1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

TFT de portatil avariado AJUDEM-ME!!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por Unreal, 7 de Abril de 2006. (Respostas: 12; Visualizações: 2162)

1. Unreal

Unreal Power Member

Boas!

Tenho um portatil que dum momento para o outro ficou assim:

>( >( >(

O ecrã ficou sem esse bocado da imagem no lado direito. Já o desmontei e certifiquei-me que os cabos estão todos bem ligados e que não há nenhum dano visivel que possa explicar isto. Ligando outro monitor ao portatil, não há qualquer problema, o que exclui a hipotese da gráfica ter algum problema.
    Não tenho ideias para resolver isto. Será do cabo que liga o TFT à board? Será do TFT em si? Arranjo um TFT de outro portatil ? As ligações são universais? Agradeço a quem poder dar umas dicas sobre qual é o problema e o que posso fazer para o resolver!

Obrigado desde já :009:

Cumpz[]

2. trek_b

trek_b Power Member

O LCD normalmente tem o controlador separado, ou seja, há uma ligação (tipicamente LVDS) entre a saida da gráfica e o controlador do LCD. O controlador do LCD depois tem uma ligação ao painel. Pelo que mostras a ligação LVDS está bem. O problema deve estar na ligação controlador->painel. O controlador deve estar mesmo atrás do LCD junto com o inversor da retro-iluminação.

Mete aí umas imagens do painel desmontado. Talvez te possa ajudar mais.

3. Unreal

Unreal Power Member

Desculpa a má qualidade das fotos mas a máquina não é das melhores :mad:
    O percurso começa na board:
    A 1 liga a este cabo:
    A 2 liga a este, que é o painel das luzes que estão por baixo do ecrã:
    O cabo 1 liga aqui:

Por baixo desse plástico preto está um circuito qq, que supostamente será o controlador... :009:

4. trek_b

trek_b Power Member

Essas imagens confirmam o que eu imaginava. A placa pequena é o inversor para a retro-iluminação e o controlador deve estar algures por trás desses plásticos.

1) Será que uma das lampadas morreu?

Quando tens o portatil desligado o ecrâ fica todo preto. Quando ligas, o preto passa a um cinzento escuro (o LCD não consegue bloquear completamente a luz). Isso acontece no ecrâ todo? Será que no sitio onde não tens imagem o ecrâ continua completamente preto? Testa isso.
    Se assim for é bom porque apenas terás de substituir a(s) lampada(s) queimadas.
    ATENÇÂO: As lampadas de retro-iluminação são flourescentes de catodo frio, ou seja, isso tem entre 500V a 1500V entre os terminais! A pôtencia em causa não é suficiente para te matar, mas é sempre desagradável...

2) A ligação do controlador ao LCD. Isso é mais complicado. Terás de desmontar o painel e verificar as eventuais ligações que existam. Se te achas com coragem, força!

Antes disso convém teres uma ideia de como funcionam os LCD. Para isso olha para o primeiro diagrama nesta página: http://www.sprut.de/electronic/lcd/

No teu PC o numero de ligações será muito superior ao indicado. Sendo o LCD de vidro (ou algo parecido) normalmente os contactos são feitos por uma especie de tiras de borracha condutora (http://www.zaxisconnector.com/images/lcd-compressed.jpg). Por vezes o contacto deixa de ser feito correctamente e acontecem cenas parecidas como o que mostras. Isto é feito assim nos LCD pequenos. Nesse não imagino como será. Talvez algo parecido.

Boa sorte!

5. Timerever

Timerever Banido

Pá eu não percebo nada disso mas é só para dizer que o que mata é a amperagem e não a voltagem por isso 1000V ou 1V é o mesmo risco (é relativo obviamente). Não sei se vês mas há uns tempos atras nos caçadores de mitos (programa de medo) o Adam levou com, se não me engano, 100.000V e continou vivinho da silva :P

6. trek_b

trek_b Power Member

Se reparares eu falo em Potência (TensãoxCorrente). Apenas te avisei porque se tocares num dos terminais e se isso estiver referenciado à terra, a potência do inversor é suficiente para te dar um choque desagradável. Se assim não for (e é provável que assim seja) dá pra chamuscar os dedos caso toques nos dois terminais :)

7. Raven

Raven Power Member

OFFTOPIC:
    NAO DIGAM VOLTAGEM... digam antes TENSÃO, voltagem é um termo brasuca, e tensão é que é o termo do nosso bom Português :)

ONTOPIC:

hum epa eu tambem já estive a volta do dito portatil e acontece isso mesmo ou seja lcd td preto (com portatil desligado) liga-se o portatil e a parte que estava preta, fica ligeiramente cinzenta... Mas tipo não é apenas uma lampada que faz o serviço de iluminação??
    Já agora o portail em questão é um citydesk... unreal qual é o modelo mesmo?
    abraços:009:

8. Raven

Raven Power Member

e outro offtopic:
    não se diz amperagem(outro termo brasileiro) mas sim corrente, e cuja a medida S.I. (sistema internacional) é o ampere. Amperagem em português não existe
    abraços

9. trek_b

trek_b Power Member

Depende do tamanho do lcd (vê a ultima imagem: http://www.apacsource.com/doc/dochtmshow.aspx?systemid=3239&type=9 ). Neste caso: http://www.fonerbooks.com/laptop_6.htm pelos vistos tem apenas uma. Provavelmente esse também só uma. De qualquer forma se o LCD fica todo "cinzento" quando se liga, não é da retro-iluminação.

Só resta desmontar o resto e ver se há algum contacto danificado...

Última edição: 8 de Abril de 2006
  10. Unreal

Unreal Power Member

Boas!

Antes de mais, mto obrigado trek_b, Raven e Timerever pela vossa ajuda. :009:

Sim. Já testei isso, desliguei o cabo 1 e o monitor fica todo cinzento mas iluminado, pq a alimentação é feita pelo cabo 2, o que exclui a hipotese da retroiluminação ter um problema.

Hoje liguei-o e...
    Essa parte azul não aparecia, agora aparece intermitente... Isto traz ideias? :|

Este portatil é marca branca :wow: A CityDesk não produz portateis, ela compra estes e 'cola' o nome. Depois de muita pesquisa, consegui encontrar as especificações...

Assim sendo, vou ver se o plástico preto q tapa o controlador sai facilmente e vou ver se há algo suspeito por baixo... Mais sugestões são bem vindas :)

11. Raven

Raven Power Member

Hum... epa ou estou a ficar já cota ou aposto algum problema no controlador para o LCD... que decidio dizer mais que não... porque os cabos do que podemos ver ontem estavam OK... aparentemente...
    and that is only my 2 cents

12. tft avariado

boa tarde!o tft do meu portatil começou por ficar com os riscos,foi alastrando e agora está td cinzentou.Alguem me sabe dizer se está partido ou se é outro problema? Nunca levou um tombo. obrigado

13. Pretender

Pretender Power Member

Pode ser dos cabos...
    Se for a solução é simples.
    Se for o próprio monitor se o portátil for antigo mais vale comprar um novo

Partilhar esta Página