TFT 16ms - arrasto total!!! :( :( :(

dvXtreme

Power Member
comprei um BENQ 17" com 16 ms, que toda a gente aqui no forum dizia que se joga uma maravilha, mas eu só vejo... arrasto!!! Estou completamente decepcionado, é que não é só nos jogos, é por exemplo a pegar numa foto e arrastá-la de um lado para o outro com velocidade, um "blur" total...! até com o scrooll do rato na Internet sinto o arrasto.

Há alguma coisa que eu possa ajustar? Há alguma coisa que melhore a perfiormance disto?! O windows detecta-o como monitor plug&play e se eu tento instalar o driver do monitor pelo CD, não instala nada. Mas será que o driver iria ajudar akguma coisa?!

Epá, eu estive a um segundo de comprar um LG de 12ms, mas disseram-me que o BENQ de 16ms era mais rápido, porque os 12ms do LG correspondiam a 20ms reais.
 
o Benq de 17" axo k n é grande espingarda...

o que eu vi na toms hardware era o benq de 19" ser mais rapido a 16ms do que o lg de 19"

outra coisa, que modelo é k tens do teu benq para eu pesquisar?

1 abraço

p.s. que tipo de arrastamento é que vês?
 
eu só não volto já para o meu antigo monitor CRT, porque as radiações estavam-me a destruir a retina e foi por ordem médica que tive de comprar um TFT. Mas... eu pensei que 16ms fosse uma velocidade óptima e deparo-me com este nojo?

Por favor se souberem de alguma forma de melhorar a performance disto, ajudem-me, ou vou vende-lo hoje mesmo e comprar um de 12ms. Tem 1 hora de uso. Abri-o, joguei meia hora de Farcry, arrastei umas fotos e mais nada.
 
epá... ou tens uma visão brutal ou o monitor está mamado ou então é mesmo um monitor de maravilha! Pq isso não é normal...
 
Baía disse:
epá... ou tens uma visão brutal ou o monitor está mamado ou então é mesmo um monitor de maravilha! Pq isso não é normal...

yep... olha... exprimenta mexer na refresh rate na volta isso tá a 60 Hz.
um 12 ms deve dar 85 Hz

LG se queres tempo de resposta... nem 16 ms nem 12 ms, nem philips, compra um Benq de 12 ms, nem sabia que ainda haviam benqs de 16 ms :O

o FP767 a edição de 12 ms é que tem um óptimo preço... exprimenta, acredita... que tenho aqui um LG e enquanto que para trabalho serve... cores nices e tal.

em jogos é só quebras de refrescamento, o proprio ecrã a 75 Hz se tiveres em cinzento consegues evr os ciclos de refrescamento a passar, isto porque a matriz não dá nem por sombras os 16 ms anunciados mas sim muito pior, depois tens simplesmente o chip que controla o envio de imagens a enviar mais imagens por segundo.

os de 12 ms já mexi tanto em Benq como LG... LG não aconselho para jogos.

só comprei LG porque o CRT pifou, e os Benq 12 ms tavam esgotados a seguir ao natal.

agora... uma coisa te digo, tenho uma certa miopia muito provavelmente de focar sempre ao perto para o monitor do pc e tinha vista cansada e a vista só começou a detriorar quando passei de portatil para CRT e agora com este LCD já leio muito melhor ao longe e nunca mais tive a vista cansada.
 
eu não comprei o LG de 12 (aquele barato), porque alguem me disse aqui no forum que depois de um teste ele dava 20 ms em média.

Eu estou a 75Hz e ele não dá mais de 75Hz. Forcei os 85HZ e o monitor fica sem sinal. A 1024x768 o máximo que dá é mesmo 75Hz. O que por acaso para mim é pouco, porque sempre usei 85Hz.

Não sei o que faça agora, o monitor chegou hoje e digo sinceramente que o trocava por um de 12 ms. Mas na altura eu vi o BENQ de 12 MS e custava o DOBRO do preço... O LG de 12ms sim era pouco mais caro que este BENQ de 16ms, mas como me disseram que aquilo nao eram 12ms reais, mas 20ms, eu comprei o BENQ.

Será que os gajos da ***** aceitavam a troca por um superior?
 
E' como alguém ja' disse aqui... Ou tens uma grande visão ou esse monitor n ta' bom... Eu tenho um Hyundai de 16ms e as coisas funcionam exactamente da mesma maneira k no CRT k tenho...
 
então o monitor não está bom, porque não tenho uma visão brutal (longe disso) e o arrasto é simplesmente horrível. Pá, pegas numa foto e andas com ela da esquerda para a direita com velocidade. É arrasto total... uma desilusão de se ficar completamente desqui****o...!
 
dvXtreme disse:
eu não comprei o LG de 12 (aquele barato), porque alguem me disse aqui no forum que depois de um teste ele dava 20 ms em média.

Eu estou a 75Hz e ele não dá mais de 75Hz. Forcei os 85HZ e o monitor fica sem sinal. A 1024x768 o máximo que dá é mesmo 75Hz. O que por acaso para mim é pouco, porque sempre usei 85Hz.

Não sei o que faça agora, o monitor chegou hoje e digo sinceramente que o trocava por um de 12 ms. Mas na altura eu vi o BENQ de 12 MS e custava o DOBRO do preço... O LG de 12ms sim era pouco mais caro que este BENQ de 16ms, mas como me disseram que aquilo nao eram 12ms reais, mas 20ms, eu comprei o BENQ.

Será que os gajos da ***** aceitavam a troca por um superior?

Isso é cagativo jovem... desde que a imagem não se arraste nem esteja aos pulos.

CRT é ali sempre a refrescar se tirares uma fotografia muitas vezes podes apanhar o ciclo de refrescamento a descer e mesmo a filmar tem um aspecto mau, por causa do refrescamento, por isso mesmo, é que os hertz interessam quanto mais rapido fôr o refrescamento menos o olho humano se tem de esforçar.

com um LCD até pode tar a dar 10 frames por segundo, não tens de esforçar a vista.

os hertz nos LCD são irrelevantes em tudo, exepto o arrasto, e mesmo esse depende da matriz do ecrã (que nos LG não costuma ser grande coisa).

1 ecrã de 16 ms é suposto dar 75 imagens por segundo e os LG dão menos :P

e os de 12 ms é suposto darem 85 Hz.

portanto nenhum 16 ms te dá mais do que 75 Hz

O olho humano capta 24 imagens por segundo até Às 60 é meramente uma questão de fluidez se num jogo falha uma frame aqui ou ali não se sente, enquanto que se tivesse a 30 frames se notava

O problema dos LCD é que à umas cores que demoram mais na transição que outras a transição de preto para branco por exemplo

btw... o LG de 12 ms novo tem a matriz dos Philips 17", e aquilo em tempo de resposta é péssimo, não é a dar para os 20 ms é mais a dar para os 30 em algumas coisas, e é muito mais caro que os philips em questão.

EDIT: yep esse monitor pareçe ter um problema qualquer, talvez o chip seja defeituoso, mas de qq maneira para jogos aconselho-te 12 ms ou menos (mas menos já começas a sacrificar muita coisa)
 
Última edição:
mas o problema aqui é que o arrasto é brutal. Pelo mmenos para os meus olhos é. Vou telefonar para a ***** a saber se me trocam o monitor, porque sinceramente este produto ou é péssimo ou os meus olhos precisam de um monitor de 12ms.

Alguém com monitor de 16ms que experimente por favor não usar o scrool do rato mas a barra bde rolagem e subir e descer esta página. Digam-me o que acontece. Aqui é um arrasto de tal ordem que se deixa de ler completamente... As letras brancas ficam quase pretas e dá uma cintilação que é de cair as lágrimas.
 
dvXtreme disse:
então o monitor não está bom, porque não tenho uma visão brutal (longe disso) e o arrasto é simplesmente horrível. Pá, pegas numa foto e andas com ela da esquerda para a direita com velocidade. É arrasto total... uma desilusão de se ficar completamente desqui****o...!

Bem tive a experimentar pois jogo la' mas normalmente n arrasto fotos :lol:

Andei com a foto dum lado pro outro e tal e não noto arrastamento nenhum... Hyundai 16ms a 1024x768@60Hertz

EDIT: E nos textos (Words e afins) qd faço scroll fica tudo legivel... Provavelmente o monitor n está mesmo bom :(
 
dvXtreme disse:
mas o problema aqui é que o arrasto é brutal. Pelo mmenos para os meus olhos é. Vou telefonar para a ***** a saber se me trocam o monitor, porque sinceramente este produto ou é péssimo ou os meus olhos precisam de um monitor de 12ms.

Alguém com monitor de 16ms que experimente por favor não usar o scrool do rato mas a barra bde rolagem e subir e descer esta página. Digam-me o que acontece. Aqui é um arrasto de tal ordem que se deixa de ler completamente... As letras brancas ficam quase pretas e dá uma cintilação que é de cair as lágrimas.

nem tens de ligar tens direito À devolução de dinheiro e troca imediata num prazo de 15 dias acho que até já foi extendido para 30 dias, sejam quais forem as razões.

quanto a isso... se o ecrã não desse 75 mas sim sempre 60 imagens por segundo não te queixavas, era impossivel sentires arrastamento, como foi dito 16 ms já serve na maior parte dos casos para jogar, mas 12 ms é que normalmente não tem arrastamento visivel.

mas lá está... depende da marca.

depois dá noticias se o monitor novo vem melhor

eu tenho 16 ms LG não me dá nenhum arrastamento noticiável em windows, e tá a 60 Hz e não 75.

EDIT: às vezes à chips defeituosos que aquecem demais e não conseguem fazer um refrescamento aceitável, essa é, aliás a maior barreira para os ecrãs dos portáteis velocidade de refrescamento sem aquecer (e tb a razão porque durante tantos anos eram de reação lenta)
 
Última edição:
Isso é muito estranho!! TEnho um de 16ms e joga-se perfeitamente, até no scroll por exemplo aqui do forum, não se nota arrastamento das letras.
 
Eu que tava a pensar comprar um LG1715S que esta em promoção na ***** por 189€, quando li este topico fiquei com mreceio de o comprar.
Acham que o devo comprar visto estar a um bom preço?
 
o arrastamento acontece quando a placa não tens os drivers (tipo mal instalas o windows)... não creio que seja o caso.... mete o perfil de cor desse monitor! e os Refreshs é para estar nos 60Hz, é nativo e é assim que garantem essas specs.
 
Pericão disse:
o arrastamento acontece quando a placa não tens os drivers (tipo mal instalas o windows)... não creio que seja o caso.... mete o perfil de cor desse monitor! e os Refreshs é para estar nos 60Hz, é nativo e é assim que garantem essas specs.

isto tb é verdade... vê lá se não ligaste o monitor por DVI e entretanto houve algum problema com os drivers da gráfica... ou vê se tens uns drivers da gráfica decentes... ou por último... instala os drivers da gráfica de novo!
 
mas porque se ligo o meu CRT tudo funciona perfeitamente? Pode um determinado driver dar problemas com monitores TFT?! Nunca ouvi falar em tal coisa... Vou instalar outro driver e já digo alguma coisa. É uma 5600 ULTRA.
 
Back
Topo