.

;)
 
Bem, da gráfica não é de certeza, o meu já esteve ligado a 1920*1080 e aguentou-se à bronca, o problema pode ser do monitor mesmo, em conjunto com o facto de não se dar bem com o cabo VGA da Apple. Eu tenho o meu ligado a um Samsung com 1440*900, com o adaptador VGA (também tem DVI) e funciona lindamente.

Tenta um adaptador DVI, mas também não é certo que resulte, há monitores que simplesmente são péssimos quando ligados a um Mac ...
 
Obrigado a todos! Bem, do monitor não é de certeza...pelo menos técnicamente falando. Isto porque é um monitor excelente com um painel S-PVA. Ligado ao meu PC a qualidade de imagem e fidelidade de cores é mesmo muito boa. Agora pode é realmente ter problemas quando ligado ao macbook. Espero que não.:p

Já estou mais descansado porque agora sei que da gráfica não é. A qualidade de imagem no geral é boa, mas acho a parte do texto muito má, estava à espera de um texto muito crisp e sharp e está mesmo bastante mau nesse aspecto (eu também tenho um olhar treinado para isso). Eu também aposto no adaptador VGA como culpado desta situação. Se conseguir amanhã já compro um adaptador DVI.

Se entretanto tiverem os dois adaptadores e me puderem confirmar essa perda de nitidez de texto através da ligação VGA eu agradeço. :)

Mais uma vez obrigado a todos pelas dicas.

Cumps,
michael c

EDIT: Afinal o dragão azul já confirmou que teve o mesmo problema com o adaptador VGA e que resolveu o adaptador DVI. Vou comprar um que deve resolver (espero),
 
Última edição:
Lá está, é problema do monitor mesmo. Não quer dizer que seja melhor ou pior, mas é uma qualquer incompatibilidade com o adaptador VGA, é algo bastante comum, pelo menos nos fóruns da Apple. O meu monitor (também Samsung) já tem uns 3 ou 4 anos e não tem qualquer problema com o adaptador VGA.
 
Óptimo! Já estou mais descansado. Eu que estou a gostar tanto do mundo da maçã começava a ficar preocupado com esta questão que para mim seria o suficiente para ter de voltar para o windows.:p

Vou então comprar um, talvez já amanhã. Já agora aproveito para colocar uma questão. Por aqui não há ***** mas tenho acesso a *****, vobis e worten. Será que consigo arranjar o adaptador facilmente em alguma destas superfícies?

Danka.:D
 
Vieste para o dark side? :D
Porreiro. Também tenho um ecrã externo ligado por DVI e funciona na perfeição.

Nos macs, o rendering das fontes é diferente, daí que possa ser mais sensível nestas tretas.
Mas por DVI deve ficar a 100% :)
 
The dark side rulz.:D Mas qualquer dia já faço um post da minha experiência e uma foto do bicho lá no outro fórum.:p

Quanto ao adaptador, bem me parecia...vou ver se no fim de semana consigo encontrar uma coisa dessas por aqui. Se não encontrar encomendo online algures. Por aqui mega stores nem vê-las.:D Mal posso esperar para ver o texto razor sharp. Até doi olhar para isto assim. :)

Thanks a todos!
 
EDIT: Afinal o dragão azul já confirmou que teve o mesmo problema com o adaptador VGA e que resolveu o adaptador DVI. Vou comprar um que deve resolver (espero),

Não resolvi no mac com o adaptador DVI porque não tenho, mas no pc fixo com windows notei uma boa diferença..

No meu caso com VGA a imagem até ficava meio verde em algumas zonas, noto tambem esse verde no mac quando tá por VGA o que mais uma vez indica problema na ligação. ;)

Quanto a opçõe sno mac tens uma que não sei até que ponto te ajuda. Em System Preferences > Appearance tens lá opções de font smoothing. Vê se alguma delas te altera alguma coisa.

PS- o meu monitor é um samsung 205bw com resolução de 1680x1050, a qualidade de imagem não é grande coisa mas mm assim noto a tal diferença de VGA para DVI

;)
 
Dragão azul, obrigado pelas dicas. Já tentei essas opções mas o texto continua mesmo pouco sharp e eu também sou muito esquisito com essas coisas. Tem de ficar no ponto, as crisp as it can get.:D Se a solução passa por comprar um novo adaptador, então que seja.:p

Mais uma vez obrigado.
 
Back
Topo