TFT ou CRT?

kazuza disse:
Não se nota nada!
O mais de que te podes queixar, será por ser de 17", e não de 21"...

Podem vê-los em qualquer estádio ou Offcie do Euro2004 mais perto de si! :D

Fixe... Eu que estou habituado a um monitor com diagonal de imagem de 13,7 polegadas acho que um de 17 vai parecer enorme eheh. Não quero ser chato mas jogas muitos jogos e vês muitos filmes nesse monitor? É que às vezes nums jogos pode não se notar mas noutros sim... Obrigado.
 
Hmm, na minha opinião, se queres fidelidade de côr e velocidade, o tft não serve. Os de 16ms e 12ms têm resolução de côr reduzida, pelo menos. Claro que, no teu caso, falta-te espaço e, segundo parece, não tens grandes outras hipóteses. Um bom crt tem sempre melhores cores, na minha opinião.
 
MrBean disse:
Os de 16ms e 12ms têm resolução de côr reduzida,

Depende da marca...
Sempre houve TFTs de 12ms com 24bit de cor.

Por outro lado, todos dizem mal dos TFTs, mas esquecem-se daquilo que estão a comparar.
É óbvio que a "maior parte" dos TFTs são piores que um Syncmaster XPTO de 21".

Mas abaixo disso, TODOS os TFTs são muito melhores que os CRTs que andam por aí.
 
MrBean disse:
Hmm, na minha opinião, se queres fidelidade de côr e velocidade, o tft não serve. Os de 16ms e 12ms têm resolução de côr reduzida, pelo menos. Claro que, no teu caso, falta-te espaço e, segundo parece, não tens grandes outras hipóteses. Um bom crt tem sempre melhores cores, na minha opinião.

Será que um TFT vai ter pior fidelidade de cor que um CRT de baixa qualidade, como o meu Samtron 56E? É que desde que não for pior que o meu actual monitor, não deve haver problema.
 
E já agora, não há mesmo monitores 19" com menos de 43cm de profundidade? É que já desisti da ideia de um monitor de 17", já que o tamanho da imagem normalmente é menos de 16"...
 
Chegou agora o "meu" benq 767 12ms , possovos dizer colocar isto ao lado do lg1710s é como meter um mini ao lado de um porsche ( sim o benq ainda nao é um ferrari :P )...

instalei um jogo que em tempos a samsung nos ofereceu --> HALO versão pc , e embora no lg nao exista arrastamente o benq é de longe superior em definiçao , mais cor , mais brilho e mais nitida a imagem , isto tudo por +20€ no meu caso :P


um TFT 17" a usar resolução 1280-1024-32bits tem a mesma area que o crt19" , é uma maravilha vir a um forum e ter quase todas as secções a nossa frente sem ter que fazer scrool down :D

cumps
[]
 
BIGBOY_1983 disse:
Chegou agora o "meu" benq 767 12ms , possovos dizer colocar isto ao lado do lg1710s é como meter um mini ao lado de um porsche ( sim o benq ainda nao é um ferrari :P )...

instalei um jogo que em tempos a samsung nos ofereceu --> HALO versão pc , e embora no lg nao exista arrastamente o benq é de longe superior em definiçao , mais cor , mais brilho e mais nitida a imagem , isto tudo por +20€ no meu caso :P


um TFT 17" a usar resolução 1280-1024-32bits tem a mesma area que o crt19" , é uma maravilha vir a um forum e ter quase todas as secções a nossa frente sem ter que fazer scrool down :D

cumps
[]

OK acho que já estou _quase_ convencido eheh. Apesar de que há umas coisitas que ainda me fazem por um pé atrás... Li agora nas especificações que tem 16.2 milhões de cores com _dithering_! Isso não é mau? Não é o tipo de dithering como quando jogamos um jogo com 16 bit cores ou é? Uma review da reviews-zdnet.com.com também desilude-me um pouco:

- "Its base is an unremarkable plastic slab that doesn't prevent the screen from wobbling."
- "There's just one analog signal input--no DVI, S-Video, or USB ports."
- "(...) differences between shades were not well differentiated at either end of the grayscale. In our DVD and game motion tests, the FP767-12 suffered from background noise, foreground blurring, and some jagged images (...)"
- "As a result, we can't recommend the FP767-12 over a standard CRT for video or gaming."
- "(...) it isn’t quite all it's cracked up to be for gaming and video."

Comentários? :D
 
Tafinho disse:
Depende da marca...
Sempre houve TFTs de 12ms com 24bit de cor.

Pois, sinceramente, não ando totalmente dentro do assunto, mas do que me lembrava de ter lido, em tempos, era que tinham 6 bits de resolução por côr em vez de 8, o que pelos vistos já melhorou em algumas marcas.

Tafinho disse:
Por outro lado, todos dizem mal dos TFTs, mas esquecem-se daquilo que estão a comparar.
É óbvio que a "maior parte" dos TFTs são piores que um Syncmaster XPTO de 21".

Mas abaixo disso, TODOS os TFTs são muito melhores que os CRTs que andam por aí.

Quanto a isto, depende sempre do preço que estiveres a falar. Um tft de 15' custa tanto como o topo de gama de 19' crt da samsung que cá há à venda. Em termos de qualidade, depende tudo do que se está a falar. O tamanho é diferente, muito diferente. Quanto aos de 17', ainda assim são mais pequenos que os de 19' crt (ter-se-ia que comparar com os de 18' tft). Claro que em termos de geometria, nitidez e cintilação, os tfts são melhores. Mas tb têm os seus inconvenientes, como sejam a resolução fixa (com a qualidade esperada). Quanto à côr, dos tfts que tenho visto, continuo a achar um bom crt melhor, mas são opiniões...
 
Já agora, lembrei-me agora de enquadrar as minhas opiniões. Eu no pc fixo de casa tenho um Samsung 959NF (que já n se vende por cá mas é bem melhor que os que existem, já que os MB actuais eram da gama abaixo) que me custou à volta de 85 contos (já na altura mais ou menos o mesmo que os tfts de 15' :o, claro que agora é diferente). Uso também todos os dias o meu portátil que é um Compaq com um tft 15,4'' wide para navegar na net, mails, foruns e trabalho.

Na minha opinião, se eu próprio tivesse que escolher agora, tinha bastantes dificuldades. O crt é bastante bom e o tft também acho ser razoável. Escolha difícil...
 
Eu não consigo ficar mais que 30 minutos a olhar para o CRT de casa, mesmo a 85Hz...
E aí não há nada que pague uns olhos novos.

A única coisa que me impede de comprar um TFT para casa é não haver nenhum decente que faça 1600x1280.
 
Pois, nesse sentido, não há dúvidas que os tfts são melhores. Eu uso o meu de casa a 1280x1024 a 100 Hz (a 1600x1200@85 acho que fica tudo mto pequeno, à distância que estou dele). Quanto à resolução dos tfts, tb acho estranho não fazerem tfts com resoluções maiores. Nos portáteis já há UWXGA (1920x1200), por exemplo, em 15,4'' wide, o que é uma perfeita brutalidade. Gostava de ver um destes ao vivo 8o . Significa que para fazerem um, por exemplo 1400x1050, como nos portáteis, com 17'', não devia ser mto difícil... Ou 1600x1200...
 
Na minha opinião, não diria que a entrada DVI seja crucial. Se tiver, melhor. Se não, as saídas analógicas de um placa gráfica decente tem qualidade suficiente para 1280x1024.
 
Bem hoje comprei a Benq 767-12 e posso dizer que estou satisfeito. O único defeito mais grave que encontrei foi que quando o ecrã está escuro, há algumas partes nos lados do ecrã que estão mais claros, principlamente em cima, mas eu espero que isto seja da placa gráfica, estou a usar uma Geforce 2 MX 400. Mais alguém com este monitor notou isso? Se não experimentem meter a dar o screen-saver das estrelas (foi aí que reparei), e reparem na parte de cima do ecrã e digam-me qualquer coisa... De resto só encontrei alguns defeitos mínimos: ghosting só encontrei no ponteiro do rato quando mexo com ele em círculos pequenos a uma velocidade média, de resto nunca vi. Se eu não estiver a ver o ecrã de frente realmente vê-se alterações na cor, mas nada de grave. Quando tem uma grande área de ecrã branca, às vezes dá-me a sensação de o branco estar um pouco amarelado, talvez dê para melhorar regulando melhor a cor mas de qualquer forma mal se nota. Quando utilizo resoluções mais baixas nota-se que fica só um pouco desfocado, tipo anti-aliasing mas é muito pouco. Mas este defeitos são mínimos e de resto, este monitor não tem nada a ver com o meu antigo, imagem muito nítida e grande, muito fixe :D Já agora vale a pena instalar o que vem no CD?
 
Back
Topo