TFT 24" - Qual e questões

Quanto mais me apercebo do estado actual do mercado de monitores para Informática, mais tenho vontade de chorar... que saudades dos CRT 4:3 ! Enfim...

No contexto de uma utilização PC genérica (leitura de textos, imagem, web, jogos):

1) Quais as melhores opções de compra na linha dos TFT 24" ?

2) Posso utilizar o meu TFT 24" (tipicamente, nativo 1920x1200) a uma resolução mais baixa, tal como 1680x1050, no desktop do Windows (ou seja, para tudo aquilo que faço com o PC à excepção de jogos) ? Algum inconveniente se o fizer ?

3) Posso correr jogos a resoluções mais baixas que a nativa do monitor sem que isso degrade de modo significante a qualidade de imagem ? Incluindo a escalabilidade adequada de jogos 4:3, leia-se, barras pretas laterais em vez de distorção (o conceito de correr os jogos num quadradinho no centro do TFT com pixel mapping 1:1 também não me parece de todo interessante, vejamos, com 320x200 ou mesmo 640x480 seria cómico) ?

Desde já obrigado...
 
1) A nova série T da Samsung tem monitores muito bons e (na minha opinião) estéticamente atractivos. Vê o T240

2) Podes usar resoluções mais baixas obviamente, o unico senão é que a imagem pode não parecer tão "bem desenhada" como na resolução nativa do monitor

3) Podes sempre correr os jogos em resoluções mais baixas sofrendo do mesmo problema que em 2), quanto à escalabilidade penso que depende muito do jogo em si, mas penso que o caso geral é ele esticar a imagem e não adicionar a barras pretas para criar os 4:3
 
Back
Topo