1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

TFT normal ou wide?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por snaky, 24 de Junho de 2007. (Respostas: 15; Visualizações: 1072)

1. snaky

snaky Power Member

Boas. Eu estou prestes a comprar um monitor TFT e tenho reparado que agora estao muitos TFT wide a venda. vou comprar um de 19 mas estou indeciso entre os normais e esses + wide. O que voces recomendam?.
    Disseram-me que os winde poe a imagem espalmada -.-""" mas vendo uns e outros os wide parecem mais atractivos, mas agora estou com medo de fazer má compra. Tenho em vista um wide da asus.
    Alguem me pode ajudar a decidir por favor?
    Obrigado

Monitor TFT 19´ ; WXGA 1440 X 900; 5ms; contaste 700: 1; com colunas; Preto; sem ZBD

http://www.poweron.pt/portal/index.php?page=shop.product_details&flypage

2. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Eu acho que neste momento compraria um wide.. também depende do que fazes no PC.. por exemplo para ver uns DVD's e uns DIVX seria melhor teres o Wide.. além de que a maioria dos jogos mais recentes já suportam essas resoluções wide

Em relação à imagem ser "espalmada".. bem simplesmente ficas com uma maior área horizontal em detrimento da área vertical

Cumps

3. bruncamps

bruncamps Power Member

Tinha a mesma dúvida antes de comprar um monitor, mas acabei por adquirir um Samsung 940BW widescreen.
    Para o uso que dou ao PC, internet e jogos, prefiro o formato 16:10 ao normal 4:3.
    E mais, depois de te habituares a um monitor widescreen, vais achar os 4:3 esquesitos. :P

4. alter_mann

alter_mann Power Member

depende muito do uso que dás ao pc... por exemplo eu tenho o hábito de ter o mozila aberto, o media player, itunes e mais 2 ou 3 encostados uns aos outros no ecrã (embora só tenha um ecrã de 13,3¨). se vires que o preço de um SVGA n é muito maior que um wide, compra o SVGA pq tens mais ecra....
    acho que consegues arranjar com mais contraste...

5. Kill Me

Kill Me Power Member

eu tenho 2 tft "quadrados" de 19" e tou contente com eles, penso que tfts widescreens com menos de 20", ficam mt eskisitos...

6. Mini_SD_86

Mini_SD_86 Power Member

eu aconselho-te a comprar um wide mas acima de 20'' mas como ja disseram depende muito do us que o daras...

cumps

7. Mini_SD_86

Mini_SD_86 Power Member

com esta imagem podes tirar as tuas conclusoes...

ATENÇAO: esta imagem foi retirada de uma outra pessoa que postou numa thread

cumps

Última edição: 24 de Junho de 2007
  8. Tiberium Wolf

Tiberium Wolf Power Member

Se tipo for ver documentos doc/pdf/etc que dependem da altura do monitor ve se logo que o 19'' wide perde ao 19'' normal. Queres ver os mais possivel do documento sem ter que puxa-lo para cima e para baixo muitas vezes. Bem esta é a coisa que me chateia com o monitor de 17''. É demasiado pequeno e eu fosse a 19'' wide ainda perdia altura. Gosto de ver a coisas grande e bem legiveis.

9. igordafonseca

igordafonseca Power Member

10. GoldenBoy

GoldenBoy Power Member

yap.....concordo!!!!! demorou a adaptar ao wide do portatil, mas depois......... quando mudei o ecrã do desktop, sem sombra de duvida, o 940bw wide a rular!!!!!!!

4:3. bahhhhhhh o meu mundo nos ecrãs agora é 16:10 :002:

11. snaky

snaky Power Member

eu quero o pc para net, ouvir musica, ver filmes, fazer trabalhos no word.. mas essencialmente... Jogar!!! por isso queria um monitor que melhor se ajustá-se a isso. Entao os monitores TFT 19 normais dao melhor os jogos antigos?? Eu jogo jogos tipo toca3, test drive unlimited, counter strike source, age of empiers 3, serious sam 2, carbon etc estes jogos ficam melhores nos wide não é?

E quanto a imagem, mesmo que o jogo nao suporte widescreen a imagem nao fica muito "espalmada" ou fica? E no desktop, net e word? pensava que a imagem no monitor se adapta de modo a dar a melhor performance possivel, ou seja, nada de imagem "achatada". Corrija-me se estiver errado por favor.

Por exemplo quanto a jogos, se estiver a jogar metal gear 2 (já é antigo) a imagem ficaría espalmada ou teria umas barras pretas dos lados para a imagem nao ficar "achatada"? tipo como acontece nos filmes nos ecras normais para dar mais panoramica aos filmes.

Mas concordo que os wide sao o futuro e que é a melhor compra.

Última edição: 24 de Junho de 2007
  12. igordafonseca

igordafonseca Power Member

Net, word,filmes os Wide são melhores. basta dizer que em office ganhas muito espaço lateral o que quase dá para teres duas paginas do world abertas lado a lado.
    Em jogos as resoluções Wide são melhores desde que suportadas de raiz pelo jogo. Vê estes exemplos:
    http://www.widescreengamingforum.com/screenshots/nfscarbon.php
    http://www.widescreengamingforum.com/screenshots/toca2.php
    http://www.widescreengamingforum.com/screenshots/cs-source.php

Os jogos que não suportam Wide podem ser corridos em resoluções 4:3 mas com prejuízo a nível de imagem.
    No desktop, net, office etc não há qualquer "espalmamento" a imagem.
    Dá uma vista de olhos nos links que tens disponíveis há lá muita info sobre o assunto.

13. 014diogocosta

014diogocosta Power Member

eu tenho um lg 19 wide e prefiro mto mais aos "normais". ate ja comprei sintonizador d tv

14. Tiberium Wolf

Tiberium Wolf Power Member

Isso assim as letras ficam demasiadas pequenas. Quase tudo vem em paginas em pé por isso wide é má solução para isso. Mas isso depende de cada um. Eu não gosto de ver letras pequenas por isso perder uns cms já é mau.

15. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Se o maior uso que lhe dás for filmes vai para o Wide sem dúvidas, o normal mete barras horizontais e perdes muito ecrã. Em jogos mais recentes, o suportar wide, não significa que ganhes alguma coisa com isso, mas por norma é preferivel ter mais campo de visão horizontal que vertical. A nossa própria visão funciona assim.

Quanto ao resto, o normal resulta melhor. Até porque a maioria das aplicações não tem barras de ferramentas laterais, mas a horizontal em cima está lá sempre. E em páginas, é melhor veres uma página quase inteira que duas metades lado a lado.

Distorções de imagem não existem a menos que configures o monitor para isso. Trabalhei com um portátil wide e tinha sempre a imagem normal. Mesmo quando a resolução não era wide ele punha barras verticais dos lados ou então, como acontece com o powerpoint, ele usa um pan&scan em que levas o rato até onde consegues ver e a imagem desloca-se para te mostrar o resto. Não sei se isto também se aplica a jogos.

16. DreamOn

DreamOn Folding Member

Wide sem dúvida.
    Comprei um de 20' Wide em Janeiro e foi das melhores compras que fiz.

Cada vez que vou ao outro pc onde tenho o meu monitor antigo ( um lcd de 17' "normal" ) até doi.

Partilhar esta Página